

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No balanço patrimonial de uma empresa devem ser considerados diversos tipos de bens. As máquinas industriais utilizadas nos processos produtivos são exemplos de bens
de investimento.
imobilizados.
de venda.
de renda.
intangíveis.
As opções a seguir apresentam características do sistema de produção contínua, à exceção de uma. Assinale-a
Plano de produção elaborado com antecedência.
Ênfase no máximo de eficiência e eficácia do processo produtivo.
Muito utilizado por empresas que produzem produtos com especificações próprias
Arranjo físico constituído por máquinas altamente especializadas.
São benefícios do Marketing Industrial:
Visa somente os benefícios ligados a questão da aproximação de outras empresas já que a função principal é o relacionamento com clientes industriais.
O fortalecimento da Marca não pode ser considerado um benefício no Marketing (B2B), essa função é exclusiva do Marketing para cliente (B2C), os benefícios, são a obtenção de lucros por meio da transação direta com os clientes industriais.
Não se utiliza de ferramentas sofisticadas, sendo então um benefício, pois são diminuídas as verbas destinadas pela empresa, para o trabalho do marketing.
Permite, caso seja bem administrado, o aumento dos lucros das empresas.
No Marketing Industrial não se faz necessário as empresas buscar no mercado empresas para parcerias. O processo se dá de forma natural dependendo apenas, das necessidades do mercado. Isso facilita e se torna um benefício, para as empresas pois diminui os seus gastos com verbas destinadas ao marketing.
Acerca dos sistemas de produção, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sistemas de produção contínuos são empregados quando existe alta uniformidade na produção e demanda de bens ou serviços, fazendo com que os produtos e os processos produtivos sejam totalmente interdependentes, favorecendo a sua automatização.
II. O desempenho da produção pode ser avaliado em diferentes níveis, e um deles é uma abordagem ampla para mensurar o desempenho da produção em nível social, que usa o “resultado triplo” (triple bottom line) para avaliar o impacto social, ambiental e econômico da operação.
III. Há um nível de desempenho da produção que examina os aspectos do desempenho mais diretamente no nível operacional – qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo.
IV. Os sistemas de produção em massa, à semelhança dos sistemas contínuos, são aqueles empregados na produção em grande escala de produtos altamente customizados.
É CORRETO o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre a política de planejamento da capacidade de produção, cabe ao gerente de produção, avaliar diferentes fatores, como a seguir:
I - Os custos serão afetados pelo equilíbrio entre a capacidade e a demanda, evitando que a subutilização da capacidade possa alterar os custos unitários.
II - O equilíbrio entre a capacidade e a demanda, podem afetar as receitas, uma vez que se a capacidade de produção for maior que a demanda do período, podem suprir as necessidades do mercado.
III - A velocidade de resposta ao cliente pode ser melhorada, por meio do aumento dos estoques ou pela provisão planejada da capacidade excedente.
A partir das afirmativas marque a alternativa correta:
A engenharia do trabalho é uma área essencial para gestores que desejam encontrar os métodos ideais para a realização de tarefas em sua organização. As ferramentas associadas a ela buscam aumentar a produtividade e eficiência da organização. Assim, para a engenharia do trabalho,
os aspectos antropométricos incluem visão, tato, som e possivelmente cheiro apresentado no local de trabalho, para que o operador possa transmitir instruções.
os aspectos neurológicos estão relacionados com tamanho, forma e outras habilidades físicas das pessoas.
o enriquecimento do trabalho é um prolongamento do aspecto de autonomia do trabalho e significa fornecer ao pessoal a autoridade para realizar mudanças no trabalho em si e na forma como ele é executado.
o alargamento do trabalho resulta de tarefas extras do mesmo tipo das do trabalho original, ou seja, quando da alocação de um número maior de tarefas para os indivíduos.
Considerando-se o projeto e a organização do trabalho, a interpretação da administração da produção destaca, três aspectos do trabalho flexível, que são:
flexibilidade de mobilidade; flexibilidade de comunicação e flexibilidade de tempo.
flexibilidade de localização; flexibilidade de comprometimento e flexibilidade de motivação.
flexibilidade de habilidades; flexibilidade de tempo e flexibilidade de localização.
flexibilidade de competências; flexibilidade de tecnologia e flexibilidade de pessoas.
Na formação de bens e serviços o gerenciamento de atividades, recursos e materiais é empregado para que sejam obtidas as Saídas esperadas a partir de Entradas que passam por um processo de transformação. Nesse processo de transformação, a
perecibilidade não impacta na sincronização da oferta e demanda dos serviços.
heterogeneidade se refere à variabilidade do serviço, no sentido de ser esse serviço adaptado de cliente para cliente, dependendo da relação deste com o fornecedor.
transportabilidade é a capacidade de levar o serviço de um ponto de origem a um ponto de destino.
intangibilidade ajuda a elaborar o preço e as estratégias de comunicação, pois o cliente sempre percebe claramente o valor agregado do serviço.
Arranjo físico posicional
Arranjo físico por produto
Arranjo físico celular
Arranjo físico funcional
Arranjo físico misto
De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2009), carregamento é a quantidade de trabalho alocado para um centro de trabalho. Contudo, o tempo de operação disponível para trabalho produtivo de um centro de trabalho, mesmo nas melhores operações, pode ser significativamente menor que o tempo máximo disponível e isso deve ser levado em conta quando da atribuição do carregamento a esse centro. Independentemente da abordagem do carregamento, decisões devem ser tomadas quanto à ordem de execução das tarefas. O ordenamento das atividades é conhecido por sequenciamento. Dentre os diversos tipos de sequenciamento, podemos destacar os sistemas First In, First Out (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), Last In, First Out (Último a Entrar, Primeiro a Sair), sequenciamento prioritário do consumidor e sequenciamento baseado na data prometida.
Qual das alternativas abaixo apresenta, em ordem direta, exemplos de sequenciamento por meio dos métodos First In, First Out; Last In, First Out; sequenciamento prioritário do consumidor; e sequenciamento baseado na data prometida?
Entrada e saída de um elevador de pessoas com apenas uma porta de entrada e saída; compra de comida fast-food por meio do drive-thru (compra de comida sem sair do carro); atendimento de chamada de uma catástrofe por parte dos serviços de emergência; entrega de cópias realizadas por serviço de reprografia;
Compra de comida fast-food por meio do drive-thru (compra de comida sem sair do carro); entrada e saída de um elevador de pessoas com apenas uma porta de entrada e saída; atendimento de chamada de uma catástrofe por parte dos serviços de emergência; entrega de cópias realizadas por serviço de reprografia;
Entrada e saída de um elevador de pessoas com apenas uma porta de entrada e saída; atendimento de chamada de uma catástrofe por parte dos serviços de emergência; compra de comida fast-food por meio do drive-thru (compra de comida sem sair do carro); entrega de cópias realizadas por serviço de reprografia;
Compra de comida fast-food por meio do drive-thru (compra de comida sem sair do carro); atendimento de chamada de uma catástrofe por parte dos serviços de emergência; entrega de cópias realizadas por serviço de reprografia; entrada e saída de um elevador de pessoas com apenas uma porta de entrada e saída.
Teoria que foca não especificamente os processos e sua eficiência, mas atenta-se aos gargalos, o foco deve estar no balanceamento do fluxo e não no balanceamento da capacidade, acredita que uma hora perdida no gargalo é uma hora perdida no sistema produtivo como um todo, enfim, esta teoria aborda sistematicamente a gestão das restrições que impedem que uma empresa atinja sua meta.
Esta teoria denomina-se:
TOC
QFD
Teoria de Pareto
Teoria das rejeições
Na operação de um armazém, devem ser observados aspectos referentes ao manuseio e à estocagem dos produtos. Quanto à estocagem, é necessário considerar as características individuais do produto e a escolha entre duas alternativas: estocagem ativa e estocagem estendida.
Sobre essas opções de estocagem, é correto afirmar:
a estocagem ativa é imprescindível quando o armazém é destinado a itens sazonais.
a estocagem ativa está relacionada à possibilidade de se obter economia de escala ou no manuseio dos produtos.
a estocagem estendida prioriza o fluxo rápido dos itens dentro do armazém e para os meios de transporte.
a estocagem estendida deve ser evitada no caso de amadurecimento de produtos alimentícios, como bananas.
2, 3, 4, 5, 1
2, 3, 5, 1, 4
2, 5, 3, 4, 1
2, 5, 1, 3, 4
2, 5, 3, 1, 4
Qualquer empresa para determinar a sua produtividade, inicialmente deve definir e cumprir algumas etapas para determinar o tempo padrão, dentre os vários elementos encontramos a seguinte definição:
“É geralmente conduzido através de cronometragem no local de trabalho ou analisando gravações em fitas de vídeo”. (Davis, Aquilano e Chase, 2001)
Em qual das opções abaixo encontramos um item que se relacione com a descrição acima?
A área de produção necessita de diferentes profissionais, todos com especialidades conhecimentos e habilidades diferenciadas, tais como:
1 - Visualizar, planejar e definir metas.
2 - Projetar e organizar.
3 - Delegar efetivamente.
Essas características correspondem a que profissional?
A gestão da cadeia de suprimentos envolve várias organizações diferentes, com características e objetivos diferentes. Por isso, o gerenciamento dos relacionamentos entre as organizações é fundamental. As estratégias básicas para gerenciar a cadeia de suprimentos são: 1) usar arranjos contratuais com fornecedores de mercado tradicionais; 2) desenvolver relacionamentos de parceira com fornecedores; 3) optar pela integração vertical (um grupo ou empresa ser proprietária das outras em estágios diferentes da mesma cadeia); 4) usar comércio virtual a vista.
Sobre esses relacionamentos, o gráfico ao lado relaciona “quem supre a operação” (eixo X) com “o que a operação terceiriza” (eixo Y).
As estratégias 2 – "parceira com fornecedores” e 4 – "usar comércio virtual a vista” – estão representadas no gráfico, respectivamente, por
C e D.
B e A.
C e B.
D e A.
O gestor de um sistema produtivo deve conciliar o suprimento e a demanda. Para tanto, executa 4 atividades: carregamento, sequenciamento, programação e monitoramento/ controle. O sequenciamento consiste em decidir a prioridade que cada pedido terá em cada uma das operações. Entre as regras de sequenciamento, podemos citar: primeiro a entrar primeiro a sair (PEPS), data prometida (DP) e menor tempo de processamento (MTP).
Nesse contexto, considere os dados contidos no quadro a seguir sobre 5 trabalhos a serem executados em uma determinada máquina ou setor.
Aplicando-se a regra DP a esses dados, contata-se que
o atraso médio é de 4,8 dias.
o atraso médio é de 2,6 dias.
o tempo médio no processo é de 10,4 dias.
o tempo médio no processo é de 7,6 dias.
O Sistema Mestre de Produção é uma importante ferramenta para a definição das necessidades de material antes da produção, o qual pode conter falhas e erros, desta forma assinale, em qual das opções abaixo encontramos a descrição de Perdas por espera no processo?
É a perda por produzir além do volume programado ou requerido.
É a decorrente de uma produção realizada antes do momento necessário, ou seja, as peças/produtos fabricadas ficarão estocadas aguardando a ocasião de serem consumidas ou processadas por etapas posteriores.
É a espera a que cada peça componente de um lote é submetida até que todas as peças do lote tenham sido processadas para, então, seguir para o próximo passo ou operação.
É a espera a que todos os componentes têm até que o produto possa ser distribuído ou armazenado.
Para que qualquer empresa possa liderar ou estar a frente de um mercado, esta deve buscar constantemente melhorar os seus produtos e/ou serviços, podendo ocorrer diferentes tipos de inovação conforme a seguir:
I - Produtos evolucionários: Representam melhorias significativas nos produtos existentes em termos de custos mais baixos, maior confiabilidade e/ou melhorias importantes nos processos de manufatura, através dos quais são produzidos.
II - Produtos de Parcerias: São produtos derivados de um já existente, utilizando-se de uma base comum ou “plataforma”.
III - Produtos de Pesquisa básica: Em geral, envolvem alto risco, porque a taxa de novos produtos bem-sucedidos frente aos fracassos é muito baixa.
Com base nas afirmativas acima é possível determinar que: