Questões de Concurso sobre Construção do pensamento lógico-matemático

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
618 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Matemática é componente importante na construção da cidadania, nos conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, portanto seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente, procurando desenvolver nos alunos competências para compreender e transformar a realidade.


Desse modo, o ensino de Matemática deve procurar desenvolver três pensamentos essenciais.


Relacione os pensamentos às suas respectivas definições e assinale a alternativa que apresenta a correta sequência:


( 1 ) Pensamento Numérico

( 2 ) Pensamento Algébrico

( 3 ) Pensamento Geométrico


(__)Possibilita a ampliação e construção de novos significados para os números e as operações, bem como resolução de situações-problema que envolvam os vários tipos de números e operações.

(__)Procura generalizar propriedades das operações aritméticas, traduzindo situações-problema na linguagem matemática.

(__)Trabalha primeiro as figuras espaciais ou tridimensionais, depois as figuras planas ou bidimensionais e, em seguida, os contornos de figuras planas ou unidimensionais.


Assinale a alternativa que completa, CORRETA e respectivamente, as lacunas do texto acima:


A

3, 2,1.


B

3, 1, 2.


C

2,1, 3.


D

1, 2, 3.

O Programa Etnomatemática, segundo Ubiratan D’Ambrosio, é um programa de pesquisa que tem como foco entender


A

como os seres humanos desenvolvem suas habilidades matemáticas para sobreviver na sua realidade natural.


B

como a espécie humana desenvolveu seus meios para sobreviver na sua realidade natural, sociocultural e imaginária, e para transcender, indo além da sobrevivência.


C

que diferentes culturas não têm necessariamente maneiras diferentes de lidar com situações e problemas do cotidiano e de dar explicações sobre fatos e fenômenos naturais e sociais.


D

que as análises da história das ideias, assim como a origem e evolução do comportamento e do conhecimento da espécie humana em distintos ambientes naturais e socioculturais, podem ser ignoradas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), para facilitar a apreensão de um conceito, os registros de saída e de chegada devem estar diretamente ligados, na mesma ordem e cada registro de chegada deve ter uma única interpretação possível.

II. Existem dois tipos de transformações possíveis para os registros de representação semiótica, são eles: o tratamento e a mudança.

III. A proposta de um Laboratório de Ensino de Matemática pressupõe a instituição de um ambiente de pesquisa para alunos e professores, a presença de recursos instrucionais variados, a criação e a montagem de experiências de ensino e a utilização, preferencial, de experimentos interdisciplinares que facilitem a aquisição de conceitos matemáticos.


Assinale


A

se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.


B

se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.


C

se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.


D

se todas as afirmativas estiverem corretas.

A curiosidade da criança pelos conhecimentos matemáticos e a sua apropriação se dão a partir da organização de experiências que possibilitem a construção da noção de número. Dessa forma, marque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.


(__) O(A) professor(a) deve organizar brincadeiras que envolvam a sequência numérica.

(__) As atividades devem privilegiar a memorização dos números.

(__) A rotina deve contemplar situações de compra e venda de objeto, envolvendo o uso de dinheiro.

(__) O(A) professor(a) deve planejar situações que levem as crianças a refletir sobre o tempo.

(__) As crianças precisam vivenciar situações em que possam representar objetos e trajetos, apontando direção e posição.


Marque a opção que indica a sequência CORRETA.


A

V – F – V – V – F.


B

V – V – F – V – V.


C

F – F – V – F – F.


D

V – V – V – F – F.


E

V – F – V – V – V.

Analise as afirmativas a seguir sobre a obra Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Para a autora, as escritas e interpretações não convencionais (“errôneas”) por parte da criança estão guiadas por suas hipóteses sobre o sistema de numeração.

( ) Para a autora, o ensino dos números deve ser feito pouco a pouco, um a um e na ordem que a série numérica indica.

( ) Para a autora, a escrita convencional dos números é central, e, portanto, são consideradas atividades essenciais escrever várias vezes o mesmo número em linhas inteiras, desenhá-los, pintá-los, cortá-los, etc.

( ) Para a autora, aprender matemática é construir o sentido dos conhecimentos, desse modo, os problemas e a reflexão em torno deles permitem a esses conhecimentos ganharem sentido quando aparecem como ferramenta para poder resolvê-los.


Assinale a sequência correta.


A

V F F V


B

F V F V


C

V F V F


D

F V V F

Trabalhar os jogos nas aulas de Matemática contribui para desenvolver algumas habilidades, entre elas:


A

Identificação, observação, argumentação.


B

Observação, tomada de decisão, raciocínio lógico.


C

Proteção, comunicação, liderança.


D

Argumentação, distração, brincar.

Considerando-se a perspectiva Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, e assumindo-se suas considerações acerca desse Programa de estudos e pesquisas, assinale a afirmativa que NÃO corresponda ao seu ideal.


A

O Programa Etnomatemática é necessariamente transdisciplinar.


B

O Programa Etnomatemática pode ser entendido como uma teoria final sobre o conhecimento humano, e em particular o conhecimento matemático, em diferentes sociedades e culturas.


C

O Programa Etnomatemática é conceitualmente projetado como um programa de ampla investigação da evolução das ideias, das práticas e do conhecimento da espécie humana em diferentes ambientes culturais.


D

O Programa Etnomatemática focaliza as práticas matemáticas no cotidiano de profissionais, artesãos, do homem comum, da sociedade invisível.

Para Piaget, a base fundamental do conhecimento lógico-matemático é a própria criança, assim, ao desenvolver essa estrutura, a criança assimila e organiza o conhecimento. A noção do número só pode emergir a partir da atividade de estabelecer tipos de relações. Daí decorre que o primeiro princípio do ensino é o de atribuir importância ao fato de colocar todas as espécies de objetos, eventos e ações em todos os tipos de relações. É primordial que o professor propicie um ambiente de aprendizagem onde existam números falados e números escritos.


PIRES, C. M. C. Números naturais e operações. [e-book]. São Paulo: Melhoramentos, 2013 (adaptado).


Com vistas ao ensino do valor posicional dos números, uma professora propõe uma atividade aos seus alunos de 2º ano do Ensino Fundamental para que escrevam o número ditado. Dita 2 894 (dois mil oitocentos e noventa e quatro) e, em seguida, observa que a maioria das crianças escreveu 2000800904.


Considerando as ideias de Piaget e as expostas no texto, assinale a opção que apresenta a explicação correta para o resultado dessa atividade proposta pela professora.


A

A escrita numérica das crianças se desenvolve por meio de experiências pedagógicas estabelecidas em sala de aula, que priorizam a reprodução de atividades lógico matemáticas.


B

As crianças escrevem a partir de suas hipóteses, assim, a escrita numérica é o resultado de uma correspondência com a numeração falada, o que as leva a criar notações não convencionais.


C

As crianças não perceberam a composição numérica porque a professora deveria ditar cada número individualmente, o que favoreceria a notação correta.


D

As crianças registraram aleatoriamente os números porque ainda não compreenderam o conceito de casas decimais e não estabeleceram relação entre a grafia e o som do número.


E

A escrita numérica apresenta-se desordenada porque as crianças, nessa etapa da escolaridade, ainda não conseguem estabelecer qualquer relação entre a numeração falada e a escrita.

Leia o texto 'ENSINO DE MATEMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. As várias aplicações diárias da matemática são amplamente e inquestionavelmente compreendidas por todos e, por isso, essa é uma ciência humana fundamental, afirma o texto.

II. O texto procura deixar claro para o leitor que a postura adotada pela maioria das instituições escolares diante dos desafios do ensino de matemática tem sido a de romper com todos os paradigmas e, frequentemente, a de questionar a real necessidade de manter essa disciplina como parte do conteúdo programático do Ensino Fundamental.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia o texto 'ENSINO DE MATEMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto aponta que os meios de transporte, as formas de produções, a vida política, o direito, a recreação, a arte e outros aspectos das nossas vidas foram modificados em função de grandes transformações técnicas e tecnológicas.

II. O texto afirma que a dinâmica das aulas pode não atender, em exemplos práticos, à curiosidade, à criatividade e à sagacidade próprias dos alunos, ocasionando, assim, um distanciamento de sua compreensão do mundo real.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

O estudo de fontes históricas constitui-se em uma excelente forma de integrar a História da Matemática ao ensino. É correto identificar, como um dos efeitos promovidos pela leitura de antigos tratados de matemática,


A

a substituição do usual pelo diferente, permitindo que a matemática seja vista como uma atividade intelectual, e não um conjunto de técnicas.


B

a percepção do quanto em matemática o estilo de escrita de textos antigos é mais simples do que a escrita de textos contemporâneos.


C

o entendimento cultural, mostrando que o desenvolvimento científico se dá fora de um determinado contexto.


D

a orientação de nossa percepção da matemática, mostrando que não houve mudança na escrita matemática ao longo dos séculos.

Às noções matemáticas abordadas na educação infantil correspondem uma variedade de brincadeiras e jogos, principalmente aqueles classificados como de construção e de regras. Vários tipos de brincadeiras e jogos que possam interessar à criança pequena constituem-se rico contexto em que ideias matemáticas podem ser evidenciadas pelo adulto por meio de perguntas, observações e formulação de propostas. São exemplos:


(I) Cantigas

(II) Quebra-cabeças

(III) Labirintos

(IV) Jogos de encaixes


Estão CORRETAS as alternativas:


A

Apenas as II, III e IV.


B

Apenas as I, III e IV.


C

Apenas as II e III.


D

Apenas as I, e III.


E

Apenas as I, II, III e IV.

São contribuições essenciais do teatro para a educação dos estudantes, EXCETO:


A

O pensamento crítico.


B

O pensamento lógico-matemático.


C

Habilidades socioemocionais.


D

A criatividade.

Segundo a concepção de Ubiratan D’Ambrosio (1999) sobre o papel da História da Matemática, assinale a afirmativa que NÃO corresponda às suas finalidades principais.


A

situar a Matemática como uma manifestação cultural de todos os povos em todos os tempos, como a linguagem, os costumes, os valores, as crenças e os hábitos, e como tal diversificada nas suas origens e na sua evolução


B

mostrar que a Matemática que se estuda nas escolas é uma das muitas formas de Matemática desenvolvidas pela humanidade


C

oferecer uma visão da Matemática que a identifique como única área do conhecimento humano na qual seus conceitos independem do tempo e local onde foram pensados e desenvolvidos


D

destacar que a Matemática teve sua origem nas culturas da antiguidade mediterrânea, se desenvolveu ao longo da Idade Média e, somente a partir do século XVII, se organizou como um corpo de conhecimentos com um estilo próprio

Em certo curso de licenciatura em matemática busca-se um perfeito equilíbrio entre as disciplinas específicas da matemática e outras disciplinas relacionadas à Educação Matemática. Pode-se assumir que a perspectiva desse curso entende a prática pedagógica da Matemática como uma prática social, sendo constituída de saberes e relações complexas que necessitam ser estudadas, analisadas, problematizadas e compreendidas continuamente. Com base nisso, e enfatizando a importância das práticas e experiências sociais no processo formativo, é correto afirmar que é importante


A

para os futuros professores de matemática conhecer o contexto sociocultural dos estudantes, dos professores e da comunidade escolar, visando homogeneizar todos os referenciais simbólicos culturalmente construídos assim como todas as linguagens e códigos existentes na diversidade e pluralidade de uma sala de aula.


B

enfatizar prioritariamente a prática de ensino da Matemática como aplicação de conhecimentos produzidos no universo acadêmico, dando mais ênfase, nesse caso, à dimensão didática e aos processos metodológicos do ensino da Matemática.


C

para os futuros professores de matemática (re)conhecer o contexto sociocultural dos estudantes, dos professores e da comunidade escolar, visando proporcionar uma experiência de leitura e interpretação matemática do mundo e do homem neste mundo.


D

investir em disciplinas de formação específica em Matemática pura, pois, assim, independente das práticas e experiências sociais e culturais, qualquer estudante poderá aprender matemática.

Sobre os campos conceituais da Matemática o conceito de Tratamento da Informação tem como objetivo que os alunos aprendam a ler e a interpretar representações gráficas e se tornem capazes de descrever e interpretar sua realidade, usando conhecimentos matemáticos. A alternativa que NÃO está relacionada a este conceito é:


A

Identificação dos elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem essa medição.


B

Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.


C

Criação de registros pessoais para comunicação das informações coletadas.


D

Coleta e organização de informações.

Referente a Teoria da Educação Matemática, assinale a alternativa incorreta.


A

Segundo BIEMBENGUT E HEIN (2003: p. 12), "um conjunto de símbolos e relações matemáticas que procura traduzir, de alguma forma, um fenômeno em questão ou problema de situação real, denomina-se modelo matemático". Esse conjunto de procedimentos denomina-se de modelagem.


B

Há algumas décadas a modelagem matemática é vista como uma espécie de ponte entre assuntos do cotidiano e tópicos matemáticos. Blum et al. (2002, p. 150) sinalizam que: No currículo e nos livros didáticos encontramos mais relações com fenômenos e problemas do mundo real do que a dez ou vinte anos atrás. Enquanto as aplicações e a modelagem ocupam um importante papel nas salas de aula da maioria dos países, hoje mais do que no passado, ainda há uma lacuna entre os ideais do debate educacional, as inovações curriculares, e os processos de ensino e aprendizagem associados a situações do dia a dia. A afirmação de Blum et al. (2002), embora apresentada na década passada, ainda pode ser observada no cenário atual. No Brasil, o ensino de matemática é orientado por documentos oficiais (BRASIL, 1997; PARANÁ, 2008) que ressaltam a importância do uso de situações contextualizadas, nas quais os alunos utiliza-se de conceitos matemáticos para lidar com os problemas da vida.


C

Com o objetivo de verificar as relações entre a Didática Profissional e a Didática da Matemática/tradicional, de modo a identificar possíveis contribuições para a formação matemática, tendo como suporte teórico estudos sobre a Teoria dos Campos Conceituais (somente teoria matemática), Transposição Didática e Situações Didáticas. Realizou-se uma revisão bibliográfica, no intuito de relacionar os principais conceitos de cada teoria à atuação do professor de matemática somente fora da sala de aula e à didática profissional do Pedagogicismo Calcular. Dessa forma, a pesquisa aponta suportes qualitativos significativos como fornecer meios que proporcionem a compreensão do resultado do trabalho, por meio da implantação de competências somente profissionais e situações didáticas profissionais, observação da regularidade das atividades dos alunos, troca de informações pragmáticas entre colegas de trabalho, compreensão da profundidade da natureza do erro, suas possíveis causas para os grandes índices de reprovações dentro dos mecanismos de operações, distinção dos termos saber e conhecimento matemático e, da perspectiva da formação continuada somente de professores das séries iniciais, da transmissão da condição do conhecimento pragmático e sócio-sistêmico-cultural, possibilitando assim, desenvolver investigações com o aporte da Didática Profissional para a compreensão e o desenvolvimento de pesquisas, a partir da atividade somente do professor de matemática, que favoreçam uma modificação de postura-metodológica, constituindo assim uma mudança de atitude na ação de aprender todos os conceitos matemáticos desprovidos de realidade.


D

A implantação da educação culturalmente relevante auxilia no desenvolvimento do aprendizado intelectual, social e político dos alunos por meio da utilização de referências culturais para desencadear o conhecimento matemático. Esse tipo de educação utiliza as experiências prévias de alunos para tornar o aprendizado relevante e efetivo, pois visa reforçar a sua conexão com as atividades escolares. As escolas culturalmente relevantes contextualizam a instrução e as práticas escolares enquanto mantém o rigor acadêmico. Nessas escolas, os líderes escolares, os professores e os funcionários são capazes de reconhecer e construir, com base nos pontos fortes dos alunos, por meio da aplicação de estratégias instrucionais que são culturalmente relevantes, a liderança culturalmente relevante está enraizada na convicção de que os alunos são capazes de se destacar em projetos acadêmicos. Existe a necessidade de facilitar a implementação da pedagogia culturalmente relevante nos currículos escolares, que é projetada para embeber a cultura escolar nos backgrounds culturais dos alunos, auxiliando-os a conceituar o conhecimento. As abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante no currículo matemático visam tornar os conteúdos matemáticos relevantes para os alunos.

Um curso de Licenciatura em Matemática, dentro de uma perspectiva formativa humanista e culturalista, entendendo que os futuros professores de matemática devem exercitar um olhar sensível tanto para as diferentes culturas existentes quanto para a valorização dos diversos saberes delimitados por essas culturas no ambiente escolar, propôs uma mudança curricular na qual uma área de estudos e pesquisas pudesse ser inserida organicamente aos demais componentes curriculares. Uma alternativa capaz de atender corretamente às demandas desse curso seria


A

a Filosofia da Matemática.


B

a Epistemologia da Matemática.


C

a Etnomatemática.


D

a Psicanálise e a Educação Matemática.

As atividades de Modelagem são consideradas como oportunidades para explorar os papéis que a matemática desenvolve na sociedade contemporânea. Nem Matemática nem Modelagem são “fins”, mas sim “meios” para questionar a realidade vivida. (Barbosa (2001, p. 4))


Assinale a alternativa correta acerca da Modelagem na Educação Matemática.


A

No contexto da estrutura curricular, a Modelagem pode ser associada exclusivamente à modalidade de projetos.


B

Deve ter atividades de natureza aberta, o que garante a presença de um modelo matemático propriamente dito na abordagem dos alunos.


C

É suficiente para envolver todas as instâncias implicadas no conhecimento matemático.


D

É um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a indagar e/ou investigar, por meio da matemática, situações oriundas de outras áreas da realidade.

Leia o texto 'ENSINO DE MATEMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Para o texto, a educação não acompanhou totalmente as grandes transformações técnicas e tecnológicas que modificaram diversos aspectos das nossas vidas.

II. O texto indica a existência, em sala de aula, de uma imposição dos modos de sentir e de pensar elaborados em outros tempos, com a clara compreensão de uma situação que necessita de renovação, diante de sujeitos com tipos de cultura e relacionamento diversos.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

   
Gerar simulado