

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação à Portaria de nº 42, de 14 de abril de 1999, indique a única opção incorreta.
Determinou sua aplicação nos orçamentos da União, dos Estados e Distrito Federal a partir do exercício financeiro de 2000.
Estabeleceu a nova classificação funcional.
Tornou facultativa a utilização da classificação funcional em todas as unidades da federação.
Atualizou a descriminação da despesa por função e sub-função, na Lei nº 4320/1964.
Criou a Função Encargos Especiais.
O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária. Essa regra é conhecida na doutrina como:
regra de ouro.
regra de equidade fiscal.
regra de limitação de empenho.
regra de estabilização macroeconômica.
Das proposições abaixo pode-se afirmar corretamente que
a principal fonte de financiamento da Seguridade Social no Brasil é a Contribuição para a Previdência Social.
o ICMS é o imposto indireto com amplo potencial de taxação progressiva.
o IRPF é o único imposto direto recolhido pelo governo federal que atinge mais da metade da população economicamente ativa do país.
o ICMS é um imposto indireto sobre o consumo de bens supérfluos.
o IPTU é um imposto altamente regressivo.
A necessidade de atuação econômica do setor público prende-se à constatação de que o sistema de preços não consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funções. Assim, é correto afirmar que
a função distributiva do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos eficientemente pelo sistema de mercado.
a função alocativa do governo está relacionada com a intervenção do Estado na economia para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego.
o governo funciona como agente redistribuidor de renda através da tributação, retirando recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e transferindoos para os segmentos menos favorecidos.
a função estabilizadora do governo está relacionada ao fato de que o sistema de preços não leva a uma justa distribuição de renda.
a distribuição pessoal de renda pode ser implementada por meio de uma estrutura tarifária regressiva.
Quanto às Finanças Públicas, é incorreto afirmar:
A função alocativa do governo é relacionada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos de maneira adequada pelo sistema de mercado.
O princípio do benefício de pagamento diz respeito à eqüidade na cobrança, ou seja, considera a capacidade de pagamento do contribuinte.
Bens semipúblicos ou meritórios satisfazem o princípio da exclusão, mas são produzidos pelo Estado.
A função de crescimento econômico se refere às políticas que permitem aumentos na formação de capital.
No tocante especificamente à estrutura tributária, o princípio da neutralidade é obtida quando não se alteram os preços relativos.
Toda despesa do Estado deve passar por três estágios que são
empenho, avaliação e pagamento.
empenho, liquidação e pagamento.
empenho, liquidação e controle.
avaliação, liquidação e pagamento.
avaliação, liquidação e controle.
Na classificação das despesas públicas, é(são) despesa( s) corrente(s) de custeio:
material de consumo.
execução de obras.
aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização.
constituição ou aumento do capital de empresas comerciais ou financeiras.
subvenções econômicas.
Economistas que se proclamam não-intervencionistas advogam a adoção de regras fixas de política econômica, tais como orçamento equilibrado e constância da taxa de crescimento do estoque monetário.
A política Monetária e a Política Fiscal são diferenciadas, fundamentalmente, podemos afirmar que:
A política monetária procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a política fiscal age diretamente sobre as rendas mediante a tributação e os gastos públicos.
A política monetária trata dos recursos totais arrecadados e dos gastos do governo, enquanto a política fiscal trata de juros, câmbio e nível de emprego.
Não existe qualquer diferença entre as políticas fiscal e monetária.
A política fiscal procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo, por parte das empresas e das pessoas, influenciado as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a política monetária funciona diretamente sobre as rendas por meio da tributação e dos gastos públicos.
Indique a alternativa CORRETA em relação à classificação e estrutura das receitas públicas:
segundo a ótica da origem dos recursos, as receitas são consideradas próprias ou de transferências.
são consideradas receitas correntes: tributária; de contribuições; patrimonial; agropecuária; industrial; de serviços; transferências correntes e o superávit do orçamento corrente.
as receitas correntes estão associadas ao que na Contabilidade Empresarial corresponde às receitas propriamente ditas, ou fatos modificativos aumentativos.
a dívida ativa tributária constitui-se nos créditos da Fazenda Pública, não pagos no vencimento, inscritos em registro próprio, depois de apurada sua liquidez e certeza, e classificados como receita tributária.
Acerca da renúncia de receitas, disciplinada pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), assinale a alternativa INCORRETA:
deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro, no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes.
o proponente terá que demonstrar que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária.
o combate a sonegação fiscal, assim como a ampliação da base de cálculo de um tributo, constitui-se em formas de compensação para a concessão de benefícios fiscais.
a renovação de benefícios concedidos corresponde a uma nova concessão, portanto, submetida a todas as regras referentes à renúncia de receitas.
O sistema responsável pelo processamento dos dados relativos à preparação da elaboração orçamentária é
SIDOR.
SIAFI.
SIAPE.
SIAFEM.
SPIU.
O processo de privatização no Brasil pode ser dividido em três fases: a que ocorreu ao longo dos anos 80, a que foi de 1990 a 1995 e a que se iniciou em 1995. Com relação ao processo de privatização no Brasil, aponte a única opção falsa.
A primeira fase correspondeu a um processo de "re-privatização", cujo principal objetivo foi o saneamento financeiro da carteira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A segunda fase privilegiou a venda de empresas dos setores industriais, como a siderurgia, petroquímica e fertilizantes.
A terceira fase caracterizou-se, principalmente, pela privatização dos setores públicos, com destaque para os setores de energia elétrica e telecomunicações.
A terceira fase apresentou como ponto importante o lançamento do Plano Nacional de Desestatização (PND).
A partir de 1990, o processo de privatização esteve inserido em uma estratégia geral de governo, que contemplava a promoção das chamadas "reformas de mercado".
Com relação à análise custo-benefício de projetos e programas governamentais, identifique a opção incorreta.
O valor econômico dos benefícios tangíveis de um projeto em um mercado de competição perfeita é avaliado pelos preços de mercado e os benefícios precisam ser ajustados adequadamente.
Se os benefícios excedem os custos, o projeto pode conduzir a uma mais eficiente alocação de recursos.
A análise de custo-benefício não é um substituto para o processo político, uma vez que é um método de escolha para projetos alternativos, depois que o valor dos benefícios é determinado.
Na identificação e mensuração de custos e benefícios, a questão mais importante refere-se ao tratamento das externalidades.
Benefícios reais de um projeto são aqueles derivados de seus usuários finais.
A justificativa para o que foi denominado ciclo político invertido baseou-se no argumento da existência de restrições políticas ou sociais à adoção de medidas fiscais impopulares. A promoção do desenvolvimento e o esforço no sentido de minimizar os conflitos sociais formam, naturalmente, parte do ideário de qualquer governo. O que caracteriza as políticas populistas, de acordo com seus críticos, seria a combinação de quatro fatores. Identifique o fator que não é pertinente.
O ativismo governamental.
O redistributivismo a qualquer custo.
A afirmação das conseqüências positivas decorrentes de elevados déficits fiscais.
A tentativa de promover o crescimento econômico, independentemente das condições de contexto.
A ausência da percepção da existência de restrições macroeconômicas.
A receita orçamentária, consoante à legislação vigente no Brasil, passa por três fases denominadas de estágios. A fase que está ligada aos pagamentos realizados diretamente pelos contribuintes às repartições fiscais e à rede bancária é denominada
arrecadação da receita.
recolhimento.
previsão da receita.
liquidação.
totalização.
O documento que inscreve as despesas realizadas pela Administração Pública, apresentando as informações do credor, a descrição e o valor da despesa, bem como a dotação utilizada, denomina-se
nota de dotação.
nota de empenho.
nota de lançamento.
nota de movimentação de crédito.
nota de programação financeira.
No longo prazo, políticas monetárias expansionistas não são eficazes porque não alteram o produto potencial da economia, contribuindo apenas para aumentar o nível de preços.
A interferência do governo na economia dá-se por não existir no mercado uma alocação perfeita dos recursos, que são escassos. É, portanto, imperfeita a relação demandante e ofertante no mercado. O governo, então, justifica sua existência, como agente interventor nessa conflituosa relação. E um dos instrumentos dessa intervenção é a política fiscal, com a qual o governo exerce controle sobre os ciclos do nível de renda.
Marque a alternativa que NÃO representa a correta aplicação da política fiscal e do controle da renda:
Para expandir a renda – deve-se aumentar os gastos do governo.
Para contrair a renda – deve-se diminuir os gastos do governo.
Para expandir a renda – deve-se aumentar os gastos do governo.
Para expandir a renda – deve-se aumentar os tributos.
Para contrair a renda – deve-se aumentar os tributos.