Questões de Concurso sobre Risco de Auditoria - Página 5 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Risco de Auditoria

 
 
Disciplina 1
Assunto 10
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
199 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a NBC TA 200, o risco de auditoria é uma função dos:


A

Riscos inerentes e do risco de controle.


B

Riscos de distorção relevante e do risco de monitoramento.


C

Riscos de fraude e do risco residual.


D

Riscos de distorção relevante e do risco de detecção.


E

Riscos de negócio e de detecção.

Leia o fragmento a seguir:


Risco de _____________ é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. É uma função dos riscos de _________________ e do risco de _____________.


Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.


A

auditoria - de distorção relevante - de detecção


B

detecção – inerente - de controle


C

detecção - de distorção relevante - de auditoria


D

distorção relevante – inerente - de controle


E

distorção relevante - de auditoria - de detecção

O risco é composto de um componente que se refere à suscetibilidade de afirmações a respeito de transações, saldos contábeis ou divulgações conterem distorções relevantes; o risco é também composto por outro componente, que se refere à possibilidade de que os controles internos adotados não sejam eficazes para prevenir, detectar e corrigir tempestivamente distorções nas afirmações que, individualmente ou em conjunto com outras distorções, possam ser relevantes. Essas definições apresentam o risco:


A

Inerente.


B

De controle.


C

De auditoria.


D

De distorção relevante.


E

De detecção.

Assinale a alternativa correta sobre o trabalho de auditoria externa.


A

A natureza, a época e a extensão dos procedimentos executados no trabalho de asseguração razoável são restritas (menos extensos).


B

A suficiência é influenciada pelos riscos de a informação do objeto ser distorcida de forma relevante pela qualidade dessas evidências.


C

No trabalho de asseguração limitada, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível que é pequeno nas circunstâncias do trabalho.


D

No trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias do trabalho como base para a sua conclusão.


E

Todos os trabalhos realizados por auditores independentes são trabalhos de asseguração, tais como consultorias tributárias e atuariais.

Um auditor, lotado na UAIG de um instituto federal, em observância aos trabalhos e objetos de auditoria selecionados no Paint ano 2020 para sua organização, inicia os procedimentos de auditoria. Durante o planejamento de um dos trabalhos a ele designados, não considerou a existência do denominado “risco de auditoria” e procedeu à seleção das técnicas e procedimentos de execução a serem empregados sem observância desse aspecto.


Considerando a situação descrita e os conceitos de auditoria baseada em riscos, assinale a alterativa que apresenta a correta descrição de risco de auditoria, bem como a possível consequência de sua inobservância para o trabalho.


A

Risco de o auditor chegar a conclusões inválidas e / ou fornecer opiniões equivocadas com base no trabalho de auditoria realizado. Entrega de resultados que não tenham obtido segurança razoável de que os dados auditados estão corretos.


B

Risco de o auditor sofrer represálias ou perseguição durante a execução dos trabalhos. Quebra da imparcialidade do auditor.


C

Risco de o auditor praticar ato de corrupção. Relatório com conclusões direcionadas por dolo.


D

Risco de o auditor não possuir a qualificação técnica necessária para a execução dos trabalhos. Relatório inepto.


E

Risco de o auditor não guardar o sigilo necessário das informações sensíveis com as quais possui contato durante a análise das evidências de auditoria. Vazamento de dados sigilosos.

O risco de auditoria está relacionado ao grau de exposição do auditor perante sua segurança em opinar sobre a condição econômica e financeira da empresa auditada, através das suas demonstrações financeiras. Sobre os riscos de auditoria, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Risco inerente, é o risco que se origina da natureza própria da conta ou tipo de operação analisada.

( ) Risco de controle consiste na incapacidade do sistema de controle interno de evitar ou detectar oportunamente um erro importante.

( ) Risco de detecção, é o risco de que erros importantes, individualmente ou em conjunto com as contas anuais, não sejam detectadas pelas provas substantivas

( ) São considerados fatores de risco, a situação da economia, filosofia de gestão, entorno de controle e histórico de auditores anteriores.


A

F – F – V – V.


B

V – V – V – V.


C

V – V – F – F.


D

F – F – F – F.

Como parte da avaliação de risco, o auditor determina se quaisquer dos riscos identificados são, no julgamento do auditor, significativos. A exercer esse julgamento, o auditor deve excluir os efeitos dos controles identificados relacionados ao risco. Ao exercer julgamento quanto a quais riscos são significativos, o auditor deve considerar, entre outras:


I. Se o risco é um risco de fraude.

II. Se o risco está relacionado a desenvolvimentos significativos recentes, econômicos, contábeis ou de outro tipo e, portanto, requer atenção específica.

III. A complexidade das transações.

IV. Se o risco envolve transações significativas com partes relacionadas.

V. A Objetividade e síntese das informações relacionadas ao risco.


Estão CORRETAS:


A

I, II, III, IV.


B

II, III, IV, V.


C

I, II, III, V.


D

I, III, IV, V.


E

I, II, III, IV, V.

O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações financeiras/contábeis. Em outras palavras, ele ocorre quando o auditor emite um parecer sem ressalvas quando o mais apropriado seria o adverso, e vice-versa. O risco de auditoria é produto de três tipos de riscos involuntários. Assinale a alternativa que apresente corretamente estes riscos.


A

risco de sobreposição; risco de dispersão; risco de avaliação


B

risco inerente; risco de amplitude; risco de detecção


C

risco de alcance; risco de controle; risco de dispersão


D

risco de alcance; risco de amplitude; risco de controle


E

risco inerente; risco de controle; risco de detecção

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - Ao determinar o tamanho da amostra, o auditor deve considerar o risco de amostragem, assim como os erros toleráveis e os esperados, pois o tamanho da amostra é afetado pelo nível do risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar

PORQUE,

II - quanto mais alto o risco que o auditor estiver disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.

A respeito das asserções, é correto afirmar que


A
as duas são falsas.

B
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

C
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

D

as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.


E

as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Leia com atenção, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta.


Podem ser classificados da seguinte forma os riscos de auditoria:


X - Risco de Controle: é o risco de que um erro ou classificação indevida de materiais que possam constar de uma afirmação não sejam evitados ou detectados tempestivamente pelos controles internos da entidade.

Y - Risco de Detecção: é o risco de que o auditor não detecte um erro ou classificação indevida relevante que existe em uma afirmação.

Z - Risco Inerente: é a suscetibilidade de uma afirmação a um erro ou classificação indevida material, supondo que não haja controles.


A

As alternativas X, Y e Z estão corretas.


B

Apenas a alternativa Y não está correta.


C

Apenas a alternativa Z está correta.


D

As alternativas X e Y não estão corretas.

Como base para a opinião do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se a causa for fraude ou erro. Asseguração razoável é um nível elevado de segurança. Esse nível é conseguido quando o auditor obtém evidência de auditoria


A

apropriada e suficiente para reduzir a um nível absoluto o risco de auditoria das informações auditadas.


B

que poderá ser mensurada para reduzir a um nível de absoluta certeza o risco de auditoria das informações auditadas.


C

apropriada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria.


D

apropriada para reduzir a um nível de absoluta certeza o risco de auditoria das informações auditadas.


E

que poderá ser concreta e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria.

Ano: 2020
Prova: FUNDATEC - Prefeitura - Auditor Fiscal da Receita Municipal - 2020

Analise as assertivas a seguir a respeito dos conceitos oficialmente estabelecidos em torno do tema Riscos de Auditoria:


I. Risco de Auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.

II. Risco de Detecção é o risco de que uma distorção não seja detectada e corrigida pelo controle interno da entidade.

III. Risco Inerente é o risco inerente ao trabalho do auditor em razão da natureza da sua atividade profissional e das peculiaridades de cada entidade.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

Apenas I e III.

Com relação ao risco de auditoria, assinale a alternativa correta.


A

A análise específica do risco inclui a avaliação de amplitude quando um objetivo é alcançado ou é apenas parcialmente alcançado.


B

O risco inerente é o risco mais difícil de ser detectado, pois está intrínseco. O risco inerente pode ser definido como a susceptibilidade de ocorrência de erros antes de conhecer a eficácia dos sistemas de controle.


C

O risco inerente é o risco de que os sistemas de controle possam falhar na prevenção ou detecção, em tempo hábil, de erros ou irregularidades relevantes.


D

O risco de controle é o risco de que o resultado da execução dos procedimentos de auditoria enganosamente induza o auditor a concluir pela inexistência de erro ou irregularidade relevante.


E

O risco de detecção é o risco mais difícil de ser detectado, pois está intrínseco. O risco de detecção existe independentemente de ocorrer a auditoria.

A auditoria baseada em risco permite ao auditor delinear um programa capaz de testar, de forma detalhada, os controles mais importantes.

Para estabelecer o grau de priorização dos trabalhos, a partir da filosofia do risco, os fatores que devem ser analisados são


A
eficácia / formalidade / prudência.

B
eficácia / recorrência / tempestividade.

C
criticidade / materialidade / relevância.

D
alcance / materialidade / potencialidade.

E
criticidade / formalidade / tempestividade.

Situação hipotética: Determinado auditor, após realizar conferência de cálculos, concluiu que o saldo da conta de estoques estava relevantemente distorcido, embora o saldo não estivesse efetivamente nessa condição. Assertiva: Nesse caso, o auditor incorreu no risco de aceitação incorreta.


C
Certo

E
Errado

Analise as afirmativas a seguir relativas à auditoria interna:

1. Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou um método de seleção de itens a serem testados, não podem ser empregadas técnicas de amostragem, pois há necessidade de avaliação de todos os itens a serem auditados.

2. Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

3. A análise dos riscos da auditoria interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.

4. O termo “erro” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

B
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

C
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

D
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

E
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

O risco de distorção relevante que uma demonstração contábil possa conter, relacionado a uma afirmação a respeito de transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes de consideração de quaisquer controles relacionados, é denominado:


A

risco de controle.


B

risco inerente.


C

propensão ao risco.


D

possibilidade de risco.


E

risco evidenciado.

A afirmação de auditoria referente a classe de saldos de contas que direciona o auditor para verificar se na entidade existem ativos, passivos e elementos do patrimônio líquido é denominado:


A

Classificação.


B

Integralidade.


C

Existência.


D

Exatidão.

Em relação aos RISCOS de AUDITORIA assinale a alternativa correta:


A

A auditoria de asseguração razoável fornece um nível de asseguração que, no julgamento profissional do auditor poderá ser significativo para os usuários previstos.


B

Quando o objetivo é fornecer asseguração limitada o auditor deve reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo, dadas as circunstâncias da auditoria.


C

O auditor executa procedimentos para reduzir ou administrar o risco de chegar conclusões inadequadas, reconhecendo que as limitações inerentes a todas as auditorias significam que uma auditoria nunca pode fornecer absoluta certeza da condição objeto.


D

A auditoria pode também visar fornecer asseguração razoável, caso em que o risco aceitável de não conformidade com critérios é maior do que em uma auditoria de asseguração limitada.


E

A natureza dos riscos não identificados variará de acordo com o objetivo da auditoria. O auditor deve considerar e avaliar o risco de diferentes tipos de deficiências, desvios ou distorções que possam ocorrer em relação ao objeto.

   
Gerar simulado