Questões de Concurso de Aceitação e Continuidade de Relacionamento com Clientes e Trabalhos de Auditoria - Auditoria

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 786670

Concurso TCU Auditor Federal de Controle Externo - Área Auditoria Governamental 2015

Questão 141

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, acerca das normas técnicas de auditoria.

Situação hipotética: Um auditor independente verificou que as taxas de depreciação utilizadas por uma empresa foram calculadas pelo método das somas dos dígitos. Além disso, o auditor verificou que tal procedimento diferia daquele realizado no último exercício, quando foi adotado o método das quotas constantes, sem evidenciar em notas explicativas.

Assertiva: Diante desses fatos, por se tratar apenas de uma mudança de política contábil, a conduta adequada do auditor independente seria considerar como não relevante a alteração descrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1041736

Concurso AFAP Analista de Fomento - Área Contador 2018

Questão 48

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O sócio da empresa Audita Tudo S.A. faz parte do Conselho de Administração da empresa Software S.A. Foi contratado para realizar a auditoria da empresa Software S.A.. Em relação a esse trabalho, pode-se afirmar que
  • A. não é permitido, uma vez que nenhuma salvaguarda poderia reduzir as ameaças a um nível aceitável.
  • B. é permitido, desde que haja transparência, uma vez que as normas e procedimentos de auditoria mitigam os riscos.
  • C. é permitido, uma vez que o auditor tem que seguir os procedimentos e normas de auditoria e atender o código de ética.
  • D. somente será permitido, se o quadro de auditores subordinados ao sócio forem periodicamente trocados.
  • E. não há previsão normativa restringindo a atuação, podendo o sócio julgar-se independente e aceitar.

Questão de Concurso - 1041738

Concurso AFAP Analista de Fomento - Área Contador 2018

Questão 50

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Fundamentado nos normativos vigentes, considere:

I. A carta de responsabilidade da Administração é o documento que deve ser emitido pelos administradores da entidade, cujas Demonstrações Contábeis estão sendo auditadas. Essa carta é endereçada ao auditor independente, confirmando as informações e os dados a ele fornecidos, assim como as bases de preparação, apresentação e divulgação das Demonstrações Contábeis submetidas para exame de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.

II. O Auditor deve obter evidência de que a Administração reconhece sua responsabilidade pela preparação e apresentação adequada, assim como pela aprovação das Demonstrações Contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil ou outro conjunto de normas contábeis que sejam aplicáveis nas circunstâncias.

III. As declarações por escrito solicitadas da Administração podem estar limitadas a assuntos considerados, individual ou coletivamente, como significativos para as Demonstrações Contábeis. Com relação a certos itens, pode ser necessário que o auditor independente esclareça à administração da entidade auditada o seu entendimento acerca de significância ou relevância desses itens em relação às Demonstrações Contábeis tomadas em conjunto.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I, II e III.

Questão de Concurso - 1039929

Concurso SEFAZ RS Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

Questão 67

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando-se a situação hipotética 3A7-I, é correto afirmar que, de acordo com as normas de auditoria vigentes, o auditor deverá
  • A. rever a avaliação de riscos e determinar a natureza, época e extensão de procedimentos adicionais de auditoria.
  • B. retirar-se do trabalho de auditoria e informar a situação ao superior imediato.
  • C. ampliar o escopo dos exames e, caso não sejam identificados fatores relevantes, manter sua opinião, finalizando o relatório de auditoria.
  • D. discutir o assunto com seu superior imediato, registrando o fato e emitindo o relatório de auditoria.
  • E. reavaliar a integridade da administração e avaliar o efeito que isso pode ter sobre a confiabilidade da representação e da evidência de auditoria.

Questão de Concurso - 1039932

Concurso SEFAZ RS Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

Questão 70

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

As normas brasileiras de auditoria tratam dos riscos do trabalho e os diferenciam em relação aos trabalhos de asseguração razoável e de asseguração limitada, existindo diferentes impactos no relatório de auditoria. A respeito desse assunto, assinale a opção correta, de acordo com as normas vigentes.
  • A. No trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível que seja aceitável nas circunstâncias do trabalho, mas que ainda é maior do que para um trabalho de asseguração limitada.
  • B. A impossibilidade de obter evidências apropriadas e suficientes para formar uma conclusão de asseguração razoável é razão aceitável para alterar o trabalho de asseguração razoável para um trabalho de asseguração limitada.
  • C. Opinião não modificada no trabalho de asseguração razoável deve ser mantida se as circunstâncias impedem que o auditor independente obtenha as evidências necessárias para reduzir os riscos de trabalho ao nível apropriado.
  • D. Se a administração impõe uma restrição que impede o auditor de obter as evidências necessárias para reduzir o risco no trabalho de asseguração razoável ao nível apropriado, deve ser emitida uma opinião não modificada no relatório de auditoria.
  • E. No trabalho de asseguração razoável, a conclusão do auditor é expressa na forma positiva para transmitir a sua opinião sobre o resultado da avaliação do objeto, diferentemente do que ocorre no trabalho de asseguração limitada.

Questão de Concurso - 1057105

Concurso

Questão 115

Nível

Um parque nacional obteve uma receita total de R$ 60.000,00 em um determinado ano, a partir da cobrança de taxa de visitação e outras rendas decorrentes de arrecadação, serviços e atividades da própria unidade. O gerente da UC propôs a seguinte planilha de aplicação desses recursos.

Considerando que a planilha acima seja examinada por um auditor, julgue os seguintes itens.

O auditor deve aprovar a aplicação dos recursos propostos na última linha, uma vez que o valor corresponde a menos de 50% e mais de 15% dos recursos obtidos pela UC.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1057106

Concurso

Questão 116

Nível

Um parque nacional obteve uma receita total de R$ 60.000,00 em um determinado ano, a partir da cobrança de taxa de visitação e outras rendas decorrentes de arrecadação, serviços e atividades da própria unidade. O gerente da UC propôs a seguinte planilha de aplicação desses recursos.

Considerando que a planilha acima seja examinada por um auditor, julgue os seguintes itens.

As contas devem ser reprovadas em sua totalidade, uma vez que não é permitida arrendação em UCs.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 204362

Concurso

Questão 23

Nível

Indique, nas opções abaixo, a entidade que emitiu e aprovou, através das Resoluções nos 820/97 e 821/97, respectivamente, a NBC-T-11 - Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis e NBC-P-1 - Normas Profissionais de Auditor Independente:

  • A.

    Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes - IBRACON

  • B. Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • C. Comissão de Valores Mobiliários – CVM
  • D. Banco Central do Brasil - BACEN
  • E. Superintendência de Seguros Privados - SUSEP