

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Conforme disposto na Resolução nº 02/2007 – Regimento Interno da Câmara Municipal de Novo Itacolomi – PR – Das Sessões Solenes, assinale a alternativa incorreta.
As sessões solenes serão convocadas pelo presidente ou por deliberação da câmara, mediante requerimento aprovado por todos os vereadores, para o fim especifico que lhes for determinado.
Essas sessões poderão ser realizadas fora do recinto da câmara e independem de "quórum" para sua instalação e desenvolvimento.
Não haverá expediente, ordem do dia e explicação pessoal nas sessões solenes, sendo, inclusive, dispensadas a verificação de presença e a leitura da ata da sessão anterior.
O ocorrido na sessão será registrado em ata que independerá de aprovação.
Conforme disposto na Lei nº 036/93 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Novo Itacolomi – PR – Do Exercício, assinale a alternativa incorreta.
O funcionário admitido terá exercício na repartição em cuja lotação houver vaga.
O funcionário que não entrar em exercício dentro do prazo estabelecido, não poderá será exonerado do cargo.
O funcionário removido, quando licenciado, terá 30 (trinta) dias de prazo para entrar em exercício a partir da data do ato de remoção.
A promoção ou o acesso funcional interrompe o tempo de exercício que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data da publicação do ato que promover ou ascender o funcionário.
Uma empresa, sem estabelecimento fixo, exerce suas atividades no município de Diamantina (MG). Sobre ela, é CORRETO afirmar:
A incidência do ISSQN depende da denominação dada a cada serviço prestado pela empresa.
Ela é contribuinte do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de serviços provenientes do exterior do país.
O ISSQN incide sobre as exportações de serviços para o exterior do país que a empresa realiza.
O contribuinte do ISSQN é sempre o tomador do serviço, competindo a ele reter o valor correspondente ao imposto do total a ser pago à empresa.
A base de cálculo do ISSQN é o preço presumido pelo município em Lei Complementar.
É(são) atribuição(õe)s da Secretaria Municipal de Fazenda do município de Itambé do Mato Dentro:
Elaborar e propor ao prefeito as políticas fiscal e financeira do município.
Garantir à população uma assistência pautada na valorização do cidadão.
Promover a integração do indivíduo ao mercado de trabalho e ao meio social.
Controlar as atividades de transporte à disposição dos órgãos da prefeitura.
Conforme disposto na Resolução nº 02/2007 – Regimento Interno da Câmara Municipal de Novo Itacolomi – PR – Dos Apartes, assinale a alternativa incorreta.
O aparte deverá ser expresso em termos regimentais e não poderá exceder de 15 (quinze) minutos.
Não serão permitidos apartes paralelos, sucessivos ou sem licença do orador.
Não será permitido apartear o presidente, nem o orador que fala "pela ordem", para encaminhamento de votação ou declaração de voto.
Quando o orador negar direito ao aparte, não será permitido ao Vereador que o solicitou dirigir-se aos demais Vereadores presentes.
A Lei Complementar n.º 133, de 7 de junho de 2016, que atualizou o artigo 175 da Lei Complementar Municipal n.º 100, de 30 de dezembro de 2011 – que trata das infrações administrativas –, determina que o percentual da multa a ser aplicada no caso de início ou execução de obras sem licença do Município de Diamantina (MG) é de
9% com base no valor venal do imóvel.
9% com base no valor da construção.
10% com base no valor da construção.
10% com base no valor venal do imóvel.
20% com base no valor venal do imóvel.
Conforme disposto na Lei nº 036/93 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Novo Itacolomi – PR – Do Adicional Pela Prestação De Serviço Extraordinário, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Será paga a gratificação por serviços extraordinários ao servidor ocupante de cargo comissionado, ou que esteja no exercício de função gratificada.
II. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporários, respeitado o limite máximo de 02 (duas) horas diárias, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público exigir, conforme a dispuser em regulamento.
III. A convocação para a prestação de serviços extraordinários será feita pelo Chefe da Divisão onde estiver lotado o servidor.
IV. A gratificação pela prestação de serviços extraordinários será paga ao funcionário convocado para a prestação de serviços fora do horário normal de expediente a que estiver sujeito.
Somente uma assertiva está correta.
Somente duas assertivas estão corretas.
Somente três assertivas estão corretas.
Todas as assertivas estão corretas.
Segundo a Lei Municipal n.º 3.159/2018, a promoção é a passagem do servidor público estável e em efetivo exercício de uma classe para outra imediatamente subsequente e dentro do mesmo padrão alfabético. Para concorrer à promoção, o servidor deve, cumulativamente,
cumprir o interstício mínimo de 4 (quatro) anos de efetivo exercício na classe em que se encontra; ter obtido, pelo menos, o grau mínimo na média de suas cinco últimas avaliações de desempenho funcional; e estar no efetivo exercício do seu cargo.
ter cumprido o estágio probatório; cumprir o interstício mínimo de 4 (quatro) anos de efetivo exercício no padrão de vencimento em que se encontra; e ter obtido, pelo menos, o grau mínimo na média das cinco últimas avaliações de desempenho funcional.
ter cumprido o estágio probatório; cumprir o interstício mínimo de 4 (quatro) anos de efetivo exercício no padrão de vencimento em que se encontra; ter obtido, pelo menos, 60% (sessenta por cento) do total de pontos em sua avaliação de desempenho funcional.
cumprir o interstício mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício na classe em que se encontra; ter obtido, pelo menos, 60% (sessenta por cento) do total de pontos em sua avaliação de desempenho funcional.
cumprir o interstício mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício na classe em que se encontra; ter obtido, pelo menos, o grau mínimo na média de suas cinco últimas avaliações de desempenho funcional; e estar no efetivo exercício do seu cargo.
O Art. 33 do Código de Obras do Município de Uberlândia dispõe sobre a caracterização de habitações de interesse social no intuito de delimitar certos benefícios e requisitos para construção desse tipo de edificação e diferenciá-las das demais edificações.
Considerando esse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as exigências ou benefícios ao tipo de edificação a que se aplicam.
COLUNA I
1. É exclusivamente aplicável às habitações de interesse social.
2. É aplicável tanto a habitações de interesse social quanto às demais edificações.
3. Não é aplicável às habitações de interesse social.
COLUNA II
( ) A concessão pelo Poder Executivo, por meio do órgão municipal competente, de plantas populares aos proprietários de imóveis no município de Uberlândia, desde que o requerente atenda aos requisitos expressos no código de obras.
( ) A construção de edificação de uso misto (residencial e comercial) por pequenas construtoras, com fins comerciais, onde as unidades habitacionais possuam área construída máxima de 70 m2 (setenta metros quadrados).
( ) Exige-se, obrigatoriamente, a ligação da edificação às redes urbanas de água e esgoto e, na falta destas, a necessidade de se obedecer às regulamentações dos órgãos competentes.
Assinale a sequência correta.
2 1 3
1 2 3
1 3 2
2 3 1
Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal de Itambé do Mato Dentro, a votação das deliberações não pode ser feita
pelo método simbólico, nos casos ordinários.
pelo método nominal, nos assuntos de maior importância.
por escrutínio secreto, nas eleições e nos assuntos de interesse particular.
pelo método oral, desde que presente a unanimidade dos membros.
Segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do município de Muriaé – MG ( Nº 3824/09), leia o artigo abaixo e complete a lacuna:
Art. 24 O servidor público municipal cumprirá jornada de trabalho a ser fixada em razão das atribuições pertinentes ao respectivo cargo, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de 40 (quarenta) horas e observados os limites mínimo, de _______horas e máximo, de oito horas diárias.
05 (cinco)
04 (quatro)
06 (seis)
Nenhuma das alternativas.
O Código de Posturas do Município de Unaí passou a estabelecer, com a Lei Complementar n.º 042/2002, a obrigatoriedade do uso de focinheiras, coleira e correntes pelos cães que circulam em vias e praças públicas do município em companhia dos seus donos, responsáveis por danos causados a terceiros.
O descumprimento dessa norma sujeita o responsável pelo cão à(às) seguinte(s) penalidade(s):
O cão não é apreendido, mas o responsável arca com multa no valor de 50 (cinquenta) reais.
O cão é apreendido, e o responsável arca com multa no valor de 50 (cinquenta) reais.
O cão é apreendido, e o responsável arca com multa no valor de 100 (cem) reais.
O responsável pelo cão fica isento de multa, mas o cão é apreendido.
O cão não é apreendido, mas o responsável arca com multa no valor de 100 (cem) reais.
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Carvalhópolis/MG, Seção II – Da Competência do Município, constantes no arts. 10 e 11, compete ao Município, exceto:
Proporcionar aos seus habitantes condições de vida compatíveis com a dignidade da pessoa humana, a justiça social e o bem comum;
Manter relações com a União, os Estados Federados, o Distrito Federal e demais Municípios;
Combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos;
Organizar, regulamentar e executar seus serviços administrativos;
Considere que Gilberto é servidor público do município de Mariana. Nos termos da Lei Complementar municipal nº 5/2001, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Mariana, a ele é permitido
coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical ou a partido político.
participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, quotista ou comanditário.
receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições.
descumprir as ordens superiores quando manifestamente ilegais.
Analise o caso hipotético a seguir.
Servidor público ocupante de um determinado cargo em comissão da administração pública do Poder Executivo do município de Ervália, Antônio é nomeado para ter exercício interinamente em outro cargo em comissão na mesma esfera administrativa.
A partir da análise da hipótese, é correto afirmar:
A nomeação de Antônio para o segundo cargo em comissão é ilegal.
Antônio exercerá as atribuições dos dois cargos e receberá a remuneração de ambos durante o período da interinidade.
A nomeação de Antônio para o segundo cargo importa automática exoneração do primeiro.
Sem prejuízo do exercício das atribuições do cargo que já ocupa, Antônio deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Mariana, não é da competência do município, comum à União e ao Estado,
proteger o meio-ambiente e combater a poluição de qualquer espécie.
preservar as florestas, as encostas, as veredas, as fontes hídricas, utilizando-se de meios adequados que permitam a preservação dos animais silvícolas em extinção.
fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar.
planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações.
Complete corretamente o trecho a seguir, de acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Diamantina (MG):
“Servidor é o agente ___________ admitido segundo as disposições desta lei, para prestar serviço ao _______________ mediante _____________.”
Assinale a alternativa CORRETA, que contém as palavras na sequência do trecho.
terrorista; crime organizado; promessa de recompensa.
público; patrão; remuneração.
de polícia; Estado; promessa de recompensa.
público; município; remuneração.
público; município; troca de favores.
De acordo com expressa previsão da Lei n.º 3.753/2012, o não cumprimento das obrigações decorrentes de qualquer dispositivo legal incide, dependendo da gravidade da mesma, na imposição de penalidades. Especificamente sobre a pena de cassação da concessão e/ou da autorização para dirigir táxi, marque a alternativa CORRETA.
Ao proprietário que deixar de prestar os serviços por mais de trinta dias consecutivos, sem anuência do concedente, é aplicada a pena de cassação.
Mesmo que o proprietário, pela terceira vez, entregue o veículo à motorista sem autorização para dirigir táxi, não lhe é aplicada a pena de cassação.
Ao proprietário que reincidir, por uma vez, na atitude de não obedecer aos limites de lotação do veículo é aplicada a pena de cassação.
Mesmo que o proprietário se envolva em crime de embriaguez ao volante, não lhe é aplicada a pena de cassação.
Ao proprietário que, pela segunda vez, se envolver em acidente de trânsito com vítima, por imprudência, é aplicada a pena de cassação.
Conforme o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Diamantina (MG), o candidato aprovado em concurso público e classificado até o número de vagas ofertadas passa a ter direito à
contratação, fora do prazo de validade do concurso.
readaptação, no prazo de validade do concurso.
nomeação, fora do prazo de validade do concurso.
readaptação, fora do prazo de validade do concurso.
nomeação, no prazo de validade do concurso.
A Lei Complementar Municipal n.º 37/2000 (Código Sanitário Municipal) define as regras locais sobre o planejamento, educação, orientação, controle e execução das ações de vigilância e fiscalização sanitária. A respeito do tema “Infrações Sanitárias e Penalidades”, analise as assertivas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
A causa decorrente de circunstâncias imprevisíveis, que determine avaria, deterioração de produtos ou bens de interesse da saúde pública não exclui a imputação de infração.
As infrações de natureza sanitária são punidas administrativamente de modo isolado, não se admitindo que as penalidades sejam aplicadas cumulativamente.
No caso de reincidência de infração prevista nessa lei, as penalidades de caráter pecuniário são aplicadas em triplo, e assim sucessivamente.
A infração é respondida por aquele que, por ação ou omissão, lhe deu causa ou concorreu para sua prática ou dela se beneficiou.
A graduação da multa é definida pela autoridade judiciária, de acordo com a gravidade da infração cometida