Questões de Concurso sobre Abordagem Sistêmica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
408 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
As empresas, na atualidade, precisam ter uma grande dinamicidade em função da necessidade de adaptação constante às novas exigências e cenários que o ambiente macroeconômico apresenta. Essa adequação ocorre porque as empresas se caracterizam por serem sistemas

A
abertos, que interagem com o ambiente, influenciando- o e sendo por ele influenciados.

B
orgânicos, onde cada atividade é realizada de acordo com padrões preestabelecidos, sem alteração.

C
centralizados, onde as atividades são demandadas pelos gestores de acordo com seus objetivos pessoais.

D
rotineiros, e a cada mudança acordada pela empresa é necessário que os procedimentos existentes sejam revistos.

E
mecanicistas, que operam de maneira ordenada e fechada, preservando, assim, sua competitividade.
Levando em consideração a Teoria dos Sistemas Abertos, que dá ênfase à relação entre estrutura e o meio que lhe dá suporte, pode-se dizer que:

A
Uma organização não é um ciclo que sustenta todos os demais.

B
Não existe um processo de decodificação para dados e informações.

C
Sistemas e subsistemas possuem diferenciações em termos de atuação e objetivos.

D
Há uma entropia positiva, sustentada pela contribuição de seus agentes.

E
Não há um estado firme em relação aos objetivos perseguidos.

Uma organização que fundamenta suas práticas na abordagem sistêmica atua na valorização do mérito dos seus colaboradores e privilegia a normatização e a clara definição dos cargos, em detrimento de uma atenção institucional orientada para o feedback organizacional em relação ao ambiente externo.


C
Certo

E
Errado
Igor Ansoff, um dos grandes pensadores de Estratégia do Século XX, foi uma figura-chave na formulação do conceito de “gestão estratégica”. Depois dele, muitos outros desenvolveram diferentes aspectos ligados a esse conceito inicial. Os conceitos de “vantagem competitiva” e das ”cinco forças competitivas” foi desenvolvido por

A
Gary Hamel.

B
Michael Porter.

C
Kenichi Ohmae.

D
Consultores do Boston Consulting Group.

E
Bruce Henderson.

As ideias de Deming nortearam o conhecimento a respeito da qualidade, e os pontos por ele estabelecidos, que devem ser continuamente aperfeiçoados, descrevem o caminho para a qualidade total.

Assinale a alternativa que não representa um dos posicionamentos de Deming.


A

Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e do serviço.


B

Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços.


C

Eliminar slogans, exortações e metas dirigidas aos empregados.


D

Instituir barreiras entre departamentos.


E

Eliminar o medo.

A interdependência entre os diversos componentes que interagem com as organizações e afetam seus objetivos e estratégias exige, da alta administração, a elevada capacidade de reagir e se adaptar. Essa interdependência requer também a minuciosa observação do alinhamento dos planos em seus níveis de operação.

Considerando que a afirmação do texto acima se refere a um critério fundamental para excelência gerencial, assinale a opção que identifica esse critério.


A

pensamento sistêmico


B

cultura da inovação


C

orientação por processos e informação


D

geração de valor


E
aprendizagem organizacional
Existem cinco abordagens para administração de interesses divergentes (combinação entre assertividade e cooperação). A esse respeito, assinale a alternativa correta.

A
A abordagem Competição refere-se à combinação assertivo/cooperador. Isso significa promover os interesses próprios e do seu adversário.

B
A abordagem Acomodação refere-se à combinação não assertivo/ não cooperativo. Isso significa promover os próprios interesses em detrimento dos interesses do seu adversário.

C
A abordagem Transigência procura satisfazer parcialmente a todas as partes envolvidas no conflito.

D
A abordagem Abstenção refere-se à combinação assertivo/ não cooperativo. Isso significa a recusa em assumir um papel passivo na resolução dos conflitos.

E
A abordagem Colaboração significa que as partes que se envolvem nessa estratégia adotam a postura de neutralidade.
Qual tipo de estratégia, com atitude defensiva, deve ser adotado quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades?

A
Estratégia de sobrevivência

B
Estratégia de crescimento

C
Estratégia de manutenção

D
Estratégia de desenvolvimento

Henry Mintzberg, ao analisar a literatura sobre o pensamento estratégico, constatou algumas variações de conteúdo e de abordagem, as quais foram reunidas em três grupos: de natureza prescritiva, de natureza descritiva e de configuração, formalizando as chamadas dez escolas do planejamento estratégico. Relacione a primeira coluna, composta por algumas escolas do planejamento estratégico, com a segunda coluna, nas quais são evidenciados os respectivos pensamentos estratégicos de cada uma.


( 1 ) Escola do Planejamento

( 2 ) Escola do Posicionamento

( 3 ) Escola Cognitiva

( 4 ) Escola de Poder

( 5 ) Escola Empreendedora

( 6 ) Escola Configurativa


(___) Formulação das estratégias como um processo mental que desvenda os interesses e as negociações por trás da elaboração das estratégias das empresas.

(___) Formulação das estratégias como um processo de transformação que enfatiza o caráter transitório e contextual das estratégias.

(___) Formulação das estratégias como um processo analítico que vê a estratégia como a escolha deliberada de posicionamentos competitivos por meio de processos analíticos de decisão.

(___) Formulação das estratégias como um processo visionário, focalizando o papel dos líderes carismáticos, e dos empreendedores visionários.

(___) Formulação das estratégias como um processo mental que as trata do ponto de vista dos processos mentais envolvidos na sua elaboração e implementação.

(___) Formulação das estratégias como um processo formal, enfatizando os aspectos formais, estruturados e numéricos do processo de formação de estratégia.


Assinale a alternativa correspondente à sequência numérica que preenche CORRETAMENTE a segunda coluna.


A

4, 6, 2, 5, 3, 1


B

5, 1, 5, 2, 3, 6


C

3, 6, 2, 5, 4, 1.


D

4, 6, 1, 3, 5, 2.


E

3, 1, 5, 2, 4, 6.

A Administração Estratégica (AE), quando avalia o comportamento das variáveis externas da organização, realiza o que conhece como Análise Ambiental (AA). Uma das questões importantes da AA é a avaliação da turbulência das variáveis. Os principais fatores determinantes do grau de turbulência são:

I – quantidade de eventos prováveis.

II – concentração dos eventos e a relevância do seu impacto.

III – os efeitos de potencialização, que podem surgir pelo efeito sinérgico ou cumulativo provocado pela conjunção ou concomitância de dois ou mais eventos.

As alternativas corretas são:


A
somente I e II.

B
somente I e III.

C
somente II e III.

D
I, II e III.

E
somente II.

Na formulação das estratégias organizacionais pode-se usar o que é chamado de “Teoria dos Jogos” (TJ). Nela , o “Ótimo de Pareto” acontece quando

I – os jogadores decidem compartilhar informações sobre as respectivas condições e interesses, alternativas de ação e suas funções objetivo.

II – os jogadores encontram a melhor solução para todos simultaneamente.

III – um jogador abre mão de seus interesses e muda a sua função objetivo.

As alternativas corretas são:


A
apenas I e II.

B
apenas I e III.

C
apenas II e III.

D
I, II e III.

E
somente II.
Em relação à Tecnologia da Informação (TI), que dá suporte aos processos organizacionais, o sistema que trabalha em um nível mais elevado porque prioriza as informações e não os dados é chamado de:

A
Sistema de Processamento de Transações (SPT).

B
Sistema de Informações Gerenciais (SIG).

C
Sistema de Informações Executivas (SIE).

D
Sistema de Apoio à Decisão (SAD).

E
Sistema de Informações Operacionais (SIO).
A classificação das estratégias em função dos seus comportamentos (comportamento defensivo; comportamento prospectivo; comportamento analítico; e comportamento de reação) foi desenvolvido por

A
Igor Ansoff.

B
Michael Porter.

C
Miles e Snow.

D
Peter Certo.

E
Henry Mintzberg.
O Planejamento Estratégico adquiriu importância nas organizações a partir dos anos 60 do século XX por constituir um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para o desenvolvimento da empresa no futuro, em um ambiente cada vez mais complexo. Para isso, o planejamento necessita de uma metodologia de elaboração e implementação. Sobre os elementos do procedimento metodológico do Planejamento Estratégico, assinale a afirmativa correta.

A
A missão representa o que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante, em uma abordagem mais ampla.

B
Os valores representam o motivo central da existência da empresa, ou seja, um horizonte dentro do qual a empresa atua ou

C
A visão é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar os objetivos, desafios e metas estabelecidos.

D
Os cenários representam situações, critérios e medidas para a preparação do futuro da empresa.

Na formulação das estratégias organizacionais, pode-se usar o que é chamado de “Teoria dos Jogos” (TJ). O ponto de equilíbrio de Stackelberg acontece quando:

I – as decisões otimizam simultaneamente as funções-objetivo dos dois jogadores, dentro das limitações do jogo.

II – os competidores não tomam decisões com base na racionalidade.

III – os competidores não se conhecem.

As alternativas corretas são


A
somente I.

B
somente II.

C
somente I e II.

D
somente I e III.

E
somente II e III.

De acordo com a abordagem administrativa sistêmica, há, na organização, diversos elementos que atuam em rede, mas que são independentes e individuais, sem qualquer relação entre si.


C
Certo

E
Errado

O desenvolvimento tecnológico e a Tecnologia da Informação (TI) causaram impactos profundos nas organizações, propiciando o surgimento da Era da Informação. A riqueza das organizações passa a se depositar em seu capital intelectual, no conhecimento por ela gerado. Em seu livro Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato destaca a importância do conhecimento nesta Era e o impacto da TI nas organizações: “... Em primeiro lugar, ela (TI) permite a compressão do espaço. (...) Em segundo lugar, a TI permite a compressão do tempo. (...) Em terceiro lugar, a TI permite a conectividade. (...).”. Considerando o impacto da Tecnologia da Informação nas organizações, indique a alternativa INCORRETA:


A

A Era da Informação trouxe o conceito de escritório virtual. Prédios e escritórios sofreram brutal redução de tamanho. A compactação fez com que arquivos eletrônicos acabassem com o papelório e com a necessidade de móveis, liberando espaços para outras finalidades.


B

A informação em tempo real permite a integração de vários processos diferentes nas organizações. Os Centros de Processamento de Dados (CPD) foram enxugados e centralizados por meio de redes integradas de microcomputadores nas organizações.


C

Surgiram as empresas virtuais conectadas eletronicamente, dispensando prédios e reduzindo despesas ixas. A miniaturização, a portabilidade e a virtualidade tornaram-se a nova dimensão espacial fornecida pela TI.


D

As comunicações tornaram-se móveis, flexíveis, rápidas, diretas e em tempo real, permitindo maior tempo de dedicação ao cliente. A instantaneidade passa a ser a nova dimensão temporal fornecida pela Tecnologia da Informação.


E

Com o microcomputador portátil, multimídia, trabalho em grupo (workgroup), estações de trabalho (workstation), surgiu o “teletrabalho”, em que as pessoas trabalham juntas embora distantes fisicamente, diminuindo a necessidade de deslocamento físico.

Segundo a visão sistêmica, as organizações são sistemas construídos pelos indivíduos em interação com o ambiente; assim, a ênfase passa a ser dada ao ambiente e às demandas deste que provocam impactos na organização.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado