Questões de Concurso sobre Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
969 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O servidor público que visa a obtenção de estabilidade deverá atentar para o cumprimento de alguns requisitos. Analise as assertivas e aponte a sequência CORRETA, de acordo com os pressupostos elencados na Lei nº 8.112/90 e na Constituição Federal de 1988.


( ) Aprovação em concurso público.

( ) Nomeação para cargo de provimento efetivo.

( ) Dois anos de efetivo exercício.

( ) Três anos de efetivo exercício.

( ) Aprovação em avaliação especial de desempenho por comissão constituída para essa finalidade.


A

V,V,V,F,V.


B

V,V,V,F,F.


C

V,V,F,V,V.


D

F,V,F,V,V.


E

V,V,F,V,F.

Conforme estabelecido na Lei nº 8.112/90, assinale a alternativa correta.


A

A posse do aprovado em concurso público ocorrerá no prazo de até noventa dias, contados da publicação do ato de provimento.


B

A condição de brasileiro nato é um dos requisitos para a investidura em cargo público


C

As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.


D

As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais deverão prover seus cargos somente com professores, técnicos e cientistas brasileiros, natos ou naturalizados.


E

Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 25% (vinte e cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso.

Considerando as normas da Lei nº 8.112/90, sobretudo as regras estabelecidas para provimento de cargos públicos, assinale a alternativa incorreta.


A

Nos termos da lei mencionada no enunciado, a quitação com as obrigações militares e eleitorais é um dos requisitos básicos para investidura em cargo público.


B

O provimento dos cargos públicos deve ser realizado, em todos os casos, mediante ato do Governador do Estado.


C

A lei mencionada no enunciado estabelece formas de provimento dos cargos públicos, dentre as quais a readaptação e a recondução.


D

Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.


E

A investidura em cargo público ocorre com a posse.

Sobre os requisitos básicos para investidura em cargo público, conforme a Lei nº 8.112/90 e suas alterações, marque a única alternativa que NÃO se aplica:


A

O gozo dos direitos políticos é um requisito básico para a investidura em cargo público.


B

Aptidão física e mental.


C

Capacidade de Iniciativa e produtividade.


D

A quitação com as obrigações militares e eleitorais.


E

A nacionalidade brasileira.

De acordo com a Lei 8.112/90, que se refere ao Regime Jurídico dos Servidores, analise as seguintes alternativas.


I. São formas de provimento de cargo público: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.

II. A promoção interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira, a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.

III. O retorno à atividade do servidor, em disponibilidade, far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado

IV. Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de natureza especial não terão substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, previamente designados pelo dirigente máximo do órgão ou entidade.

V. O servidor terá direito à licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e à véspera do registro de sua candidatura perante à Justiça Eleitoral.


Estão CORRETAS apenas


A

I, II e IV.


B

I, III e V.


C

II, III e IV.


D

I, IV e V.


E

III, IV e V.

Tício, servidor público federal, foi deslocado, a pedido, no âmbito do mesmo quadro, de Macapá-AP para Fortaleza-CE.


Considerando essa situação hipotética e a Lei n.º 8.112/1990, assinale a alternativa correta.


A

O deslocamento ocorrido foi ilegal, uma vez que Tício, por ser servidor público federal, só poderia ser deslocado, no interesse da Administração Pública, após dez anos de efetivo exercício.


B

A situação descrita demonstra que Tício foi redistribuído, já que a redistribuição pode ocorrer no interesse do servidor, mas não no da Administração Pública.


C

Tício somente poderia pedir seu deslocamento de uma cidade para outra após quinze anos de efetivo exercício.


D

A situação descrita demonstra que Tício foi removido, uma vez que a Lei n.º 8.112/1990 prevê a remoção, a pedido, a critério da Administração.


E

Com o deslocamento de Tício, é correto afirmar que houve vacância do cargo público que ele ocupava.

O servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, quando sua aptidão e capacidade serão avaliadas para o desempenho do cargo, observados, dentre outros, os seguintes fatores:


A

viabilidade, autoridade e competitividade.


B

responsabilidade, produtividade e assiduidade.


C

assertividade, objetividade e comunicabilidade.


D

estabilidade, adaptabilidade e transferibilidade


E

disponibilidade, continuidade e reversibilidade.

Um servidor público que estava em disponibilidade retornou à atividade em um cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. Com base nas norm as da Lei nº 8.112, esse servidor foi


A

transferido.


B

reconduzido.


C

reintegrado.


D

aproveitado.

Sobre a posse e exercício em cargo público, de acordo com a Lei n. 8.112/90, é INCORRETO afirmar que:


A

Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.


B

É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da nomeação.


C

A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.


D

A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

Conforme a Lei n.º 8.112/1990, constitui forma de provimento de cargo público a (o):


A

convite


B

indicação


C

elevação


D

empréstimo


E

nomeação

De acordo com a Lei nº 8.112/90, o servidor habilitado adquire estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício. Todavia, ele pode perder o cargo, o que pode se configurar como sentença judicial transitada em julgado ou como processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. A que princípio da administração pública é possível associar essa flexibilização da estabilidade?


A

Impessoalidade.


B

Legalidade.


C

Eficiência.


D

Controle.

O cargo público, definido como o conjunto de atribuições e responsabilidades incumbidas ao servidor, é criado por lei para provimento em caráter efetivo ou em comissão.


C
Certo

E
Errado

Um servidor federal passou por um processo de remoção para acompanhamento de sua cônjuge, pois ela, sendo também servidora pública federal, deslocou-se por interesse da Administração para outra cidade. A remoção do servidor também é prevista


I. Por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

II. Em virtude de processo seletivo.

III. Por motivo de inadequação do servidor às atividades do órgão ou da entidade de lotação.

IV. Devido à não aprovação do servidor no estágio probatório, sendo resguardado a ele o direito de ser removido.


É(são) correta(s):


A

I, II e III, somente.


B

I e II, somente.


C

I, II e IV, somente.


D

I, somente.


E

I, II, III e IV.

Observe as afirmativas dos itens I, II, e III e, com fundamento na Lei nº 8.112/1990, escolha a alternativa que estiver de acordo com o conceito legal, observada a ordem apresentada:


I – Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

II – Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, observados os critérios legais.

III – Medida cautelar que pode ser imposta ao servidor, fim de que o não venha a influir na apuração da irregularidade, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias.


A

Remoção, Redistribuição, Afastamento Preventivo em Processo Disciplinar.


B

Promoção, Remoção, Afastamento Preventivo em Processo Disciplinar.


C

Ascensão, Remoção, Suspensão.


D

Redistribuição, Substituição e Suspensão.


E

Remoção, Redistribuição e Suspensão.

De acordo com a Lei n.º 8.112/1990, analise as afirmativas, identificando com V as verdadeiras e com F as falsas, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

( ) O concurso público terá validade de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado duas únicas vezes, por igual período.

( ) É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

( ) O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias.

( ) A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão.


A

V – F – V – V – V


B

V – F – V – V – F


C

V – V – F – V – F


D

F – V – F – F – V


E

F – V – F – F – V

Nos termos da Lei nº 8.112/90, assinale a afirmativa correta.


A

A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo de origem decorrente da extinção do cargo atual.


B

O servidor poderá reverter a aposentadoria em qualquer época independente de prazo, idade e tempo de serviço.


C

A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá exclusivamente da inabilidade em estágio probatório relativo a outro cargo.


D

A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


E

A readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental mediante apresentação de atestado médico.

Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.


A

Reabilitação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.


B

É de dez dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.


C

Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.


D

O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.


E

A reversão é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

Quanto à posse e ao exercício dos cargos públicos, conforme previsão da Lei nº 8.112/90, assinale a alternativa CORRETA:


A

O prazo para o efetivo exercício é de trinta dias a partir do ato de provimento.


B

Será anulado o ato de nomeação do servidor que não entrar em efetivo exercício no prazo da lei.


C

A posse em cargo público é ato personalíssimo, desempenhado pelo próprio servidor nomeado.


D

O servidor será exonerado do cargo se não entrar em exercício nos prazos previstos em lei.


E

É de quinze dias o prazo para o servidor ser empossado, contados da data do ato de provimento.

Acerca da Lei n. 8.112/90, que regulamenta o regime dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das fundações públicas federais, e suas alterações, assinale a alternativa correta.


A

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.


B

O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.


C

A reversão é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.


D

A readaptação é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


E

A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

Em relação à reversão, marque a alternativa correta.


A

É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.


B

Far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.


C

Caso o servidor tenha se aposentado por invalidez não poderá ocorrer a reversão.


D

Quando é pelo interesse da Administração, poderá ocorrer mesmo não havendo cargo vago.


E

Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 65 (sessenta e cinco) anos de idade.

   
Gerar simulado