Aumente suas chances de aprovação AGORA Acelere sua aprovação!
Assinatura Ilimitada por R$ 
/mês.
Ver planos Assinar agora

Questões de Concurso sobre Doenças do Trato digestivo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
286 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As doenças inflamatórias intestinais frequentemente cursam com o aumento das necessidades nutricionais, perda ponderai e comprometimento da absorção intestinal. Em pacientes com doença inflamatória intestinal ativa, geralmente recomenda-se:


A

Dieta rica em resíduos insolúveis.


B

Restrição hídrica rigorosa.


C

Oferta aumentada de proteínas e energia.


D

Exclusão total de lipídios.

Paciente transplantado de intestino delgado apresenta síndrome de má-absorção persistente e necessidade de suporte nutricional prolongado. A complicação mais característica da NPD, nesse caso, é:


A

Hipercalcemia por excesso de vitamina D.


B

Hipoglicemia refratária por falência hepática.


C

Osteopetrose por excesso de magnésio.


D

Supressão da resposta imune por excesso de zinco.


E

Infecção recorrente relacionada ao cateter venoso central.

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal caracterizado por dor abdominal recorrente associada a alterações do hábito intestinal, sem causa estrutural identificável. O diagnóstico é baseado em critérios clínicos padronizados, como os critérios de Roma IV, e a condição apresenta elevada frequência na prática clínica, com impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes. Com base nos aspectos clínicos, diagnósticos e dietoterápicos da Síndrome do Intestino Irritável, analise as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) e falsas (F):


( ) A dieta low FODMAP consiste, de forma clássica, em fases de restrição, reintrodução e personalização, não devendo ser mantida em restrição ampla de forma permanente.

( ) A elevação da calprotectina fecal geralmente sugere má absorção de FODMAPs, sendo um marcador útil para monitorar resposta à dieta na SII.

( ) A estratégia dietoterápica com redução de FODMAPs pode melhorar sintomas porque reduz a oferta de carboidratos fermentáveis, diminuindo a osmolaridade intraluminal e a produção de gases.

( ) Fibras altamente fermentáveis, como frutooligossacarídeos (FOS) e inulina, tendem a piorar sintomas em alguns pacientes com SII por aumentarem a fermentação colônica e a produção de gases.

( ) Fibras solúveis com menor potencial fermentativo, como o psyllium, são frequentemente utilizadas, especialmente nos casos com predomínio de constipação, por contribuírem para a regulação do trânsito intestinal e melhor consistência das fezes.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


A

V – F – V – V – F.


B

V – V – F – F – V.


C

F – F – V – V – F.


D

V – F – V – F – V.


E

V – F – F – V – V.

Na Doença de Crohn em fase de atividade inflamatória, a intervenção dietoterápica adequada visa prioritariamente:


A

Estímulo mecânico e químico do trânsito intestinal através do aumento da oferta de fibras insolúveis e farelos.


B

Redução do estímulo mecânico intestinal mediante dieta de baixo resíduo com suporte proteico-calórico adequado.


C

Promoção de jejum oral prolongado (superior a 7 dias) como estratégia isolada para indução da remissão clínica.


D

Aumento substancial da ingestão de gorduras saturadas para compensação da perda energética e má absorção.

As doenças inflamatórias intestinais são crônicas e acometem o trato digestório, com etiologia desconhecida e multifatorial, onde a gravidade, a duração e a localização da doença são importantes na resposta ao tratamento. Assim, os fatores relacionados à deficiência nutricional como anorexia, náuseas e vômitos, dor abdominal, dietas restritivas, diarreia, supercrescimento bacteriano e deficiência de sais biliares têm implicação no mecanismo específico de


A

diminuição da ingestão alimentar.


B

aumento das perdas intestinais.


C

interação entre medicamentos e nutrientes.


D

ampliação das necessidades nutricionais.

Uma paciente adulta, diagnosticada recentemente com doença celíaca, relata fadiga, anemia e perda de peso. A biópsia do intestino delgado mostrou atrofia das vilosidades e hiperplasia das criptas. Considerando o impacto dessa condição no processo digestivo e absortivo, qual alteração é a mais provável?


A

Redução da absorção de glicose no estômago, devido à inibição das bombas de sódio dependentes de GLUT-4.


B

Prejuízo na absorção de ferro, cálcio e folato, especialmente no jejuno e íleo, por destruição das células produtoras de ácido clorídrico.


C

Comprometimento da absorção de nutrientes, sobretudo no duodeno e jejuno, resultando em má absorção de ferro e folato.


D

Diminuição da absorção de proteínas, pois o glúten inibe diretamente a ação da pepsina no estômago.


E

Incapacidade de absorver lipídios, exclusivamente por ausência total de sais biliares.

A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa (RCU) são Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) que podem acometer estudantes. Sobre a dietoterapia e as características dessas patologias, é correto afirmar que:


A

A Retocolite Ulcerativa caracteriza-se por inflamação transmural (todas as camadas da parede intestinal) e pode afetar qualquer segmento do trato gastrointestinal.


B

Na fase aguda de ambas as doenças, a dieta deve ser rica em fibras insolúveis para estimular o peristaltismo e a recuperação da mucosa.


C

A Doença de Crohn geralmente apresenta lesões “salteadas” e o manejo nutricional deve focar no controle da má absorção, especialmente se houver acometimento do íleo terminal.


D

O glúten deve ser retirado preventivamente de todos os pacientes com DII, independente do diagnóstico de Doença Celíaca.


E

A suplementação de Vitamina B12 é contraindicada na Doença de Crohn devido ao risco de supercrescimento bacteriano.

Paciente com Síndrome do Intestino Irritável (SII), subtipo diarreia, apresenta distensão abdominal e flatulência. Qual estratégia nutricional apresenta maior nível de evidência para o controle sintomático na fase aguda?


A

Manter dieta rica em fibras insolúveis, visando aumentar o volume do bolo fecal e regularizar a motilidade.


B

Aplicação de protocolo de restrição de Carboidratos Fermentáveis (FODMAPs), seguida de reintrodução sistemática para identificação de tolerância.


C

Retirada total de todos os tipos de carboidratos da dieta (dieta cetogênica) para eliminar a fermentação luminal.


D

Introdução de dieta hiperproteica e hiperlipídica para redução do tempo de esvaziamento gástrico e osmolaridade.

Um paciente de 48 anos apresenta diarreia crônica, perda ponderal progressiva e fezes com aspecto oleoso e flutuantes. Após investigação clínica, suspeita-se de síndrome de má absorção associada à redução do fluxo biliar.


Considerando o processo de digestão e absorção de nutrientes, assinale a alternativa que melhor explica o quadro apresentado.


A

A ausência de bile não interfere na digestão de lipídios, pois a lipase gástrica assume papel compensatório predominante.


B

A absorção de lipídios ocorre independentemente da emulsificação, desde que haja adequada atividade pancreática.


C

A má absorção descrita está relacionada exclusivamente à deficiência de enzimas intestinais, sem envolvimento do sistema biliar.


D

O quadro clínico decorre de aumento da absorção de ácidos graxos livres no intestino delgado.


E

A redução do fluxo biliar compromete a formação de micelas, prejudicando a absorção de lipídios e vitaminas lipossolúveis.

No manejo dietético da síndrome do intestino irritável e de quadros afins de constipação funcional, a fibra precisa ser pensada pelo tipo, pela tolerância e pelo efeito esperado sobre o sintoma predominante.


Assinale a alternativa correta.


A

A fibra insolúvel costuma ocupar a primeira escolha na síndrome do intestino irritável, porque reduz gases e distensão com maior regularidade.


B

A fibra solúvel tende a ter papel mais útil que a insolúvel no alívio de sintomas da síndrome do intestino irritável e em parte dos quadros de constipação funcional.


C

O aumento abrupto da fibra já na primeira orientação reduz efeitos adversos e ajuda o paciente a reconhecer mais rápido a resposta clínica.


D

A hidratação perde importância quando a fibra vem de alimentos integrais, pois o efeito mecânico do resíduo já basta para modular o trânsito intestinal.


E

O uso terapêutico de fibras depende apenas da quantidade total, porque o tipo de fibra interfere pouco na resposta gastrointestinal percebida.

Analise as afirmativas abaixo considerando as Diretrizes da ESPEN para a Nutrição Clínica na Doença Inflamatória Intestinal (DII) (2023).


1. Em geral, as necessidades energéticas para pacientes com DII são similares às da população saudável.

2. Uma dieta rica em fibras e ácidos graxos ômega-6 está associada à redução no risco de desenvolver DII.

3. Em paciente com DII, em fase ativa, a necessidade proteica está aumentada e a ingestão deve perfazer entre 1,2 e 1,5 g/kg/dia em adultos.

4. Probióticos devem ser utilizados no tratamento de pacientes com Doença de Crohn em fase ativa.

5. Pacientes com DII em fase de remissão tem requerimento de proteína elevado e, portanto, deve-se planejar a ingestão de 1,2 g/kg/dia para adultos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.


E

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

A doença inflamatória intestinal (DII), que inclui a doença de Crohn e a colite ulcerativa, apresenta forte interação com fatores dietéticos e estado nutricional.


Sobre a terapia nutricional nesses pacientes, assinale a alternativa correta.


A

A nutrição parenteral total é a primeira escolha para induzir remissão em todos os pacientes com DII, devendo ser utilizada sempre que houver atividade inflamatória intestinal.


B

A dieta enteral parcial apresenta eficácia superior à enteral exclusiva em induzir remissão da doença de Crohn, sendo a recomendação preferencial em adultos e crianças.


C

A suplementação com óleo de peixe apresenta benefício clínico robusto e consistente em todos os pacientes com DII, sendo recomendada como estratégia-padrão de manutenção da remissão.


D

A nutrição enteral exclusiva pode ser utilizada como terapia de primeira linha na indução de remissão da doença de Crohn, especialmente em crianças e adolescentes, sendo também útil para suporte nutricional em adultos.

Sabe-se que as doenças inflamatórias intestinais (DII), predominantemente a colite ulcerativa (CU) e a doença de Crohn (DC) são comuns na sociedade moderna.


Nesse contexto, à luz da Diretriz ESPEN sobre Nutrição Clínica na DII, publicada em 2023, é correto afirmar que


A

o efeito anti-inflamatório da carboximetilcelulose foi demonstrado em estudos pré-clínicos e, por isso, sua suplementação deve ser recomendada em pacientes com DII, objetivando mitigar a resposta inflamatória.


B

os requerimentos de proteína durante a remissão da doença geralmente não são elevados e o fornecimento deve ser similar (cerca de 1 g de proteínas/kg/dia em adultos) ao recomendado para a população em geral.


C

durante a fase ativa, pacientes com DII devem ser examinados regularmente quanto a deficiências de micronutrientes, uma vez que os níveis séricos de ferritina e cobre diminuem, mas folato, selênio e zinco aumentam na inflamação.


D

pacientes com DC com estenoses e sintomas obstrutivos devem ter uma dieta com textura adaptada ou nutrição enteral exclusiva por meio de um tubo terminando proximalmente à obstrução (pré-estenose).


E

as necessidades de proteína e carboidratos simples aumentam na DII ativa. Para tal, é recomendada a ingestão de 2,2 a 2,5 g de proteínas/kg/dia em adultos), mediante observação do balanço nitrogenado.

De acordo com as doenças inflamatórias intestinais (DII), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) O termo DII refere-se a dois distúrbios crônicos: doença de Crohn e colite ulcerativa. Ambos causam inflamação no intestino, tendem a provocar má absorção dos nutrientes e podem levar à desnutrição, além de apresentar complicações potencialmente fatais.

( ) A colite ulcerativa pode afetar qualquer segmento do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. As complicações incluem obstrução, fissuras e fístulas, que podem aumentar a mortalidade. Os problemas nutricionais associados a essa condição são potencialmente mais graves em comparação com outras DIl, pois o intestino delgado é acometido com maior frequência.

( ) O tratamento da colite ulcerativa é semelhante ao da doença de Crohn, pois as metas incluem controlar a inflamação, atenuar os sintomas e corrigir a desidratação e as deficiências nutricionais. Além disso, assim como na doença de Crohn, quando a doença entra em remissão, a melhor abordagem para corrigir os problemas nutricionais entre as exacerbações é administrar uma dieta rica em proteínas e nutrientes.


A

E - C - C.


B

E - E - C.


C

C - E - E.


D

C - E - C.

Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) possuem impacto significativo na saúde pública. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as DTAs às suas respectivas manifestações clínicas.


Coluna 1


1. Botulismo.

2. Disenteria amebiana.

3. Síndrome hemolítico-urêmica.

4. Síndrome da vaca louca.


Coluna 2


( ) Causa encefalopatia espongiforme degenerativa.

( ) Afeta o sistema nervoso periférico, causando paralisia.

( ) Causa diarreia grave, com sangue.

( ) Danifica os rins e pode levar à insuficiência renal.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

4 – 1 – 2 – 3.


B

1 – 2 – 3 – 4.


C

4 – 2 – 3 – 1.


D

3 – 4 – 2 – 1.


E

1 – 3 – 2 – 4.

Em doença de Crohn pediátrica ativa, com trato gastrointestinal funcionante e ingestão insuficiente, qual estratégia de primeira linha para indução de remissão apresenta melhor suporte em diretrizes?


A

Nutrição parenteral total exclusiva precoce, independentemente da tolerância enteral, estratégia primária indicada para induzir remissão clínica e mucosa rapidamente sempre.


B

Nutrição enteral exclusiva por seis a oito semanas, fórmula apropriada, monitorização clínica, visando indução de remissão e recuperação nutricional plena.


C

Jejum intermitente programado com cetogênese induzida, propondo imunomodulação dietética, substituindo protocolos consagrados de indução nutricional em pediatria de doença ativa.


D

Dieta elementar parcial, considerada equivalente terapêutica, substituindo integralmente a nutrição enteral exclusiva para indução de remissão pediátrica em todas situações.


E

Probióticos isolados como estratégia inicial, adiando intervenções estruturadas, aguardando adaptação autonômica intestinal para remissão clínica sustentada em crianças com Crohn.

Bianca, paciente de 30 anos, com diagnóstico de síndrome do intestino irritável (SII), apresenta episódios recorrentes de dor abdominal, distensão e alterações no hábito intestinal. Durante uma consulta, ela relatou que os sintomas pioram após o consumo de alimentos ricos em fibras e gorduras. Com base nessas informações, qual a principal recomendação dietética para o manejo da síndrome do intestino irritável nesse paciente?


A

Aumentar a ingestão de fibras solúveis e reduzir a ingestão de carboidratos complexos, a ingestão excessiva de fibras pode piorar os sintomas da SII, por isso deve ser controlada de forma personalizada.


B

Prescrever uma dieta rica em fibras insolúveis, com foco em alimentos vegetais e grãos integrais, fibras insolúveis podem irritar ainda mais o trato gastrointestinal em pacientes com SII, sendo necessário reduzir sua ingestão.


C

Recomendar uma dieta pobre em fibras e rica em alimentos gordurosos para melhorar a absorção de nutrientes, dietas ricas em gorduras podem agravar os sintomas da SII, e a ingestão de fibras deve ser ajustada conforme a tolerância do paciente.


D

Iniciar uma dieta de baixo carboidrato, sem controle das gorduras, para aliviar os sintomas da SIl, dietas de baixo carboidrato podem ser eficazes para alguns pacientes, mas o controle das gorduras também é necessário para melhorar a digestão.


E

Recomendar uma dieta sem glúten e sem lactose, sem considerar os sintomas do paciente, a eliminação de glúten e lactose não é sempre necessária e deve ser feita com base nas necessidades individuais do paciente.

De acordo com Nutrição clínica no adulto (2019), sobre o uso de probióticos nas doenças inflamatórias intestinais (DII), assinale a alternativa correta.


A

São liberados em todas as fases da DII, pois não há risco de translocação bacteriana ou efeitos adversos relevantes.


B

Devem ser sempre evitados, tanto na fase ativa quanto na remissão, por não apresentarem qualquer benefício clínico descrito.


C

Na fase ativa, estão indicados para reduzir o risco de translocação bacteriana e acelerar o controle da inflamação.


D

Na fase ativa são contraindicados pelo risco de translocação; podem ser considerados na remissão, com avaliação individual de cepas e doses.


E

São recomendados para induzir remissão na DII, com uso rotineiro e padronizado de cepas específicas.

A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória intestinal crônica e de caráter autoimune, que pode acometer qualquer segmento do trato gastrointestinal, da boca ao ânus, com predileção pelo íleo terminal e cólon. Na fase aguda, assinale a conduta que melhor pode beneficiar o paciente a ter remissão:


A

Dieta oral elementar por no mínimo 3 meses


B

Nutrição parenteral total (NPT)


C

Dieta oral hipolipídica


D

Nutrição enteral parcial (NEP) + dieta de exclusão


E

Dieta oral isenta de glúten e lácteos

Na terapia nutricional das doenças que envolvem o trato digestório, dois pontos são fundamentais. O primeiro relaciona-se com a repercussão sobre o estado nutricional, e o segundo refere-se às alterações dietéticas necessárias frente aos aspectos fisiopatológicos existentes. Sobre os Distúrbios do Trato Digestório, todas as alternativas estão corretas, exceto:


A

Na esofagite, é recomendado excluir alimentos que diminuem a pressão do esfíncter esofágico inferior.


B

Na Pancreatite crônica, é necessário a oferta de lipídios (> 20% das calorias totais).


C

Na gastrite, pode ser ofertado frutas ácidas, desde que respeite a tolerância do paciente.


D

Retocolite ulcerativa inespecífica e a doença de Crohn, são duas formas comuns que acometem o trato digestório.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado