Questões de Concurso sobre Gêneros textuais

 
 
Disciplina 1
Assunto 39
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.223 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: https://ddrh.ufg.br/n/45518-nocoes-de-direito-administrativo


Considerando-se a pontuação utilizada nas falas das personagens da charge acima, está correto afirmar-se que


A

o ponto de interrogação manteria o mesmo sentido, se fosse substituído por um ponto-e-vírgula.


B

as reticências, após a negação na fala de quem responde, dão a entender que ele se sente orgulhoso com a resposta dada.


C

o ponto de exclamação, no final da resposta, revela surpresa com a pergunta que lhe foi feita.


D

o ponto de interrogação é utilizado para atender a uma dúvida ou curiosidade de quem está perguntando.


E

se as reticências fossem substituídas por dois-pontos, haveria alteração no sentido do enunciado.

São características do gênero do texto de Sabino:


A

Efemeridade, informatividade, cotidianidade, ironia.


B

Efemeridade, dialogia, cotidianidade, ironia.


C

NULA.


D

Efemeridade, informatividade, cotidianidade, sarcasmo.

Assinale a alternativa que apresenta a charge que mantém relação de inferência semântica com a conclusão do texto I.



A

Imagem associada para resolução da questão


B

Imagem associada para resolução da questão


C

Imagem associada para resolução da questão

http://grooeland.blogspot.com.br/2010/09/sobre-felicidade.html


D

Imagem associada para resolução da questão

(http://grooeland.blogspot.com.br/2010/09/sobre-felicidade.html)

A charge (texto IV) apresenta mais fortemente a finalidade de:


A

emocionar o leitor


B

informar um fato ocorrido


C

denunciar a falta de amor


D

refletir sobre questões atuais


E

descrever o amor

Em “Não há teto para saúde e educação”, observa-se:


A

uma oração com sujeito simples, verbo intransitivo e ideia circunstancial de finalidade.


B

uma oração com sujeito indeterminado, verbo transitivo indireto e ideia circunstancial de finalidade.


C

uma oração sem sujeito, com verbo transitivo direto, objeto direto e adjunto adverbial.


D

uma oração sem sujeito que apresenta verbo bitransitivo e ideia circunstancial de finalidade posposta ao verbo.


E

um período composto por uma oração sem sujeito, com verbo intransitivo, e uma oração adverbial final.

Na tira, o humor representado no último quadrinho foi alcançado a partir de uma situação de sala de aula, em que fica evidente o


A

desconhecimento de geografia.


B

esquecimento do material didático.


C

desinteresse pelas experiências pessoais.


D

privilégio de alguns alunos sobre os demais.


E

baixo rendimento dos aluno sem algumas matérias.

Pelo diálogo entre as personagens, pode-se afirmar corretamente que


A

Honi não aceita os argumentos de Lute, pois está convencida de que ele usa um pretexto para adiar a data do casamento.


B

Lute é visivelmente um artista bem-sucedido, por isso não compreende as inquietações de sua namorada quanto ao futuro do casal.


C

Honi quer empregar seu tempo para ter filhos e cuidar da casa, portanto não gostaria de trabalhar em período integral.


D

Lute fica perplexo com as insinuações de Honi, pois ela sempre o incentivou a seguir carreira como cantor popular.


E

Honi está ciente de que a carreira de músico nem sempre é financeiramente promissora, por isso receia ter de trabalhar muito quando se casar.

O texto 4 consiste em uma postagem no Instagram, gênero textual que tem como propósito comunicativo


A

informar os leitores sobre assuntos da atualidade.


B

relatar fatos do cotidiano em forma de diário.


C

registrar fotos, vídeos e textos de acordo com as preferências do usuário.


D

discutir assuntos variados de forma crítica.


E

facilitar a interação entre amigos e familiares.

Leia a tirinha.


HAGAR DIK BROWNE

Imagem associada para resolução da questão

(Folha de S.Paulo, 23 de abril de 2016)

(Personagens: à esquerda, Eddie Sortudo, no centro, a garçonete, e à direita, Hagar.)


O efeito de humor se deve


A

ao pronto atendimento da garçonete ao pedido de Hagar.


B

à interpretação dada por Hagar à sugestão de Eddie Sortudo.


C

ao fato de Eddie Sortudo não saber que vacas são vegetarianas.


D

à falta de atenção da garçonete ao pedido de Hagar.


E

à apreciação de Hagar pela comida vegetariana.

O efeito de sentido da tira é produzido pela constatação, pela menina Mafalda, de que


A

a primavera é uma estação que chega independentemente do esforço humano.


B

a obra divina renova a natureza com as estações, a cada ano.


C

as personagens apenas observam umas às outras, sem estabelecer diálogos.


D

as personagens atribuem diferentes significados à chegada da primavera.


E

o advento da nova estação renova as esperanças dela na humanidade.

Essa tirinha pode ser lida como uma alusão ao conto de fadas “Branca de Neve”. Esse procedimento constitui o que se denomina:


A

Intertextualidade.


B

Inferência.


C

Anáfora.


D

Metáfora.

A tirinha, dada a constituição do gênero, utiliza linguagem informal. Assinale a alternativa que apresenta, primeiro, uma marca de linguagem formal e, depois, uma marca da informalidade.


A

Menina, era tudo fofoca → Peraí, que babado!


B

Tudo ocorreu muito bem → Foi top.


C

É uma coisa perigosa → Constituiu-se como algo arriscado.


D

E aí? Como vai essa força? → Olá, como está?

Sobre as expressões, extraídas do texto I, “casca de banana”, “pegadinhas”, “branco” e “mix”, no contexto, é verdadeiro se afirmar que, do ponto de vista de variação linguística:


A

Fazem parte da linguagem dos concurseiros, por isso são prescindíveis e dispensáveis à compreensão do texto.


B

São gírias que, nas circunstâncias textuais, são impróprias e impertinentes como estratégias linguísticas de tentativa de interação e adesão de quem escreveu ao leitor.


C

São regionalismos que, nas circunstâncias textuais, são irrelevantes como estratégias linguísticas de tentativa de interação e adesão de quem escreveu ao leitor.


D

São gírias que, nas circunstâncias textuais, são importantes como estratégias linguísticas de tentativa de interação e adesão de quem escreveu ao leitor.


E

Pelo uso cristalizado socialmente já fazem parte da norma padrão, institucionalizada nos manuais oficiais e gramáticas normativas.

Pela intenção e pelo formato (layout) do texto que você acabou de ler, podemos certamente afirmar tratar-se de um (a):


A

peça publicitária


B

manchete.


C

conto de fadas.


D

editorial.


E

fábula.

De acordo com o texto “Um novo José” e os conceitos de gêneros textuais, analise a veracidade das afirmações abaixo:


( ) O texto “Um novo José” tem a forma de um poema, mas não a função de poema. A sua função é aquela que se atribui ao artigo de opinião. O gênero poema está a serviço do gênero artigo de opinião, mas este preserva a sua função sócio-histórica, revelar um posicionamento crítico.

( ) O texto “Um novo José” tem a forma e a função de um poema. O centro de interesse da comunicação estabelecida a partir desse gênero é o texto, por isso a mensagem é elaborada de forma inovadora para chamar a atenção do leitor. Recursos como efeitos sonoros e rítmicos, além da composição em versos, colaboram para explorar sentidos, sensações e sentimentos.

( ) Os gêneros são definidos essencialmente por sua forma. Um gênero não pode assumir a forma de outro e, ainda assim, continuar pertencendo àquele gênero.

( ) A hibridização ou intertextualidade de gêneros – fenômeno segundo o qual um gênero pode assumir a forma de um outro gênero tendo em vista o propósito de comunicação – é um exemplo de maleabilidade característica dos gêneros textuais. A hibridização dá aos gêneros enorme capacidade de adaptação e ausência de rigidez.

( ) O texto “Um novo José” estabelece uma relação intertextual com alusão ao poeta autor do poema no qual se inspira e do qual extrai elementos: “E agora José?” de Carlos Dummond de Andrade.

( ) A relação de intertextualidade presente no texto “Um novo José” é possibilitada por meio do processo de citação, no qual pode-se confirmar alterar ou alterar o sentido do texto citado.

( ) O texto “Um novo José” apresenta uma heterogeneidade tipológica característica dos gêneros textuais que, por isso, são definidos por seus traços linguísticos predominantes.


Assinale a alternativa correspondente:


A

V, F, F, V, V, F, F.


B

F, V, V, F, F, V, V.


C

V, F, F, V, F, V, V.


D

F, V, V, F, V, F, F.

Analise as afirmações abaixo:


I - Como o acesso à escola já atingiu mais 93%, em pouco tempo o analfabetismo terá sido solucionado, o que é uma boa notícia.

II - Apesar da inserção dos jovens na escola, a leitura muitas vezes se restringe à decodificação, daí grande parte deles não conseguir transmitir para outrem o que acabaram de ler.

III - Conforme o texto, a não compreensão da matéria por parte do personagem é decorrente da falta de interesse de muitos jovens pela leitura.


Conclui-se que:


A

II e III estão corretas.


B

Apenas I está correta.


C

I e III estão corretas.


D

Apenas II está correta.


E

Apenas III está correta.

No que se refere à melhor noção de gênero textual, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – O modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.

II – Um conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma semelhante.

III – Um conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos entre si.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens I e II são verdadeiros.


E

Apenas os itens II e III são verdadeiros.

Esse texto é uma parábola, gênero textual cujas sequências tipológicas predominantes são narrativas. Acerca do propósito comunicativo principal do gênero em análise, destaca-se


A

Apresentar personagens que são semelhantes nas suas ações desastrosas aos seres humanos.


B

Retificar a ideia de que os bernes são danosos à saúde de animais.


C

Promover uma reflexão tendo como base uma alegoria para uma situação real.


D

Narrar processos destrutivos promovidos pelo ser humano.


E

Relatar que os bernes e as vacas não conviveram em harmonia e por isso houve um desequilíbrio.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado