

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Abaixo estão listadas as competições da ginástica artística em eventos oficiais. Uma delas está errada. Assinale-a.
Competição 3 – final individual por aparelho: participam os 16 melhores, classificados na preliminar, considerando a nota obtida em cada aparelho. Serão, portanto, 16 finalistas em cada um dos 8 aparelhos masculinos e 16 finalistas em cada um dos 6 aparelhos femininos. No máximo, 2 ginastas de um mesmo país, em cada aparelho, poderão participar dessas finais.
Competição 1 – preliminar: todos os ginastas inscritos participam. Os resultados obtidos nessa competição indicarão os classificados para as 3 competições finais.
Competição 4 – final por equipes: participam as 8 equipes mais bem classificadas na competição preliminar. Nesta competição, cada equipe pode ser composta por até 6 ginastas, dos quais competem 3 em cada aparelho. O cálculo do total da equipe é feito somando todas as notas obtidas pelos integrantes da equipe em todos os aparelhos.
Competição 2 – final individual geral: participam os 24 melhores ginastas da competição 1, no máximo 2 por país. Para a classificação individual geral, somam-se as notas obtidas por cada ginasta em todos os aparelhos.
Na atualidade, é inegável a presença da ginástica no cotidiano das pessoas. Ela pode ser encontrada nos mais diversos espaços sociais, nas escolas, nos parques, nas empresas e indústrias, em competições esportivas, academias e nas mais diferentes possibilidades de prática: ginástica para a saúde, competição e demonstração.
Sobre a ginástica, é correto afirmar, EXCETO:
Na Antiguidade Clássica Ocidental, a Grécia utilizou a ginástica/os exercícios físicos como educação corporal, terapêutica, estética e moral, fortalecimento do corpo e do espírito e preparação para a guerra; em Roma, observam-se as características militar, guerreira e espetáculo.
Na Idade Média, os estudos sobre a ginástica/o exercício físico demonstram que estes foram fortemente combatidos pela igreja cristã e pelo regime feudal, porém, o adestramento físico, a esgrima e a equitação, o arco e flecha, a luta e a corrida eram exigidos dos cavaleiros como preparação militar.
Na Idade Moderna, ao analisar a ginástica/o exercício físico, podemos afirmar que estes assumem um papel importante na educação, como forma de desenvolver as capacidades físicas e espirituais da criança e do jovem.
Na Idade Contemporânea, ao analisar a ginástica/o exercício físico, podemos afirmar que surgem na Europa Ocidental as primeiras sistematizações de suas práticas e com elas as bases da Educação Física atual.
Nos tempos atuais, ao analisar a ginástica/o exercício físico, podemos afirmar que estes são o principal elemento da cultura corporal de movimento e o único capaz de promover a saúde.
Os saberes da ginástica nas aulas de Educação Física devem promover aos alunos a compreensão dessa prática como área de conhecimento em sua totalidade, e não apenas fragmentada em rótulos e modalidades. O educando deve assimilar as características desse esporte, seus princípios, objetivos e técnicas de movimentos.
Analise os seguintes itens relacionados à ginástica de conscientização corporal / ginástica geral e assinale com V os verdadeiros e com F os falsos.
( ) Ações corporais trabalhadas: equilibrar, balancear, trepar, girar, saltitar, saltar, andar, correr, circundar, ondular, rastejar, estender e rolar.
( ) Elementos coreográficos trabalhados: formação, direção, trajetória, planos, harmonia, sincronia, ritmo, apresentação individual e em grupo.
( ) Exploração de aparelhos não tradicionais: tecido, pneu, câmara de ar de pneu, caixas, galões de água, engradados, garrafas, bancos, bolas de parque.
( ) Elementos acrobáticos desenvolvidos: rotações, apoios, reversões e suspensões.
Assinale a sequência correta.
V V V V
F V F V
V F V F
F F F F
A posição carpada utilizada na ginástica artística está descrita em:
Caracteriza-se pela flexão do quadril e extensão dos joelhos.
Caracteriza-se pela ausência de ângulos nas articulações do quadril e joelhos.
Caracteriza-se pela flexão das articulações do quadril e joelhos.
Caracterizada pelo afastamento das pernas; quando alcança os 180°, é chamada de espacato, apresentando duas opções: afastamento anteroposterior e afastamento lateral.
Na ginástica de aparelhos, a barra fixa permite movimentos que desenvolvem a força, a flexibilidade e a agilidade. Os movimentos realizados na barra dependem, sempre do aproveitamento da velocidade do movimento anterior. Neste contexto:
O balanço e o rodopio no solo são elementos básicos da prática da barra fixa.
O flic flac e rodopio no solo são elementos básicos da prática da barra fixa.
O duplo twist alternado e o giro no solo são elementos básicos da prática da barra fixa.
O balanço e a parada de quatro apoios na trave são elementos básicos da prática da barra fixa.
O balanço e o giro do macaco são elementos básicos da prática da barra fixa.
Analise as asserções:
I - A ginástica é um dos componentes curriculares a ser desenvolvido em aulas de Educação Física Escolar. O seu objetivo principal é ensinar os fundamentos técnicos da ginástica de solo, trave e paralelas e gradativamente preparar o aluno para competições.
PORQUE
II – Sendo um componente obrigatório, a ginástica, através do treinamento durante as aulas de Educação Física proporcionará aos alunos a possibilidade de tornarem-se atletas de alto rendimento e elevar o nível de credibilidade da escola.
A partir do exposto acima, marque a resposta correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A ginástica competitiva apresenta a seguinte característica:
É seletiva
É não-seletiva
Possui aparelhos alternativos
Usa espaços alternativos
Apresenta movimentos sem uma técnica pré-definida
Nas afirmativas abaixo referente ás provas de ginástica olímpica, assinale (HM) se a modalidade for praticada por homens e mulheres, (H) se a modalidade for praticada somente por homens, (M) se a modalidade for praticada somente por mulheres, e marque a opção CORRETA.
( ) Salto sobre cavalo.
( ) Trave.
( ) Solo.
( ) Argolas
( ) Cavalo com alças.
( ) Barra fixa.
( ) Barras paralelas.
( ) Barras assimétricas.
HM, M, HM, M, H, M, H, H
HM, M, HM, H, H, H, H, M
M, M, HM, H, H, H, H, H
H, M, M, H, H, M, H, M
Dentre os aparelhos listados abaixo, assinale quais são usados na ginástica rítmica:
A corda, a fita, o arco, a bola e a argola.
A fita, a corda, o laço, a bola e o bastão.
A corda, a fita, o arco, a bola e a Maça.
O arco, a fita, o bastão, a bola, e o disco.
Assinale a alternativa que não apresenta corretamente a uma posição básica da ginástica artística:
Posição estendida: caracteriza-se pela ausência de ângulos nas articulações do quadril e joelhos.
Posição grupada: caracteriza-se pela flexão das articulações do quadril e joelhos.
Posição carpada: caracteriza-se pela flexão do quadril e extensão dos joelhos.
Posição afastada: caracterizada pelo afastamento das pernas; quando alcança os 90°, é chamada de espacato, apresentando duas opções: afastamento anteroposterior e afastamento lateral.
O trecho abaixo é a descrição de um exercício da ginástica artística. Leia-o e a seguir assinale a alternativa que o denomina.
“São rotações completas, executadas sobre eixos fixos (barras paralelas ou barra fixa) ou semifixos (argolas), nas quais a posição de partida e chegada se assemelha.”
Kippe.
Giros.
Reversão.
Mortais.
“As _____________são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas... Cabe ressaltar que são um conteúdo que tem uma relação privilegiada com o bloco “conhecimentos sobre o corpo”, pois nessas atividades esses conhecimentos se explicitam com bastante clareza.”
Assinale a opção abaixo que contém a prática corporal que completa a afirmação acima:
Ginásticas
Danças
Lutas
Artes
A respeito dos diferentes tipos de ginastica, assinale a alternativa INCORRETA:
A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, É uma modalidade caracterizada pela prática sistemática de um conjunto de exercícios físicos em aparelhos, como argolas, barras, traves e cavalos (com e sem alças), ou no solo. Os movimentos dos ginastas são extremamente elegantes e demonstram força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
A ginástica rítmica envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos aparelhos (corda, arco, fitas, maças e bola). Nas rotinas de ginástica rítmica, são ainda permitidos certos elementos pré-acrobáticos, como rolamentos, entre outros.
A ginastica formativa é destinada ao fortalecimento corporal e domínio das diferentes técnicas corporais e esportivas, buscando estimular o desenvolvimento do potencial biológico, melhorar a eficiência funcional e mecânica do organismo. Pode ser desenvolvidas na forma de exercícios localizados e naturais.
Nenhuma das alternativas.
“Por assim dizer, a _______________ é considerada um marco do desenvolvimento da ginástica moderna com funcionamentos específicos e abrangentes destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também as mulheres. Com origem na ginástica sueca apresenta uma divisão de oito grupos de exercícios localizados, associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos a mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
calistenia
dança clássica
ginástica medieval
atividade aeróbica