Questões de Concurso sobre Ética profissional ou Legislação Profissional de Enfermagem

 
 
Disciplina 1
Assunto 10
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
753 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outras providências. Considerando esta Lei, são técnicos de Enfermagem:


I. o titular do diploma ou do certificado de técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação e registrado no órgão competente;

II. o titular do diploma ou do certificado de técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a sua região e registrado no órgão de origem;

III. o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de técnico de Enfermagem.

IV. o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido pela Secretaria de Saúde nas Unidades da Federação.


Responda corretamente.


A

Apenas os itens I e III estão corretos;


B

Apenas o item I está correto;


C

Todos os itens estão incorretos;


D

Apenas os itens II e IV estão corretos.

Segundo a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, o Técnico em Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de Enfermagem, cabendo-lhe especialmente:


A

observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas.


B

executar ações de tratamento simples.


C

prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.


D

participar da orientação e da supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente um profissional conseguiria enfrentar um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira ética. Considerando os princípios da bioética, assinale a alternativa correta.


A

O princípio da beneficência diz respeito a reduzir o mal, ou seja, oferecer o tratamento de modo a não produzir riscos ao paciente.


B

A justiça compreende que as pessoas tem liberdade de decisão sobre sua vida, logo, cabe a ela escolher e gerenciar sua vontade.


C

O princípio que se refere à igualdade de tratamento e a distribuição de serviços de saúde onde se mais necessita é o princípio da equidade.


D

A autonomia deve levar em consideração duas condições fundamentais, a liberdade e a informação.


E

O início da Bioética se deu na segunda guerra mundial, visto que foi nesse período que surgiram os princípios.

Com base no Regulamento Técnico da Atuação dos Profissionais de Enfermagem em Quimioterapia Antineoplásica, do Conselho Federal de Enfermagem, considere as seguintes competências:


1. Participar de programas de garantia da qualidade em serviços de quimioterapia.

2. Participar da definição da política de recursos humanos.

3. Participar de programas de orientação e educação de pacientes.

4. Participar da integração da equipe multidisciplinar.


É/São competência(s) do técnico de enfermagem:


A

1 apenas.


B

2 e 3 apenas.


C

2 e 4 apenas.


D

1, 3 e 4 apenas.


E

1, 2, 3 e 4.

A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. Sobre os aspectos éticos e deontológicos do exercício da enfermagem, analise as assertivas a seguir no que diz respeito aos direitos do profissional de enfermagem:


I. Exercer a Enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza.

II. Exercer atividades em locais de trabalho livre de riscos e danos e violências física e psicológica à saúde do trabalhador.

III. Não participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração.


De acordo com o Novo Código de Ética em Enfermagem, está correto o que se afirma em:


A

Somente I


B

Somente II


C

Somente III


D

Somente II, III


E

Somente I, II

No campo da Bioética, a “diretiva antecipada de vontade” é uma forma de


A

os profissionais de saúde e familiares ficarem informados sobre as escolhas da pessoa doente em relação às formas de tratamento às quais deseja ou não ser submetida.


B

os doentes se libertarem da decisão médica sobre seus corpos, estabelecendo uma relação médico-paciente mais independente da vontade do primeiro


C

preservação da autonomia do indivíduo doente que, mesmo limitado pela doença, é chamado a responsabilizar-se pelas consequências das decisões a serem tomadas, a cada momento do seu processo terapêutico.


D

o cidadão maior de idade e plenamente capaz e consciente exercer o direito de ser esclarecido antes de opinar sobre os limites terapêuticos que quer ver aplicados ao seu tratamento.


E

registrar em um documento, também chamado de testamento vital, o que o paciente, depois de esclarecido sobre os riscos e benefícios de cada terapêutica, escolher se quer ou não; este procedimento não pode ser revisto e revogado

A lei que define as categorias que pertencem à Enfermagem e as atribuições que lhes competem é a:


A

Lei nº 8.080, de 30 de julho de 1990.


B

Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.


C

Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973.


D

Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986.


E

Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.

A relação entre a bioética e a enfermagem ainda é pouco estudada, mas tanto a bioética quanto a enfermagem têm muito a contribuir uma com a outra e a ponte entre elas é o cuidado.


Assinale a alternativa correta em relação aos princípios básicos da bioética.


A

Justiça, não aceitação, beneficência e autonomia.


B

Não maleficência, beneficência, respeito e justiça.


C

Autonomia, beneficência, não maleficência e justiça.


D

Não maleficência, respeito, autonomia e justiça.


E

Respeito, beneficência, justiça e autonomia.

Segundo a Resolução COFEN 358 de 2009, as etapas do Processo de Enfermagem são, respectivamente:


A

Histórico, Diagnóstico, Planejamento e Avaliação de Enfermagem.


B

Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano.


C

Avaliação, Planejamento, Diagnóstico, Recoleta de dados e Avaliação de Enfermagem.


D

Coleta de Dados, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação de Enfermagem.

A atual pandemia da Covid-19 trouxe implicações imensas para o processo de cuidar em saúde, com desdobramentos para o uso das tecnologias duras. No curso desse período, o Conselho Federal de Enfermagem aprovou a Resolução nº 639/2020, que dispõe sobre as competências do Enfermeiro no cuidado aos pacientes em ventilação mecânica no ambiente extra e intra-hospitalar. Essa resolução delibera


A

que é competência da equipe de enfermagem a coleta de sangue arterial para fins de monitorização gasométrica e respiratória.


B

que, na instalação de aparelhos de ventilação mecânica, é competência do auxiliar de enfermagem, sob supervisão do Enfermeiro, a fixação e centralização do tubo traqueal.


C

que compete a equipe de enfermagem a montagem, testagem e instalação de aparelhos de ventilação mecânica invasiva e não-invasiva em pacientes adultos, pediátricos e neonatos.


D

que, no contexto do Processo de Enfermagem, é competência do Enfermeiro a monitorização, a checagem de alarmes, o ajuste inicial e o manejo dos parâmetros da ventilação mecânica, tanto na estratégia invasiva quanto não invasiva.


E

que, durante a utilização de ventilação mecânica, é competência do técnico de enfermagem a monitorização da pressão do cüff (balonete) da prótese em níveis seguros e a averiguação quanto ao seu correto e perfeito posicionamento.

O(a) Profissional de Enfermagem responde pela infração ética e/ou disciplinar, que cometer ou contribuir para sua prática, e, quando cometida(s) por outrem, dela(s) obtiver benefício. Dessa forma são consideradas circunstâncias atenuantes, de acordo com o Novo Código de Ética, exceto:


A

Ter bons antecedentes profissionais


B

Cometer infração dolosamente


C

Realizar atos sob coação e/ou intimidação ou grave ameaça


D

Ter colaborado espontaneamente com a elucidação dos fatos


E

Realizar atos sob emprego real de força física

Com base na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (7.498 de 25 de junho de 1986), analise as afirmativas a seguir:


I – A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.

II – O Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, como integrante da equipe de saúde, prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

III – O Enfermeiro pode realizar parto sem distócia somente quando tiver o título de especialista em obstetrícia.

IV – Auxiliares e Técnicos de Enfermagem somente podem desempenhar suas funções sob orientação e supervisão de Enfermeiro, com exceção dos técnicos que trabalham em laboratórios de análises clínicas.


Assinale a alternativa que representa as afirmativas INCORRETAS:


A

I e III.


B

II e IV.


C

III e IV.


D

I e II.

A lei do exercício profissional nº 7.498/1986 regulamentada pelo decreto 94.406/1987 no seu Art. 12 diz: O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, que somente podem ser desempenhadas sob orientação e supervisão de Enfermeiro. Sobre as principais atividades do técnico de enfermagem, assinale a alternativa correta.


A

Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem


B

Programação da assistência de Enfermagem; Executar ações assistenciais de enfermagem, orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, Participar da equipe de saúde


C

Assistência de Enfermagem a nível médio, consulta de enfermagem, participar da equipe de saúde


D

Educação visando à melhoria de saúde da população, Participar da equipe de saúde; supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar


E

Consultoria, programação da assistência de enfermagem, participar da equipe de saúde

A responsabilidade do enfermeiro decorre do cumprimento dos seus deveres que derivam da Lei do Exercício Profissional e do Código de Ética da Enfermagem. No que tange à problemática dos erros de administração de medicamentos, o profissional deveria estar informado sobre implicações jurídicas por atos que resultem em lesão ao paciente, despertando para as questões jurídicas implicadas já que está sujeito a certas penalidades. Sobre essas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro(V) ou Falso (F).


( ) Da Constituição Federal

( ) Do Código de Defesa do Consumidor

( ) Do Código Civil

( ) Do Código Penal


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V, F, V, V


B

F, F, F, F


C

F, F, V, V


D

F, V, V, V


E

V, V, V, V

Analise os itens, abaixo, com relação aos conceitos éticos:

I - é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão.

II - alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.

III - pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa age, mas toma uma atitude diversa da esperada.

Os itens acima discorrem, respectivamente, sobre:


A

Imperícia, Imprudência e Negligencia.


B

Imprudência, Negligencia e Imperícia


C

Imperícia, Negligência e Imprudência.


D

Imprudência, Imperícia e Negligencia.


E

Negligencia, Imperícia e Imprudência.

Segundo a Resolução COFEN No 564/2017 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em relação aos deveres dos Profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa incorreta.


A

Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade


B

Registrar nome completo e/ou nome social, ambos legíveis, número e categoria de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, assinatura ou rúbrica nos documentos, quando no exercício profissional


C

Executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade


D

Orientar à pessoa e família sobre preparo, benefícios, riscos e consequências decorrentes de exames e de outros procedimentos, respeitando o direito de recusa da pessoa ou de seu representante legal


E

O profissional de Enfermagem deverá recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário

A ética e Legislação profissional permeia todo escopo teórico da assistência de enfermagem, não sendo possível dissociar a prática dos Marcos Regulatórios. Sendo assim, em 2008 o COFEN normatizou a Sistematização da Assistência de Enfermagem por meio da Resolução 358. Dessa forma, analise o que se afirma a baixo:


I. O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, apenas em ambientes privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.

II. O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem;

III. A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente.


De acordo com a Resolução 358 de 2009 está incorreto o que se afirma em:


A

II, III


B

I, apenas.


C

I, II


D

II, apenas.


E

I, III

Sobre os aspectos éticos e deontológicos do exercício da enfermagem é um dever do profissional conhecer, cumprir e fazer cumprir o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e demais normativos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Sendo assim, são considerados deveres do profissional de enfermagem, exceto:


A

Incentivar e apoiar a participação dos profissionais de Enfermagem no desempenho de atividades em organizações da categoria.


B

Comunicar formalmente ao Conselho Regional de Enfermagem e aos órgãos competentes fatos que infrinjam dispositivos éticos-legais e que possam prejudicar o exercício profissional.


C

Colaborar com o processo de fiscalização do exercício profissional e prestar informações fidedignas, permitindo o acesso a documentos e a área física institucional.


D

Documentar formalmente as etapas do processo de Enfermagem, em consonância com sua competência legal.


E

Receber vantagens de instituição, empresa, pessoa, família e coletividade, além do que lhe é devido

O Enfermeiro, no exercício da função educativa, deve procurar estabelecer coerência entre a essência do trabalho em saúde e a perspectiva de uma educação transformadora. Nesse sentido, faz-se necessário compreender de maneira ampliada a ideia de competência humana, a qual se subdivide em técnica, organizacional ou metódica, comunicativa e sociopolítica. A partir desse entendimento, o profissional enfermeiro exerce o cuidado em saúde e em enfermagem assumindo a responsabilidade do cuidado prestado, valorizando a autonomia do ser cuidado e articulando habilidades, valores, conhecimentos e atitudes para cada situação em particular. Nesse contexto, entende-se por competência técnica a capacidade de


A

se expressar e dialogar com a equipe de trabalho de maneira eficaz.


B

transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa.


C

dominar os conteúdos das ações, das regras e dos procedimentos da área da saúde e da enfermagem.


D

desenvolver um processo de auto planejamento e organização a partir da implementação de métodos próprios.


E

pensar sobre o contexto do mundo do trabalho, estabelecendo articulação com outros setores quando necessário.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado