

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). Quanto mais recursos as empresas tiverem ao seu alcance, tanto melhor o seu funcionamento, e consequentemente, melhores serão os seus resultados. Existem vários recursos organizacionais, porém os recursos mais importantes são os seguintes:
( ) Recursos materiais.
( ) Recursos financeiros.
( ) Recursos Humanos.
( ) Recursos ecológicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - V - V
V - V - F - V
V - F - V - F
F - V - V - V
V - V - V - F
O orçamento empresarial é uma ferramenta de gestão para controlar e medir a saúde financeira da empresa. A partir dessa ferramenta de gestão, é possível entender melhor o panorama da companhia como um todo, contendo informações que envolvem despesas e receitas, normalmente num período de um ano. O fator limitante na construção do orçamento empresarial é/são:
o volume de vendas.
o volume de compras de MP.
os níveis de investimentos.
o volume de gastos com pessoal.
o estabelecimento de modalidades de controle.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação as funções administrativas:
Ao utilizar as funções administrativas, o gestor realizará seu trabalho de maneira eficaz visando maior produtividade e menor desperdício.
O objetivo das funções administrativas é multiplicar as competências e responsabilidades dentro da gestão de uma empresa.
Ao compreender as funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) o gestor amplia seu espectro de entendimento sobre como funciona a empresa.
O entendimento das funções administrativas capacita o gestor para que ele possa mapear o negócio e/ou seu trabalho e entender exatamente como está a operação, seus pontos fortes e oportunidades de melhoria.
Dentre os tipos de planos operacionais:
I. Planos relacionados com métodos são denominados regulamentos.
II. Planos relacionados com dinheiro são denominados orçamentos.
III. Planos relacionados com tempo são denominados programas ou programações.
Marque a alternativa correta:
Apenas II e III.
Apenas I e III.
Apenas I e II.
Apenas II.
Apenas III.
Nos dias atuais, os conhecimentos técnicos não são o único fator a ser levado em consideração para se classificar um profissional como bom ou eficiente, pois, além de saber exercer sua função, é preciso que ele saiba manter boas relações com seus pares, para a harmonia do ambiente e para o bom desenvolvimento das tarefas em equipe. Assim, podemos citar como uma habilidade essencial para aqueles que almejam alcançar esse lugar:
A autossuficiência.
O individualismo.
A inteligência emocional.
A apatia.
A capacidade de agir de forma autônoma.
A prestação de um atendimento de qualidade é considerada por especialistas no assunto como um verdadeiro “cartão de visitas” da empresa. Quando um cliente é bem atendido com educação, presteza, empatia, profissionalismo, ou seja, condutas que contribuem para um atendimento de qualidade, tais boas impressões acabam impactando, positivamente, o cliente para o estreitamento de futuras relações com a empresa como a compra de um produto, de um serviço, ou a formalização de uma parceria. Sobre os atributos que contribuem para a excelência no atendimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Empatia: não falar de colegas de trabalho ou de superiores, além de separar problemas particulares do dia a dia do trabalho.
( ) Cordialidade: atender com gentileza, educação, cumprimentando a todos com um “bom dia” ou “boa tarde”.
( ) Ética: se colocar no lugar de outras pessoas, tentando compreender sentimentos e emoções de demais indivíduos.
( ) Proatividade: ter iniciativa e ser capaz de realizar atividades antes mesmo de serem solicitadas por alguém.
A sequência está correta em
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
Gestão funcional e gestão sistêmica são dois dos principais tipos de Gestão de Processos Organizacionais, além de muito utilizadas nas organizações.
São características da Gestão Funcional, EXCETO:
conhecida como o modelo mais tradicional e conservador de gestão.
segue a hierarquia funcional da empresa.
é determinada pela especialização de trabalho.
o fluxo de trabalho é menos fragmentado e mais cooperativo.
geralmente orientada a metas internas, e não possui foco no cliente.
As organizações, enquanto sistemas estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns, compartilham de algumas características próprias, EXCETO:
têm uma finalidade: as organizações apresentam objetivos.
são formadas por acionistas: detentores das ações ou cotas das empresas.
são compostas por pessoas: responsáveis pelas atividades e decisões.
possuem uma estrutura: delimita o comportamento e a forma de funcionamento.
utilizam recursos: humanos, materiais, tecnológicos, naturais ou financeiros, para desenvolvimento de suas atividades.
Assinale a alternativa que apresenta o(s) procedimento(s) inadequado(s) quanto ao padrão de qualidade no atendimento ao cidadão.
Atenção, respeito e cortesia no tratamento.
Uso opcional de crachás para identificação dos servidores.
Mecanismos de comunicação com os usuários.
Prioridades a serem consideradas.
Prazos para o cumprimento dos serviços.
Atividades de gestão de marca corporativa são normalmente destinadas a uma variedade de stakeholders, incluindo acionistas, clientes, reguladores do governo, grupos de proteção de direitos e o público em geral. Essas atividades objetivam construir e melhorar a reputação da empresa junto a esses grupos e reconstruir a reputação da empresa na ocorrência de eventos inesperados e desfavoráveis. Contudo, uma dúvida comum entre as empresas distribuidoras, atacadistas e varejistas é: comercializar ou não marcas próprias? Assinale a alternativa que indica vantagem associada à decisão de se comercializar uma marca própria da própria loja em comparação com a comercialização de marcas de fabricantes exclusivos para revenda.
Custo reduzido
Estoques mais baixos
Risco reduzido
Lealdade associada
Controle total
“A postura estratégica da organização é estabelecida por uma escolha consciente de uma das alternativas de caminho e ação para __________.”
Completa corretamente a lacuna do texto acima:
estabelecer seu consumidor.
cumprir sua missão.
monitorar de forma direta o concorrente.
a proposição de atos.
registro formal dos resultados financeiros.
Leia o caso a seguir.
Uma confeitaria optou pela estratégia de diferenciação a partir da ampliação da linha de produtos, do fortalecimento da marca, da melhoria da qualidade dos seus produtos e da ampliação dos seus canais de atendimento. |
A estratégia adotada pela confeitaria possibilitou
elevar o valor agregado do produto.
reduzir custos operacionais.
igualar o nível de concorrência.
ampliar a área de atuação.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é "a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". Para Nadler e Lawler (1983), Qualidade de Vida e Trabalho - QVT está fundamentada em quatro aspectos. São eles:
compensação justa e adequada; condições de segurança e saúde no trabalho; utilização e desenvolvimento de capacidade; oportunidades de crescimento contínuo e segurança
integração social na organização; constitucionalismo; trabalho e espaço total de vida; relevância social da vida no trabalho
participação dos funcionários; reestruturação do trabalho; inovação no sistema de recompensas; melhora no ambiente de trabalho
participação dos funcionários; saúde no trabalho; relevância social da vida no trabalho; melhora no ambiente de trabalho
Um consultor analisou as relações entre a empresa X e seus clientes e concluiu que a empresa é orientada para produção.
Isso significa que
a empresa X é centrada no cliente e busca ser mais eficaz do que seus concorrentes na criação, entrega e comunicação de seus produtos.
a empresa X dedica esforços agressivos de vendas e promoção porque os consumidores não compram produtos em quantidades suficientes.
a maior preocupação dos gerentes da empresa X é construir relacionamentos com os consumidores dos produtos produzidos pela empresa.
os produtos oferecidos pela empresa X têm qualidade e desempenho superiores e características inovadoras.
os gerentes da empresa X buscam alcançar alta eficiência na fabricação dos produtos, com baixos custos e distribuição em massa.
A empresa NPTNL adota um tipo de departamentalização que apresenta como vantagens a maior flexibilização e adaptação às condições externas, sem interferir na estrutura organizacional, e promove a descentralização ao mesmo tempo que facilita o controle do desempenho de cada item. Como desvantagens, os maiores custos operacionais por causa da redundância de funções e organização mais complexa, uma vez que cada divisão precisa se organizar de forma diferente e se adequar a diferentes tecnologias e processos. Nesse contexto, a empresa NPTNL usa a departamentalização por:
cliente
projeto
produto
processo
O dono de uma lanchonete pretende expandir seus negócios e para tal contratou um gerente geral para a nova unidade a ser aberta em um bairro próximo. Na nova unidade, a esse gerente geral serão repassadas as responsabilidades por organizar e supervisionar a equipe, controlar os estoques e realizar o fechamento diário do caixa.
Ao contratar o gerente geral para a nova unidade, o dono da empresa está realizando
benchmarking.
brainstorming.
delegação.
dominação.
kaizen.
São características da Administração por Objetivos ou por Metas:
I. definição de um padrão de desempenho.
II. atribuição de responsabilidades para atingir os objetivos.
III. atribuição de metas e objetivos para cada pessoa e/ou órgão dentro de uma instituição.
IV. definição de cronogramas físicos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente os itens I, II e IV estão corretos.
Somente os itens II e III estão corretos.
Somente os itens I, III e IV estão corretos.
Somente os itens I, II e III estão corretos.
Sobre a composição de um grupo, é importante compreender que ele é configurado quando se apresentam interação e a interdependência entre a reunião de pessoas. A respeito das características de um grupo, é correto afirmar que este possui
valores universais.
ausência de papéis.
motivações comuns.
normas desestruturais.
comportamentos semelhantes.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre o bom atendimento presencial e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Frases como “Bom dia” ou “Como vai?” demonstram acolhimento e educação.
( ) Trate todos com igualdade e cordialidade, exceto em casos de pessoas menos educadas.
( ) Tenha paciência ao ouvir a pessoa, não a interrompa bruscamente.
( ) Durante o atendimento, caso receba uma ligação particular, retire-se do local para atende-la.
( ) Evite atitudes que possam ser interpretadas como sinal de descaso, como bocejar, por exemplo.
( ) Use um tom de voz moderado e procure transmitir as informações de maneira rápida e correta.
V – V – F – F – F – V.
V – F – V – V – V – V.
V – V – V – V – V – F.
V – F – V – F – V – V.
O Benchmarking ambiental é uma técnica utilizada em:
Gestão ambiental de empresas.
Elaboração de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/ RIMA).
Avaliação de Impacto Ambiental.
Análise físico-química de recursos hídricos.
Análise biológica de microrganismos.