

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A exploração sexual de crianças e adolescentes é tema que provoca comoção social no país; consiste na utilização de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas, como a exploração no comércio do sexo, a pornografia infantil ou a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados. Para proteger esse segmento da exploração sexual, determina o ECA no art. 244, que submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual, tem como pena reclusão de quatro a dez anos e multa, e, ainda, a perda de bens e valores utilizados na prática criminosa em favor do Fundo dos Direitos da Criança. Conforme estabelece o parágrafo 1o do referido artigo, o proprietário, o gerente ou o responsável pelo local, em que se verifique a submissão de criança ou adolescente às práticas dessa natureza,
é considerado omisso.
pode se valer de fiança.
terá o alvará cancelado.
receberá suspensão por trinta dias.
incorrerá na mesma pena.
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, o serviço de acolhimento divide-se em duas modalidades: acolhimento institucional e acolhimento familiar. A diferença entre ambos refere-se à idade do menor submetido a esse tipo de pena: enquanto o acolhimento institucional é direcionado às crianças infratoras, o acolhimento familiar é voltado para adolescentes que cometeram crimes.
II. O acolhimento institucional é uma medida provisória e protetiva de urgência para expor crianças e adolescentes a situações de riscos. É realizada, em geral, por estabelecimentos normalmente mantidos pelo governo (não obrigatoriamente), por exemplo, os abrigos, casas de passagem e casa-lar.
III. Apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente, é uma atitude exemplificativa de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária complementa e regulamenta a garantia de direitos já enunciados pela Constituição Federal de 1988, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Lei Orgânica da Assistência Social. Tendo essa legislação como principal suporte, o Plano destaca a responsabilidade das políticas sociais em contemplar o atendimento às famílias em situação de maior vulnerabilidade social e pessoal. Independentemente do tipo de arranjo familiar, a ênfase deverá estar na existência de vínculos de filiação de origem natural ou adotiva, conferindo igualdade de direitos. Para tanto, há que se superar o modelo ideal de família, considerando também
idênticas formas de padronização.
a atualidade do tema.
a importância da identidade familiar.
outras possibilidades de arranjos.
os reflexos na formação dos filhos.
A condição de vida da população em situação de rua é considerada uma das formas extremas de exclusão social.
Certo
Errado
São recorrentes os estudos acerca da criança e do adolescente em relação à família ou à falta dela, que reconhecem a importância da convivência familiar nessas etapas do ciclo de vida. Tais estudos afirmam que um ambiente familiar afetivo é a base para o desenvolvimento saudável ao longo da vida. Conforme explicitado no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, tanto o cuidado e a afetividade quanto a imposição do limite, fortalecem a capacidade da criança e do adolescente de se sentirem amados, de cuidar, se preocupar e amar o outro e de se responsabilizar por suas próprias ações. Essas vivências são fundamentais para a constituição de sua subjetividade, autonomia e
socialização.
sinceridade.
manutenção.
apego.
seriedade.
Segundo Rizzini e Couto (2019) crianças e adolescentes em situação de rua recorrem às instituições de acolhimento para suprir suas necessidades básicas de alimentação, higiene, lazer, segurança, entre outras. O papel que esses espaços ocupam em suas vidas é considerado fundamental, muito embora haja dificuldades de adaptação, carências financeiras e problemas políticos. Sobre o papel da instituição de acolhimento, assinale a alternativa correta.
Apenas reinserção social de crianças e adolescentes
Prover condições de higiene pessoal para crianças e adolescentes
Entre os objetivos das instituições de acolhimento estão a reinserção social, a defesa dos direitos e o fornecimento de condições básicas de sobrevivência para crianças e adolescentes em situação de rua
Viabilizar lazer e entretenimento para crianças e adolescentes
A máxima prioridade para o atendimento em serviços da rede de saúde, assistência social e garantia dos direitos da criança e do adolescente, deverá ser garantida em situações:
Que envolva criança na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza.
De extrema vulnerabilidade social e econômica.
De adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
De crianças e adolescentes com deficiência grave.
O acompanhamento de adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto é uma das atividades do educador social. Nessa atividade, o educador social deve considerar
o fator econômico como o mais relevante na determinação dos comportamentos e das infrações do adolescente.
a proteção social que decorre da desaprovação da conduta infracional do adolescente, como uma dimensão do acompanhamento.
a responsabilização que decorre das ações governamentais para garantir os direitos do adolescente, como uma dimensão do acompanhante.
o histórico de violação de direitos e o contexto de vulnerabilidade que caracteriza a vida do adolescente.
A aplicação das medidas socioeducativas de privação de liberdade, previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em seu Art. 112, será definida pela autoridade competente, na figura do Juiz da Infância e Juventude, condicionada a três princípios básicos:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em conformidade com a exposição de LOPES sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os equipamentos previstos no SUAS que funcionam nos Municípios e por consórcios intermunicipais, articulando a importante rede de organismos e entidades integradas para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, é denominado:
Conselho Tutelar.
Abrigos Residenciais.
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
A violência é um tema complexo e multidimensional. Constitui-se em um assunto fundamental e que deve ser problematizado no trabalho pelo desenvolvimento da criança e do adolescente, especialmente pelos profissionais cuidadores de abrigos que operam atividades rotineiras. Sobre essa temática, assinale a alternativa INCORRETA.
A violência é um fato humano e social.
A violência estrutural diz respeito as mais diferentes formas de manutenção das desigualdades sociais, culturais, de gênero, etárias e étnicas que produzem a miséria, a fome e as várias formas de submissão e exploração de uma pessoa por outra.
A violência institucional é aquela que se realiza dentro das instituições, sobretudo por meio de suas regras, normas de funcionamento e relações burocráticas e políticas, reproduzindo as estruturas sociais injustas. Uma dessas modalidades de violência ocorre na forma como são oferecidos, negados ou negligenciados os serviços públicos.
A violência interpessoal é aquela que ocorre dentro das casas de violência doméstica. Nesse caso, o foco da análise e da compreensão é o espaço do lar. Nesse contexto, o conceito de violência é tratado como fruto e consequência de relações. Por isso, se dá preferência a esse termo.
A violência cultural é aquela que se expressa por meio de valores, crenças e práticas, de tal modo repetidos e reproduzidos que se tornam naturalizados.
A maneira como a sociedade entende a violência sexual de crianças e adolescentes e a compreensão que se tem sobre o abusador e o explorador sexual tem um grande impacto na forma de combater o fenômeno, especialmente sobre as atitudes de denúncia. Para uma efetiva proteção de crianças e adolescentes em relação à violência sexual, é imprescindível o resgate da discussão da sexualidade em âmbito público e a criação, em conjunto com o Estado, de políticas dirigidas a esse segmento em situação de vulnerabilidade pessoal e social e daquelas já vitimizadas pela violência sexual. O grande desafio é o da desconstrução do projeto de sexualidade vigente na sociedade brasileira, expresso no fato de ser uma categoria contraditória que convive continuamente com práticas antagônicas: a repressão e a
naturalização.
valorização.
provocação.
exacerbação.
emancipação.
Toda criança e todo adolescente, cujos pais são falecidos, desconhecidos ou foram destituídos do poder familiar, têm o direito de crescer e se desenvolver em uma família substituta. O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária destaca a necessidade de estimulo às adoções de crianças e adolescentes que, por características diversas, são preteridos pelos adotantes. Não se trata mais de procurar crianças para preencher o perfil desejado pelos pretendentes, mas sim de buscar famílias para crianças e adolescentes que se encontram privados da convivência familiar. Trata-se de uma nova cultura que prioriza a adoção que lhes atribuem a condição de filho e a integração a uma família
estruturada.
afetiva.
ampliada.
nuclear.
definitiva.
No que se refere ao ECA, a garantia da inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, englobando a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, das ideias e crenças, dos objetos pessoais, dos espaços, configura-se como um direito:
ao respeito.
à liberdade religiosa.
à saúde.
ao livre convencimento.
á livre manifestação de pensamento.
De acordo com orientações técnicas para o serviço de acolhimento institucional, é atribuição do educador/cuidador apoiar a criança e o adolescente na organização de um livro de sua história de vida. Como produção própria da criança, o livro deve reunir informações, fotografias e lembranças referentes a cada fase de sua vida, com fotos e outras criações de sua autoria, ao qual poderá ter acesso ao longo do ciclo vital. No momento do desligamento desse serviço, esse registro deve fazer parte dos objetos pessoais que a criança ou adolescente levará consigo. O objetivo é promover um sentido
de identidade própria.
de criatividade da criança.
para o retorno à família de origem.
do desenvolvimento integral.
e paralelo com a realidade atual.
Acumular as responsabilidades de uma casa, como preparar refeições, manipular produtos de limpeza agressivos, cuidar de outras crianças e carregar peso, traz consequências para a saúde infantil. Esse tipo de trabalho infantil toma o tempo de estudo da criança, privando-a da convivência lúdica com pessoas da mesma idade, da convivência familiar e comunitária, roubando-lhe a dignidade. O trabalho doméstico, em função de suas características insalubres e perigosas, além de ser considerado como uma das piores formas de trabalho infantil, é proibido até a idade de
10 anos.
12 anos.
14 anos.
15 anos.
18 anos.
Os maus-tratos podem ser percebidos como um relevante problema de saúde, mas, diferentemente de outras violações de direitos, devem ser denunciados imediatamente.