Questões de Concurso sobre Psicodiagnóstico

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
715 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa que apresenta os sintomas mais característicos de burnout.


A

cansaço e improdutividade


B

falta de foco e distanciamento social


C

autoexclusão e cansaço


D

falta de criatividade e falta de inovação


E

exaustão emocional e distanciamento afetivo

O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor. Assim, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Classificação Simples.

(2) Descrição.

(3) Classificação Nosológica.

(4) Diagnóstico Diferencial.

(5) Avaliação Compreensiva.


( ) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes. Esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.

( ) Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

( ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

( ) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

( ) É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta a eles.


A

1 - 2 - 3 - 4 - 5.


B

5 - 4 - 3 - 2 - 1.


C

1 - 3 - 5 - 4 - 2.


D

2 - 3 - 4 - 5 - 1.

Qual a última etapa do processo diagnóstico?


A

Diagnóstico.


B

Comunicação dos resultados.


C

Classificação diagnóstica.


D

Prognóstico.


E

Motivos do encaminhamento.

O diagnóstico psicológico é a utilização de conhecimentos teóricos e práticos, que compõem processos de observações, interpretações e avaliações para compreender o indivíduo como um todo e dar direcionamento para tratamentos diversos. No decorrer do acompanhamento de um caso realizado por um dos dispositivos de cuidado de uma pequena cidade do interior, foi necessário realizar um diagnóstico psicológico, com a apresentação de alguns encaminhamentos para melhor atender a demanda e os indivíduos envolvidos. Na fase dos encaminhamentos, o profissional indicará elementos para a tomada de decisões, levando em consideração:


A

Nível de inteligência; desenvolvimento de doenças crônicas; idade juntamente com os aspectos físicos e neurológicos; a relação e composição familiar; vizinhança; e, o ambiente de trabalho.


B

Capacidade de desenvolver estratégias individuais; diversidade dos problemas pessoais; senso de realidade e análise crítica; a estrutura social; e, os sintomas físicos e psicológicos atrelados ao problema.


C

Dificuldade pessoal apresentada para solucionar problemas do cotidiano e gerenciar recursos financeiros; os aspectos emocionais atrelados aos relacionamentos afetivos; e, a capacidade analítica e de julgamento.


D

Compreensão dos aspectos da personalidade; natureza, tipo e profundidade dos problemas apresentados; situação socioeconômica e cultural do contexto familiar; capacidade de assimilação; e, contribuições adaptativas.

De acordo com Guerra (in SIMÕES, 2019): “A partir do século XVIII, com a invenção de lugares de segregação dos indivíduos considerados doentes mentais, indignos de vida em sociedade, o saber psiquiátrico começou a se constituir como um ramo da medicina com pretensões ao diagnóstico e ao tratamento desses indivíduos.” Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração o autor.


I. Atualmente, a palavra diagnóstico é empregada para significar um conhecimento obtido através da análise dos componentes obtidos pela separação do todo em partes.

II. Os primeiros diagnósticos dos sofrimentos humanos realizados pelos primitivos não se pautavam pelo paradigma da sobrenaturalidade.

III. No tocante à classificação dos sofrimentos psíquicos, destaca-se no início do século XX as do médico e psicanalista Sigmund Freud.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas as afirmativas I e II estão corretas


B

Apenas as afirmativas II e III estão corretas


C

Apenas as afirmativas I e III estão corretas


D

As afirmativas I, II e III estão corretas

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao diagnóstico diferencial dos transtornos da personalidade.

( ) A avaliação diagnóstica dos transtornos da personalidade possui como dois de seus instrumentos mais utilizados as entrevistas livres e a aplicação de testes padronizados, com questões estruturadas. São instrumentos consagrados na literatura e de aplicação unânime por parte dos profissionais, haja vista sua eficácia, independentemente do tipo de transtorno.

( ) Os transtornos da personalidade podem ser considerados entre os transtornos mentais mais complicados de diagnosticar, sendo o diagnóstico dificultado em parte pela própria natureza dos sintomas, os quais são pouco diferenciados e com fronteiras menos nítidas com a normalidade.

( ) Um dos fatores que pode favorecer e/ou facilitar a realização de um diagnóstico mais efetivo dos transtornos da personalidade diz respeito à realização de uma avaliação de caráter longitudinal e abrangendo vários contextos.

( ) Embora a literatura atual reconheça interferências genéticas na manifestação de desordens da personalidade, fatores genéticos de fato raramente podem ser etiologicamente associados a tais transtornos, respondendo por aproximadamente não mais que 5% dos casos.

( ) O transtorno de personalidade obsessivo compulsivo se caracteriza pela necessidade de estar no controle, por dificuldade em confiar em pessoas, o que gera problemas de relacionamento, por preocupação maior que a esperada para situações não necessárias, além de comportamento exaustivo em relação à organização e ao perfeccionismo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • F • F • F


B

V • F • F • V • F


C

F • V • V • V • F


D

F • V • V • F • V


E

F • F • V • V • V

Acerca do termo “diagnóstica”, Dunker (2015) refere que se trata


A

do reconhecimento de sintomas em unidades regulares, chamadas de doenças, síndromes, quadros ou distúrbios psicopatológicos.


B

do campo específico de autoridade, ação e influência, ocorrendo no interior de um sistema de possibilidades predefinidas.


C

e um sistema de signos, uma prática de autoridade e uma gramática das formas de sofrimento que são agrupadas em uma unidade regular.


D

da condição de possibilidade dos sistemas diagnósticos. Opera reconhecendo e nomeando as diversas classificações das doenças mentais.


E

da expansão de estratégias de inserção política, clínica e social do diagnóstico, objetivando a articulação entre malestar, sofrimento e sintoma.

A prática do diagnóstico diferencial é essencial na avaliação clínica, permitindo aos profissionais de saúde distinguir entre diferentes condições médicas ou psicológicas com sintomas semelhantes. Isso contribui para a precisão diagnóstica e a seleção adequada de intervenções terapêuticas, otimizando assim o cuidado individualizado e a eficácia do tratamento.


C

Certo


E

Errado

As estratégias de avaliação psicodiagnóstica podem incluir teste e/ou técnicas psicológicas. Neste sentido, a diferenciação deve ficar clara: o teste é um instrumento ou procedimento por meio do qual se obtém uma amostra de comportamento de um indivíduo em um domínio específico através de um processo padronizado; enquanto a técnica é também padronizada, mas utilizada apenas com crianças.


C

Certo


E

Errado

Psicodiagnóstico, na perspectiva de Cunha (2000), é um processo científico, uma avaliação psicológica com propósitos clínicos. Nesse processo há


A

utilização exclusivamente de testes como maneira para obter dados.


B

o objetivo restrito de conferir quais os critérios diagnósticos são preenchidos pelo caso.


C

a necessidade de fazer o levantamento dos dados quantitativos, prioritariamente.


D

identificação forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.

Segundo Cunha (2000), o psicólogo pode ter dificuldades em relação às suas atitudes no momento da entrevista devolutiva ao paciente e/ou a seus responsáveis, ao final do processo do psicodiagnóstico. Assinale a alternativa que traduz essas dificuldades.


A

Elaborar um parecer técnico atendo-se a uma neutralidade científica.


B

Evitar fazer aliança com os aspectos patológicos do paciente.


C

Adotar uma atitude muito precisa e clara, sendo explícito em sua fala.


D

Restringir sua fala aos pontos tolerados pelo paciente e por seu grupo familiar.


E

Abordar cada dado psíquico sob vários aspectos na busca por consistência de sentido.

“O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo”. São considerados momentos do processo psicodiagnóstico:


A

Primeiro contato e entrevista inicial com o paciente, aplicação de testes, devolução oral e informe escrito para o remetente.


B

Primeiro contato e entrevista inicial com o paciente, aplicação de testes, devolução oral e informe verbal para o remetente.


C

Primeiro contato e entrevista inicial com a família do paciente, aplicação de testes, devolução oral e informe verbal para o remetente.


D

Primeiro contato e entrevista inicial com a família do paciente, aplicação de testes, devolução oral e informe oral para o remetente.


E

Primeiro contato e entrevista inicial com a família do paciente, entrevista com o paciente, aplicação de testes, devolução oral e informe oral para o remetente.

Cunha (2000) discorre sobre a importância dos aspectos sindrômicos e psicodinâmicos para a entrevista diagnóstica. Sobre esses aspectos, é correto afirmar:


A

O entrevistador torna-se mais capaz de compreender o sujeito e sua condição ao explorar seus aspectos dinâmicos. Os aspectos sindrômicos, ao contrário, restringem-se ao auxílio na escolha de uma terapia medicamentosa eficaz.


B

Os aspectos sindrômicos referem-se à descrição de sinais para a classificação de um quadro ou síndrome e os psicodinâmicos visam à descrição e à compreensão da experiência ou do modo particular de funcionamento do sujeito. Estas duas perspectivas são complementares.


C

O diagnóstico psicodinâmico explora o desenvolvimento precoce e os processos inconscientes, defesas e conflitos predominantes, enquanto o sindrômico procura determinar as situações-problema e examinar os antecedentes que influenciam o comportamento do paciente na atualidade.


D

O diagnóstico sindrômico restringe-se aos casos de psicose e tem como finalidade principal avaliar a gravidade da crise, pois, nesse caso, torna-se necessário ou imprescindível o encaminhamento para um apoio medicamentoso.


E

A existência de sinais e sintomas isolados ou subclínicos são suficientes para dar configuração a uma síndrome, mas não são importantes para sugerir uma dinâmica e indicar um modo particular de adoecer.

Quanto à modalidade de psicodiagnóstico interventivo, sob a perspectiva fenomenológico-existencial, é correto afirmar que o psicólogo


A

valoriza a colaboração do cliente com o objetivo de que o esforço conjunto possa trazer, para o cliente, uma nova compreensão das questões apresentadas.


B

procura chegar, com a colaboração do cliente, a uma classificação nosológica que oriente uma intervenção futura.


C

busca compreender as vivências do paciente à luz das explicações teóricas que orientam a sua prática clínica.


D

a anamnese pode ser dispensada, porque se refere a dados do passado que não são relevantes para a compreensão existencial.


E

tenta usar a queixa como eixo central de suas intervenções e compreensão de possíveis conflitos ainda não conscientes.

O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. Assinale a alternativa CORRETA:

I- É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com o foco na existência ou não de psicopatologia.

II- Não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo basilar do psicodiagnóstico, mas para mensurar forças e fraquezas no funcionamento psicológico.

III- O psicodiagnóstico não deve considerar como parâmetros os limites da variabilidade normal.

IV- Derivou-se da psicologia clínica, introduzida por Lighter Witmer (1896) e criada sob a tradição médica.


A

Apenas III e IV estão corretos.


B

Apenas II, III e IV estão corretos.


C

Apenas I, II e IV estão corretos.


D

Apenas I e IV estão corretos.


E

Apenas I e III estão corretos.

O processo denominado rapport é bem conhecido por qualquer profissional de psicologia. Ele consiste em


A

estimular bastante a conversa com seu paciente/cliente, para que este fique descontraído.


B

perceber atentamente o paciente/cliente e promover um diálogo gradativamente mais próximo com ele, antes de adentrar ao processo terapêutico propriamente dito. Nessa aproximação, ambos precisam distensionar.


C

identificar-se com o paciente/cliente, buscando estabelecer com ele uma conexão semelhante à que ocorre entre dois amigos que compartilham ideias.


D

ler para o paciente/cliente um conjunto de instruções iniciais que deverão ser observadas durante o procedimento terapêutico.

Analise sobre os dados do psicodiagnóstico abaixo e marque a alternativa CORRETA.


(__) - A última etapa compreende o trabalho posterior à bateria de testes, que deve ser realizado pelo psicólogo;

(__) - Deve-se levantar todas as informações observadas, analisá-las criteriosamente e por fim, interpretar todas elas e chegar a uma conclusão, um diagnóstico;

(__)- O psicodiagnóstico é extremamente importante e essencial para um possível tratamento;

(__) - É prescindível que o paciente passe, queira ou não, entenda ou não, a necessidade de tratamento.


Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é:


A

F – V – F – V.


B

F – F – V – V.


C

V – V – V – F.


D

F – F – F – V.


E

V – F – V – V.

A entrevista inicial realizada com os pais ou responsáveis durante a realização de um processo psicodiagnóstico infantil pode seguir diferentes modelos. A opção pela entrevista semiestruturada para conduzir esse processo


A

propõe ao avaliador um roteiro sistematizado para coleta de dados sobre o caso, que precisa ser seguido rigorosamente para garantir a integridade do processo.


B

possibilita que o avaliador conte com um roteiro prévio de questões, mas permite a inserção de questionamentos não previstos durante a sua realização.


C

oferece total liberdade de expressão aos pais ou responsáveis e, por isso, o avaliador pode dispensar o planejamento prévio para realizar a sua investigação.


D

garante que os responsáveis pela criança respondam precisamente aos questionamentos que lhe forem feitos, não se desviando do foco eleito para a investigação.


E

elimina a manifestação da ansiedade típica em situações de avaliação, uma vez que nesse modelo as informações são trazidas espontaneamente pelos pais ou responsáveis.

De acordo com os passos do processo psicodiagnóstico, assinale a alternativa CORRETA.


A

A última etapa compreende o trabalho posterior à bateria de testes, que deve ser realizado pelo psicólogo. Aqui, ele irá levantar todas as informações observadas, analisá-las criteriosamente e por fim, interpretar todas elas e chegar a uma conclusão, um diagnóstico.


B

Após o levantamento de hipóteses, o especialista da psicologia prevê o possível diagnóstico e elabora uma série de técnicas, propondo um período para isso acontecer. Após estabelecer esse tempo, o especialista propõe ao paciente os seus termos, definindo algumas responsabilidades, direitos, deveres, e outros fatores, que devem ser cumpridos por ambas as partes.


C

Na bateria de testes o psicólogo passa a desenvolver as atividades, o planejamento das tarefas e o cronograma do acompanhamento.


D

Quase sempre, os laudos constituem o resultado de um processo psicodiagnóstico com um único objetivo, enquanto um parecer pressupõe vários objetivos.


E

O levantamento das hipóteses iniciais é o primeiro contato do psicólogo com o paciente, no qual o psicólogo ouvirá o paciente, e realizará perguntas sobre a sua vida, comportamento, pensamentos e visão do mundo. Além disso, identificará alguns sintomas que o paciente porta.

A prática do psicodiagnóstico é uma ferramenta essencial na psicologia clínica, proporcionando uma compreensão aprofundada dos processos mentais e comportamentais do indivíduo. Realizado por meio de técnicas e instrumentos validados, o psicodiagnóstico contribui para a formulação de intervenções terapêuticas eficazes, promovendo a saúde mental e o bem-estar do cliente.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado