

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresenta algumas das atividades típicas do processo de execução na gestão de projetos.
Controle do desempenho do projeto, realização do controle integrado de mudanças, obtenção da aceitação do escopo e administração de contratos.
Distribuição de informações, garantia da qualidade, solicitação das propostas de fornecedores, controle dos fornecedores e controle ou mobilização da equipe.
Gerenciamento de partes interessadas, gerenciamento da equipe do projeto, monitoramento de riscos, controle da qualidade e aprovação dos clientes do projeto.
Elaboração da proposta do projeto e aprovação da gerência, seleção de projetos, autorização para realização do projeto e estabelecimento do cronograma do projeto.
Identificação das partes interessadas, formação da equipe, definição do escopo do cliente, definição da estratégia do projeto e elaboração de cálculo de custos do projeto.
Segundo MAXIMILIANO, são exemplos de avaliações ao longo do ciclo de vida de um projeto:
Avaliação posterior da ideia, exames de qualificação e avaliação da proposta.
Avaliação prévia da ideia, exames de oportunidade e avaliação da proposta.
Avaliação prévia da ideia, exames de qualificação e avaliação da proposta.
Avaliação concomitante da ideia, exames de oportunidade e avaliação da proposta.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A identificação dos indicadores de desempenho deve considerar algumas questões temporais: em primeiro lugar, o momento em que deve começar a medição; em segundo lugar, a disponibilidade de obtenção quando os diferentes resultados começarem a acontecer; e, por fim, a possibilidade de que, por meio dessas medidas, seja possível realizar um acompanhamento periódico do desempenho do programa, projeto, processo ou organização.
II. Indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões. Se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, pode-se constatar que ele representa um uso adequado e eficiente de tempo e recursos públicos.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
O atendimento ao público tem alguns aspectos característicos que são indispensáveis para quem atende pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a característica que pode ser conceituada como a capacidade de estabelecer os limites do atendimento (levando em consideração o que pode e o que não pode na relação entre quem atende e quem é atendido):
Empatia.
Bom senso.
Resiliência.
Produtividade.
O método de avaliação de desempenho baseado nas características externas que representam desempenho altamente positivo ou altamente negativo é o método de:
incidentes críticos
escalas gráficas
escolha forçada
pesquisa de campo
As organizações são feitas com pessoas e a convivência entre as pessoas é um fator muito importante para o sucesso organizacional. O estudo do comportamento humano mostra que a realidade que uma pessoa percebe pode ser diferente da realidade objetiva. A isso, damos o nome de distorções da percepção. Como as pessoas baseiam seus comportamentos em suas percepções, que nem sempre correspondem à realidade, é muito importante entendermos as distorções para entendermos o comportamento das pessoas e tomar decisões com mais propriedade. Considere os itens abaixo e indique quais são exemplos de distorções de percepção:
I- Atenção.
II- Efeito de contraste.
III- Efeito de halo.
IV- Projeção
V- Motivação.
São exemplos de distorções de percepção:
Apenas I, II e III.
Apenas I, IV e V.
Apenas II, III e IV.
Apenas I, III e V.
Apenas III, IV e V.
A feição de uma nova administração pública, que concentra seus recursos e atividades em uma performance que protagoniza o usuário como centro dos sistemas públicos, é uma tendência crescente e já se pode detectar pela ênfase na gestão da qualidade, na entrega por resultados e nas parcerias público-privadas. Valores como excelência, eficiência, agilidade e transparência são premissas para os tempos atuais. O Programa GESPÚBLICA, focado na desburocratização e simplificação dos processos de trabalho é viabilizado, na fase instrumental de modelagem das ações através:
da digitalização e automatização dos processos e políticas públicas nacionais instalados após a promulgação da Constituição de 1988, no estado em que se encontram.
da gestão de processos, mais precisamente, em sua simplificação e melhoria.
da gestão de projetos governamentais.
da obtenção de resultados, tendo como premissa a absoluta não padronização dos meios de obtenção destes resultados.
da publicidade intensificada para os usuários das áreas finalísticas dos serviços.
O correto entendimento de produtividade está expresso na alternativa:
a relação entre a saída de produtos e/ou serviços e o nível de qualidade determinado.
a relação entre a entrada de insumos necessários para produzi-los e o período de tempo, considerando-se um determinado nível de qualidade.
a relação entre a entrada e a saída de insumos necessários para produzi-los e o período de tempo, considerando-se um determinado nível de qualidade.
a relação entre a entrada e a saída de produtos e/ou serviços em determinado período de tempo, considerando-se um determinado nível de qualidade.
a relação entre a saída de produtos e/ou serviços e a entrada de insumos necessários para produzi-los dentro de determinado período de tempo, considerando-se um determinado nível de qualidade.
São os instrumentos ou ferramentas metodológicas que ajudam a representar determinada situação. E servem como subsídio para o planejamento, para o monitoramento e avaliação das políticas públicas e permitem o aprofundamento da investigação acadêmica. Diante dessa afirmação, temos o conceito de:
Processos;
Normas;
Indicadores;
Planos.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A autenticidade é a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.
II. A licitação deve ser sempre sigilosa.
III. O Agente Administrativo deve conhecer as principais teorias em gerenciamento de recursos humanos. Na teoria de Herzberg, por exemplo, os fatores higiênicos, quando estão precários, provocam satisfação.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Está correta a afirmativa II, apenas.
Está correta a afirmativa III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
De acordo com Chiavenato (2003, p. 65), “Para obter um esquema caracterizado pela aceleração da produção por meio de um trabalho ritmado, coordenado e econômico, Ford adotou três princípios básicos”. Entre eles, encontra-se o princípio da
eficiência.
economicidade.
eficácia.
direção.
cristalização.
Um dos maiores problemas, não só da economia, mas da sociedade brasileira, é o desperdício. Combinado com a injusta concentração de renda, o desperdício coloca o Brasil a anos-luz de um projeto de desenvolvimento sustentável. O combate ao desperdício é uma tarefa da administração, que deve atuar no sentido de:
I. Eliminar defeitos na produção.
II. Produzir só o necessário, quando for preciso, sem exagero. III. Manter o estoque no menor nível possível.
IV. Evitar a espera desnecessária.
V. Fazer o transporte adequado de insumos.
VI. Organizar o ambiente de trabalho.
VII. Acabar com desperdícios de processamento.
VIII. Fazer estoque e movimentação.
Em relação ao combate ao desperdiço, assinale
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas
se somente as afirmativas I, II, III, IV, V, VI e VII estiverem corretas
se somente as afirmativas I, II, III, IV, V, VII e VIII estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
São avaliações formativas as que se concentram na análise da execução de projetos, à medida que eles são implementados; são avaliações sumativas as que reportam o que ocorreu no final de um ciclo programático. Nesse sentido, as avaliações formativas e as sumativas têm foco analítico primário, respectivamente, em questões relacionadas com
atividades e custos.
processos e resultados.
insumos e impactos.
beneficiários e instituições.
métodos e contextos avaliativos.
A maneira mais adequada para executar a função de controle é estabelecer, em primeiro lugar, quais são os objetivos e padrões a serem alcançados e mantidos. Os padrões funcionam como marcos que determinam se a atividade organizacional é adequada ou inadequada. Sobre os diferentes padrões utilizados para avaliar e controlar os recursos da organização; assinale a alternativa correta.
Objetivos, subjetivos, fixos e variáveis.
De qualidade, tempo, quantidade e custo.
Financeiros, produtivos, humanos e materiais.
De tempo, dinheiro, motivacionais e organizacionais.
Qual é o conceito básico de diagnóstico organizacional?
É uma abordagem que coloca a organização dentro de um ambiente limitado.
É uma questão de juntar e avaliar informações e decidir como utilizá-las.
É um enfoque gerencial que evidencia, com exclusividade, os pontos fortes.
É um modelo organizacional com enfoque tridimensional fechado.
É um amplo campo de estudos do clima organizacional.
Do ponto de vista do subordinado, é um obstáculo para a delegação de poder:
Mania de perfeição.
Medo de perder poder ou o lugar.
Falta de tempo disponível para as novas tarefas.
Ausência de controles para novas responsabilidades.
Os dirigentes, não tratam todas as decisões éticas da mesma maneira. As decisões se diferem em sua intensidade ética ou no grau de interesse que as pessoas revelam a respeito de um tema ético. Assim é a intensidade ética da decisão. Seis fatores contribuem para esta intensidade ética. O fator em que a distância social, psicológica, cultural ou física entre quem toma decisões e aqueles afetados por essas decisões denomina-se:
magnitude das consequências.
concentração do efeito.
probabilidade de efeito.
proximidade do efeito.
É INCORRETO afirmar sobre o atendimento ao público realizado de forma pessoal.
Pratique o atendimento humanizado. Todo mundo tem dias ruins: a pessoa pode estar mal humorada porque brigou com alguém ou ficou parada no trânsito. Tente melhorar a situação adotando um tom de voz calmo e agradável.
Tenha postura proativa. É muito desagradável sentir-se perdido em um lugar desconhecido. Assim, se vir uma pessoa com dificuldades de localizar-se, ofereça para ajudá-lo e faça isso com cordialidade e rapidez.
Se estiver ocupado, deixe a pessoa esperar pelo atendimento, sem dar satisfação alguma, até que você possa atendê-la.
Demonstre disposição. Forneça a informação ou atenda à solicitação com a maior abrangência possível. Demonstre interesse e cordialidade para prestar esclarecimentos ou forneça soluções voltadas àquilo que a pessoa vem buscar.
Sobre a temática excelência no atendimento e boas práticas no serviço público, assinale a alternativa INCORRETA:
A empatia é um fator de extrema importância para a excelência no atendimento. O bom atendimento requer a inclusão de frases como “Bom dia”, “Boa tarde”, ou “Aguarde um instante, por favor”, que ditas com cordialidade podem levar o usuário a perceber o tratamento atencioso que a instituição pode oferecer a seu público.
Outro fator de grande relevância na qualidade do atendimento diz respeito à comunicação. É muito importante evitar ruídos na comunicação, isto é, é necessário identificar os elementos que podem complicar ou impedir o perfeito entendimento das mensagens.
Para um bom atendimento, podemos nos orientar por algumas ações como manter atitudes adequadas, manter relação envolvendo a acolhida, a empatia e a despedida e não acatar sugestões do público.
Algumas características são fundamentais para um bom atendimento, como confiança, capacidade de resposta, autoconfiança e foco na solução.
Sobre avaliação e monitoramento de políticas públicas, podemos afirmar que:
A avaliação formal permite julgar processos, produtos, efeitos ou impactos de políticas, programas ou projetos públicos.
A avaliação pode mostrar se as políticas e os programas estão sendo concebidos de modo coordenado ou articulado, e em que medida estão sendo adotadas abordagens inovadoras na resolução de problemas que antes pareciam intratáveis.
O monitoramento diferencia-se da avaliação sob vários aspectos. Primeiro, enquanto a avaliação é o exame discreto de processos, produtos, qualidade, efeitos, impactos, das ações realizadas, o monitoramento é o exame contínuo de processos, produtos, resultados e impactos das ações realizadas.
Os burocratas são peça fundamental no processo de avaliação e monitoramento por participarem ativamente no ciclo de políticas públicas.
Todas as alternativas estão corretas.