

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O servidor que ocupe cargo comissionado tem direito ao aviso prévio de 30 dias, após o nonagésimo dia de exercício ininterrupto.
Um indivíduo, ao integrar uma junta eleitoral na qualidade de cidadão de notória idoneidade,
ocupa cargo público de natureza especial.
ocupa cargo público temporário.
ocupa cargo público honorífico.
não ocupa cargo público.
No que concerne à Administração Pública, é correto afirmar que
são princípios da Administração Pública expressamente previstos na Constituição Federal de 1988 a legalidade, a pessoalidade, a razoabilidade, a publicidade, a eficiência e a moralidade.
as funções de confiança e os cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis, em regra, apenas aos brasileiros natos que preencham os requisitos estabelecidos em lei.
os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados e acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
a proibição de acumulação de cargos públicos não se estende às fundações e sociedades de economia mista.
O servidor do Estado da Paraíba ocupante de cargo de confiança, que não seja titular de cargo efetivo, NÃO tem direito a licença
NA DISPENSA DE UM SERVIDOR, OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA EXONERÁVEL ADNUTUM É CORRETO AFIRMAR QUE:
Declarado o motivo, este passará a ser vinculante do ato e sua validade e eficácia ficarão na dependência da efetiva existência do motivo declarado;
Se o servidor alegar a inexistência dos motivos, nulo será o ato praticado;
Na hipótese desse servidor ter praticado ato de improbidade, se a autoridade que o dispensou da função não elencou o motivo, nulo é o ato praticado;
Na última hipótese verifica-se a aplicação da teoria dos motivos determinantes.
Sobre cargos, empregos e funções no serviço público, assinale a alternativa cor- reta.
Estes termos são sinônimos e refletem a delegação que o poder público confere aos seus agentes nas relações em que não existe vínculo empregatício.
Cargos são criados por lei, que lhes confere denominação própria, define suas atribuições e fixa o padrão de vencimentos. O ocupante de emprego tem um vínculo contratual sob regência da CLT. As funções podem ser na modalidade chefia, assessoramento ou direção; denominadas funções de confiança.
Os cargos são exercidos pelos chamados servidores extranumerários, interinos ou temporários. As funções são criadas por lei e providas por concurso público e o emprego é aquele ocupado pelos contratados de empresas terceirizadas junto ao poder público.
Cargos, empregos e funções públicas, segundo o que dispõe a Constituição Fe- deral são de acesso exclusivo aos brasileiros natos, por serem ocupações de in- teresse público.
Cargos são destinados a pessoal contratado por tempo determinado para aten- der excepcional interesse público. Empregos são de livre escolha para ocupação de chefias, podem estas ser terceirizadas, desde que preceda um processo licita- tório. Funções exigem concurso público e a nomeação ocorrerá apenas após dois anos no exercício da função.
A vacância de cargo público decorre da hipótese de:
Em face do princípio da legalidade, é correto afirmar que
é obrigatória a edição de lei para disciplinar a organização e funcionamento da Administração Direta.
independe de lei a criação de órgão público, quando implicar ou não aumento de despesa.
a criação de cargos depende de lei, mas a sua extinção, quando vagos, poder ser feita por decreto.
a remuneração dos servidores públicos, inclusive aqueles submetidos ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho, somente pode ser fixada e alterada por lei.
todos os atos praticados pelo Poder Executivo devem contar com prévia autorização legislativa específica.
Se for declarado extinto o cargo ocupado por servidor estável, deverá ser adotada pela Administração Pública a seguinte providência:
exonerar o servidor, de forma motivada;
demitir o servidor após assegurar a observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa;
colocar o servidor em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço;
designar o servidor provisoriamente em outro cargo, ainda que diverso;
designar o servidor para cargo comissionado até que seja aproveitado em outro cargo.
A Emenda Constitucional n. 32, de 2001, à Constituição Federal, autorizou o Presidente da República, mediante Decreto, a dispor sobre:
extinção de funções públicas, quando vagas.
extinção de cargos e funções públicas, quando ocupados por servidores não estáveis.
funcionamento da administração federal, mesmo quando implicar aumento de despesa.
fixação de quantitativo de cargos dos quadros de pessoal da Administração Direta.
criação ou extinção de órgãos e entidades públicas.
Ressalvadas as hipóteses legais de cumulação de cargos, o ocupante de cargo em comissão ou função de confiança submete-se a
jornada semanal de 40 horas de serviço.
regime de integral dedicação ao serviço.
jornada diária de 8 horas de serviço.
turnos de revezamento, conforme escala definida por sua chefia.
jornada diária de 6 horas de serviço.
Quando da nomeação para o cargo comissionado, André ainda se encontrava em estágio probatório, mas isso em nada influenciaria a validade de tal nomeação.
A redistribuição de cargos implica alteração na lotação dos órgãos ou entidades envolvidos e, por isso, precisa ser feita mediante lei.
Em breve, Lúcia será nomeada para cargo público em comissão no DPF. Nessa situação, a partir da data da publicação da sua nomeação no Diário Oficial da União, Lúcia terá prazo de trinta dias para tomar posse e, a partir da data da lavratura do termo de posse, ela terá outros trinta dias para entrar em exercício.
o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas naestruturaorganizacionalquedevem ser cometidasaumservidor;
odesempenhodofuncionárionaquiloquelhecabe;
a atividade jurisdicional do poder exercido pelo seu agente;
aqueleocupadoporumagente;
omesmoqueconcursopúblico.
Nelson ocupa cargo público estadual.
O regime jurídico dos servidores civis compreende as carreiras típicas de Estado, o plano de classificação de cargos e o quadro geral de cargos e carreiras das estatais.
Certo
Errado
Se Daniela pedir exoneração, o presidente do INPE poderá indeferir tal solicitação, desde que exista relevante interesse público em sua permanência no cargo.
Considere:
I. Servidores públicos estatutários são os que se vinculam à Administração Pública direta e indireta mediante um liame de natureza contratual.
II. Agentes de colaboração são pessoas físicas que prestam serviços à Administração Pública por vontade própria, por requisição ou com sua concordância, exercendo, portanto, função pública.
III. Servidores governamentais são as pessoas que, sob um regime de dependência, ligam-se estatutariamente às sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações, perante uma relação de trabalho de natureza eventual ou temporária.
IV. Agentes temporários são agentes públicos que se ligam à Administração Pública, por tempo determinado, para o atendimento de necessidades de excepcional interesse público, consoante definida em lei; podendo existir na Administração Pública direta ou na indireta, desempenhando função.
Está correto APENAS o que se afirma em
I, II e III.
I, III e IV.
I e III.
II e IV.
II, III e IV.