

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os macronutrientes não são encontrados nos alimentos.
II. O Estado não deve atuar em favor do acesso universal às ações de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Princípio que rege o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional:
“garantia das formas de acesso a serviços relacionados, exclusivamente, à oferta de alimentos às classes menos favorecidas”.
“garantia do fornecimento de um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos”.
“preservação da autonomia e respeito à dignidade das pessoas”.
“redistribuir poder e responsabilidades entre os três níveis de governo”.
É recomendado que a avaliação do consumo seja realizada na rotina dos serviços de Atenção Básica por meio de formulário de marcadores de consumo alimentar. Esse formulário se propõe a:
avaliar a participação de nutrientes específicos da dieta.
substituir a anamnese alimentar detalhada.
fornecer subsídios para promover a alimentação adequada e saudável.
reproduzir os instrumentos utilizados em inquéritos populacionais.
avaliar a condicionalidade de famílias beneficiárias em programas sociais.
No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005. A respeito do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, denominado “Vitamina A Mais”, assinale a alternativa INCORRETA.
O programa tem por objetivo reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 69 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar).
A deficiência de vitamina A é considerada uma das mais importantes deficiências nutricionais dos países em desenvolvimento, sendo a principal causa de cegueira evitável.
Promoção do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e complementar até 2 anos de idade ou mais com a introdução dos alimentos complementares em tempo oportuno e de qualidade é uma das medidas importantes de prevenção da deficiência de vitamina A.
Uma das medidas de prevenção a deficiência de vitamina A é a promoção da alimentação adequada e saudável, assegurando informações para incentivar o consumo de alimentos fontes em vitamina A pela população.
A Portaria Interministerial no 1.010 de 8 de maio de 2006 institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional. Entre os eixos prioritários da promoção da alimentação saudável na escola definidos por essa portaria está a(o)
redimensionamento das ações desenvolvidas no cotidiano escolar, valorizando a alimentação como estratégia de promoção da saúde.
capacitação de profissionais envolvidos com alimentação escolar em Alimentação e Nutrição.
padronização dos cardápios ofertados nos diferentes turnos, a fim de favorecer as escolhas mais saudáveis.
participação na divulgação de opções e no desenvolvimento de estratégias que possibilitem boas escolhas.
restrição ao comércio, no âmbito escolar, de preparações com altos teores de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sal.