Questões de Concurso de Emprego do sinal indicativo de crase - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1202450

Concurso Assistente de Gestão de Políticas Públicas - Área Gestão Administrativa 2019

Questão 9

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Médio

Leia o texto para responder às questões de números 08 e 10.


A distância


          Sempre defendi a tese de que foi a preguiça que trouxe a civilização. O que foi a invenção da roda senão o prenúncio da charrete e um triunfo do comodismo? Fomos a primeira espécie a criar um jeito de não ir, mas ser levada. A razão do hominídeo para deflagar o processo que resultou no controle remoto foi prática, a de atingir uma presa sem arriscar a ser mordido, ou almoçar sem ser almoçado. O primeiro lance do longo processo que terminou com o implante no cérebro foi a pedra arremessada. Depois vieram a lança, o estilingue, o arco e a flecha, a catapulta, as armas de fogo, o foguete intercontinental, o drone – todos os engenhos para evitar chegar perto.

           A distância sempre foi um inimigo natural do Homem, ou pelo menos do Homem Preguiçoso. Vencê-la foi o nosso grande desafio intelectual, e agora se abre a possibilidade de subjugá-la só com o intelecto, desprezando os instrumentos que, da pedra à internet, nos ajudaram até aqui. Estamos simbolicamente de volta à savana primeva1, pensando em como empurrar aquele mamute para dentro do fosso sem precisar ir lá, mas agora o pensamento basta. A vontade se realizará sozinha, sem as mãos, sem mais nada. A preguiça cumpriu sua missão histórica.

(Luis Fernando Veríssimo [org. Adriana Falcão e Isabel Falcão], “A distância”. Ironias do tempo, 2018. Adaptado) 1 primeva: primitiva, dos tempos de outrora


O homem chegou _______ invenção da roda como forma de fazer triunfar o seu comodismo, já que sua espécie quis criar um jeito de não ir aos lugares, mas de ser levada ______eles. Assim, coube _______ preguiça _______ deflagração desse processo.


De acordo com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:


  • A.

    à ... a ... à ... à

  • B.

    a ... à ... a ... à

  • C.

    à ... a ... à ... a

  • D.

    a ... a ... à ... a

  • E.

    à ... à ... a ... à

Questão de Concurso - 1139157

Concurso Prefeitura Assistente de Gestão Pública 2019

Questão 9

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Médio

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 09.

Estudos mostram os efeitos negativos que as obsessões tecnológicas podem ter sobre a saúde, a felicidade e a produtividade: as telas tensionam nossos olhos; a cultura de mensagens de trabalho vinte e quatro horas por dia nos deixa deprimidos e estressados; a internet ataca nossas tendências mais obsessivas e viciantes.

Em 2012, pesquisadores americanos analisaram o impacto do e-mail, talvez a distração tecnológica mais perniciosa e odiada do ambiente de trabalho do século 21. Eles colocaram monitores cardíacos em funcionários de escritório e descobriram que aqueles que acessavam o e-mail constantemente, alternando entre várias janelas e aplicativos do navegador, tiveram níveis cardíacos mais altos e mais estresse.

É claro que não há como sair completamente da rede. Trata-se de aprender a pegar atalhos ao longo do dia, ser mais consciente e liberar tempo para que a tecnologia seja tratada apenas como mais uma tarefa. O truque é parar de tentar executar várias tarefas ao mesmo tempo — principalmente entre dispositivos e aplicativos. “Neurocientistas mostraram claramente que o cérebro humano não é projetado para multitarefas, mas sim tarefas em série”, diz Sandra Sgoutas-Emch, da Universidade de San Diego. Seu cérebro precisa de tempo para recuperar o atraso e se concentrar em cada nova tarefa. E estudos mostram que o foco em uma tarefa de cada vez permite que sua atenção seja mantida e que a tarefa seja feita com mais eficiência e rapidez.

Especialistas sugerem uma série de estratégias. Separar uma hora por dia no trabalho que o afaste da rede digital é simplesmente uma questão de planejamento inteligente. Recomenda-se verificar seu e-mail apenas em determinados períodos do dia. O ideal é escolher duas ou três vezes por dia em que você abre sua caixa de entrada.

(Bryan Lufkin. www.bbc.com, 21.02.2019. Adaptado)

O sinal indicativo de crase está empregado corretamente em:

  • A.

    Ficar constantemente conectado pode levar à um estado de depressão.

  • B.

    Um estudo conduzido por americanos em 2012 permitiu chegar à esta conclusão.

  • C.

    O cérebro humano não é projetado para se dedicar à muitas tarefas de uma vez.

  • D.

    O cérebro precisa de tempo para voltar à se concentrar em uma tarefa.

  • E.

    O ideal seria restringir o número de acessos à caixa de mensagens.

Questão de Concurso - 1149190

Concurso PM/SP Soldado 2019

Questão 10

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Médio

Leia o texto, para responder às questões de números 01 a 10.

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”

Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.

E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente.

E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”

E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

(Rubem Braga, Meu ideal seria escrever...
Elenco de cronistas modernos. Adaptado)

A alternativa que substitui o trecho destacado na passagem – E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história... – preservando a coerência e de acordo com a norma- -padrão de regência verbal e de crase é

  • A.

    relatasse à cozinheira e contatasse com duas ou três amigas

  • B.

    expusesse à cozinheira e telefonasse à duas ou três amigas

  • C.

    expusesse a cozinheira e contatasse com duas ou três amigas

  • D.

    revelasse a cozinheira e telefonasse a duas ou três amigas

  • E.

    relatasse a cozinheira e ligasse à duas ou três amigas

Questão de Concurso - 1140326

Concurso CREA Agente Administrativo 2019

Questão 11

Instituto Quadrix

Nível Médio



A respeito dos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue os itens de 4 a 12.

Na linha 16, o acento gráfico em “à procura” é derivado da exigência do elemento preposicional que acompanha a forma verbal “estão”, em presença do termo feminino definido “procura”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1128710

Concurso Agente Fiscal Tributário 2019

Questão 6

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Médio

Por que um mecanismo que em tudo parece levar______conexão entre pessoas e, por conseguinte, melhorar a vida humana é, ao mesmo tempo, produtor de sofrimento, frustração e violência? Uma hipótese______ser considerada é que o ambiente digital, por natureza desumano, mais impede as relações do que______favorece. Cuidar da qualidade das relações na época em que tudo vale pela quantidade é um caminho de cura contra______oferta venenosa da coletividade______qualquer preço. 

(Cult, junho de 2019. Adaptado) 

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
  • A. à ... a ... as ... a ... a
  • B. à ... à ... as ... à ... à
  • C. a ... à ... às ... à ... a
  • D. à ... a ... às ... a ... a
  • E. a ... a ... a ... à ... à

Questão de Concurso - 1151889

Concurso MPE Auxiliar de Promotoria - Área: Administrativa 2019

Questão 8

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Fundamental

Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase está empregado conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • A.

    O plantio de vários produtos agrícolas destina-se à bois e outros animais.

  • B.

    Ele come carne de 2ª à domingo, o que prejudicará sua saúde.

  • C.

    O texto refere-se à um comportamento frequente no Brasil.

  • D.

    São muitas às pessoas que gostam de saborear vegetais e legumes.

  • E.

    Às vezes ele come carne, mas tem procurado diversificar a alimentação.

Questão de Concurso - 1124157

Concurso MPE Auxiliar de Promotoria I - Eletricista 2019

Questão 15

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Fundamental

O sinal indicativo de crase está empregado corretamente na alternativa:

  • A.

    Rodrigo gostava de cantar e por isso trazia às costas seu violão.

  • B.

    Sua espada, à brilhar ao sol, estava presa aos arreios do cavalo.

  • C.

    Chegou misteriosamente à uma cidadezinha situada no sul do país.

  • D.

    Rodrigo surpreendeu à todos ao entrar todo falante na venda de Nicolau.

  • E.

    Com esse trecho do livro, o autor dá início à histórias de aventura e heroísmo.

Questão de Concurso - 1143524

Concurso SANASA Assistente Administrativo -Call Center 2019

Questão 20

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Médio

Os verbos e o sinal indicativo de crase estão empregados corretamente na seguinte frase, redigida a partir do texto:

  • A.

    Caso você quer voltar à um dia da infância, tome chá de carqueja.

  • B.

    Os bondes não se manteram com à passagem do tempo.

  • C.

    Nós nos dedicávamos à criação de uma infinidade de animais.

  • D.

    Na casa do tio Otacílio, proporam-se à criar filhos dos outros.

  • E.

    Não era comum que um hostiliza-se à outro no morro da Geada.

Questão de Concurso - 1125724

Concurso TJ Analista Judiciário - Especialidade:Analista de Sistemas 2019

Questão 13

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Texto CB1A1-I

Ainda com relação às propriedades linguísticas e aos sentidos do texto CB1A1-I, julgue os seguintes itens.

A inserção do sinal indicativo de crase em “a interpretações” (l.7) ocasionaria erro gramatical no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1100057

Concurso MPC Analista Ministerial - Controle Externo 2019

Questão 5

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A correção gramatical do texto CG2A1-I seria preservada se fosse inserido sinal indicativo de crase em

  • A.

    “a demanda” (R.28).

  • B.

    “as políticas públicas” (R.15).

  • C.

    “a uma dieta” (R.21).

  • D.

    “a Terra” (R.29).

  • E.

    “a produção local” (R.35).