

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa INCORRETA.
A estrutura de “comando único” do SUS possibilita que cada esfera de governo assuma uma parcela de seu financiamento e de sua manutenção nas seguintes proporções: União, 65%; unidades da federação, 20%; e municípios, 15%.
Apesar do aumento de hospitais da rede pública brasileira, o número e a representatividade de hospitais associados ao SUS (segundo dados do DATASUS) ainda são superiores no caso das organizações da rede privada.
O “modelo dual” do SUS garante a todo brasileiro o direito à atenção integral à saúde, independentemente de contribuição.
O SUS reembolsa os hospitais com base em uma tabela de preços única para cada procedimento, não importando o tempo de permanência dos pacientes no hospital ou os custos reais gastos com
A Constituição Federal de 1988 faz afirmações acerca da saúde.
Sobre essas afirmações, assinale a alternativa INCORRETA.
O sistema único de saúde será financiado exclusivamente com recursos do orçamento da seguridade social.
A assistência à saúde é livre para a iniciativa privada.
A saúde é direito de todos e dever do Estado.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o responsável por executar as ações de vigilância sanitária.
As diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão explícitas na Constituição Federal de 1988. Conforme esse dispositivo legal, essas diretrizes organizam o sistema de saúde brasileiro.
Com relação a essas diretrizes, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Uma das dimensões da integralidade tem relação com as práticas do trabalho em saúde.
( ) A igualdade imprime a ideia de oferecer serviços e ações de saúde para quem mais precisa.
( ) A participação da comunidade é exercida por todos, sendo maioria nos conselhos o segmento Governo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A Seguridade Social representa um dos maiores avanços da Constituição Federal de 1988 no que concerne à proteção social no Brasil, pois avança na concepção da ampliação dos direitos sociais para toda a população do país. A partir desta afirmativa, podemos dizer que são significativos nessa concepção, EXCETO:
a definição de fontes de financiamento.
o estatuto de política pública à assistência social.
a centralização das ações em cada uma das esferas.
a participação social de novos sujeitos sociais.
o dever do Estado.
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 institui como Seguridade Social: a Assistência Social, a Previdência Social e Saúde, compreendendo um conjunto paralelo de ações de iniciativa da sociedade, destinado a assegurar os direitos dos cidadãos.
Certo
Errado
A Constituição Federal de 1988 instituiu o Sistema Único de Saúde responsável pela oferta de acesso integral, universal e gratuito, a todo cidadão brasileiro, aos serviços de saúde. Das competências definidas pelo sistema quanto à rede de laboratórios de saúde pública, cabe à direção nacional
definir e coordenar.
coordenar e implementar.
implementar e executar.
executar e ampliar.
ampliar e definir.
A Emenda Constitucional nº 29 tem por objetivo:
regulamentar a descentralização da gestão da atenção básica.
regulamentar o processo de regionalização da assistência à saúde.
criar o Programa de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde.
aprovar o Pacto pela Saúde.
assegurar o financiamento das ações e serviços públicos de saúde.
Segundo a Constituição Federal de 1988, no Título VIII – Da Ordem Social; Capítulo I – Disposição Geral; no Caput do Art. 193; “a Ordem Social tem como base o _____________________ e como objetivo o ______________________”.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
trabalho / primado da justiça social
primado do trabalho / bem-estar e a justiça social
bem-estar / primado do trabalho e a justiça social
bem-estar e a justiça social / primado do trabalho
De acordo com o art. 197 da Constituição Federal, as ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre ______.
sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
sua regulamentação, fiscalização, controle e execução, devendo acompanhar diretamente a implementação dos programas públicos de saúde.
sua fiscalização, controle e acompanhamento, mediante auditoria externa, contratada por meio de licitação.
sua regulamentação e controle, devendo sua execução ser feita diretamente, vedada a participação de terceiros.
No tocante à evolução da seguridade social no Brasil, os denominados “socorros públicos” foram instituídos pela Constituição de
1824.
1891.
1934.
1937.
1946.
A respeito do financiamento da seguridade social, de acordo com as disposições contidas na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
A seguridade social será financiada apenas pelas contribuições sociais.
Sobre a receita de concursos de prognósticos não incide a contribuição social.
Incidirá contribuição social sobre a aposentadoria e a pensão concedidas pelo regime geral de previdência social.
Em relação ao empregado, à empresa e à entidade a ela equiparada na forma da lei, haverá incidência da contribuição social sobre a receita e faturamento, mas não sobre o lucro.
Um dos contribuintes da contribuição social é o importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.
Conforme a Constituição Federal Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: Complemente o (parágrafo) § 4º Os gestores locais do sistema único de saúde _____________
poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.
disporão sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.
disporão sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
poderão exercer funções equivalentes às de agente comunitário de saúde ou de agente de combate às endemias e poderão perder o cargo em caso de descumprimento dos requisitos específicos, fixados em lei, para o seu exercício.
Nenhuma das alternativas.
Nos termos da Constituição Federal de 1988, acerca da seguridade social, é CORRETO afirmar que:
As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, não integrando o orçamento da União.
A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei complementar, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.
É vedada a concessão de remissão ou anistia das contribuições sociais para débitos em montante superior ao fixado, salvo as hipóteses de excepcional interesse público previstas em lei complementar.
Os Estados aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, não podendo ser inferior a 15% (quinze por cento).