Questões de Concurso sobre Gestão Democrática

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
809 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional atual descreve a Educação Especial como modalidade da educação escolar, devendo articular-se com a proposta educacional contida nos Sistemas Nacional e Estadual de Educação, para que seja ofertada, preferencialmente, na rede regular de ensino, mas não exclusivamente. Dessa forma, a Educação Especial deve perpassar qual esfera da educação?


A

Educação Infantil.


B

Educação Básica.


C

Ensino Fundamental I.


D

Alfabetização.


E

Ensino Médio.

Com relação ao contexto escolar, a escola deve ser entendida como espaço real de participação e transparência como princípios da gestão democrática. Contudo, observamos a necessidade da escola pública buscar de fato uma educação transformadora que possibilite ao educando tornar-se capaz de atuar de forma ética e participativa em seu ambiente local e global. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A democratização da gestão na escola encontra muitos desafios em sua efetivação, sendo um deles a lógica centralizadora na figura do diretor que constitui o dia a dia das escolas em espaços impeditivos à participação da comunidade, sem momentos de discussão e reflexão acerca do processo educativo.

II. O projeto político - pedagógico concebido em visão dialógica e democrática deve ser resultado apenas da perspectiva da equipe gestora.

III. A gestão democrática deve garantir mecanismos e condições para que espaços de participação, discussão e tomada de decisão possam ser concretizados no cotidiano escolar.

Assinale


A
se somente a afirmativa II estiver correta.

B
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

C
se somente a afirmativa I estiver correta.

D
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

E
se somente a afirmativa III estiver correta.

Leia as afirmativas a seguir:

I. A gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais é uma base da educação nacional.

II. O pluralismo de ideias, de concepções pedagógicas e o respeito à diversidade são algumas das bases da educação nacional nas escolas municipais.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Os projetos educacionais inovadores têm como um dos seus eixos a relação da escola com a vida, que impulsiona a interação e o diálogo entre a escola e a comunidade. Dentro dessa perspectiva, é INCORRETO afirmar que:


A

Diversas aproximações acontecem com o conhecimento e a pesquisa sobre o ambiente urbano, porque a cultura se encontra no território.


B

Para alguns autores, a cidade em seu conjunto ou alguns de seus espaços mais emblemáticos no transcurso da história são os melhores livros didáticos.


C

O objetivo das pedagogias inovadoras, escolares e não institucionais é o de educar o olhar, as inteligências múltiplas e as diversas linguagens comunicativas.


D

A denominada “educação expandida” tem como questão central o que se aprende e não onde, quando e com quem se aprende.


E

A educação não formal responde às necessidades mutantes da sociedade em cada momento histórico e também oferece um grande conjunto de atividades promovidas por diferentes instâncias e meios.

Segundo a LDBEN, em relação à Educação de Jovens e Adultos, os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão ________________________________, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


A

a base nacional comum do currículo


B

o projeto político pedagógico


C

o parâmetro curricular nacional


D

o currículo escolar


E

a base comum estadual

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da LDB, o Ensino Fundamental não admite a utilização de tecnologias de EaD.

II. Não é direito dos pais ter ciência do processo pedagógico da escola dos seus filhos.

Marque a alternativa CORRETA:


A
As duas afirmativas são verdadeiras.

B
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D
As duas afirmativas são falsas.

Em relação à organização do trabalho na escola, analise as assertivas abaixo:

I. O redimensionamento do papel da escola, enquanto agência de formação, não pode vincular-se meramente à lógica do mercado de trabalho, mas cumprir sua função política e social.

II. Com a necessária universalização do acesso, a escola passa a atender a todos, mas isto implica em atender aos filhos da classe trabalhadora, a qual, não tem tanta força política, ou seja, não responde diretamente aos interesses hegemônicos. Ante a esta universalização existirão, a escola passou a ser oferecida “para todos”, inclusive com os mesmos os mesmos recursos.

III. Não há como se avançar na democracia escolar se não for pela análise dos aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos, tais como: a universalização do acesso e controle social; a incipiente democracia pós abertura democrática; a pseudo democracia na escola, velada na eleição de diretores, ainda que se conceba esta como condição para gestão democrática.

Assinale


A

se somente a assertiva II estiver correta.


B

se todas as assertivas estiverem corretas.


C

se somente as assertivas I e II estiverem corretas.


D

se somente as assertivas II e III estiverem corretas.


E

se somente as assertivas I e III estiverem corretas.

Ano: 2019
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 2019

A gestão democrática constitui-se em instrumento de luta em defesa da horizontalização das relações, de vivência e convivência colegiada, superando:


A

O arcaísmo oriundo das práticas pedagógicas libertadoras.


B

Noções de gestão participativa que incluem alunos e famílias.


C

A antiga prática do debate conjunto nos órgãos colegiados.


D

O autoritarismo no planejamento e na organização curricular.

A participação coletiva é o principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.

Além disso, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos, da estrutura organizacional e de sua dinâmica, das relações da escola com a comunidade, favorecendo uma aproximação maior entre professores, alunos e famílias.

Há um sentido mais forte nesse tipo de organização democrática, que é:


A

participar ativamente de atividades da comunidade fora da escola.


B

criar e reforçar relações de parceria com instituições privadas.


C

estar permanentemente aberto a críticas e sugestões externas.


D

experimentar formas não autoritárias de exercício do poder.


E

colaborar voluntariamente com causas humanitárias necessárias na comunidade.

Considera-se, dentre outras, como atribuição do Conselho de Escola:


A

representar o governo perante a direção da escola.


B

autorizar criação de turmas e matrícula dos interessados.


C

aprovar os planos de aula elaborados pelos docentes.


D

gerenciar os recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).


E

deliberar sobre questões financeiras no âmbito da escola.

São princípios de uma gestão participativa:

-

1. Envolvimento da comunidade no processo escolar

2. Autonomia da escola

3. Destaque para objetivos individuais

4. Relações humanas produtivas e criativas

5. Avaliação compartilhada

-

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.


B

São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.


E

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Com base nessa afirmação, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, sobre de que forma a educação infantil será oferecida.


( ) Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade.

( ) Pré-escolas, para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

( ) Centros educativos, para crianças com até 6 anos de idade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V.


B

F – V – F.


C

F – F – V.


D

V – V – F.


E

V – V – V.

A gestão democrático-participativa impõe desafios ao espaço escolar, promovendo uma série de decisões que devem ser tomadas coletivamente. De acordo com essa perspectiva, o trabalho de todos na escola fundamenta-se


A

na relação orgânica entre a direção e os membros da equipe.


B

na distribuição de tarefas e de deveres por meio da direção.


C

na prescrição detalhada de funções e de clareza do trabalho.


D

na separação entre o planejamento e a organização das tarefas.

Perceber, compreender, criticar e, se necessário, alterar a sua prática pedagógica constitui um desafio para a escola, o que pode ser efetivado mediante um conjunto de ações norteadas pelo projeto político-pedagógico construído coletivamente. Há um razoável consenso entre os educadores de que o projeto político-pedagógico, construído de forma coletiva e participativa, constitui o norte orientador das práticas curriculares e pedagógicas na escola. Nesse sentido, o Conselho Escolar, segundo Aguiar (2006), pode exercer um papel relevante na gestão escolar, contribuindo


A

com a ampliação das oportunidades de aprendizagens dos estudantes, fortalecendo-se como instância de controle social, auxiliando a escola pública no cumprimento de sua função social.


B

na avaliação da aprendizagem e proposição de ações educacionais que possam indicar alternativas efetivas que proporcionem a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.


C

para a fixação de diretrizes, normas e procedimentos para a elaboração dos principais documentos de gestão da escola, tais como o regimento escolar e o projeto político-pedagógico.


D

com a melhoria das relações entre professores e alunos da escola, acolhendo as reclamações da comunidade escolar sobre o corpo docente e administrativo e aplicando as sanções necessárias.


E

com a avaliação da aprendizagem, na definição das habilidades e competências dos alunos para que sejam capazes de utilizar os saberes que adquirirem para resolver questões de seu dia a dia.

A década de 90 se constituiu em um marco na educação brasileira no que se refere às formas de atuação do(a) gestor(a) escolar. A partir de 1990, novos parâmetros de atuação foram implementados no campo educacional, obedecendo ao princípio da gestão democrática. Nesse contexto, inclui-se a eleição para gestores de escolas públicas.

Com base nessa informação, assinale a alternativa CORRETA.


A

Face ao princípio da gestão democrática, os estudantes podem realizar as avaliações de acordo com o seu tempo disponível.


B

A gestão democrática restringe-se à realização de eleições para escolha de gestores a cada dois anos.


C

O(a) gestor(a) escolar, pela via do Conselho Escolar, faz valer o princípio da gestão democrática, na medida em que articula os processos decisórios e faz cumprir suas deliberações.


D

A participação dos pais nos processos decisórios só ocorre quando dois terços do número de pais solicitam uma assembleia.


E

O Conselho Escolar é o instrumento de garantia da gestão democrática no âmbito da escola e sua formação é constituída por todos os alunos matriculados na escola e seus professores.

Acerca das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 determina que:


A

Cabe aos sistemas de ensino definir essas normas a partir de princípios éticos, estéticos e inclusivos.


B

Cabe aos sistemas de ensino definir essas normas de acordo com o princípio de participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.


C

Cabe aos sistemas de ensino definir essas normas de acordo com um princípio de gestão verticalizado.


D

Cabe aos sistemas de ensino definir essas normas a partir de determinações dos órgãos municipais de educação.


E

Cabe aos sistemas de ensino definir essas normas a partir da perspectiva de cada equipe gestora uma vez que essa conhece de forma mais concreta a realidade em que se encontra inserida a escola.

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação da aprendizagem impede o professor de desenvolver uma reflexão sobre a sua prática profissional.

II. Não é direito dos pais ter ciência do processo pedagógico da escola dos seus filhos.

Marque a alternativa CORRETA:


A
As duas afirmativas são verdadeiras.

B
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D
As duas afirmativas são falsas.

Em relação à gestão democrática da escola, é CORRETO afirmar que


A

a gestão democrática implica um processo de participação coletiva. Sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter deliberativo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares.


B

a gestão democrática da escola implica um processo de participação individual, onde cada um é responsável por seus atos.


C

em instituições de Educação Infantil, o trabalho da gestão administrativa e pedagógica, numa perspectiva democrática, não precede de conhecimentos e reflexões acerca do contexto institucional de creches e pré-escolas, bem como das condições para se efetivar um trabalho que atenda às especificidades da ação docente e da criança.


D

o processo de escolha do gestor da escola que mais se adapta a um ambiente democrático é a indicação pelo poder público.


E

a gestão democrática está relacionada apenas à eleição do dirigente escolar.

Para Marchesi e Martín (2003, p.114), “a descentralização da gestão do ensino e a maior autonomia concedida às escolas é uma tendência constante na maioria dos países. A autonomia desenvolve-se para favorecer a capacidade de decisão das escolas, para aumentar o compromisso da comunidade educativa e para facilitar a adaptação de cada escola ao seu ambiente e a seus alunos.”


Por estes motivos, cabe ao professor participar de reuniões, de conselhos e de outras atividades que ajudem a escola a aumentar sua efetividade no que diz respeito à aprendizagem dos alunos.

Avalie o que se afirma sobre as contribuições do professor que participa de reuniões, dos conselhos e de outras atividades que conferem autonomia às escolas.

I- A participação dos professores ajuda a escola a promover mudanças decorrentes das transformações sociais, das propostas externas de reforma e dos programas internos de inovação.

II- A participação dos professores e da comunidade favorece o envolvimento e o compromisso, abrindo novas vias para a cooperação.

III- A participação dos professores em reuniões, conselhos e outras atividades confere à escola um caráter centralizador e regulador do ensino.

Está correto apenas o que se afirma em


A

II.


B

I e III.


C

II e III.


D

I e II.

O conjunto de proposições expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionaisresponde à necessidade de referenciais a partir dos quais o sistema educacional do País deve se organizar, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios:


A

Religiosos.


B

Espirituais.


C

Formativos.


D

Democráticos.


E

Meritocráticos.

   
Gerar simulado