

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Paciente, 43 anos, com sobrepeso, busca consulta com queixa de poliúria, polidipsia e perda de peso. Para confirmação do diagnóstico de diabetes mellitus, deve ser solicitada glicemia de jejum e,
se ≥ 110 mg/dl, o diagnóstico deve ser confirmado pela repetição do teste no mesmo dia.
se ≥ 110 mg/dl, o diagnóstico deve ser confirmado pela repetição do teste em outro dia.
se ≥ 120 mg/dl, o diagnóstico deve ser confirmado pela repetição do teste na semana seguinte.
se ≥ 126 mg/dl, o diagnóstico deve ser confirmado pela repetição do teste em outro dia.
De acordo com Martins (2009), assinale a afirmativa INCORRETA sobre os métodos de avaliação nutricional.
Epidemiológico: Nos procedimentos de diagnóstico nutricional, o método epidemiológico busca os processos biológicos referentes ao indivíduo. O ambiente mais comum é o hospitalar e o ambulatorial. Em geral, identifica as manifestações produzidas pelo problema nutricional. Porém, pode não identificar as causas. (...)
Exame Físico: A avaliação dos sinais de deficiências ou de excessos nutricionais é a observação feita por um examinador qualificado durante o exame físico. Rachaduras dolorosas nos cantos dos lábios (estomatite angular), por exemplo, podem ser sinais de deficiência de riboflavina ou de niacina. (...)
História: É um método baseado na entrevista (anamnese) e/ou nos dados do prontuário médico do indivíduo. Inclui condições atuais e passadas. A história é usada para detectar sintomas de alteração no estado nutricional e em todos os aspectos envolvidos com o problema. (...)
Laboratoriais: Na avaliação do estado nutricional, o método bioquímico, ou laboratorial, inclui a medida de um nutriente, ou de seu metabólito, no sangue, fezes ou urina. Também, estão incluídas as medidas de vários outros componentes, que têm relação com o estado nutricional, no sangue e em outros tecidos. (...)
Medidas Corporais: Este método serve para medir as dimensões do corpo, incluindo a antropometria e a avaliação da composição corporal. Exemplos de antropometria são: peso, estatura e suas relações, circunferência cefálica e pregas cutâneas. (...)
Na avaliação subjetiva global produzida pelo próprio paciente (ASGPPP), a perda de peso involuntária e recente é considerada um agravante para o risco nutricional e para a desnutrição.
Certo
Errado
As proporções entre o segmento superior e inferior alteram- se com a idade. Essa relação tem valor para o exame físico, uma vez que alguns agravos implicam modificações, seja o menor crescimento do segmento inferior ou superior ou o maior crescimento dos membros inferiores. Assinale a alternativa que apresenta, do ponto de vista prático, a relação que indica crescimento proporcional para uma criança entre 8 e 10 anos.
Segmento superior/segmento inferior = 1,7
Segmento superior/segmento inferior = ≥ 1,5
Segmento superior/segmento inferior = ≤ 0,8
Segmento superior/segmento inferior = 2
Segmento superior/segmento inferior = 1
O gasto energético total diário pode ser didaticamente dividido em taxa metabólica basal, pelo efeito térmico dos alimentos e pelo gasto de energia com atividade física. Segundo a ABESO (Associação Brasileira para Estudos da Obesidade, o(s) componente(s) mais importante(s) é(são):
atividade física.
taxa metabólica basal.
efeito térmico dos alimentos.
atividade física e taxa metabólica basal.
efeito térmico dos alimentos e atividade física.
Qual o peso atual e a classificação do estado nutricional de uma mulher idosa que tenha 1,50m de altura e IMC (índice de massa corporal) igual 26 kg/m2?
58,5 kg - eutrófica.
52 kg - eutrófica.
62,5 kg - sobrepeso.
50,2 kg - baixo peso.
60,7 kg - sobrepeso.
A avaliação subjetiva global (ASG) é largamente utilizada em diversas condições clínicas. Tem base na história clínica e no exame físico. A perda não intencional de peso de 5% em um mês e de 10% em seis meses aumenta a chance de diagnóstico de desnutrição.
Assinale a alternativa correta sobre a avaliação do estado nutricional de adultos.
Em adultos de ambos os sexos, a relação cintura-altura superior a 0,5 é preditor de risco cardiometabólico.
Uma mulher, com 55 anos, que apresenta Índice de Massa Corporal (IMC) igual a 28,9 kg/m2 está obesa, de acordo com a classificação do IMC da Organização Mundial da Saúde.
Homens com circunferência da cintura igual ou superior a 88 cm apresentam risco elevado de complicações metabólicas.
Um homem de 50 anos com circunferência da panturrilha inferior a 41 cm está com depleção de massa magra.
No que diz respeito ao risco de desenvolvimento de doenças metabólicas, a quantidade total de massa gorda é um fator mais importante do que a localização anatômica da massa gorda.
Sobre a avaliação do estado nutricional de gestantes, julgue as afirmativas a seguir:
I- A restrição de energia durante a gestação traz riscos para o bebê, como risco de retardo de crescimento intrauterino (RCIU), além do efeito neurotóxico de corpos cetônicos sobre o sistema nervoso fetal.
NO ENTANTO,
II- As gestantes com obesidade grau III devem perder peso na gestação, para prevenir o risco de macrossomia fetal decorrente do excesso de peso materno e prevenir complicações obstétricas, como o elevado risco de eclâmpsia e pré-eclâmpsia nesses casos.
Assinale a afirmativa que apresenta a correta relação entre a afirmativa I e II:
As afirmativas I e II são corretas, e afirmativa II é uma contraposição correta à afirmativa I.
As afirmativas I e II são corretas, mas a afirmativa II não é uma contraposição correta à afirmativa I.
A afirmativa I é incorreta. A afirmativa II é correta, é uma contraposição à afirmativa I.
A afirmativa I é correta. A afirmativa II é incorreta e não é uma contraposição correta à afirmativa I.
As afirmativas I e II são incorretas, e a afirmativa II não é uma contraposição à afirmativa I.
O percentual de acréscimo energético no Gasto Energético em Repouso (GER), segundo o tipo de estresse, no caso de sepse é de:
5%
15%
20%
30%
50%