Questões de Concurso sobre Dos Estados para os Municípios

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
29 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A alternativa que demonstra a repartição das receitas tributárias repassadas da União e Estados para os Municípios é a seguinte:


A

50% da arrecadação do IRRF sobre os rendimentos pagos pelo município e 7,25% do CIDE Combustível.


B

20% dos impostos residuais e 29% do CIDE Combustível.


C

50% da arrecadação do IRRF sobre os rendimentos pagos pelo município e 29% do CIDE Combustível.


D

70% do IOF sobre o ouro utilizado como ativo financeiro ou instrumento cambial conforme a origem da operação e 7,25% do CIDE Combustível.


E

30% do IOF sobre o ouro utilizado como ativo financeiro ou instrumento cambial conforme a origem da operação e 29% do CIDE Combustível.

Conforme legislação tributária vigente, pertence aos municípios


A

50% dos impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza.


B

25% do imposto sobre produtos industrializados (IPI).


C

50% da arrecadação obtida com IPVA licenciados em seus territórios.


D

22% do fundo de participação dos estados.


E

20% dos impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza.

Em relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), analise as seguintes assertivas:

I. O produto de sua arrecadação só pode ser utilizado na construção de obras viárias e sua manutenção.

II. Trata-se de imposto de competência do Estado, que repassa uma parcela para o Município em que o veículo está licenciado.

III. Embora o imposto seja de competência do Estado, a arrecadação é efetuada pelo Município em que o veículo está licenciado.

Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

Apenas I e III.

Pertencem aos Municípios 25% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre:


A

A propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios.


B

A propriedade territorial rural.


C

Operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários.


D

Operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.


E

Transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos.

Considere que Juscelino Azevedo, Prefeito de Brejo Seco, está desconfiado que a arrecadação cairá demais e solicitou o levantamento das possíveis recentes receitas tributárias do município para Sr. Pedro Silva, Secretário de Finanças, que lhe reportou:


I. o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;

II. quarenta e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4.º, III;

III. quinze por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios.


Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, está(ão) consistente(s) a(s) receita(s):


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

A forma de Estado adotada no país e explicitada na Constituição Federal é a Federação. Em consonância com esse entendimento, a Constituição institui a competência tributária de cada um dos Entes da Federação. No entanto, o legislador constituinte determinou que algumas das receitas tributárias deveriam ser repartidas com outros Entes da Federação. Assim, pertencem aos Municípios:


A

25% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios


B

25% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação


C

50% do produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem


D

50% do produto da arrecadação do imposto que a União instituir mediante lei complementar, impostos não previstos anteriormente, desde que sejam não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição

De acordo com o sistema constitucional de repartição de receitas tributárias, é CORRETO afirmar:


A

Pertencem aos Municípios vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, sendo creditadas referidas receitas, no mínimo, na proporção de três quartos do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e prestações de serviços realizadas em seus territórios.


B

Pertencem aos Municípios vinte e um inteiros e cinco décimos por cento do produto da arrecadação da União sobre imposto de renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados.


C

Pertencem aos Estados vinte e cinco por cento do produto da arrecadação oriunda de impostos extraordinários.


D

A União entregará aos Estados cinco por cento do produto da arrecadação sobre imposto de renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados para aplicação em programas de financiamento ao setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por meio de suas instituições financeiras de caráter regional.


E

Os Estados entregarão aos Municípios cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto sobre a propriedade territorial rural relativamente aos imóveis neles situados.

 
1
 
Gerar simulado