

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Texto para a questão 48.
O ensino da geografia no século XXI, portanto, deve ensinar, ou melhor, deve deixar o aluno descobrir - o mundo em que vivemos, com especial atenção para as escalas local e nacional, deve enfocar criticamente a questão ambiental e as relações sociedade/natureza (sem embaralhar uma dinâmica na outra), deve realizar constantemente estudos do meio (para que o conteúdo ensinado não seja meramente teórico ou "livresco" e sim real, ligado à vida cotidiana das pessoas) e deve levar os educadores a interpretar textos, fotos, mapas, paisagens. É por esse caminho, e somente por ele, que a geografia escolar vai sobrevivendo e até mesmo ganhando novos espaços nos melhores sistemas educacionais.
(VESENTINI, José Willian. O novo papel da escola e do ensino da Geografia na época da Terceira Revolução Industrial. Terra Livre -AGB, São Paulo, n. 11-12, p. 209- 224, 1993).
Segundo a visão do autor, o ensino da Geografia moderna deve ser ministrado numa perspectiva progressista, a qual
coloca o professor no centro do processo, cabendo a ele instigar com problematizações e mediar o conhecimento para facilitar a assimilação e internalização de saberes.
concebe o aluno como foco do ensino-aprendizagem, detentor de autonomia e apto ao desenvolvimento cognitivo e intelectual.
emprega abordagens tradicionais com ênfase no conteúdo e na sumarização dos mesmos.
emprega uma óptica positivista, baseada unicamente na transmissão mnemônica de conhecimento.
entende a Geografia como Ciência descritiva de observação de elementos naturais.
Sobre o ensino de geografia na perspectiva da geografia crítica, marque a alternativa incorreta:
Preocupa-se com o senso crítico do educando e não em listar fatos para que ele memorize.
O professor não raciocina em termos de "ensinar algo”, mas de contribuir para "desenvolver potencialidades" do educando.
O professor entende que o educando pode tornar-se coautor do saber e desenvolve atividades como: estudos do meio participativos, debates frequentes, textos e conteúdo adequados à realidade social e existencial dos alunos.
O conhecimento a ser alcançado no ensino, se localiza no professor ou na ciência a ser “ensinada”, e não no real, no meio em que aluno e professor estão situados e não é fruto da práxis coletiva dos grupos sociais.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A tundra está presente nas regiões do polo norte, que permanecem geladas a maior parte do tempo.
II. Getúlio Vargas realizou diversas ações em favor do desenvolvimento da indústria nacional, principalmente através da criação das indústrias de base, fundamentais para o surgimento de outras indústrias.
III. O fenômeno La Niña ocorre com menos frequência e apresenta características opostas ao El Niño. Quando ocorre, há um resfriamento das águas superficiais do oceano Pacífico na costa peruana.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apesar de suas particularidades, a agricultura é dependente do que acontece na economia mundial como um todo. As principais transformações na agricultura mundial tiveram início após a Segunda Guerra Mundial e, mais recentemente, devido à globalização econômica, grandes empresas agroindustriais passaram a dominar o setor. Sobre a agricultura mundial, suas inovações e sistemas agrícolas, assinale a alternativa correta.
Israel assumiu a liderança mundial na produção do trigo, devido a um modelo extensivo de produção agrícola.
A Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia é um dos mais importantes símbolos do processo de integração regional europeu, garantindo variada oferta de alimentos ao mercado europeu.
Relatórios recentes demonstram que a Rússia, devido ao predomínio de sistemas agroecológicos e de sua extensa área agrícola, é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, equivalente a 9,3 litros por pessoa ao ano.
A China se mantém líder mundial na produção de grãos, devido aos modelos de produção restritos a fazendas estatais, denominadas sovkhoses.
Segundo os PCN, é fundamental que o professor valorize ______ do aluno para que ele possa perceber que a Geografia faz parte do seu cotidiano, trazendo para o interior da sala de aula a sua experiência. Para tanto, o estudo da sociedade e da natureza deve ser realizado de forma ______. No ensino, professores e alunos poderão procurar entender que tanto a sociedade como a natureza constituem os fundamentos com os quais paisagem, território, lugar e região são construídos.
O conhecimento / vívida
O cotidiano / convicta
A construção / experimental
A relevância / relativa
A vivência / interativa
A geografia é o estudo do espaço geográfico, isto é, o espaço da sociedade humana, em que homens e mulheres vivem e, ao mesmo tempo, produzem modificações que o (re)constroem permanentemente. Neste contexto, é correto afirmar que
com a interligação entre as várias partes do globo e com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, pode-se dizer que em nosso planeta, há uma única sociedade humana, onde as desigualdades e diversidades desapareceram.
no mundo atual cheio de propagandas e informações enganosas, os conceitos geográficos são responsáveis por fornecer informações superficiais que auxiliam os sofisticados meios de comunicação.
o ensino de Geografia, por meio de suas categorias de análise, desenvolve no aluno um espírito crítico que permite fazer uma triagem de vários fatos e informações de que o mundo das comunicações nos inunda a cada dia.
o ensino da geografia, na escola de hoje, e o mundo das comunicações, por meio de fatos e informações, desenvolve nos alunos a habilidade de fazer coisas novas e superficiais que contribuem para a formação de gerações que aceitam tudo o que lhes é oferecido.
Observe o texto abaixo.
A noção de estabilidade e vulnerabilidade de uma ambiente relaciona-se, respectivamente, a dois fatores: resistência e resiliência. _________ refere-se à capacidade do sistema de permanecer ________afetado pelos distúrbios externos. ___________ reflete a capacidade do sistema de retornar às suas ___________após ser afetado pela ação dos distúrbios externos.
Os termos que completam corretamente o texto acima são respectivamente:
Leia o fragmento a seguir.
“No estudo do espaço no âmbito da geografia _____ consideram-se os _____ espaciais e as ideias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da _____.”
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
humanista – discursos – experiência
marxista – sentimentos – crítica
humanista – discursos – crítica
humanista – sentimentos – experiência
marxista – discursos – experiência
Leia as afirmativas a seguir:
I. Um exemplo de região que apresenta o clima desértico é a cidade de Goiânia, no estado de Goiás.
II. As florestas tropicais ocorrem ao norte da Linha do Equador, apenas. Ocupam parte da África, Austrália, Ásia e Américas Central.
III. No clima tropical de altitude, os verões são tipicamente frios e secos e os invernos são quentes e chuvosos.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Nas usinas de energia hidrelétrica ou hidráulica é permitido fazer eletricidade a partir de turbinas e da força dos rios e da água.
II. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não adotam temas transversais.
III. O ensino tem a incumbência de barrar a difusão dos conhecimentos sistematizados legados pela humanidade.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Está correta a afirmativa II, apenas.
Está correta a afirmativa III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
No desenvolvimento de uma atividade escolar, partindo do conhecimento adquirido através da observação do meio circundante, o aluno deve ter a oportunidade de contribuir para a elaboração de um arcabouço formado por ideias, conceitos e categorias que lhe permitam interpretar a realidade que o cerca. No desenvolvimento desta atividade, o aluno precisa aprender, exceto:
memorizar dados.
comparar e classificar dados.
estabelecer generalizações e inferir explicações.
observar e corrigir dados.
A quem pertence a classificação de relevo representada na imagem abaixo?
Aroldo de Azevedo.
Aziz Ab’Saber.
Berta Becker.
Jurandir Ross.
Ruy Moreira.
Observe as assertivas sobre o cotidiano na construção do conhecimento geográfico e a relação entre ambas.
I- A Geografia aborda a organização espacial como objeto de estudo sem se preocupar com o espaço no qual os sujeitos interagem.
Por conseguinte,
II- as interações dos alunos com o seu ambiente, assim como suas experiências vividas, devem ser levadas em consideração, a fim de analisar na sala de aula as práticas efetivas do cotidiano dos homens.
A primeira é uma assertiva verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira é uma assertiva falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas são assertivas falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
As duas são assertivas verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Leia o texto abaixo, julgue as afirmativas e marque a alternativa correta:
As afirmativas I, II e III.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas I e III.
Apenas a afirmativas III
Apenas a afirmativa I.
O processo de urbanização brasileiro ficou evidente no século XX, devido a uma série de transformações sociais e econômicas. Até 1950, o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas. O crescimento da urbanização no país, conforme apresentado, ocorreu em razão dos seguintes fatores, EXCETO
das transformações estruturais promovidas pela Revolução Verde.
Compare os textos I e II a seguir:
Texto I: O ordenamento de espaço capitalista maduro diferencia-se segundo os três períodos de revolução industrial com que estruturalmente se desenvolve. A terceira revolução industrial rompe com as características que nascem e se formam a primeira e a segunda, a revolução técnica – a revolução industrial é, na verdade, uma revolução técnica – saindo do útero histórico da indústria para o útero do mundo dos serviços. Mudam a natureza e o formato dos arranjos de espaço. (Adaptado de Moreira, 2016, p.53) Texto II: Os objetos técnicos tendem a ser ao mesmo tempo técnicos e informacionais, já que, graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informação; e, na verdade, a energia principal de seu funcionamento é também a informação. Já hoje, quando nos referimos às manifestações geográficas decorrentes dos novos progressos, não é mais de meio técnico que se trata. Estamos diante da produção de algo novo. (Adaptado de Santos, 1996, p.190) |
A partir da leitura comparada dos textos acima conclui-se que o:
texto I contradiz o texto II, desconsiderando a dimensão histórica do espaço geográfico
texto II complementa o texto I, especificando o meio técnico-científico-informacional
texto I contesta o texto II, referindo-se à revolução industrial como revolução técnica
texto II retifica o texto I, substituindo a noção de técnica pela noção de informação
Alguns princípios teórico-metodológicos devem ser importantes e observados pelo professor de Geografia na sala de aula. Sobre isso, analise as seguintes sentenças:
I - O conhecimento em geografia significa uma “consciência espacial" das coisas, dos fenômenos, das relações sociais que se travam no mundo.
II - O olhar espacial é como devemos estudar a realidade, supõe desencadear o estudo de determinada realidade social, verificando as marcas inscritas neste espaço, o modo como se distribuem os fenômenos e a disposição espacial que assumem.
III - As escalas de análise são muito importantes no estudo da geografia. Não é fundamental, no entanto, que se considere sempre os seus vários níveis, e a necessidade de relacioná-los entre si.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Somente a afirmativa I está correta.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Considerando-se a obra de SUERTEGARAY e em relação a alguns conceitos geográficos, analisar a sentença abaixo:
-
Para Souza, territórios são no fundo relações sociais projetadas no espaço (1ª parte). Para Milton Santos, paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza (2ª parte).
-
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Geografia, ao pretender o estudo dos lugares, suas paisagens e territórios, tem buscado um trabalho interdisciplinar, lançando mão de outras fontes de informação.
II. O espaço geográfico é historicamente produzido pelo homem enquanto organiza econômica e socialmente sua sociedade. A percepção espacial de cada indivíduo ou sociedade é também marcada por laços afetivos e referências socioculturais.
III. O estudo de Geografia possibilita, aos alunos, a compreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações, individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza, têm consequências – tanto para si como para a sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Geografia são definidos alguns conceitos norteadores e orientações didáticas que incluem os procedimentos de aprendizagem necessários para o ensino de Geografia. Dentre os conteúdos geográficos valorizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia está a cartografia.
Com relação à importância da cartografia no ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir.
I. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma forma de representar análises e sínteses geográficas.
II. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma ilustração de fenômenos exclusivamente geográficos.
III. A cartografia é um importante conteúdo do ensino porque permite a leitura de fenômenos geográficos pela sua localização.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.