Questões de Concurso sobre Impostos Estaduais e do DF

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
357 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre o fato gerador do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, e considerando a legislação do Estado de Minas Gerais, analise as seguintes afirmativas:

I. Para o veículo novo, ocorre o fato gerador no momento de seu registro junto ao Departamento de Trânsito.

II. Para o veículo usado, o fato gerador ocorre no dia 1º de janeiro de cada exercício.

III. Para o veículo importado, o fato gerador ocorre na data de seu desembaraço aduaneiro.

São verdadeiras somente as afirmativas:


A
I e II;

B
I e III;

C
II e III;

D
I, II e III;

E
nenhuma.

Sobre os impostos de competência dos Estados e levando-se em consideração as normas constitucionais em vigor, analise as afirmativas:


I. O Imposto de Transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos, quando relativo a bens imóveis e respectivos direitos, será de competência do Estado da situação do bem ou do Distrito Federal.

II. As alíquotas máximas do Imposto de Transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos serão fixadas por lei.

III. O ICMS poderá ser seletivo em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços.


São verdadeiras somente as afirmativas:


A

I e II;


B

I e III;


C

II e III;


D

I, II e III;


E

nenhuma.

Segunda a legislação tributária de Minas Gerais, são de sua competência as taxas a seguir, EXCETO:

A

taxa Florestal;


B

taxa Judiciária;


C

taxa de Fiscalização das Construções;


D

taxa de Controle de Fiscalização Ambiental;


E

taxa relativa à Fiscalização da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Minas Gerais.

No que diz respeito ao Imposto Sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos do Estado de Roraima, é correto afirmar que


A

o contribuinte do imposto é o doador, sendo o donatário solidariamente responsável.


B

a transmissão causa mortis ocorre no momento da abertura do inventário dos bens do de cujus.


C

incide sobre a transmissão de bens às autarquias e Fundação instituída pelo Poder Público.


D

é contribuinte o cedente do bem.


E

é isenta a doação a funcionário público estadual, de imóvel para seu próprio uso, se esse não possuir nenhum outro.

A respeito da margem de valor agregado, utilizável na base de cálculo do ICMS, pode-se afirmar que:


A

deve ser fixada apenas com base nos preços usualmente praticados no mercado estadual, obtidos, sempre, por meio de levantamento.


B

pode ser fixada com base em informações e outros elementos fornecidos por quaisquer outras empresas.


C

deve ser fixada com base nos preços usualmente praticados no município do remetente.


D

pode ser fixada com base nos preços usualmente praticados no Estado, por meio de informações e outros elementos fornecidos por entidades representativas dos setores respectivos.


E

pode ter por base acordo firmado com entidades representativas de setores exclusivamente atacadistas que comercializam a mercadoria.

A respeito do ICMS, é INCORRETO afirmar que


A

não incidirá sobre operação que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados.


B

tem como fato gerador as operações relativas à circulação de mercadorias e às prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.


C

poderá ser seletivo em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços.


D

a isenção ou não incidência, salvo determinação em contrário na legislação, implicará crédito para compensação com montante devido nas operações seguintes.


E

não incidirá sobre operações que destinem mercadorias para o exterior, assegurada a manutenção e o aproveitamento do montante do imposto cobrado nas operações anteriores.

Considere as seguintes afirmações sobre o IPVA, no Estado de Roraima:


I. poderá ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização;

II. não incide sobre a propriedade de veículos automotor que compõe o patrimônio dos partidos políticos;

III. são isentos do pagamento os táxis.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

II e III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

II, apenas.

Quando veículo automotor importado do estrangeiro é adquirido por pessoa física residente no País,


A

o IPVA incidirá no momento da celebração do contrato de compra e venda.


B

o IPVA incidirá no momento em que o veículo automotor for liberado pelas autoridades estrangeiras para a exportação.


C

o IPVA incidirá no momento em que o veículo automotor estiver aportado em porto nacional.


D

não há incidência do IPVA porque a importação foi realizada por pessoa física.


E

o IPVA incidirá no momento em que houver o desembaraço aduaneiro do veículo automotor.

O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, de acordo com o art. 155 da Constituição Federal, é de competência da(o):


A

União;


B

Estado;


C

Município;


D

Autarquia;


E

INSS.

É isenta de ICMS a pessoa, física ou jurídica, de direito público ou privado, que promover importação do exterior de mercadoria, bens ou serviço, ou que adquirir, em licitação, mercadoria ou bem importado do exterior.


C
Certo

E
Errado

Considerando as normas legais sobre o Imposto Sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.

( ) É contribuinte do imposto, na transmissão causa mortis, o herdeiro ou o legatário.

( ) O doador é solidariamente responsável pelo imposto devido pelo donatário, no caso de inadimplência deste.

( ) Qualquer pessoa que detenha a posse do bem transmitido na forma da lei é solidariamente responsável pelo imposto devido pelo contribuinte.

( ) Nas transmissões causa mortis de bens imóveis, o pagamento do imposto deve sempre ser feito em até cinco dias após a homologação do cálculo.


A

V,V,V,F


B

V,F,V,V


C

V,V,F,F


D

F,F,V,V


E

F,V,F,V

As prefeituras municipais têm uma responsabilidade social muito grande, tendo que garantir a seus cidadãos uma gama de serviços como o acesso a educação e saúde de boa qualidade. Além disso, o município deve estar provido de infra-estrutura como, por exemplo, ruas pavimentadas e drenadas, praças e áreas de lazer. Para isto os municípios recebem fundos repassados pelos governos estadual e federal, além de recolher seus próprios impostos. Entre os impostos recolhidos diretamente à Prefeitura Municipal de Fortaleza, podemos apontar corretamente:


A

Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


B

Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA)


C

Imposto sobre a Produção Industrial (IPI) e Imposto Predial e Territorial Urbano, (IPTU


D

Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) e Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF)

É da competência dos Estados o seguinte imposto:


A
sobre a propriedade de veículos automotores

B
sobre a importação de produtos estrangeiros

C
sobre serviços de qualquer natureza

D
sobre a propriedade territorial urbana

E
sobre produtos industrializados
Considerando que a sigla ITCD significa Imposto Sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações de Quaisquer Bens ou Direitos, assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.

( ) Na transmissão por sucessão legítima processada mediante inventário, a base de cálculo do ITCD é o valor dos bens ou direitos fixados por avaliação judicial.

( ) Na instituição de usufruto por ato não oneroso, a base de cálculo do ITCD corresponde a 2/3 do valor do imóvel, apurado mediante avaliação administrativa.

( ) Na doação, a base de cálculo do ITCD é o valor venal dos bens ou direitos apurados por avaliação administrativa e/ou estimativa fiscal.

( ) Na transmissão por sucessão legítima processada sob o rito do arrolamento, a base de cálculo do ITCD é o valor dos bens ou direitos, fixados por avaliação administrativa.


A
V, V, F, V

B
V, F, V, V

C
V, F, F, V

D
V, V, V, F

E
V, V, F, F
   
Gerar simulado