Questões de Concurso sobre Psicologia Social e Comunitária

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.105 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O IHS2-Del-Prette é um instrumento de autorrelato, com características psicométricas confiáveis, sendo recomendado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Ele permite caracterizar o desempenho social em várias situações cotidianas, como as relacionadas ao trabalho, à educação escolar, à família. Marque a alternativa que contêm a nomenclatura correta de um dos cinco fatores deste instrumento:


A

F4 – Desenvolvimento social.


B

F3 - Conversação assertiva.


C

F1 –Autocontrole/Enfrentamento.


D

F2 – Abordagem afetivo-sexual.

Durante o cumprimento dos Programas Socioeducativos com a Rede de Atenção à Saúde, dizemos que é, por parte do Psicólogo, INCORRETA, a seguinte atitude:


A

Formular, conforme a necessidade, um ambiente de caráter punitivo e integrativo ao adolescente.


B

Considerar, como imprescindível, o contexto de vida e história do adolescente.


C

Manter o adolescente em contato com sua família e comunidade à qual pertence.


D

Favorecer ao adolescente a reconstrução de laços sociais e a sensação de pertencimento na sociedade.


E

Fortalecer, sempre, o processo de singularidade e desenvolvimento pessoal e social do adolescente.

De acordo com a Psicologia Social, normas são critérios definidores do desenvolvimento humano, porque:


A

prescrevem proibições que obstam o fluxo dos desejos


B

permitem o questionamento da obediência e da sujeição


C

promovem um conteúdo de justiça e de verdade para todos


D

possibilitam que o indivíduo apreenda com as desilusões e forme novas expectativas


E

dirigem as escolhas entre alternativas decisórias e garantem o aprendizado recíproco

De acordo David G. Myers (2014), analise a sentença abaixo:


Psicologia Social é uma ciência que estuda as influências de nossas situações, com especial atenção a como vemos e afetamos uns aos outros. Mais precisamente, ela é o estudo científico de como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras (1ª parte). A Psicologia Social se situa na fronteira da Psicologia com a Sociologia. Comparada com a Sociologia (o estudo das pessoas em grupos e sociedades), a Psicologia Social focaliza mais nos indivíduos e usa mais experimentação. (2ª parte). A Psicologia Social estuda nosso pensamento, nossa influência e nossos relacionamentos fazendo perguntas que intrigam a todos (3ª parte).


Quais partes estão corretas?


A

Apenas a 1ª parte.


B

Apenas a 3ª parte.


C

Apenas a 1ª e a 2ª partes.


D

Apenas a 2ª e a 3ª partes.


E

Todas as partes.

No livro “Psicologia Social - o homem em movimento”, parte 2, Lane (1985) as categorias fundamentais da psicologia social são, EXCETO:


A

Linguagem.


B

Pensamento.


C

Percepção.


D

Representações sociais.

A atenção psicossocial de crianças e adolescentes, pautada na política de saúde mental infantojuvenil considera algumas diretrizes. Assim, destaque a seguir a diretriz que traz as seguintes características: “promover o acompanhamento do caso até a sua inclusão e o seu atendimento em outro serviço”.


A

Acolhimento universal


B

Encaminhamento implicado e corresponsável


C

Construção permanente da rede e da intersetorialidade


D

Trabalho no território


E

Avaliação das demandas

Nos últimos anos, a Psicologia tem sido influenciada pela filosofia pós-estruturalista, no que se refere à sua reflexão sobre o papel das relações de gênero e sexualidade no disciplinamento da experiência dos sujeitos. Isso tem levado muitos estudiosos da Psicologia a pensar o assujeitamento dos desejos em razão da dominação social exercida por:


A

corpos femininos, naturais, saudáveis e fortes, marcados pela diversidade estética


B

corpos homossexuais, negros, belos e exóticos, marcados pela diferença e alteridade


C

corpos jovens heterossexuais, brancos, magros e bonitos, marcados por vetores de classe


D

corpos trans, jovens, interseccionais, obesos, marcados pela desobediência a regras sociais


E

corpos masculinos, indígenas, idealizados e desejados, marcados pela ancestralidade

De acordo com Silvia T. Maurer Lane (2006), analise a sentença abaixo:


A origem social da linguagem nos dá pistas para uma resposta: a linguagem surge para transmitir ao outro o resultado, os detalhes de uma atividade ou da relação entre uma ação e uma consequência (1ª parte). Pelo que tudo indica, a linguagem se desenvolveu historicamente quando os seres humanos tiveram que cooperar para a sua sobrevivência. Da mesma forma como criaram instrumentos necessários para uma prática de sobrevivência, desenvolveram a linguagem como forma de generalizar e transmitir esta prática (2ª parte). O trabalho cooperativo, planejado, que submete a natureza ao homem, só foi possível através do desenvolvimento da linguagem pelos grupos sociais humanos (3ª parte).


Quais partes estão corretas?


A

Apenas a 1ª parte.


B

Apenas a 3ª parte.


C

Apenas a 1ª e a 2ª partes.


D

Apenas a 2ª e a 3ª partes.


E

Todas as partes.

Numa leitura institucionalista, postula-se que há uma certa similitude entre a Psicologia, com suas teorias, práticas e efeitos, e a Assistência Social, enquanto uma instituição complexa, também produtora de realidade social. Sobre as interfaces da Psicologia e da Assistência Social, é correto afirmar:


A

O papel da Psicologia na Assistência Social é de psicologização da vida cotidiana, do que é eminentemente social, terapeutizando a vida social na direção da instauração e consolidação de uma cultura psicológica.


B

A relevância da Psicologia na Assistência Social é a instauração de uma clínica psicoterapêutica, num viés adaptativo, corretivo e vigilante.


C

A Psicologia na Assistência Social contribui para a produção social da cidadania, para a defesa de direitos e nas implicações ético-políticas do trabalho da(o) psicóloga(o), na compreensão de que o sofrimento psíquico advém de contextos subjetivos e também de atravessamentos outros, de cunho social, cultural, econômico, territorial e outros.


D

O trabalho da(o) psicóloga(o) numa unidade de Assistência Social deve prestar-se a um papel mistificador, psicologizando questões políticas, localizando-as em traços de personalidade e de interioridade psíquica.

A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. De acordo com as Referências Técnicas para atuação do/a psicólogo/a no CRAS/SUAS, faz parte dos princípios que orientam a prática do(a) psicólogo(a) no CRAS


A

atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, e intervir junto aos seus moradores fazendo de tudo para aliviar a miséria.


B

atuar para além dos settings convencionais, em qualquer espaço, sejam adequados ou improvisados, para o desenvolvimento das ações.


C

atuar para favorecer processos e espaços de participação social, contribuindo para o exercício da cidadania ativa e a cronificação da situação de vulnerabilidade.


D

atuar a partir do saber popular e não do saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações.


E

atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário.

A Psicologia, como área de conhecimento das ciências humanas, precisou tencionar seus saberes para adentrar a área da saúde pública, pois nem sempre pertenceu a este campo, que, durante décadas, não esteve articulado à formação profissional da(o) psicóloga(o). Alguns acontecimentos contribuíram para a inserção da Psicologia na saúde pública:


I - Devido ao movimento de desospitalização e da expansão dos serviços de saúde mental.

II - Os serviços de saúde mental foram estendidos à rede básica de saúde, assim, percebeu-se uma maior inserção da Psicologia nessas unidades.

III - Com a implantação do SUS, passaram a ser preconizadas práticas multiprofissionais e interdisciplinares que favorecessem um trabalho mais articulado, considerando-se as dimensões do ser humano, tais como, biológica, social, cultural, psicológica, ética, política e outras.

IV - As mudanças nas bases de formações das(os) profissionais de Psicologia, atendendo as necessidades sociais da sociedade brasileira.


Das afirmativas de I a IV, estão corretas:


A

Apenas a afirmativa IV.


B

Apenas as afirmativas I e IV.


C

Apenas as afirmativas II e III.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

O trabalho das(os) psicólogas(os) na Política de Assistência Social cresceu e se expandiu a partir da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) produziu a “Nota Técnica com Parâmetros para atuação das(os) Profissionais de Psicologia no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Esse documento visa orientar as(os) profissionais de Psicologia de modo a potencializar sua intervenção junto às(aos) usuárias(os)/sujeitos de direitos, tendo em vista os entraves que favorecem a manutenção da situação de desigualdade brasileira. Em relação às orientações gerais da atuação da(o) psicóloga(o) no SUAS, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) As(os) psicólogas(os) poderão produzir documentos no âmbito de suas atuações nos serviços socioassistenciais, nas equipes de referência, e assinar conjuntamente com outras profissões quando se tratar de Relatórios Técnicos de Acompanhamento Sociofamiliar (Relatório para uso interno e uso externo do SUAS) e Relatório Técnico de Acompanhamento do Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto.

( ) As(os) psicólogas(os) do SUAS não deverão realizar avaliações especializadas no campo da Psicologia que visem a realização de psicodiagnóstico.

( ) As(os) psicólogas(os) do SUAS deverão produzir o parecer psicológico, haja vista que se trata de um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.

( ) As(os) psicólogas(os) do SUAS não atuarão no acopanhamento dos povos indígenas e quilombolas, pois existe uma nota técnica específica do SUS para a melhor intervenção diante das culturas, dos ritos e costumes ancestrais, crenças, saberes e fazeres e as formas de organização dos membros e grupos que ali vivem.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – F – V.


B

V – V – F – F.


C

V – F – V – F.


D

F – V – F – V.


E

F – V – V – V.

A política de assistência social, que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A assistência social ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos e prevenir a incidência de riscos sociais. Conforme o disposto na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB SUAS) a garantia de proteção socioassistencial compreende:


A

A matricialidade sociofamiliar.


B

A territorialização.


C

A não submissão do usuário a situações de subalternização.


D

O controle social e participação popular.


E

A primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social.

Silvia Lane muito contribuiu no desenvolvimento da Psicologia Social. A sua produção teórica permitiu a construção de novas perspectivas no campo e as suas ideias sobre a prática permitiram a construção da Psicologia Comunitária.


Analise as afirmativas a seguir sobre as formulações teóricas de Silvia Lane.


I- Lane, a partir do materialismo histórico e dialético, produziu uma nova Psicologia Social, cujo objeto, em vez das "relações interpessoais e influências sociais", como propunha a Psicologia Social Tradicional, era o homem como ser histórico, a dialética entre indivíduo e sociedade, o movimento de transformação da realidade.

II- Lane propôs, ao se alinhar com as teorias americanas, que rejeitavam o mentalismo e o introspeccionismo, ou seja, descartavam os estudos relacionados à mente para explicar o comportamento social, que se poderia explicar a realidade brasileira e latino-americana se observado o comportamento social externo.

III- A Psicologia Social, que passou a ser denominada sócio-histórica, surgiu da fusão dos estudos norteamericanos com a psicologia dialética que estava sendo fomentada no Brasil, resultou em um conjunto de elaborações teóricas afinadas com a ideia da contemplação dos fenômenos sociais naturais da realidade do país, seguida de uma transformação do que fosse possível.

IV- A pesquisa-ação participante foi uma das novas metodologias destacadas, cuja concepção anula toda discussão sobre a neutralidade da ciência e do pesquisador. Trata-se, no caso, de discutir o compromisso social do pesquisador.


Está CORRETO o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

I e IV, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

II e IV, apenas.


E

II, III e IV, apenas.

Ainda sobre o PAIF mencionado na questão anterior, é um serviço ofertado necessariamente:


A

na UBS (Unidade Básica de Saúde) que o usuário está vinculado.


B

no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


C

no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).


D

na Comunidade Terapêutica do Município (CTM).

De acordo com Barros, Ambiel, Messias e De Paula (2023), a evolução das relações de trabalho no Brasil, bem como das identidades dos diferentes atores envolvidos, carrega marcas da ___________, da informalidade e ______________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

psicanálise – do taylorismo


B

escravatura – de ambiguidades


C

psicanálise – de ambiguidades


D

escravatura – do taylorismo


E

cultura lusitana – da cultura indígena

Encontramos, no contexto brasileiro, desde a década de 1980, uma psicologia social que afirma historicamente um compromisso ético e político com a transformação social, renunciando a um viés pragmático e investindo nas singularidades segregadas do campo social. De onde a importância do método cartográfico, remetido inicialmente ao pensamento de Deleuze e Guattari, que se refere a um mapa a ser produzido e modificável a partir de múltiplas linhas de fuga.


Nesse contexto, a intervenção psicológica com base na cartografia é um movimento ligado à subjetivação que implica


A

a inquirição e a produção de provas que demonstrem a ocorrência de um fato pretérito.


B

a coleta de dados e informações apriorísticos, capazes de traduzir a totalidade real da experiência vivida.


C

a criação de brechas capazes de engendrar novas configurações de pensamento e de experiências.


D

a subtração das variações e modulações dos enunciados para atingir a correspondência fiel da linguagem com a ordem das coisas.


E

a representação que os indivíduos fazem de objetos ou sentimentos, com ênfase nos componentes linguísticos lexicais e sintáticos da frase.

Ao atuar no CRAS/SUAS, psicólogas e psicólogos devem seguir a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). De acordo com o manual das referências técnicas para atuação de psicólogas(os) no CRAS/SUAS, os princípios da PNAS podem ser combinados com a visão do respeito e da dignidade humana, quer se considere o indivíduo, o grupo, a família, as comunidades atendidas e/ou os territórios.


Assinale a alternativa que destaca, na totalidade, os princípios da PNAS.


A

Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas; primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo; centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.


B

Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo; psicologia e matricialidade sociofamiliar no SUAS.


C

Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas; interdisciplinaridade, intersetorialidade e territorialização das famílias em vulnerabilidade social.


D

Psicologia e matricialidade sociofamiliar no SUAS; interdisciplinaridade, intersetorialidade e territorialização; participação e Vigilância Socioassistencial.

Considere que foi proposto pelo psicólogo da equipe do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS um trabalho de psicoterapia de grupo aos jovens adolescentes atendidos por meio do Programa de Atenção Integral à Família, com foco maior naqueles jovens que se envolveram em situações de risco, como violência e uso de drogas, para modificação de padrões de relacionamento considerados desadaptativos e fortalecimento de vínculos e convivência social.


Com esse propósito, e considerando a importância do acolhimento e escuta desses jovens, poderia ser melhor utilizado como abordagem psicoterápica:


A

Aconselhamento parental


B

Psicoterapia de grupo cognitivo comportamental


C

Psicoterapia de orientação analítica


D

Psicoterapia sistêmica de família

No que diz respeito à Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, marque a alternativa correta:


A

A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada seis anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada exclusivamente pelo Poder Executivo.


B

O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


C

As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas pelo Ministério da Saúde.


D

Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, apenas da administração direta, investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional, investimentos previstos no Plano Semestral do Ministério da Saúde e cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

   
Gerar simulado