

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto ao atendimento dos profissionais de saúde em relação às tentativas de suicídio.
Alguns estudos apresentam atitudes negativas por parte dos profissionais de __________ no atendimento às tentativas de suicídio. Relatos como perda de tempo, raiva, irritação, descaso, negação ou avaliação de que a demanda não é __________ para os serviços de emergência hospitalares são comuns. Tais fatores impactam de maneira negativa no (a) __________ ofertado aos pacientes. Assim, entendese que o (a) __________ estabelecido entre o profissional de saúde e o paciente é importante para a efetividade dos encaminhamentos realizados, assim como para a __________ de novas tentativas de suicídio (FREITAS e BORGES, 2017, p. 51).
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
educação / histeria / esmero / vínculo / precaução
psicologia / dramatização / atendimento / empatia / advertência
saúde / vitimização / cuidado / transferência / precaução
enfermagem / legítima / imprevisto / empatia / prevenção
saúde / legítima / cuidado / vínculo / prevenção
Avalie as afirmações sobre as dificuldades encontradas em relação ao atendimento às tentativas de suicídio, conforme descrito por Freitas e Borges (2017).
I - Dificuldade de uma escuta qualificada e da construção de relações de confiança e cuidado no acolhimento dos serviços de urgência/emergência.
II - Dificuldade relacionada às limitações de comunicação entre paciente e profissional de saúde.
III - Dificuldade nos atendimentos devido à ausência de médicos psiquiatras nos serviços.
IV - Dificuldade para a implantação dos Centros de Atenção Psicossocial.
Está correto apenas o que se afirma em
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
I e IV.
I e II.
No processo de avaliação psicológica em contexto hospitalar, o psicólogo deverá:
Observar aspectos do paciente estritos ao sistema de saúde e as características inerentes à doença.
Priorizar a avaliação da doença no ambiente em que ela é abordada para formular uma estratégia de diagnóstico ou tratamento.
Avaliar as interações entre a pessoa, a doença e o ambiente, e formular uma estratégia de diagnóstico ou tratamento com base nesse entendimento.
Limitar-se à compreensão da patologia apresentada pelo paciente, as características inerentes à doença e as consequências que seu problema de saúde pode desencadear.
A atuação do psicólogo hospitalar perpassa, em um só tempo, possíveis intervenções com o paciente, com a família e com a equipe, inclusive no contexto de comunicação de más notícias pelos médicos como diagnósticos e até mesmo óbito. Caberá ao psicólogo neste contexto:
Oferecer e assegurar suporte emocional frente às definições e decisões técnicas.
Conduzir a repercussão da má notícia junto aos familiares visando a elaboração das angústias.
Assegurar suporte e regulação emocional conforme a complexidade da demanda do paciente e seus familiares.
Oferecer escuta e suporte emocional considerando a singularidade de cada caso, para que seja encontrada uma solução de enfrentamento de sofrimento, conflitos e angústias.
Em relação às especificidades dos atendimentos psicológicos nas enfermarias e nos diferentes espaços de atuação junto ao paciente, além de avaliar a condição emocional e sua condição orgânica do momento, há uma série de outros aspectos a considerar para uma intervenção mais contextualizada à situação. Assim, analise as assertivas a seguir:
I. A dinâmica do contexto hospitalar pede a flexibilização das intervenções e metodologias utilizadas, principalmente dos aspectos éticos, visto serem espaços abertos e sem controle possível.
II. A disponibilidade do paciente assistido para os atendimentos, visto que ele não foi em busca de atendimento psicológico e sim cuidados médicos.
III. O setting terapêutico, ou espaço de escuta, na maioria das vezes, acontece na beira do leito, precisando ser adaptado de acordo com possíveis interferências próprias do contexto.
IV. O atendimento aos familiares deve ser evitado nesses momentos, pois podem interferir tanto na proposta de vínculo terapêutico como da intervenção em si.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
No livro “Psicologia Hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos” (BAPTISTA; BAPTISTA; DIAS, 2018), o capítulo de Borges e Baptista aborda a Avaliação Psicológica em Saúde. Com base nesse capítulo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) No geral, as medidas psicométricas utilizadas em Avaliação Psicológica (AP) no contexto de saúde podem ser de dois espectros: amplo e restrito. As de espectro amplo se referem a medidas de avaliação de personalidade, por exemplo, e as de espectro restrito medem construtos psicológicos, experiências ou sintomas.
( ) Borges e Baptista (2018), ao citarem Capitão et al. (2005), referem que a Avaliação Psicológica do (AP) no contexto da saúde tem se mostrado uma área prescindível no auxílio da compreensão adoecimento e de como o ser humano pode se manter saudável ao longo da vida.
( ) Em ambientes hospitalares e ambulatoriais, talvez não haja tempo ou disponibilidade de salas e materiais como testes e folhas de resposta para a AP. A escolha desses materiais dependerá do objetivo, da proposta da avaliação, das habilidades do psicólogo, da estrutura e dos materiais disponíveis.
( ) A hipótese diagnóstica dependerá do tipo de pedido, ou seja, o setor que solicitou a AP delineará o referencial da avaliação, pois as hipóteses diagnósticas levantadas pelo psicólogo sofrem interferências em função da sua natureza.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – F – V – F.
V – F – V – V.
F – V – F – V.
V – V – V – F.
V – V – F – V.
A atuação do psicólogo em gestação de risco e parto prematuro é abordada por Azzi e Kernkraut no livro “O psicólogo no hospital: da prática assistencial à gestão de serviço” (GIBELLO; KERNKRAUT; SILVA, 2017). Referente ao psicólogo que atua nesse contexto, é correto afirmar que ele deve considerar:
A necessidade de oferecer suporte à equipe multiprofissional na compreensão da história dos pais, das atitudes e dos comportamentos que podem estar interferindo no enfrentamento da internação do bebê.
Nas situações em que o parto prematuro é inevitável, que proporcionar ao casal a possibilidade de uma visita à UTIN atrapalhará na preparação do que estará por vir.
Que as intervenções da equipe multiprofissional relacionadas à promoção da construção de vínculo pais-bebês na UTIN são restritas a poucas variações.
Que as visitas de irmãos de 2 a 11 anos para conhecerem o bebê na UTIN não são recomendadas. O critério impeditivo é o risco de infecção e o trauma provocado pela visita.
Que o método canguru auxilia os pais no reconhecimento de sinais de conforto e desconforto do bebê, mas falha no resgate da situação que o binômio mãe-bebê deveria passar após o nascimento: que é o bebê sair da barriga e ter contato corpo a corpo com a mãe.
A proposta da psico-oncologia é estudar e prestar atendimento aos pacientes portadores de câncer, seus familiares e equipes de cuidadores, no que diz respeito às questões subjetivas relacionadas aos processos de adoecer oncológico (CAMPOS et al., 2021). De acordo com os autores referidos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Câncer é uma das doenças de maior prevalência e incidência em todo mundo e a segunda causa de morte no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiorrespiratórias.
( ) O profissional de psico-oncologia que presta assistência a um paciente portador de câncer ou a seus familiares deve dominar alguns conteúdos que não são obrigatórios em outros tipos de atendimento, tais como alguns tipos de câncer e efeitos colaterais dos tratamentos, como no caso de uma quimioterapia.
( ) O psicólogo que trabalha junto a pacientes oncológicos tem a consciência, de forma particularmente acentuada, de que lida com experiências emocionais, de seus pacientes e familiares, às ameaças concretas, objetivas, uma angústia de morte calcada na realidade factual, e com ameaças simbólicas que, em grande proporção, contém uma intensa contaminação, daquelas experiências emocionais decorrentes das ameaças concretas e objetivas.
( ) A literatura não prescreve um referencial teórico específico para o atendimento do paciente oncológico. O importante é que qualquer que seja a escuta do profissional, o manejo da sua intervenção seja marcado pela postura compreensiva e acolhedora.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V – V.
F – F – F – F.
F – V – V – V.
V – F – F – F.
Acerca das possibilidades de atuação do psicólogo hospitalar com pacientes que são submetidos a procedimentos cardiovasculares, de acordo com Aguiar et al. (2018), analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O psicólogo no contexto Hospitalar busca atuar de forma a minimizar o sofrimento do sujeito hospitalizado, promovendo o desenvolvimento de mecanismos adaptativos que possibilitem ao sujeito ser um elemento ativo dentro do processo de hospitalização e do adoecimento.
II. O paciente em situação de adoecimento e em contexto de hospitalização apresenta sentimentos de medo, ansiedade, angústia frente aos procedimentos invasivos, aos períodos pré e pós-operatório e ao estado de hospitalização. Cabe ao psicólogo hospitalar o atendimento de suas demandas e o acompanhamento por excelência no campo subjetivo, visando enfrentamento, adesão ao tratamento, diminuição da ansiedade e clarificação da realidade.
III. Dentre os diagnósticos psicológicos realizados no período pré-operatório de cirurgia cardíaca, o de depressão é um dos mais comuns.
Todas estão corretas.
Todas estão incorretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Em consonância com os estudos de Azevedo, Hemesath & Oliveira (2019) no artigo “A internação de um filho em unidade de terapia intensiva pediátrica: narrativas maternas” assinale a alternativa INCORRETA.
O estudo aponta que as informações fornecidas pela equipe médica da unidade são extremamente importantes, pois tornam possíveis as mães compreenderem com o que estão lidando em relação ao quadro de saúde das(os) filhas(os). Quando a equipe informa de forma contínua e cronológica sobre o tratamento, medicamentos e recuperação da criança, os pais tendem a se sentir seguros, confiantes e envolvidos no processo.
Os dados obtidos também convergem para discussão sobre a relevância da atenção centrada no paciente e na família, reconhecendo que o envolvimento da família pode influenciar profundamente as decisões clínicas e resultados dos pacientes em unidades de terapia intensiva pediátrica.
O estudo salienta que a problemática em questão pode ser complexificada e acolhida a partir da escuta das vivências de mães com crianças hospitalizadas, dispensando a Psicologia Hospitalar já que é um fenômeno que pode ser acolhido por práticas de outras áreas.
Conforme o estudo, é comum que os pais apresentem dificuldades em lidar com o filho no contexto de adoecimento e hospitalização, se desdobrando através de comportamentos de extrema preocupação, superproteção e irresponsividade às reais necessidades da criança.
Crianças entre dois e quatro anos podem ter medo de animais, de tempestades ou de médicos. Esses medos
estão associados, necessariamente, à ocorrência de situações reais e traumáticas vivenciadas pelas crianças.
desaparecem quando a sua manifestação no cotidiano das crianças é ignorada pelos pais.
permanecem até a vida adulta quando não são apresentados argumentos lógicos que os contestem.
têm origem, frequentemente, na sua tendência para fantasiar e para confundir aparência e realidade.
revelam manifestações normais dessa fase do desenvolvimento, que não solicitam maiores cuidados.
O Programa Anual de Reestruturação da Assistência Psiquiátrica Hospitalar do SUS de 2004 foi criado com qual finalidade?
Reorganização dos serviços hospitalares gerais.
Como um mecanismo de gestão do processo de redução de leitos psiquiátricos.
Diagnóstico da qualidade da assistência dos hospitais psiquiátricos conveniados e públicos.
Previa o pagamento do auxílio-reabilitação diretamente a pessoa com transtorno mental, através de convênio entre o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal.
Reinserção social de pessoas com longa história de internação em ambulatórios psiquiátricos.
Uma psicóloga trabalha em um hospital-escola atendendo crianças e seus familiares. Nesse serviço de saúde, existe uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, enfermeiros, médicos, nutricionistas e psicólogos, os quais atuam de modo integrado com vistas a atender as necessidades das crianças em tratamento e apoiar seus familiares. A equipe multiprofissional se reúne periodicamente e todos têm participação efetiva nas discussões e nas decisões, de modo que a equipe tem sido considerada referência em sua área de atuação. Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A psicóloga, ao ter acesso a informações pessoais da mãe da criança que não são relevantes para a condução do tratamento, poderá repassá-las para a equipe multiprofissional.
II. Ao realizar uma entrevista psicológica, a psicóloga deverá informar os resultados das investigações aos familiares ou responsáveis legais, pois esse é um direito assegurado às pessoas submetidas a esse tipo de procedimento.
III. As pesquisas desenvolvidas no serviço de saúde pela psicóloga não precisam ser submetidas a um comitê de ética de pesquisa com seres humanos, pois se trata de um serviço ligado a uma universidade.
IV. Ao atuar em um hospital-escola, a psicóloga não deverá transpor o modelo da clínica individual; ao contrário, deverá considerar não somente os aspectos individuais, como também os grupais e institucionais em seu trabalho.
É correto apenas o que se afirma em
I e III.
II e IV.
II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
Sobre a inserção da Psicologia na Unidade de Terapia Intensiva-UTI e sua função neste cenário, analise as afirmativas abaixo.
I. A internação em UTI ocasiona uma complexidade de fatores que se somam e podem contribuir para consequências físicas, psicológicas e cognitivas diante de procedimentos e invasões vivenciadas pelo paciente, o que torna o trabalho do Psicólogo indispensável na prevenção destas sequelas junto ao paciente.
II. A Síndrome Pós- Cuidados Intensivos (PostIntensive Care Syndrome - PICS) caracterizase por uma condição desencadeada por fatores predisponentes de alguns pacientes que são submetidos a internação em UTI e que podem desenvolver quadros depressivos após esta internação, trazendo prolongamento do tempo de permanência hospitalar.
III. O processo cognitivo desencadeado pela PICS é evidenciado por alterações como perturbação, julgamento e pensamento alterados, processo mental lento e baixa concentração.
IV. Independe da idade, um número apreciável de sobreviventes de doenças críticas que precisaram de internação em UTI tem déficits cognitivos agudos e severos (afetando memória, atenção, velocidade de processamento e função executiva) que podem melhorar ligeiramente após vários meses, porém, não existem dados que confirmem ou mensurem essa melhora.
V. O comprometimento cognitivo presente nas PICS é evidenciado independente de quadros depressivos ou ansiosos, e correspondem a um grande prejuízo na qualidade de vida e satisfação pessoal de pacientes críticos que sobreviveram.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
I, II, III, IV e V
II, III e IV
I, III, IV e V
I, II, IV
II, III, IV e V
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, a partir do texto de Remor (2019), no capítulo referente à avaliação psicológica, em contextos de saúde e hospitalar da obra de Hutz, Bandeira, Trentini e Remor (2019).
( ) Os tipos de questões e demandas de avaliação psicológica não dependem do contexto em que o psicólogo está inserido.
( ) O prontuário é uma das fontes de informação para a avaliação psicológica em contextos de saúde e hospitalar.
( ) A escolha do método de avaliação depende exclusivamente do objetivo da avaliação.
( ) A observação do paciente pode fornecer informações relevantes de muitas áreas delimitadas no modelo biopsicossocial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V – F.
F – V – F – V.
F – F – F – V. .
F – V – V – F.
V – V – F – V.
Com base nas Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS (2019), considere as afirmativas abaixo:
I. O trabalho da(o) psicóloga(o) em hospitais do SUS se insere na chamada Atenção Terciária ou Atenção de Alta Complexidade ou alta densidade tecnológica.
II. É importante destacar que historicamente no Brasil o cuidado hospitalar seguiu o modelo biomédicohegemônico, centrado em procedimentos tecnológicos que produziam uma atenção fragmentada, desarticulada e organizada, em função da demanda espontânea. Tal modelo provocou, ao longo de décadas, o empobrecimento da dimensão cuidadora, gerando insatisfação dos usuários.
III. A Clínica Ampliada é um modelo de atenção à saúde que tem ganhado cada vez mais espaço nas instituições públicas e privadas. Ela é baseada no conceito de saúde integral, que vê a qualidade de vida como o resultado de fatores biopsicossociais. Outro pilar do modelo é integrar a equipe de profissionais de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento, de acordo com cada caso, criando, assim, vínculo e diálogo com os usuários.
IV. Pensar na promoção e recuperação da saúde no âmbito do SUS requer da(o) psicóloga(o), além de competência técnica, um compromisso ético e participação cidadã, com atenção especial às lutas pela mudança das condições sociais da população brasileira, através de participação política, para a garantia dos direitos da população, tendo como horizonte de atuação a defesa do SUS. São condizentes com as discussões apresentadas nas Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS (2019)
I, II, III, somente.
I, II, III e IV.
I, II, somente.
III, IV, somente.
II, III, IV, somente.
Em relação à Psicologia Hospitalar no Brasil, é INCORRETO afirmar que demonstra
produção de novos modelos de avaliação epidêmica hospitalar.
formas de acolhimento e intervenções breves no âmbito hospitalar.
diferentes maneiras para preparação pré e pós-cirúrgica do paciente.
perspectiva do atendimento domiciliar e em grupos ao paciente.
criação de modelos preventivos e de intervenção psicológica.
A ética em saúde tem sido tema de constante diálogo entre as diversas categorias que compõe equipes assistenciais. Na psicologia hospitalar, assinale a alternativa correta em relação ao comportamento ético do psicólogo que compõe uma equipe multiprofissional.
O psicólogo pode informar diagnóstico ou prognóstico de determinada doença ou acometimento físico ao paciente, a pedido da equipe médica
O psicólogo deve anotar em prontuários compartilhados com a equipe assistencial todas as informações relacionadas ao caso clínico que está acompanhando, inclusive as confidenciais, já que é a forma mais eficaz para dividir suas percepções sobre o paciente
O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro psicólogo, em caso de emergência, comunicando o profissional responsável pelo caso após a intervenção
O psicólogo poderá ensinar a outros profissionais que compõe uma equipe multiprofissional a aplicação de testes e técnicas de uso exclusivo da psicologia, se este fato contribuir para melhorar a assistência prestada ao paciente
O psicólogo nunca deve compartilhar suas percepções a respeito do paciente com os demais membros da equipe, a fim de garantir o sigilo
“O acolhimento expressa uma ação de aproximação, de relação com o usuário que procura os serviços de saúde, a qual não se restringe apenas ao ato de receber, mas se constitui em uma sequência de atos e modos que compõem as metodologias dos processos de trabalho em saúde em qualquer nível de atenção. Para isso, preconiza-se que a humanização permeie o encontro entre os trabalhadores e usuários, a partir de uma relação de escuta e responsabilização, na qual o paciente é portador e criador de direitos” (PROCHNOW et. al., 2009). Segundo a expectativa do acolhimento no ambiente hospitalar, considera-se:
I- É ineficaz a presença de um acompanhante no ambiente do hospital caso o paciente seja adulto com possibilidades de mobilização.
II- A presença do acompanhante é fundamental para potencializar a adesão do paciente ao tratamento.
III- O acolhimento é uma das principais diretrizes da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde.
IV- O acolhimento no ambiente hospitalar é desconsiderado, tendo em vista a superlotação do serviço.
Assinale a opção CORRETA:
Apenas o item I está correto.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Sobre o atendimento hospitalar, é INCORRETO afirmar que
opera não com a doença em si, mas com os diversos componentes do sistema de cuidado.
aborda o adoecimento no registro do simbólico, da relevância simbólica da palavra.
propicia a visão ampla da doença, focalizando-a sem a influência distanciada do doente.
lida com situações onde a cura é possível e com outras onde é impossível (morte).
abandona a visão dualista mente-corpo e busca uma que valorize a complexidade do todo.