

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O esquema a seguir mostra a obtenção de compostos alílicos a partir do geraniol.
→ 
Sobre os produtos formados é INCORRETO afirmar que
as substâncias 1 e 2 apresentam isomeria geométrica.
a reação é de oxidação.
1 e 2 são isômeros de função.
os produtos possuem o mesmo número de átomos de carbono.
nenhuma das substâncias 1 e 2 apresenta isomeria óptica.
A glicose e a frutose são oses que possuem a mesma fórmula molecular: C6H1206. A diferença entre essas duas oses é que os grupos funcionais são diferentes, conforme mostrado em suas fórmulas estruturais.

A partir das fórmulas estruturais dessas oses é possível concluir que são isômeros de função, pois a glicose é uma:
aldose e a frutose uma cetose.
hexose e a frutose uma pentose.
amina a frutose um ester.
amida e a frutose um éter.
Quando dois ou mais compostos, orgânicos ou inorgânicos, têm a mesma composição, mas um arranjo atômico diferente, esses compostos são denominados isômeros. No que diz respeito à possibilidade de isomerismo em complexos octaédricos de cobalto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
(en = etilenodiamina, H2N-CH2-CH2-NH2)
( ) [Co(en)3]3+ apresenta isomerismo ótico.
( ) trans-[Co(en)2Cl2]+ apresenta isomerismo ótico.
( ) [Co(NH3)4Cl2]+ apresenta isomerismo geométrico.
( ) [Co(NH3)5NO2]2+ apresenta isomerismo de ligação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V – F – V – V.
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.
V – V – V – F.
A fórmula estrutural de um dos constituintes do jambu, erva típica da região Norte e muito apreciada na culinária paraense, é a seguinte:

Sobre esta substância, faz-se as seguintes afirmativas:
I- possui a função amina,
II- apresenta 7 carbonos com hibridação sp²,
III- possui 23 átomos de hidrogênio,
IV- pode apresentar isomeria óptica,
V- apresenta a função amida.
Estão corretos os itens
I, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
III, IV e V.
II, III e V.
Muitos complexos e compostos de coordenação existem como isômeros apresentando diferentes propriedades físicas e químicas. O par formado pelos compostos brometo de pentaaminaclorocromo (II) e cloreto de pentaaminabromocromo (II) é um exemplo de isomeria de
ligação.
ionização.
hidratação.
coordenação.
São isômeros os compostos
CH3COCH3, CH3CH2COOH.
CH2 = CH2, CH2 = CHCH3.
ClCH2COCH2CH3, CH3CH2COCl.
CH3COCH2CH2OH, HOCH2COCH2CH3.
O propanal e a propanona são isômeros do tipo:
Diastereoisômeros.
Enantiômeros.
Geométricos.
Constitucionais.
cis-trans.
Considerando-se os hidrocarbonetos parafínicos, a fórmula empírica do composto de peso molecular mais baixo que pode apresentar isomeria óptica em pelo menos um dos seus isômeros estruturais é:
C4H10
C5H12
C6H14
C7H16
C8H18
Considere a reação C4H9Br(aq) + OH-(aq) → C4H9OH(aq) + Br- (aq) e o fato de que em determinado experimento quando a concentração de 2-bromo-2-metilpropano, C4H9Br, foi dobrada, a velocidade da reação aumentou por um fator de 2 e que quando as concentrações de C4H9Br e OH- foram dobradas simultaneamente, o aumento da velocidade foi o mesmo, um fator de 2.
Após analisar as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Um solvente polar aprótico favoreceria a reação.
II. O mecanismo de reação corresponde a uma substituição nucleofílica bimolecular.
III. Nesse tipo de reação não há a formação de intermediário.
IV. Não é possível a formação de isômeros como produtos nessa reação.
V. A reação é de 1ª ordem em relação a C4H9Br, ordem 0 em relação a OH- e ordem global 1.
Assinale a alternativa correta:
Estão incorretas as afirmativas I, II, III, IV e V
Somente a afirmativa I está correta
Somente a afirmativa II está correta
Somente a afirmativa III está correta
Somente a afirmativa V está correta
Isômeros cis-trans de alcenos apresentam propriedades físicas idênticas e possuem o mesmo ponto de fusão e ebulição, pois não há grandes diferenças na magnitude de seus momentos dipolos.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, correta e respectivamente.
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples, isto é, são saturados em cadeias abertas (já os de cadeias fechadas ou cíclicas são chamados de cicloalcanos). Apresentam fórmula geral CnH2n+2 onde n corresponde ao número de átomos de carbono da cadeia.
Os alcanos podem ter cadeias lineares ou ramificadas. Por serem compostos completamente apolares, as forças (de Van der Waals) que mantêm unidas as moléculas dos alcanos são ________________ e de curto raio de ação - atuam apenas entre partes de moléculas vizinhas que se encontrem em contato, ou seja, entre as superfícies das moléculas. Deve-se esperar, portanto, que quanto maior for a molécula, e consequentemente a área superficial, ________________ serão as forças intermoleculares. Algumas propriedades físicas, como o ponto de fusão (PF) e o ponto de ebulição (PE) ________________ à medida que aumenta o número de carbonos na cadeia dos alcanos.
À temperatura ambiente os n-alcanos com até 4 carbonos são gasosos; de 5 a 16 carbonos são líquidos e acima de 17 são sólidos. Os alcanos isômeros apresentam diferentes PE e PF. Pode-se generalizar que, para alcanos isômeros, aquele que tiver maior número de ramificações terá ________________ ponto de ebulição.
Assinale a alternativa correta:
fortes, maiores, aumentam, maior
fracas, maiores, aumentam, maior
fracas, maiores, diminuem, maior
fracas, menores, diminuem, menor
fracas, maiores, aumentam, menor
RR ; SS ; RS ; SR.
SS ; RR ; SR ; RS.
RR ; SS ; RS ; SR.
SS ; RR ; RS ; SR.
Dibromoetano e dibromopropano são compostos usados em pesticidas e são potencialmente carcinogênicos. Podem apresentar a forma de dois enantiômeros o
1,1 dibromopropano.
1,3 dibromopropano.
1,2 dibromoetano.
1,1 dibromoetano.
1,2 dibromopropano.
Baseados na Tabela 1 e no texto, considere:
I. Os isômeros externos e internos do mesmo homólogo apresentam diferenças de solubilidade.
II. A solubilidade entre os homólogos é inversamente proporcional ao aumento da cadeia linear.
III. O tamanho da cadeia linear e a posição do grupamento na cadeia alquílica interfere na constante de biodegradação (k).
IV. O coeficiente de partição no lodo varia de acordo com a posição do radical (interno ou externo) sendo maior na fração C10.
Está correto o que consta APENAS em
I e II.
I e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.
Considere as 6 estruturas abaixo.




Em relação à isomeria é INCORRETO afirmar que
V não é isômero funcional de VI.
I e II e I e III são isômeros cis trans.
II e III são antípodas ópticos.
IV e V são tautômeros.
I, II e III são isômeros geométricos.
A fórmula a seguir representa o ácido
7-[(1R,3R)-3-hidróxi-2-[(1E,3S)-3-hidróxi-oct-1-en-1-il]
-5-oxo-ciclopentil]heptanoico,
foi uma das primeiras substâncias utilizadas para a impotência masculina. Os fármacos que possuíam esta droga na formulação deveriam ser injetados, o que tornava sua utilização inconveniente.

Analisando a nomenclatura e a fórmula desse ácido, é correto afirmar que seus isômeros
ópticos podem ser denominados mesógiros.
estruturais podem ser denominados racêmicos.
espaciais podem ser denominados tautômeros.
conformacionais podem ser denominados levogiros.
geométricos podem ser denominados diastereoisômeros.
Assinale a alternativa correta.
O 1,2-diclorociclopentano pode ser encontrado em duas configurações estereoisoméricas.
O metilcicloexano pode ser encontrado em duas configurações estereoisoméricas, que diferem entre si na posição do grupo metila (equatorial ou axial).
Existem dois enantiômeros do 1,3-dibromopropadieno.
Existem três diastereoisômeros do 1,4-diclorocicloexano.
Existem dois enantiômeros do 1,2-dicloroeteno.
Na química orgânica é frequente a ocorrência de compostos diferentes apresentando a mesma fórmula molecular, fenômeno conhecido como isomeria. Sobre a isomeria entre os compostos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O nome 1,2‐dimetilciclopropano designa um conjunto de isômeros, os quais apresentam isomeria geométrica e óptica.
( ) No ácido láctico (ácido 2‐hidróxi‐propanóico), o carbono de número 2 é assimétrico e o composto apresenta isomeria óptica.
( ) O composto 1,2‐dicloroeteno não apresenta isomeria geométrica ou cis‐trans.
( ) O 3‐metil‐1‐propanol é isômero do 1‐butanol.
A sequência está correta em
F, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, F.
V, V, F, F.
A Pitavastatina, cuja estrutura é representada abaixo, pertence à última geração das estatinas. É um antilipêmico utilizado na redução do colesterol e triglicérides. No mercado é disponibilizada também na forma do seu sal de cálcio.

A configuração da ligação dupla indicada pela seta na estrutura e o tipo de isomeria envolvida neste caso correspondem a:
Cis; isomeria óptica.
Trans; isomeria óptica
Cis; isomeria geométrica.
Trans; isomeria geométrica.
Trans; Isomeria de posição.
0. São feitas as seguintes proposições a respeito dos hidrocarbonetos cuja fórmula molecular é C5H10:
I. Existem apenas seis isômeros do C5H10.
II. Pelo menos um dos isômeros do C5H10 é quiral.
III. Em condições ambiente e na ausência de luz todos os isômeros do C5H10 são capazes de descolorir água de bromo.
Das proposições acima é (são) CORRETA(S)
apenas I.
apenas II.
apenas III.
apenas I e III.
apenas II e III.