Questões de Concurso de Práticas Pedagógicas - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1199916

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 39

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O ator, diretor de companhia e pedagogo, Constantin Stanislavski, em sua trajetória de criação teatral, planejou uma trilogia literária sobre:

  • A. O treinamento do ator.
  • B. O encenador e a plateia.
  • C. Os estudantes de teatro.
  • D. A encenação e os objetos de cena.
  • E. A iluminação e o cenário naturalista.

Questão de Concurso - 1199919

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 40

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O Método Matricial, utilizado na Pedagogia do Teatro como metodologia de pesquisa, visa desvendar a matriz criativa do artista e tem como objetivo o esclarecimento de seu processo de criação.

Neste método, a Matriz é definida como:

  • A.

    A ação do artista no uso de elementos eleitos.

  • B.

    O estudo das combinações que o artista faz ao usar os elementos e procedimentos.

  • C.

    Uma das bases sobre a qual se erige a produção do artista criador.

  • D.

    O estudo das operações que revelam os signos de uma linguagem artística.

  • E.

    Um quadro formado pelos elementos de criação que o artista escolhe para gerar sua obra.

Questão de Concurso - 1202532

Concurso SEE PB Professor de Educação Básica - Área: Artes 2019

Questão 45

Instituto AOCP

Nível Superior

Segundo Viola Spolin (2012), “todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”. Sendo assim, levar o teatro para a escola é possibilitar aos alunos a vivência do fazer teatral. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa e, se o indivíduo tiver “talento”, a aprendizagem do teatro se dá por completa.

  • B.

    Experienciar é se aprofundar no ambiente, é se envolver total e organicamente com ele. Isto é, o envolvimento passa por todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo.

  • C.

    A espontaneidade é um momento de liberdade individual. Quando nos deparamos com a realidade, é possível explorá-la e agir em conformidade com ela.

  • D. Aprendemos por meio da experiência.

Questão de Concurso - 1202533

Concurso SEE PB Professor de Educação Básica - Área: Artes 2019

Questão 46

Instituto AOCP

Nível Superior

Sobre Teatro-Educação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O ensino do teatro na escola foi revolucionado a partir do movimento Escola Nova.

II. Na educação tradicional, a concepção predominante em Teatro-Educação vê a criança como um organismo em desenvolvimento, cujas potencialidades se realizam desde que seja permitido a ela se desenvolver em um ambiente aberto à experiência.

III. As ideias da Escola Nova possibilitaram uma reformulação dos programas escolares e uma nova instrumentação para tornar o trabalho do docente mais eficaz.

IV. A educação progressista acreditava no desenvolvimento natural da criança, sendo que o professor atuava como um guia.

  • A. Apenas I e IV.
  • B. Apenas I, III e IV.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas II, III e IV.

Questão de Concurso - 1095997

Concurso Professor Educação Artística - Teatro 2019

Questão 65

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A respeito dos jogos teatrais, desenvolvidos por Viola Spolin, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) São estratégias subsidiárias do psicodrama, pois partem da história de vida do participante para, em seguida, fornecerlhe os meios técnicos de superação das emoções pessoais.

( ) São recursos para depurar a percepção sensorial, no sentido de que a fisicalização das emoções e do personagem contribuem para a percepção objetiva das relações no jogo.

( ) Buscam promover a experiência do acordo tácito coletivo, na medida em que a aprendizagem teatral está vinculada à escuta do companheiro de jogo.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A. F – V – F.
  • B. F – V – V.
  • C. V – F – F.
  • D. V – V – F.
  • E. F – F – V.

Questão de Concurso - 1095999

Concurso Professor Educação Artística - Teatro 2019

Questão 66

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A improvisação constitui uma prática importante para a formação do aluno na linguagem teatral e um recurso pedagógico muito rico para o professor.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente objetivos do processo de ensino/aprendizagem baseado no uso da improvisação, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    Estimular a espontaneidade e a criatividade, através do desenvolvimento intelectual e da sensibilidade física.

  • B.

    Ampliar o repertório de comunicação e a competência da expressão, a partir de conhecimentos já assimilados.

  • C.

    Organizar o pensamento, para lidar com a complexidade e com a ambiguidade intrínsecas ao fazer cênico.

  • D.

    Incorporar personagens da tradição dramatúrgica em pouco tempo, partindo do grupo e sob a orientação do professor.

  • E.

    Desenvolver capacidades socializadoras, de modo a construir um convívio de tolerância com a diferença.

Questão de Concurso - 1096001

Concurso Professor Educação Artística - Teatro 2019

Questão 67

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Leia o trecho a seguir.

No jogo teatral, por meio do processo de construção da forma estética, a criança estabelece com seus pares uma relação de trabalho na qual a fonte da imaginação criadora – o simbólico – é combinada com a prática e a consciência da regra do jogo, a qual interfere no exercício artístico coletivo.

Para Viola Spolin, a regra do jogo envolve três pontos essenciais:

  • A. O projeto, o comando e a crítica.
  • B.

    O ponto de concentração, a instrução e a avaliação.

  • C. O foco, a marcação e o reconhecimento.
  • D.

    O ponto de orientação, a competição e o julgamento.

  • E. O objetivo, o regulamento e a aprovação.

Questão de Concurso - 1096003

Concurso Professor Educação Artística - Teatro 2019

Questão 68

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A linguagem dramática desenvolve-se ao longo da infância, acompanhando as transformações do processo cognitivo da criança.

Nesse sentido, na chamada fase do faz-de-conta, por volta dos sete anos, a criança

  • A.

    aprende a abstrair experiências concretas vividas.

  • B.

    generaliza princípios particulares de entendimento.

  • C.

    troca o realismo da representação em prol da imaginação.

  • D.

    cria esquemas conceituais para situar a troca interindividual.

  • E.

    retrata a realidade da maneira pela qual a vivencia e entende.

Questão de Concurso - 1096006

Concurso Professor Educação Artística - Teatro 2019

Questão 69

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A respeito dos objetivos do trabalho com Teatro, segundo os PCNs, relacione as três áreas de conhecimento relativas ao teatro com seus respectivos objetivos formadores.

1. O teatro como expressão e comunicação

2. O teatro como produção coletiva

3. O teatro como produto cultural e apreciação estética

( ) Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.

( ) Observar, apreciar e analisar as diversas manifestações de teatro, suas produções e concepções estéticas.

( ) Reconhecer e explorar o espaço de encenação com os outros participantes do jogo teatral.

Assinale a opção que identifica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. 1, 3 e 2.
  • B. 3, 1 e 2.
  • C. 2, 3 e 1.
  • D. 2, 1 e 3.
  • E. 3, 2 e 1.

Questão de Concurso - 1063250

Concurso Profissional do Magistério - Docência II - Área Artes 2019

Questão 23

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

O alemão Hans Joachim Koellreutter chegou ao Brasil na época em que a pedagogia musical de Villa-Lobos estava em plena florescência. Suas propostas pedagógicas influenciaram toda uma geração de educadores musicais. Sobre as propostas de Educação Musical propostas por Koellreutter, assinale a alternativa correta.
  • A. A consolidação do domínio técnico do instrumento se espelha nos modelos conservatoriais, como maneira de sustentar a capacidade de criação.
  • B. A improvisação valoriza a capacidade criativa dos alunos, garantindo sua total liberdade no manejo de instrumentos musicais.
  • C. O estudo do som se pauta nas combinações harmônicas e estruturas rítmicas da música clássica europeia.
  • D. O processo de apreciação musical enfatiza a livre escolha de repertório a ser tocado pelos alunos.
  • E. A ampliação do leque de escuta é um dos princípios fundamentais do ensino de música.