Questões de Concurso sobre Doenças do Trato digestivo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
286 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O consumo de produtos alimentícios ultraprocessados aumentou nas últimas décadas e está gerando preocupação sobre os potenciais efeitos adversos à saúde. Schnabel et al. conduziram estudo com o objetivo de avaliar a associação entre o consumo de produtos alimentícios ultraprocessados e quatro distúrbios gastrointestinais funcionais: síndrome do intestino irritável, constipação, diarréia e dispepsia funcionais, em adultos franceses (LAURE SCHNABEL, M. P. H. et al. Association Between Ultra- Processed Food Consumption and Functional Gastrointestinal Disorders: Results From the French NutriNet-Santé Cohort, Am J Gastroenterol, 2018). Sobre seus achados é INCORRETO afirmar que:


A

O consumo de produtos alimentícios ultraprocessados foi associado com a idade mais jovem, viver sozinho, menor renda, maior IMC e menor nível de atividade física.


B

Entre os distúrbios gastrointestinais funcionais mais frequentes entre a amostra estudada estiveram: a síndrome do intestino irritável, seguido de constipação, dispepsia e diarreia funcionais.


C

Após ajuste para os possíveis fatores de confusão, a associação entre o consumo de produtos alimentícios ultraprocessados e o risco do desenvolvimento dos distúrbios gastrointestinais funcionais deixou de existir.


D

Este estudo sugere uma associação entre o consumo de produtos alimentícios ultraprocessados e a síndrome do intestino irritável.


E

Os autores apontam que estudos longitudinais são necessários para confirmar a associação entre o consumo de produtos alimentícios ultraprocessados e a síndrome do intestino irritável e para compreender o impacto relativo da composição nutricional e das demais características dos produtos alimentícios ultraprocessados nessa relação.

Alimento a ser evitado na fase de remissão da Doença Inflamatória Intestinal:


A

Leite integral.


B

Carne vermelha.


C

Melão.


D

Morango.

A anemia por deficiência de ferro constitui o déficit nutricional mais comum em todo o mundo.

Em relação a essa anemia, assinale a alternativa incorreta.


A

É uma consequência frequente de doença no íleo terminal ou ressecção desse segmento intestinal.


B

São sintomas da anemia por deficiência de ferro: taquicardia, fadiga, glossite e parestesia.


C

É caracterizada como anemia hipocrômica e microcítica.


D

Apresenta marcadores como a transferrina com nível elevado e a ferritina com nível baixo.

Condições clínicas que envolvem o trato digestório podem levar ao déficit nutricional, seja decorrente de limitações para a alimentação normal ou seja relacionada à sintomatologia. Considerando a terapia nutricional (TN) nos distúrbios do trato digestório, julgue as afirmativas abaixo.

I. Na fase aguda da doença inflamatória intestinal, a dieta deve ser isenta em lactose, pois os níveis da lactase podem estar diminuídos na diarreia, havendo intolerância.

II. Na doença celíaca, a prescrição da dieta isenta de glúten impõe a restrição de todo o trigo, centeio e cevada da alimentação, pois são as principais fontes de prolaminas. As farinhas de milho, batata, arroz e tapioca, entre outras, podem ser utilizadas como substitutas nas receitas.

III. Na doença diverticular, alimentos ricos em fibras podem agravar a doença e a terapia nutricional, em todas as fases, envolve a restrição de fibras combinada com a hidratação adequada.

IV. Pacientes com colostomia podem apresentar fezes fétidas causadas pela esteatorréia ou pela digestão parcial ou fermentação bacteriana dos alimentos. Nesta condição clínica, os alimentos que tendem a causar odor são legumes, cebola, alho, repolho, ovos e peixes.

Marque a alternativa CORRETA.


A

Somente a I é falsa;


B

Somente a III é falsa;


C

Somente a II é falsa;


D

Somente a IV é falsa;


E

Todas as afirmativas são verdadeiras.

No que se refere ao tratamento dietético da alergia pelo leite, os alimentos abaixo devem ser evitados, EXCETO:


A

iogurte,


B

chocolate ao leite.


C

leite.


D

fórmula hidrolisada de proteína de leite de vaca.


E

caseinato de potássio.

Assinale a alternativa que apresenta a terapia nutricional necessária durante uma exacerbação aguda de diverticulite.


A

Dieta pobre em resíduos ou nutrição parenteral, com retorno gradual de uma dieta rica em fibras.


B

Dieta pobre em proteínas, com retorno gradual utilizando inicialmente peptídeos.


C

Dieta pobre em lipídios, com retorno gradual utilizando inicialmente triglicerídeos de cadeia média (TCM).


D

Dieta hiperglicídica, com predominância de carboidratos complexos.


E

Dieta hiperproteica, associada à suplementação de vitamina C.

Em relação as recomendações nutricionais nas doenças inflamatórias intestinas, é CORRETO afirmar


A

A dieta não deve ser hipolipídica, pois não há relatos de melhora da diarréia com esta conduta.


B

Poucos pacientes apresentam intolerância à lactose, tanto na fase ativa como na fase de remissão da doença. Além disso, os lácteos são importantes fontes de cálcio para estes pacientes


C

Evitar alimentos que aumentam a produção de gases, tais como: couve, nabo, feijão, refrigerantes e outros.


D

Na fase ativa a dieta deve ser moderada em fibras insolúveis, e na fase de remissão deve ser pobre neste tipo de fibra para normalizar a diarréia.


E

O uso de probiótico poderá ser usado em todas as fases da doença, para amenizar a diarréia.

A doença celíaca é marcada pela intolerância permanente ao glúten e interfere na absorção de nutrientes essenciais ao organismo. Quanto à alimentação, é contraindicado aos portadores de doença celíaca:


A

Frutas, verduras, legumes e carnes.


B

Farinha de arroz, farinha de mandioca, farinha de milho.


C

Aveia, centeio, cevada e malte.


D

Fubá, fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo.

A.M.S., sexo feminino, 20 anos, solteira. Queixa e duração: em outubro de 2017, começou a apresentar diarreia (4 episódios de fezes liquefeitas ao dia); em maio de 2018, iniciou com sintomas de vômitos diariamente, dor abdominal e emagrecimento importante. Antecedentes pessoais: paciente refere que até 2017 não tinha alterações no hábito intestinal. Em consulta com gastroenterologista recebeu diagnóstico de doença de Crohn. Até o momento não havia tido consulta com nutricionista. A partir das medidas antropométricas constatou-se uma adequação de peso de 78,8%, que se refere a uma desnutrição moderada. A paciente apresenta uma alimentação monótona. As preferências alimentares da paciente são: frituras, refrigerantes e salgadinhos. Em relação ao consumo diário, refere consumo de: produtos lácteos 3 a 4 vezes; cereais 2 a 3 vezes; grãos 1 vez; fruta 1 vez; verduras e/ ou legumes 1 vez; doces 1 vez e refrigerante 1 a 2 vezes.

A dieta que deve ser orientada na fase aguda é


A
isenta de lactose e isenta de fibras.

B

isenta de lactose e com pouco teor de gordura.


C

isenta de sacarose e com elevado teor de gordura.


D

isenta de frutose e com baixo teor de fibras solúveis.


E

sem bebidas carbonatadas e com elevado teor de fibras insolúveis.

Fibras insolúveis, como farelos e grãos integrais, são recomendadas a pacientes com DII, pois constituem importantes fontes energéticas para os enterócitos.


C

Certo


E

Errado

A esofagite consiste em uma inflamação da mucosa esofágica decorrente do refluxo ácido gástrico. Esse refluxo ocorre em razão da redução da pressão do Esfíncter Esofágico Inferior (EEI). Em relação à dietoterapia para esofagite de refluxo, não se deve estimular:


A

o consumo de alimentos com alto teor de purinas, pois estimulam a secreção ácida.


B

a ingestão de sucos e frutas ácidas e tomate, pois diminuem a pressão do EEI.


C

o consumo de alimentos gordurosos, visto que estimulam a liberação de CCK e aumentam a pressão do EEI.


D

dieta branda na fase aguda e na presença de disfagia.

Sobre as duas principais formas de doença inflamatória intestinal (DII), doença de Crohn e colite ulcerativa, analisar os itens abaixo:

I. Compartilhamalgumas características clínicas, incluindo diarreia, febre, perda de peso, anemia, intolerâncias alimentares, desnutrição, déficit de crescimento e manifestações extraintestinais (artríticas, dermatológicase hepáticas).

II. Embora a desnutrição possa ocorrer em ambas as formas de DII, é uma preocupação ao longo da vida mais comum em pacientes com colite ulcerativa.

III. A doença de Crohn pode envolver qualquer parte do trato gastrointestinal, mas aproximadamente 50% a 60% dos casos envolvem tanto o íleo distal quanto o cólon. Já a atividade da doença na colite ulcerativa é limitada ao intestino grosso e reto.

IV. Embora os probióticos pareçam ser úteis na colite ulcerativa, os estudos com probióticos, até o momento, não demonstraram melhora significativa na atividade da doença de Crohn em doentes adultos ou pediátricos; os suplementos probióticos não parecem prolongar a remissão na doença de Crohn.

Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens I, III e IV.


D

Somente os itens II, III e IV.


E

Todos os itens.

Nos primeiros meses após cirurgia bariátrica, as modificações com relação à consistência da dieta englobam não apenas a apresentação dos alimentos, mas também fatores nutricionais que interferem no trabalho digestivo. Pretende-se facilitar a adaptação do novo trânsito digestivo e permitir que o paciente entenda que sua nova condição exige um cuidado nutricional especial. Das opções abaixo, qual alimento pode estar presente na dieta líquida de prova após uma cirurgia bariátrica?


A
Chá de cidreira.

B
Iogurte desnatado.

C
Suco de maracujá.

D
Sopa liquidificada.

É recomendável que a dieta de pacientes portadores da doença de Crohn apresente característica hipolipídica para evitar piora do quadro diarreico e da deficiência de sais biliares.


C

Certo


E

Errado

Paciente vítima de acidente automobilístico grave sofreu politraumatismo e após cirurgia de urgência tornou-se portador de Síndrome do Intestino Curto grave. No segundo dia pós-operatório apresentava-se hemodinamicamente estável, sem drogas vasoativas, ventilação espontânea, eupneico, acordado, consciente e orientado. A terapia nutricional indicada nesse caso é:


A

Terapia nutricional parenteral.


B

Terapia nutricional oral.


C

Terapia nutricional enteral, com sonda pós-pilórica e fórmula monomérica.


D

Terapia nutricional enteral, com sonda pré-pilórica e fórmula polimérica.


E

Jejum com hidratação venosa.

De acordo com KRAUSE e MAHAN, sobre algumas das recomendações básicas de macronutrientes para a síndrome do esvaziamento gástrico rápido, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Os carboidratos em geral podem ser consumidos sem restrições, desde que sejam controladas as suas quantidades.

( ) Limitar o consumo de lipídeos (menos de 30% do número total de energia). Evitar alimentos fritos, molhos gordurosos, maionese, carnes gordurosas (salsichas, cachorros-quentes, costelas), batatas fritas, biscoitos amanteigados, panquecas.

( ) É importante incluir em cada refeição um alimento que contenha proteínas (carnes, leite e ovos).


A

C - C - E.


B

E - C - C.


C

C - E - E.


D

E - C - E.

Em relação às consequências das ressecções realizadas neste paciente, assinale (V) para afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.

I. ( ) Neste caso o paciente perde a capacidade de absorver vitamina B12 e sais biliares conjugados.

II. ( ) Devido a saponificação com ácidos graxos não absorvidos, pode ocorrer deficiência de cálcio, magnésio e zinco.

III. ( ) Deficiência das vitaminas A, D e K não ocorre neste caso, uma vez que estas vitaminas podem ser absorvidas mesmo na ausência de sais biliares.

IV. ( ) A irritação do cólon por sais biliares não absorvidos não ocorre neste caso, em função da ressecção da válvula ileocecal, sendo a diarreia de menor magnitude.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as afirmativas anteriores:


A

I. (V), II. (F), III. (V), IV. (V).


B

I. (V), II. (V), III. (F), IV. (V).


C

I. (F), II. (F), III. (V), IV. (V).


D

I. (F), II. (V), III. (F), IV. (F).


E

I. (V), II. (V), III. (F), IV. (F).

Um dos principais objetivos da terapia nutricional de pacientes com gastrite é recuperar e proteger a mucosa gastrintestinal. Assim, _____________ está entre os alimentos que devem ser evitados para pacientes com esta enfermidade.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é


A
ovo

B
café

C
repolho

D
arroz integral

E
chá de gengibre

Relativo às possíveis limitações consideradas por Schnabel et al. em seu estudo: LAURE SCHNABEL, M. P. H. et al. Association Between Ultra-Processed Food Consumption and Functional Gastrointestinal Disorders: Results From the French NutriNet-Santé Cohort, Am J Gastroenterol, 2018, podemos AFIRMAR que:


A

O viés da classificação dos alimentos pelo grau de processamento pode ter levado a uma subestimação da associação entre o consumo de produtos alimentícios ultraprocessados e os distúrbios gastrointestinais funcionais.


B

A população do estudo foi predominantemente composta por mulheres, que geralmente endossam comportamentos nutricionais mais saudáveis do que os homens. Assim, é possível supor que o consumo de produtos alimentícios ultraprocessados encontrado na população do estudo pode ser menor que o da população francesa em geral.


C

Apesar dos devidos cuidados para controlar os possíveis vieses relativos à autodeclaração de diagnóstico dos distúrbios gastrointestinais funcionais e à avaliação do consumo de produtos alimentícios ultraprocessados, a associação causal entre as varíaveis de interesse não pode ser confirmada em função do desenho transversal do estudo.


D

Apesar dos modelos de regressão multivariada terem sido ajustados pelos possiveis fatores de confusão, não se pode excluir a hipótese de confundimento residual devido ao desenho do estudo.


E

Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Os alimentos probióticos e prebióticos podem ser indicados para recomposição da microbiota intestinal, prevenção e tratamento de diarreias, constipação intestinal, intolerância à lactose, assim como em outras condições clínicas, como por exemplo, as doenças inflamatórias intestinais (DII). Considerando as orientações nutricionais em pacientes portadores de DII, avalie as afirmações a seguir.

I- Na fase aguda (recidiva) da doença deve-se enriquecer a dieta dos pacientes com alimentos com alto teor de fibras solúveis, que formam ácidos graxos de cadeia curta por meio da ação das bactérias intestinais.

II- Na fase de remissão da doença, deve-se aumentar, de forma progressiva, o teor de fibras insolúveis da dieta dos pacientes.

III- Para aumentar o tempo de remissão da doença deve-se estimular a inclusão de probióticos na dieta, que podem favorecer o reequilíbrio da microbiota, tendo em vista que esses pacientes apresentam quantidades inferiores de bactérias benéficas.

IV- Na fase aguda (recidiva) da doença, deve-se aumentar o consumo de probióticos, ácidos graxos ômega 3, leite e derivados.

É CORRETO apenas o que se afirma em:


A

I e III.


B

I e IV.


C

II e IV.


D

I, II e III.


E

II, III e IV.

   
Gerar simulado