

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Paulo é empregado que atua na gestão de recursos tecnológicos para promover a capacitação dos técnicos de um instituto previdenciário. Nessa situação, sob o aspecto de gestão de processos, Paulo atua em um processo finalístico da organização.
Certo
Errado
Na administração de processos, o foco é o processo, independentemente de o resultado ser um serviço ou um produto.
Certo
Errado
De acordo com o BPM CBOK v3.0, os processos primários podem fluir através de áreas funcionais, de modo a fornecer uma visão completa, de ponta a ponta, da criação de valor.
Certo
Errado
De acordo com a BPM, o processo de negócio é aquele que entrega valor para clientes ou apoia outros processos, podendo ser de ponta a ponta, interfuncional ou até mesmo interorganizacional.
Certo
Errado
O fator de inspeção é o fator relacionado à salvaguarda de padrões e processos.
Certo
Errado
Sabe-se que existem momentos distintos, apesar de interligados, de procedimentos direcionados à melhor gestão de mudanças possíveis com condições extraordinárias de promover a níveis superiores a gestão de processos na organização.
Sobre estes momentos é correto afirmar que o técnico ou gestor dessa mudança deve
saber que dados sobre a organização e o pessoal são irrelevantes neste momento.
realizar uma espécie de análise da informação já existente, sem fazer contato direto com os envolvidos.
escolher, por ordem de dificuldade, entre todos os processos sugeridos, isto é, o mais fácil será estudado e implantado primeiramente.
definir um quadro de referências com relação à conduta a ser seguida de acordo com a magnitude da pesquisa-ação, ao final de todo o processo de mudança.
iniciar formulação das possíveis soluções e melhoramentos, sendo que todos os que serão afetados por elas devem estar a par desse processo.
A hierarquia do processo é “a forma de classificar os processos de acordo com o seu grau de abrangência na organização”. Nesse contexto, as divisões do macroprocesso com objetivos específicos, organizadas seguindo linhas funcionais, define-se como:
Funcionalidade.
Atividades.
Subprocessos.
Macro divisão.
Micro divisão.
Em uma organização, os setores de compras e contabilidade executam processos de apoio ao funcionamento da entidade.
Certo
Errado
Para o alcance do sucesso de uma metodologia BPM (business process management), os planejamentos operacional e financeiro são os elementos-chave para o acompanhamento da aderência ao objetivo do processo.
Certo
Errado
Os processos centrais estão relacionados com transformação de insumos para gerar os produtos ou serviços destinados ao cliente final da organização.
Certo
Errado
Na análise de processos, o primeiro passo para a reconstrução ou a atualização de um processo é buscar o entendimento comum do seu estado atual (as-is) e de como ele cumpre seus objetivos.
Certo
Errado
O balanced scorecard continua enfatizando a busca de objetivos financeiros, mas não inclui vetores de desempenho desses objetivos.
Certo
Errado
Denominam-se processos de suporte os processos associados ao atendimento direto ao cliente externo, em que se entregam a ele produtos ou serviços requisitados e se satisfazem suas necessidades e expectativas.
Certo
Errado
Técnicas administrativas são o conjunto de processos fundamentais para o funcionamento da empresa e que permitem criar uma padronização das rotinas executadas. Em relação às técnicas administrativas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Manuais de instruções: servem para determinar procedimentos para a execução de um trabalho e são elaborados por setores específicos a que se referem.
( ) Regulamentos: são um importante instrumento para definir diretrizes na empresa e conhecer suas políticas, bem como o seu objetivo em geral, sendo elaborados por líderes de departamento ou administração.
( ) Organograma: é um recurso que permite visualizar o caminho e o processo de trabalho a serem executados por um setor e/ou departamento, indicando o próximo passo a ser seguido.
( ) Fluxograma: é a representação gráfica dos setores e/ou departamento da empresa, onde se pode visualizar a relação de mando e subordinação.
A sequência está correta em
F, F, V, V.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Em um modelo de serviços orientado ao cliente com visão “de dentro para fora”, processos primários são: engajar clientes; fazer negócio; satisfazer expectativas de clientes; e prestar serviços a clientes.
Certo
Errado
A noção de trabalho ponta a ponta interfuncional é chave, pois envolve todo o trabalho, cruzando limites funcionais necessários para entregar valor para os clientes.
Certo
Errado
A principal diferença entre os processos primários e os de suporte é que os processos de suporte entregam valor para outros processos, e não diretamente para os clientes.
Certo
Errado
Em organizações da administração pública, o atendimento ao cidadão é considerado um processo central.
Certo
Errado
Os processos de negócio oferecem suporte aos processos essenciais e influenciam indiretamente os resultados de uma organização, já que possuem foco na empresa, e não no cliente.
Certo
Errado
Entre as características da gestão por processos, inclui-se
o foco no cliente externo.
a centralização administrativa.
a estrutura funcional.
a organização por tarefas.
a hierarquia vertical.