

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Acerca da alocação dos recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), assinale a alternativa incorreta.
Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.
Investimentos previstos em lei orçamentaria, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional.
Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.
Despesas e Investimentos de custeio e capital do Ministério da Educação.
Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
De acordo com a Portaria nº 1.428/1993 — Ministério da Saúde, Boas Práticas são normas de procedimentos para atingir um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto e/ou de um serviço na área de alimentos, cuja eficácia e efetividade devem ser avaliadas por meio da inspeção e/ou da investigação. Aqui, incluem-se também produtos como:
Medicamentos, soluções salinas, inflamáveis e volumosos.
Roupas, acessórios e dispositivos de segurança.
Bebidas, aditivos, embalagens, utensílios e materiais em contato com alimentos.
Antibióticos, suplementos, embalagens e medidores.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Para fins desta seção, são adotadas algumas definições. Evento adverso se caracteriza por:
Comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
Evento ou circunstância que poderia ter resultado ou resultou em dano desnecessário ao paciente.
Redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
Incidente que resulta em dano ao paciente.
Cinco características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização.
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria no 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios, sendo um deles:
a taxa de unidades básicas de saúde por habitante.
o número de habitantes da localidade.
a abrangência de medidas preventivas instituídas.
o número de equipes de saúde da família operando.
o pagamento por desempenho.
O Ministério da Saúde publicou, em 11 de outubro de 2023, a Portaria nº 1526 que revisa a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No que se refere aos níveis de complexidade do SUS, as ações voltadas à saúde das pessoas com deficiência estão focadas principalmente na atenção especializada. Acerca da atuação do terapeuta ocupacional na atenção à saúde da pessoa com deficiência e sua interlocução com a PNAISPD, assinale a alternativa correta.
O terapeuta ocupacional é obrigatório somente nas equipes mínimas dos Centros de Reabilitação (CERs) que possuem as modalidades física e intelectual.
Para identificar se o usuário tem deficiência auditiva, o terapeuta ocupacional pode realizar a avaliação de audiometria do tronco cerebral (PEA) Bera.
Para pessoas com deficiência e que necessitam de atenção individualizada no ambiente escolar, o terapeuta ocupacional desenvolve ações de integração social em conjunto com a equipe da escola.
Tecnologia assistiva para indivíduos com baixa visão é qualquer recurso que propicie o melhor desempenho dessa pessoa em suas atividades.
Conforme o disposto na Portaria nº 154/2008, é indicado que haja pelo menos um terapeuta ocupacional em cada Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para fornecer suporte especificamente na área de saúde física.
Dentre os instrumentos utilizados para a avaliação da Atenção Primária à Saúde, no Brasil, temos a lista Brasileira de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (PORTARIA Nº 221, DE 17 DE ABRIL DE 2008) utilizada como instrumento de avaliação, podendo ser aplicada para avaliar o desempenho do sistema de saúde nos âmbitos Nacional, Estadual e Municipal.
Sobre isso, analise os itens abaixo:
I. Febre reumática
II. Ascaridíase
III. Pneumonias bacterianas
IV. Diabetes melitus com complicações
V. Anemia por deficiência de ferro
São consideradas condições sensíveis à Atenção Primária:
Todos os itens estão corretos.
Existem, apenas, quatro itens corretos.
Existem, apenas, três itens corretos.
Existem, apenas, dois itens corretos.
Existe, apenas, um item correto.
Assinale a alternativa correta sobre o conteúdo da Portaria no 1.823/2012.
Uma das estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) é a análise do perfil produtivo e da situação de saúde dos trabalhadores utilizando exclusivamente base de dados secundários.
As ações em saúde do trabalhador e da trabalhadora nos serviços de urgência e emergência se restringem ao preenchimento do laudo e ao exame médico da Comunicação de Acidente do Trabalho.
Ela estrutura a Rede Nacional de Atenção Integral de Saúde do Trabalhador (RENAST) no contexto da Rede de Atenção à Saúde (RAS), dentre outras estratégias.
Uma das estratégias da PNSTT é a integração da Vigilância em Saúde do Trabalhador com a atenção especializada.
O estímulo à participação da comunidade se dá por meio de convocação de todos os trabalhadores do mercado formal.
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde, analise as seguintes assertivas a respeito de segurança do paciente e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
( ) Define-se como Segurança do Paciente a eliminação total do risco de dano associado ao cuidado de saúde.
( ) Define-se como incidente um evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V.
V – V – F.
V – F – V.
F – F – V.
F – F – F.
Considerando-se os Protocolos SAMU 192 - Suporte Avançado de Vida, sobre as atribuições e responsabilidades da equipe do SAMU na comunicação com paciente e familiares, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Atentar para existência de condições especiais na comunicação: linguagem estrangeira, pessoas com de deficiências e outras.
( ) Durante a comunicação e o atendimento, devem ser utilizados termos técnicos e expressões médicas, mesmo que sejam complexas e de difícil compreensão.
( ) Manter atenção à comunicação verbal e não verbal durante todo o atendimento.
( ) Apoiar, orientar e acalmar paciente e familiares.
E - C - C - E.
C - E - E - C.
C - C - E - E.
C - E - C - C.
No que diz respeito ao Programa Saúde nas Escolas (PSE), é correto afirmar que
o planejamento das ações do PSE considera o perfil epidemiológico nacional, o contexto escolar e social e a disponibilidade de profissionais de saúde para atuar, em caráter voluntário, no projeto.
o público beneficiário do PSE são, exclusivamente, os estudantes da Educação Básica, gestores e os profissionais de educação e saúde.
a UBS é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde.
as atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família, tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação.
no âmbito da saúde, ações de promoção e prevenção desenvolvidas no Programa Saúde nas Escolas são desenvolvidas pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), responsáveis pelos territórios nos quais as escolas estão inseridas.
Segundo o anexo IX da Portaria de consolidação nº 02/2017, a Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer tem como objetivo:
A redução da mortalidade e da incapacidade causadas por esta doença e ainda a possibilidade de diminuir a incidência de alguns tipos de câncer, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários com câncer, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos.
A redução da mortalidade e da incapacidade causadas por esta doença e ainda a possibilidade de diminuir a prevalência de alguns tipos de câncer, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários com câncer, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento inoportuno e cuidados paliativos.
A redução da morbidade e da incapacidade causadas por esta doença e ainda a possibilidade de diminuir a prevalência de alguns tipos de câncer, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários com câncer, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos.
A redução da morbidade e da incapacidade causadas por esta doença e ainda a possibilidade de diminuir a incidência de alguns tipos de câncer, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários com câncer, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção tardia, tratamento inoportuno e cuidados paliativos.
Conforme a Portaria GM/MS 2.048/2002, a necessidade de haver 3 profissionais militares, policiais rodoviários, bombeiros militares, e/ou outros profissionais reconhecidos pelo gestor público, sendo um motorista e os outros dois profissionais com capacitação e certificação em salvamento e suporte básico de vida é vinculada à ambulância do tipo
A.
B.
C.
D.
No início da segunda década do novo milênio, as principais causas de mortalidade no Brasil eram as doenças cardiovasculares, os cânceres, a doença respiratória crônica e o Diabetes. O governo brasileiro elaborou um plano de Ações estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil 2011-2022. O plano foi organizado em 3 eixos, sendo um deles o de Promoção da Saúde.
Constituem ações de promoção previstas neste plano, EXCETO:
Alimentação saudável, incluindo aumento de alimentos processados.
Criação de programas de incentivo ao envelhecimento ativo.
Reestruturação dos espaços urbanos e incentivo à atividade física.
Regulamentação e fiscalização da compra e do consumo de álcool.
É um atributo essencial da Atenção Primária à Saúde, de acordo com a publicação do Ministério da Saúde intitulada “Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde” (2020), a
orientação familiar.
orientação comunitária.
competência cultural.
longitudinalidade.
O Ministério da Saúde, mediante a Portaria n° 1.130, instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) em 05 de agosto de 2015, que contempla 7 eixos norteadores com suas respectivas ações direcionadas. Para o planejamento e execução de tais ações, parâmetros com definições de idade são muito úteis e importantes na elaboração de programas voltados à criança, pois colocam limites e direcionam ações. Nesse sentido, considera-se primeira infância, a pessoa na faixa etária entre:
Após análise, marque a opção CORRETA.
0 a 9 anos.
0 a 5 anos.
0 a 6 anos.
0 a 4 anos.
Acerca dos Programas de Residência Multiprofissional é incorreto afirmar:
Devem ser construídos de modo a proporcionar o desenvolvimento dos núcleos específicos de saberes e práticas de cada profissão na área e também o campo do cuidado, que é comum a todas as profissões da saúde.
Na Residência Multiprofissional a institucionalização dos saberes e a sua organização em práticas se dão mediante a conformação de núcleos e campos de saberes.
Na Residência Multiprofissional o núcleo demarca a identidade de uma área de saber e de prática profissional; e o campo, um espaço de limites imprecisos onde cada disciplina e profissão buscam em outras, apoio para cumprir suas tarefas teóricas e práticas.
As diferenças entre as Residências Multiprofissionais em Saúde se dão das mais diversas formas, dentre as quais a natureza (pública, privada, filantrópica) e a estrutura da instituição de ensino disponível para a formação.
Na Residência Multiprofissional são desenvolvidas apenas atividades e experiências que envolvam todas as profissões não devendo ser efetuadas ou estimuladas experiências uniprofissionais.
Segundo o anexo I da Portaria de Consolidação n.° 2, de 28 de setembro de 2017, são Eixos Operacionais da Política Nacional de Promoção da Saúde, EXCETO:
Regulação ambiental.
Articulação e cooperação intra e intersetorial.
Participação e controle social.
Comunicação social e mídia.
O Decreto-lei no 986/1969 instituiu normas básicas relativas a alimentos. Para os efeitos desse dispositivo, “todo alimento derivado de matéria-prima alimentar ou de alimento in natura, ou não, de outras substâncias permitidas, obtido por processo tecnológico adequado” corresponde ao conceito de
alimento dietético.
alimento de fantasia ou artificial.
alimento enriquecido.
produto alimentício.
alimento irradiado.
A Portaria MS/GM nº 4.279, de 30 de dezembro, publicada em 2010, estabelece diretrizes para a organização das redes de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2010). O Brasil destaca-se no cenário latino-americano pelo acúmulo teórico e pela diversidade de cenários no desenvolvimento de RAS, mas essas experiências estão dispersas no território nacional, não havendo ainda a necessária disseminação e reconhecimento dos aspectos que contribuem para o alcance de seus objetivos e nem das dificuldades em desenvolvê-las (BRASIL, 2012; EVANGELISTA et al., 2012). A partir dos conceitos norteadores, foram construídas as diversas redes temáticas de âmbito nacional, como a Rede Cegonha, a Rede de Atenção Psicossocial, a Rede de Urgência-Emergência, entre outras.
Sobre os atributos das RAS, analise os itens a seguir e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) População e território definidos com amplo conhecimento de suas necessidades e preferências que determinam a oferta de serviços de Saúde.
( ) Serviços de Atenção Primária em Saúde estruturados como primeiro nível de atenção e porta de entrada ao sistema, constituídos de equipe multidisciplinar que cobre a população, integrando, coordenando o cuidado e atendendo às suas necessidades de saúde.
( ) Recursos humanos suficientes, competentes, comprometidos e com incentivos pelo alcance de metas da rede.
( ) Existência de mecanismos de coordenação, sem continuidade do cuidado e integração assistencial por todo o contínuo da atenção.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
F- V- F- F.
F- V- V- F.
F- F- F- V.
V- V- V- F.
V- F- V- V.
Qual das alternativas abaixo NÃO é um dos princípios e diretrizes que deve orientar as ações desenvolvidas pelo NASF?
Integralidade.
Processo de trabalho.
Promoção da saúde.
Humanização.
Interdisciplinaridade.