Questões de Concurso sobre Conceitos em pedagogia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.264 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O processo de ensino pode ser entendido como a união de métodos e práticas na busca do desenvolvimento da aprendizagem do estudante, onde atua a didática, ciência responsável por:


A

Traça as metas e os objetivos pelos quais o processo de ensino deve ser orientado.


B

Determinar a distribuição curricular que deve ser seguida por cada docente, dentro de sua disciplina.


C

Elaborar métodos de trabalho para que o docente se oriente no exercício de sua prática.


D

Usa preceitos científicos para orientar a atividade educativa, a fim de torná-la mais eficiente.


E

Estabelecer um regramento para que a prática letiva se torne mais eficiente.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A pedagogia é um conjunto de técnicas e métodos relacionados à administração e à manutenção de uma instituição de ensino. Ou seja, essa área de conhecimento trata de temas como custos, atendimento ao público e eficiência operacional.

II. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

A Pedagogia de Projetos surgiu como uma proposta, uma abordagem de trabalho inovador à escola ao romper com as formas tradicionais de organizar as atividades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, uma mudança na postura pedagógica alicerçada na concepção de que a aprendizagem ocorre a partir de situações didáticas significativas para o educando ao restituí-lo o papel de investigador, o prazer da descoberta e a satisfação pelo ato de aprender.

Disponível em:

https://moodle.ifrj.edu.br/pluginfile.php/24365/mod_ resource/content/1/Pedagogia%20de%20Projetos

%20-%20Texto%20complementar.pdf. Acesso em:

25 nov. 2021. (adaptado)


Tendo em vista as abordagens da Pedagogia de Projetos, avalie as afirmações a seguir.


I. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.

II. Um dos principais objetivos da pedagogia de projetos é refutar a concepção do aluno como participante ativo no processo de construção do conhecimento.

III. A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.

IV. O trabalho por projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos, os quais permitem ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

V. A prática pedagógica por projetos é vista como uma opção cujas atividades são puramente metodológicas.


É correto o que se afirma em:


A

I, II e V.


B

I, III e IV.


C

I, II, IV e V.


D

II, III e V.


E

I, II, III e V.

Cabe à Escola pensar sua ação pedagógica, administrativa e financeira de forma coletiva. Para tanto é condição indispensável a elaboração do Projeto Político Pedagógico - PPP como instrumento organizacional de fortalecimento da identidade da escola pública.


Sobre o PPP, analise as premissas abaixo e coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) O PPP é o principal documento orientador da escola e, por isso, deve ser construído pela equipe gestora da escola.

( ) O PPP é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola.

( ) É uma ferramenta teórico-metodológica que tem o intuito de intervir para mudar a realidade escolar.

( ) O PPP é um instrumento político e pedagógico que se aplica apenas às escolas públicas.

( ) Por meio do PPP, o gestor reconhece e concretiza a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações no espaço escolar.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.


A

V-V-V-V-V


B

V-V-V-F-V


C

V-F-V-V-F


D

F-V-V-F-V


E

F-F-V-V-V

Projetar as práticas pedagógicas, sugerindo seu desenvolvimento, as habilidades que se deseja alcançar, os métodos e recursos utilizados e as ferramentas avaliativas e seus objetivos são fatores sistematizados pelo docente no:


A

Plano de ação.


B

Planejamento de aula.


C

Programa de ensino.


D

Currículo escolar.

No Brasil, os sistemas e redes de ensino devem construir currículos, e as escolas precisam elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais.


(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao.)


Diante do exposto, a Base Nacional Comum Curricular é baseada nos fatores:


A

Igualdade, universidade e equidade.


B

Igualdade, diversidade e equidade.


C

Igualdade, diversidade e polarização.


D

Igualdade, diversidade e inequidade.

As práticas pedagógicas governam diretamente o desenvolvimento epistemológico dos estudantes. Hipoteticamente, as habilidades de realizar uma tarefa corretamente dependem do modo como executa-se a intervenção educativa. Segundo Piaget (1975), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(_) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem em sua capacidade de adaptação, memorização e assimilação ao processo de ensino.

(_) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem principalmente na sua capacidade de adaptação ao tipo de ensino que lhes é fornecido.

(_) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que estes lhes cheguem através de outros caminhos: são as “lições” oferecidas que lhes escapam à compreensão, e não a matéria.

(_) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que as aulas sejam específicas e direcionadas a sua dificuldade.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V - V - V - V


B

V - V - F - F


C

V - F - F - V


D

F - F - V - V


E

F - V - V – F

A proposta pedagógica, ou projeto pedagógico, é o plano que direciona as ações da instituição e estabelece as metas que se deseja para o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas. Ao fazê-lo, a instituição de Educação Infantil organiza seu currículo.


De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que:


A

O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.


B

Currículo, pode ser entendido como as práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais, e que não afetam a construção das identidades das crianças.


C

Intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas, as práticas que estruturam o cotidiano dessas instituições devem considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças.


D

A gestão democrática da proposta curricular deve contar na sua elaboração, acompanhamento e avaliação tendo em vista o Projeto Político-Pedagógico da unidade educacional, com a participação coletiva da comunidade escolar, sempre que possível e à sua maneira.

Na Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. Assinale a alternativa que represente o artigo e documento em que isso é garantido ao estudante.


A

Artigo 4 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.


B

Artigo 9 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


C

Artigo 4 das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil.


D

Artigo 9 das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil.


E

Artigo 9 da Lei de Diretrizes e Bases para Educação Infantil.

Nas escolas de Reggio Emilia, valoriza-se a oportunidade de as crianças serem “antropólogas naturais”, em que possam contribuir para um determinado projeto com seus próprios conhecimentos, sugerir questões e linhas de investigação a seguir, e assumir a liderança no planejamento e as responsabilidades por observações, por informações e pelos artefatos coletados (CAROLYN et al., 1999). Assinale a alternativa que apresenta e justifica um exemplo acertado dessa prática.


A

Projeto sobre o supermercado local, porque investiga um fenômeno real e cotidiano.


B

Roda de conversa sobre o fim de semana, porque as histórias pessoais são tematizadas de modo sistemático e metodológico.


C

Investigação da cultura asteca, porque tematiza o exótico, como a Antropologia, e captura o interesse das crianças.


D

Cantos de entrada das profissões científicas, porque apresenta a ciência de forma lúdica e, ao mesmo tempo, rigorosa.


E

Ida ao zoológico, porque possibilita a observação dos animais e comparação com os seres humanos.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

As decisões pedagógicas no ensino médio devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências, o que implica em:


I. indicar claramente o que os alunos devem saber-fazer;

II. mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores;

III. afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza;

IV. interacionarem-se e articularem-se nos termos da LDB.


A

I, II, III e IV.


B

Apenas II, III e IV.


C

Apenas III.


D

Apenas IV.


E

Apenas I e II.

É importante diversificar as estratégias de trabalho com o estudante surdo, no âmbito das atividades pedagógicas voltadas à leitura.


A interpretação de símbolos que fazem parte do .......................... do estudante pode contribuir para o desenvolvimento da sua habilidade de leitura. Neste sentido a apreciação e compreensão de .......................... é uma estratégia produtiva para esta aprendizagem.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


A

cotidiano • sons


B

cotidiano • letras


C

cotidiano • imagens


D

livro didático • sons


E

livro didático • letras

As metodologias de ensino existem e, certamente, ocupam um espaço na prática do professor, pois elas dão o direcionamento necessário para o planejamento pedagógico, orientando o dia a dia da aula, assim como são importantes também para as escolas. Diante das diferentes correntes pedagógicas consideradas contemporâneas, podemos citar:


A

A corrente holística, em que está inserida a teoria da complexidade, que é uma abordagem em que a prática pedagógica deve ser prescrita e disciplinar.


B

A denominada racional tecnológica, que busca se fundamentar na junção do ensino tradicional com o inovador.


C

As denominadas pós-modernas, em que o foco principal é a aceitação de uma razão universal como critério para a orientação da conduta do ser humano.


D

A denominada sociocrítica, que engloba a teoria histórico-cultural, em que a aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto e em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, bem como é atribuído um peso significativo à cultura e às relações sociais.


E

A chamada corrente neocognitivista, que tem no construtivismo um dos seus campos de atuação, que visa a priorizar a ação e a experiência do sujeito em detrimento do componente social da aprendizagem.

A pedagogia na perspectiva inclusiva, tem como objetivos “questionar, colocar em dúvida, contrapor-se, discutir e reconstruir as práticas que, até então, têm mantido a exclusão por instituírem uma organização dos processos de ensino e aprendizagem incontestáveis, impostos e firmados sobre a possibilidade de exclusão dos diferentes, à medida que estes são direcionados para ambientes educacionais à parte (BRASIL – MEC. Volume 1, 2010)”.


Com base nessa citação, a escola comum torna-se inclusiva quando


A

adota práticas de atendimento educacional especializado que substitui e complementa o ensino regular para aqueles alunos com deficiências mais severas.


B

implementa as salas de recursos multifuncionais para alunos com todas as deficiências e alunos com transtorno global do desenvolvimento.


C

organiza salas de recursos de acordo com as deficiências dos alunos segundo o nível pedagógico para desenvolver as adequações e adaptações para cada um.


D

reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.


E

redefine e aplica práticas pedagógicas educacionais e alternativas compatíveis com as dificuldades de cada aluno.

A prática e as atividades pedagógicas contribuem efetivamente para o auxílio do professor no momento da aprendizagem. O auxiliar de creche é um profissional que pode acompanhar e contribuir positivamente nesse processo. As práticas socializadoras podem ser incentivadas por diferentes tipos de atividades, dentre elas, abaixo estão algumas características relacionadas, marque a alternativa INCORRETA.


A

Podem promover uma constante comunicação entre os envolvidos.


B

Permite a retração individual.


C

Favorece na consolidação das regras básicas de convivência.


D

Contribui para a colaboração na percepção do outro.

Em Outros sujeitos, Outras Pedagogias, Arroyo (2012) se refere a quê ou a quem, ao utilizar os termos “outros/outras”?


A

Pessoas estrangeiras.


B

Pedagogias diferenciadas.


C

Sujeitos sociais invisibilizados.


D

Educação de jovens e adultos.


E

Alunos com necessidades especiais.

As práticas pedagógicas integradas no cotidiano escolar são recomendáveis porque:


A

não são tão cansativas nem exigentes como as práticas tradicionais, visto que a lista de conteúdos trabalhados é bem menor


B

evitam a perda de tempo e o desperdício de trabalho, uma vez que as provas são elaboradas coletivamente e aplicadas num único dia


C

propõem, aos estudantes, a descrição analítica da realidade e a identificação dos problemas que afetam a vida em sociedade, usando os elementos fornecidos por disciplinas de uma mesma área de conhecimento


D

o ensino deve ir além da descrição e constituir nos estudantes a capacidade de analisar, explicar, prever e intervir, objetivos que são mais facilmente alcançáveis

O Projeto pedagógico escolar se alicerça em princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita, e conforme Art. 13. Da LDB/9394/96, aos docentes cabe


I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II. elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

IV. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

V. colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.


Está CORRETO


A

II, IV e V, apenas.


B

II, III e IV, apenas.


C

I, II, III e IV apenas.


D

II, III, IV e V apenas.


E

I, II, III, IV e V.

O trabalho docente se consolida na execução das práticas e atividades pedagógicas que contribuem com a superação dos desafios da aprendizagem, podendo ser desenvolvidas individualmente, em grupo, dentro dos conteúdos de uma só disciplina ou envolvendo várias áreas de conhecimento. Um modelo de atividade pedagógica muito usado de forma interdisciplinar é:


A

O projeto pedagógico.


B

A aula expositiva.


C

O trabalho em dupla.


D

A resolução de problemas.

Ano: 2022
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental - 2022

Magda Soares (2003) considera que alfabetização é a aprendizagem da técnica, domínio da escrita, da leitura e da relação que existe entre grafemas e fonemas, assim como dos diferentes instrumentos de escrita. Tendo como parâmetro as abordagens da autora, assinale a alternativa CORRETA.


A

Alfabetização é um processo que envolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.


B

Alfabetização é um processo que vai muito além de decodificação de letras e sílabas.


C

Alfabetização é unicamente o reconhecimento do código alfabético.


D

Alfabetização é um processo de memorização dos fonemas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado