Questões de Concurso sobre Carboidratos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
269 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Identifique funções dos carboidratos no organismo.


A

Componente estrutural das membranas biológicas, reserva de energia.


B

Isolamento térmico, elétrico e mecânico para proteger as células do organismo.


C

Construção e manutenção dos tecidos, formação de hormônios, formação de anticorpos.


D

Regulação de processos metabólicos, formação de enzimas.


E

Fornecimento de energia para o corpo, ação anticetogênica e economizadora de proteínas.

A fermentação de carboidrato e fibras mal absorvidas por microrganismos promove a produção de, exceto:


A

Propionato.


B

Butirato.


C

Monoacligliceróis.


D

Acetato.

Os carboidratos compõem a classe dos macronutrientes, e são as moléculas mais abundantes na natureza, sendo classificados de acordo com tamanho e complexidade da molécula. De acordo com os carboidratos, analise as afirmativas abaixo.


I. Os monossacarídeos são carboidratos simples que não precisam sofrer hidrólise dentro do organismo, sendo eles a glicose, frutose e galactose.

II. Os dissacarídeos são açucares duplos unidos por ligações glicosídicas, sendo que as três principais são sacarose encontrada na cana/ beterraba, lactose encontrada no leite e derivados e maltose encontrado nos cereais.

III. Os polissacarídeos são os denominados carboidratos complexos, sendo eles o amido e glicogênio.

IV. O consumo de carboidratos deve ser restrito, pois os mesmos causam síndrome metabólica e obesidade.


Estão corretas as afirmativas:


A

I e II apenas


B

I e III apenas


C

I, II e III apenas


D

I, II, III e IV

O carboidrato é um macronutriente muito importante para o organismo, pois sua principal função é proporcionar energia para realizarmos as atividades do dia a dia. Portanto, ele funciona como um combustível para o corpo. São vários os tipos de carboidratos que podemos ingerir em nossa alimentação. Considerando que uma pessoa consumiu um prato de macarrão ao molho branco, em qual órgão terá início o processo de digestão desta refeição rica em carboidrato?


A

Boca.


B

Estômago.


C

Intestino grosso.


D

Intestino delgado.

Dentre as opções citadas nas alternativas abaixo, assinale aquela correspondente a um carboidrato classificado como polissacarídeo.


A

Sacarose.


B

Lactose.


C

Amido.


D

Maltose.

A ingestão de carboidratos durante atividades prolongadas, acima de uma hora, melhora o desempenho e pode retardar a fadiga nas modalidades esportivas que envolvem exercícios intermitentes e de alta intensidade. A reposição ótima de carboidratos necessária para manter a glicemia e retardar a fadiga é de:


A

20 a 40 g/h


B

30 a 60 g/h


C

50 a 80 g/h


D

60 a 90 g/h


E

90 a 120 g/h

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir sobre as principais características dos carboidratos.

-

Os carboidratos são biomoléculas muito abundantes na natureza sendo encontrados fundamentalmente nos __________ como produto da __________. Existem os simples que, quando consumidos, possuem __________ nível glicémico. Os dissacarídeos são moléculas __________ em água formadas pela união de dois __________ por meio de ligações __________ covalentes. Já os polissacarídeos são classificados em __________ os que apresentam um tipo de monossacarídeo ou __________ que apresentam dois ou mais tipos de monossacarídeos.


A

vegetais / respiração / alto / solúveis / polissacarídeos / amínicas / heteropolímeros / homopolímeros


B

animais / respiração / baixo / insolúveis / polissacarídeos / glicosídicas / heteropolímeros / homopolímeros


C

animais / respiração / baixo / solúveis / monossacarídeos / peptídicas / homopolímeros / heteropolímeros


D

organismos / fermentação / alto / insolúveis / monossacarídeos / glicosídicas / heteropolímeros / homopolímeros


E

vegetais / fotossíntese / alto / solúveis / monossacarídeos / glicosídicas / homopolímeros / heteropolímeros

Ano: 2022
Prova: GUALIMP - Prefeitura - Nutricionista - 2022

O principal papel dos carboidratos na dieta é:


A

Prover energia para as células.


B

Oferecer isolamento térmico, elétrico e mecânico para proteção das células e órgãos, assim como de todo organismo.


C

Controlar a proliferação e a diferenciação celular.


D

Transportar vitaminas lipossolúveis.

Ano: 2022
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Nutricionista - Área: Saúde - 2022

No que diz respeito a Digestão e Absorção dos carboidratos e das fibras, é CORRETO afirmar que:


A

Na boca, a enzima salivar amilase (ptialina), inicia a ação digestiva pela hidrólise de pequena quantidade de moléculas de amido em fragmentos menores.


B

A maltase das células da mucosa degrada o dissacarídeo maltose em uma molécula de glicose e galactose.


C

A maior parte da digestão dos carboidratos ocorre no intestino grosso.


D

Algumas formas de carboidrato não podem ser digeridas por humanos. Esses carboidratos passam relativamente inalterados para o estômago, sendo aí parcialmente fermentados pelas bactérias presentes.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A galactose é o açúcar do leite, o qual não é encontrado livremente na natureza. Quando combinado com a glicose, esse carboidrato forma a lactose.

II. Os seguintes alimentos são ricos em carboidratos: farinhas, massas, pães, tubérculos (batata, batata-doce, cará, mandioca, inhame), cereais (arroz, milho, trigo, aveia) e açúcares simples.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Dentre as alternativas apresentadas, assinale aquela que apresenta um carboidrato que não é digerido por enzimas humanas.


A

Frutooligossacarídeo.


B

Sacarose.


C

Maltose.


D

Amilopectina.


E

Amilose.

"Os carboidratos são um grupo de substâncias com propriedades fisiológicas, físicas e químicas características. Como são primordialmente substratos para o metabolismo energético, podem afetar a saciedade, a glicemia, a insulinemia e o metabolismo lipídico." (SARDÁ; GIUNTINI, 2013, p. 44)


Analise as afirmativas abaixo.


I - O índice glicêmico visa classificar os alimentos de acordo com a resposta glicêmica produzida pelo carboidrato do alimento, a ser analisado em relação a um alimento controle.

II - Alimentos com alto valor de índice glicêmico são mais lentamente digeridos e absorvidos, causando flutuações na glicose sanguínea por unidade de carboidrato, do que os alimentos com baixo valor de índice glicêmico.

III - A carga glicêmica tem por finalidade relacionar a resposta glicêmica da alimentação com o risco de aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.


Assinale a alternativa CORRETA.


A

Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.


B

Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.


C

Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.


D

As afirmativas I, II e III são verdadeiras.


E

As afirmativas I, II e III são falsas.

Assinale a alternativa correta que corresponda a um dos macronutrientes que possuem a função principalmente energética e que são utilizados pelos músculos para realização de movimentos e armazenados no fígado para manutenção da glicemia.


A

Vitaminas


B

Óleos


C

Carboidratos


D

Fibras


E

Minerais

Ano: 2022
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Nutricionista - Área: Educação - 2022

Os carboidratos são polímeros, ou seja, moléculas grandes formadas pela união dos mesmos constituintes básicos. Quanto a sua classificação, assinale a alternativa CORRETA.


A

A maltose consiste em um dissacarídeo proveniente da combinação de duas moléculas de frutose e é encontrada em grãos em germinação.


B

Os monossacarídeos são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula. São relativamente grandes, insolúveis em água e não sofrem hidrólise.


C

Os polissacarídeos, também chamados carboidratos complexos, são formados por uma grande quantidade de monossacarídeos podendo chegar a mais de 3 mil unidades.


D

A lactose consiste em um monossacarídeo proveniente da combinação de galactose e glicose, encontrada no leite e derivados.

Os carboidratos desempenham diversas funções em nosso organismo; entre elas, a nutrição das células do sistema nervoso central. São a nossa principal fonte de energia. Considerando um adolescente que consumiu um copo de leite integral no café da manhã, em qual órgão acontece o processo de digestão do carboidrato presente nesta refeição?


A

Boca.


B

Estômago.


C

Intestino grosso.


D

Intestino delgado.

Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Em relação as características e fontes alimentares dos monossacarídeos, julgue as afirmativas a seguir e identifique as corretas:


I.A glicose é o principal produto de hidrólise de carboidratos. O armazenamento da glicose acontece no fígado e no músculo na forma de glicogênio e é absorvida rapidamente.

II.A frutose, também chamada de levulose, é conhecida como o "açúcar das frutas".

III.A Galactose é um tipo de açúcar presente no leite, como parte da lactose.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I e III, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I, II e III.

A hidrólise do amido que ocorre devido ao aquecimento prolongado (calor seco) ocasionando o rompimento gradativo das membranas que envolvem os grãos de amido, liberando dextrina, resultando em produtos viscosos, mas resistentes à formação de gel, e de fácil digestão, é chamado de:


A

Saponificação.


B

Parboilização.


C

Gelatinização.


D

Retrogradação.


E

Dextrinização.

Os carboidratos são nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia para o nosso corpo. Dentre os alimentos citadas abaixo, assinale aquele considerado uma fonte de carboidrato.


A

Carne bovina.


B

Macarrão.


C

Queijo.


D

Margarina.


E

Camarão.

Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes na natureza. São substâncias compostas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (0).


Fonte: Waitzberg. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 2017.


No que se refere a digestão e absorção dos carboidratos, atribua V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas a seguir:


( )A glicose, por ser uma molécula hidrofóbica, consegue atravessar a membrana plasmática e entrar nas células facilmente.

( )Existem dois tipos de mecanismos de transporte que promovem a entrada de glicose nas células: cotransporte ativo sódio-glicose e difusão facilitada.

( )O mecanismo de difusão facilitada é realizado por uma família de proteínas transportadoras que se localizam na membrana celular, chamadas de GLUT.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


A

V, F, V.


B

V, V, F.


C

V, V, V.


D

F, V, V.

Qual tipo de carboidrato, quanto ao Índice Glicêmico (IG) seria mais adequado para ingerir depois do treino quando o objetivo é ressíntese do glicogenio?


A

De alto IG.


B

De moderado a baixo IG.


C

De baixo IG.


D

Combinação de carboidratos de moderado IG e baixo IG. Por exemplo arroz integral com beterraba cozida.


E

De moderado IG. Por exemplo: suco de uva integral.

   
Gerar simulado