

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os alimentos têm uma grande facilidade de serem contaminados por microrganismos, desde o seu recebimento até sua distribuição, sendo o processo de manipulação dos alimentos uma das principais causas desta contaminação, especialmente através dos manipuladores. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta os "microrganismos indicadores sanitários" recomendados para as análises microbiológicas das mãos.
Cronobacter spp, Listeria monocytogenes e Salmonella sp.
Listeria monocytogenes, Staphylococcus coagulase positiva (contagem de Staphylococcus) e Pseudomonas aeruginosa.
Listeria monocytogenes, Bacillus cereus e Cronobacter spp.
Staphylococcus coagulase positiva (contagem de Staphylococcus), Bacillus cereus e Pseudomonas aeruginosa.
Salmonella sp., Bacillus cereus e Pseudomonas aeruginosa.
Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura. No que diz respeito ao controle de temperatura na manipulação de alimentos, assinale a alternativa INCORRETA.
Fonte: Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação - ANVISA.
Os alimentos secos, também chamados de não-perecíveis, não possuem umidade suficiente para a multiplicação dos micróbios, sendo conservados a temperatura ambiente.
Os micróbios preferem temperaturas em torno de 70ºC para sua multiplicação.
A maioria dos alimentos contém umidade suficiente para a multiplicação dos micróbios. Esses alimentos devem ser conservados em temperaturas especiais, sendo chamados de perecíveis.
Os micróbios prejudiciais à saúde podem se multiplicar em temperaturas entre 5ºC a 60ºC (chamada zona de perigo).
As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são originadas por uma variedade de microrganismos com diferentes períodos de incubação e duração de sintomas. Tais sintomas vão desde a um curto episódio de gastroenterite ao mais grave, como a possibilidade de ocorrerem sintomas (crônicos) residuais e haver o risco de morte. Em relação às doenças transmitidas por alimentos (DTAs), assinale a alternativa INCORRETA.
As doenças alimentares microbianas são originadas por uma variedade de microrganismos com diferentes períodos de incubação e duração de sintomas.
Os microrganismos causadores de doenças podem ser encontrados em diversos alimentos, como leite, carne e ovos. Eles apresentam uma vasta gama de fatores de virulência que geram respostas adversas agudas, crônicas ou intermitentes.
Algumas bactérias patogênicas, como a Salmonella, são invasivas e podem chegar à corrente sanguínea, através das paredes do intestino, causando infecções generalizadas.
Apesar da crescente conscientização e compreensão dos microrganismos responsáveis por doenças que têm origem em alimentação e águas, essas doenças continuam sendo um problema significativo e são causas importantes da redução da produtividade econômica.
A gravidade pode ser tal que existe a possibilidade de ocorrerem sintomas (crônicos) residuais e haver o risco de morte, de modo especial em pacientes idosos e imunodeprimidos quando comparado ao grupo de crianças e gestantes que são menos suscetíveis à contaminação.
Doença transmitida por alimento (DTA) é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados.
Sobre tal assunto, observe as afirmativas a seguir.
I. Em alimentos pouco ácidos, com pH > 4,5, observa-se o predomínio de bactérias esporuladas (Ex.: Clostridium spp, Bacillus cereus), bactérias patogênicas aeróbias (Ex.: Salmonella spp) e anaeróbias (Ex.: Clostridium spp).
II. Nos alimentos ácidos, com pH entre 4,0 e 4,5, predominam bactérias esporuladas, bolores e leveduras.
III. Com relação às toxinas, sabe-se que algumas são termolábeis, como a toxina do Staphylococcus aureus e outras são termoestáveis, como a toxina do botulismo.
Assinale:
se todas as afirmativas são corretas.
se apenas I e II são corretas.
se apenas I e III são corretas.
se apenas II e III são corretas.
se apenas III é correta.
As doenças transmitidas por alimentos, mais comumente conhecidas como DTA, são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados por um microorganismo patogênico. A bactéria responsável pela intoxicação, normalmente, é encontrada em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com as fezes deles pode ser considerado via de transmissão da:
Shigella
Salmonella
Bacilus cereus
Clostridium botulinum
Favorecem as toxinfecções todos os procedimentos em que há risco de contaminação dos alimentos, os processos que permitem a sobrevivência de micro-organismos patogênicos e as práticas de armazenamento que possibilitam a multiplicação microbiana. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Matérias-primas de origem clandestina, como leite não pasteurizado e carnes não inspecionadas, são responsáveis pela veiculação das mais variadas espécies de micro-organismos, muitos deles patogênicos para o homem.
II. A contaminação de alimentos secos pode ocorrer durante o processo de reconstituição, pela água dos recipientes e utensílios contaminados e pelos próprios manipuladores.
III. Quando os alimentos descongelados permanecem à temperatura ambiente, durante várias horas, ou em refrigerador por vários dias, podem multiplicar bactérias psicrófilas e mesófilas patogênicas.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Os resíduos procedentes das atividades de pré-preparo, preparo e distribuição de alimentos, quando não tratados adequadamente, representam grande risco de contaminação, pois favorecem a proliferação de microrganismos e atração de vetores. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. O estabelecimento deve dispor de recipientes para o descarte de resíduos, em número e capacidade suficientes, identificados, íntegros e de fácil higienização e transporte.
II. Os coletores utilizados para o descarte dos resíduos das áreas de preparação de alimentos devem ser dotados de tampas acionadas com o contato manual.
III. Os resíduos devem ser frequentemente coletados e estocados em local fechado e isolado da área de preparação dos alimentos, como o objetivo de evitar contaminação e atração de vetores e pragas urbanas.
É CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
A multiplicação e a proliferação dos microrganismos acontecem de acordo com a combinação de condições favoráveis. Essas circunstâncias podem ser referentes ao alimento (intrínsecas) ou ao ambiente externo (extrínsecas). Sobre as DTAs, é INCORRETO afirmar que:
As infecções alimentares são causadas pela ingestão de alimento contendo células vivas de microrganismos patogênicos.
A Escherichia coli é um microrganismo indicador de contaminação fecal que produz esporos.
As DTAS são causadas basicamente por contaminantes químicos e biológicos.
Para evitar a proliferação dos microrganismos nos alimentos, é necessário armazená-los em condições desfavoráveis a sua proliferação, como baixas temperaturas, baixa umidade relativa do ar ou alterar o pH do meio.
Podem causar também afecções extraintestinais em diferentes órgãos e sistemas, terminações nervosas periféricas, má-formação congênita, dentre outras.
É importante tomar alguns cuidados ao se manusear e conservar os alimentos, evitando-se doenças causadas por contaminação alimentar. As contaminações comuns podem ser de substâncias químicas, microrganismos ou resíduos de objetos e insetos. Para reduzir e impedir os riscos disso acontecer há algumas práticas que devem ser incorporadas à rotina e transformadas em hábito, especialmente antes e durante o preparo de alimentos:
I. Lavar as mãos adequadamente;
II. Evitar tossir e espirrar próximo aos alimentos;
III. Manter animais próximos da cozinha;
IV. Lavar os utensílios domésticos adequadamente;
V. Manter as unhas longas;
VI. Manter o ambiente higienizado.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
V, V, V, V, V, V
V, V, F, V, V, V
V, V, V, V, F, V
V, V, F, V, F, V
V, F, F, V, V, V
As bactérias vivem e se multiplicam em muitos alimentos, e a própria temperatura da cozinha de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, bem como sua umidade, proporcionam condições ideais para isso. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A maior parte das bactérias não necessita de ar para sobreviver, mas algumas só se multiplicam na presença de oxigênio, como é o caso do Clostridium botulinum.
( ) Acima de 45 ºC (graus Celsius) poucas bactérias conseguem se multiplicar; desse modo, a temperatura de cocção do alimento é aspecto importante a ser observado.
( ) Em seus estágios finais, a contaminação microbiológica dos alimentos de origem animal leva à putrefação, e a dos alimentos de origem vegetal leva à fermentação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - F - V
V - F - F
F - F - V
F - V - V
F - V - F
As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) ocorrem pela ingestão de alimentos contaminados e/ou água contaminada. No período de 1999 a 2005, foram notificados 241 surtos de DTA, no Estado de Pernambuco. Entre 2006 e 2013, foram notificados, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), 850 casos de contaminação na área urbana e 53 casos na área rural, na zona da mata sul de Pernambuco. Apenas entre janeiro e junho de 2013, foram apresentados 59 surtos, sendo 33 destes causados por alimentos e ingestão de água contaminados. Para minimizar esse problema de Saúde Pública, o nutricionista pode e deve colaborar com a investigação destes surtos, a qual, nos serviços de alimentação, tem por objetivo:
identificar o agente etiológico por meio do número de doentes.
identificar o alimento responsável por meio da definição da refeição suspeita.
identificar os fatores determinantes por meio da percepção das autoridades sanitárias.
identificar o quadro clínico predominante 24h antes do surto.
identificar os não doentes por meio do cálculo do período de incubação.
De acordo com a Instrução normativa nº 60, de 23 de dezembro de 2019 (Ministério da Saúde/Agência nacional de Vigilância Sanitária), que estabelece as listas de padrões microbiológicos para alimentos, para carne moída bovina, o padrão “ausência em 25 gramas” é esperado para
Escherichia coli.
Estafilococos coagulase positiva.
Salmonella.
Aeróbios mesófilos.
Vibrio parahaemolyticus.
Considerando-se ANDRADE, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Os biofilmes são constituídos de _________ que formam depósitos, nos quais os microrganismos estão fortemente aderidos a uma superfície, por meio de filamentos, de natureza polissacarídica ou proteica, denominados _______.
vírus | glicocálix
bactérias | glicocálix
bactérias | citoplasma
vírus | citoplasma
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são geradas pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas ou outras substâncias tóxicas.
Sobre esse tema, marque a alternativa verdadeira:
Salmonelose é uma infecção causada por bactérias da família das Enterobacteriaceae.
Algumas toxinas são termolábeis (não destruídas pelo calor, como a botulínica) e outras são termoestáveis (destruídas pelo calor).
Botulismo é causado pela toxina da bactéria Clostridium perfringens, presente nas fezes.
Clostridium spp, Rotavírus, Bacillus cereus e Escherichia coli são exemplos de algumas bactérias produtoras de toxinas que podem ocasionar DTA.
O agente causador da Cólera é a bactéria Vibrio cholerae, sendo sua transmissão somente por fezes de moscas.
A vigilância epidemiológica, ao analisar um surto em uma escola infantil, obteve as seguintes informações; analise-as.
Considerando a situação hipotética, qual é o agente etiológico deste surto?
Bacillus cereus.
Salmonella typhi.
Campylobacter jejuni.
Clostridium botulinum.
A acidez ou a alcalinidade de um alimento tem grande influência no crescimento e no metabolismo dos micro-organismos. Sendo assim, se desconsiderarmos os lactobacilos e as bactérias acéticas, podemos dizer que as bactérias se multiplicam com maior rapidez na escala de pH compreendida entre:
6,0 e 8,0.
4,5 e 6,0.
3,5 e 4,0.
2,5 e 3,5.
Analise as afirmativas abaixo sobre o cultivo de microrganismos (bactérias).
1. Na composição dos meios de cultura, um dos principais componentes são as fontes de carbono e energia, como é o caso dos açúcares.
2. Na composição dos meios de cultura, os sais minerais são, junto com os açúcares, as principais fontes de carbono e energia.
3. Ágar-ágar é uma substância mucilaginosa, que é extraída das paredes celulares de diversas espécies de algas marinhas vermelhas, e é usada como meio de cultura para cultivo microbiano.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Geralmente os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e preparo, ocorrendo a contaminação dos alimentos. Sobre os micróbios assinale a alternativa CORRETA:
Alguns micróbios, chamados de prejudiciais à saúde ou patogênicos podem estragar o alimento, que fica com cheiro e sabor desagradáveis.
Outros micróbios, quando presentes nos alimentos, podem causar doenças, sendo chamados de deteriorantes
Os micróbios patogênicos se multiplicam rapidamente em locais frios e úmidos.
Os micróbios prejudiciais à saúde podem se multiplicar em temperaturas entre 5ºC a 60ºC, chama- da zona de perigo.
Os microrganismos presentes nos alimentos são divididos em benignos e patogênicos. Os benignos (_______) ou fermentadores, quando colocados em determinado alimento ou bebida, transformam e modificam sua função sem causar doença. Um exemplo disso são as(os) ___________ colocadas(as) no leite para transformá-lo em ___________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
fungos – leveduras – requeijão
saprófitas – bactérias – iogurte
neutros – fungos – leite fermentado
patogênicos – levedura – queijo gorgonzola
parasitas – bactérias – queijo quark
É uma bactéria associada à ocorrência de toxinfecções alimentares:
Entamoeba coli.
Endolimax nana.
Aspergillus flavus.
Clostridium perfringens.
Entamoeba histolytica.