Questões de Concurso sobre Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente - Proteção a Família

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.127 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Indique a alternativa INCORRETA acerca de uma das principais consequências e riscos da gravidez precoce:


A

A ocorrência de mortes na infância é alta em filhos nascidos de mães adolescentes.


B

Pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho.


C

A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.


D

A situação socioeconômica, a falta de apoio e acompanhamento da gestação (pré-natal) contribuem para que as adolescentes não recebam informações adequadas em relação à alimentação materna apropriada, à importância da amamentação e sobre a vacinação da criança.


E

É pequeno o número de adolescentes que se submetem a abortos, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas clandestinas.

De acordo com o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, qual das alternativas abaixo não representa uma aquisição importante desenvolvida pela criança em seus primeiros anos de vida.


A

Diferenciação e construção do "eu".


B

Desenvolvimento da autonomia.


C

Apreensão das noções gramaticais.


D

Desenvolvimento da coordenação motora.


E

Desenvolvimento da cognição.

Observe o seguinte trecho do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.


"A definição legal não supre a necessidade de se compreender a complexidade e riqueza dos vínculos familiares e comunitários que podem ser mobilizados nas diversas frentes de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Para tal, torna-se necessária uma definição mais ampla de “família”, com base sócio-antropológica" (p. 24)


Com base na problemática apresentada, selecione a alternativa que apresenta a forma como o Plano pode pensar o conceito de "família".


A

Grupo de pessoas aleatórias que se unem por força do destino.


B

Grupo de pessoas que são unidas por laços de consanguinidade, de aliança e de afinidade.


C

Grupo de pessoas que são unidas por laços de consanguinidade, apenas.


D

Grupo de pessoas que representam os descendentes diretos dos pais.


E

Grupo de pessoas que são unidas por laços de amizade.

A ________________ constitui o primeiro grupo social do qual o indivíduo faz parte, tendo normas, regras, crenças, valores, papéis próprios e previamente definidos, caracterizando-se como a primeira mediadora, por excelência, entre indivíduo e sociedade. De acordo com Bock, Furtado e Teixeira (1999), sua função social atribuída é transmitir os valores que constituem a cultura.


A lacuna acima é corretamente preenchida por:


A

Escola.


B

Sociedade.


C

Igreja.


D

Família.

No que se refere à temática da violência doméstica contra a mulher e ao trabalho do Serviço Social, assinale a alternativa correta.


A

A inclusão da violência na agenda da saúde pública ocorreu de forma imediata e sem relevância, sendo considerada um problema de saúde pública apenas no início da década de 2000, com a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS).


B

O fenômeno da violência contra a mulher não se configura diretamente como um problema da área da saúde, contudo é considerado tanto um problema de saúde individual quanto coletivo, por prejudicar a saúde das mulheres.


C

A violência doméstica se expressa pela criminalidade e pela negação dos direitos da mulher por parte do Estado, oriunda do perverso, contraditório e antagônico sistema capitalista, porém não se configura como uma expressão da questão social.


D

Na sociedade de classes, a violência contra as mulheres é produto somente do patriarcado, devido às relações sociais de sexo/gênero, classe, raça/etnia e, consequentemente, a exploração-opressão que dela deriva.

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Ele deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e dos jovens. Para a oferta do serviço, faz-se necessária a observância da responsabilização face ao ato infracional praticado cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas específicas para o cumprimento da medida. Trata-se de:


A

Serviço de Acolhimento Institucional.


B

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.


C

Serviço de Abordagem Social.


D

Serviço de Semiliberdade.

O CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, tem como diretriz:


I. atuar com um enfoque prioritário na preservação de vínculos familiares e comunitários, promovendo a convivência e a autonomia dos sujeitos.

II. abranger tanto os casos de violência e negligência quanto situações de discriminação racial, de gênero e outros marcadores de vulnerabilidade.

III. articular as redes de serviços em âmbito intersetorial e interinstitucional, visando um atendimento integral.

IV. realizar intervenções baseadas em medidas corretivas e punitivas em detrimento do fortalecimento de vínculos.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

III e IV, apenas.


B

I, II e III, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

II e IV, apenas.

O assistente social, ao atender mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar, balizado pelas dimensões teórico metodológica, ético política e técnico operativa e pela defesa intransigente dos direitos humanos, faz um atendimento na perspectiva da


A

individualidade.


B

transversalidade.


C

equidade.


D

integralidade.


E

totalidade.

Analise os itens a seguir de acordo com os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

I – O eixo da Comunicação e Mobilização Social – visa atualizar a legislação sobre crimes sexuais, combater a impunidade, disponibilizar serviços de notificação e responsabilização qualificados.

II – O eixo da Prevenção – visa assegurar ações preventivas contra a violência sexual. Ações de educação, sensibilização e de autodefesa.


A

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


D

As asserções I e II são proposições falsas.


E

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.

Para o estabelecimento de rotinas e limites de crianças de 0 a 6 anos, o cuidador social


A

não deve estabelecer rotinas e limites para promover liberdade total.


B

deve estabelecer rotinas rígidas sem flexibilidade.


C

deve oferecer limites consistentes e estabelecer rotinas que promovam segurança e previsibilidade.


D

deve permitir que as crianças criem suas próprias rotinas e limites.


E

deve não se preocupar com rotinas e limites.

Sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, aponte a alternativa correta.


A

É um serviço direcionado ao atendimento de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento, sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.


B

O serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial, a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF.


C

É um serviço que oferece proteção integral a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, que estão afastados de sua família de origem mediante uma medida protetiva.


D

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.

A execução das medidas socioeducativas é regida por um dos seguintes princípios:


A

máxima intervenção, restrita ao necessário para a realização dos objetivos da medida.


B

fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários no processo socioeducativo.


C

discriminação do adolescente, notadamente em razão de etnia, gênero, nacionalidade, classe social, orientação religiosa, política ou sexual, ou associação ou pertencimento a qualquer minoria ou status.


D

legalidade, podendo o adolescente receber tratamento mais gravoso do que o conferido ao adulto.

O Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) é um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram direitos violados. Sobre esse serviço é INCORRETO afirmar que:


A

A regionalização do PAEFI constitui-se como uma das estratégias de restrição do atendimento do Sistema Único Saúde (SUS), direcionada a assegurar o acesso ao atendimento às populações dos municípios com até 2 mil habitantes.


B

O serviço tem como um de seus objetivos contribuir para o fortalecimento da família no seu papel de proteção.


C

Para alcançar os objetivos, o PAEFI desenvolve trabalho social realizado por equipe composta de profissionais de diversas áreas, como assistentes sociais, psicólogos e advogados.


D

O serviço deve ser ofertado, obrigatoriamente, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Em relação ao Programa de Proteção Integral da Criança e do Adolescente, que institui o "Protege Brasil", de caráter intersetorial, multidisciplinar e permanente, como estratégia nacional de proteção integral da criança e do adolescente, identifique a afirmativa correta.


A

A participação dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, e de entidades públicas e privadas será obrigatória e formalizada por meio de instrumento próprio de adesão.


B

As ações que tratam apenas do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes constarão apenas de instrumentos compartilhados com a prefeitura.


C

O Plano Nacional de Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Gravidez na Adolescência tem como finalidade acentuar os agravos psicoemocionais da gravidez na adolescência.


D

O Programa Protege Brasil será coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Quando tratamos sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes (VDCCA), percebemos que esse tipo de violência pode assumir diversas formas, incluindo abuso físico, sexual, psicológico e negligência. É/são sinal/sinais de alerta para a ocorrência de VDCCA


A

lesões consistentes com objetos específicos.


B

quedas acidentais frequentes.


C

desenvolvimento emocional saudável.


D

interesse ativo em atividades escolares.

Em relação à saúde da mulher e às atribuições do Serviço Social, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Nessa área de atuação profissional, as demandas das usuárias se limitam exclusivamente ao acesso à política de saúde, sem a necessidade de diálogo com outras políticas sociais.


B

A atuação profissional exige um enfoque interdisciplinar, superando a fragmentação do saber e das práticas profissionais.


C

A partir da concepção ampliada de saúde e do reconhecimento dos determinantes que interferem no processo saúde-doença, o profissional, ao conhecer a sua população usuária, pode melhor se instrumentalizar para o atendimento das demandas postas no cotidiano de trabalho.


D

O assistente social é o profissional que atua na compreensão dos aspectos sociais, econômicos e culturais que interferem no processo saúde-doença.

Sobre a medida socioeducativa de internação em estabelecimento educacional, marque a alternativa INCORRETA de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.


A

Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário


B

Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.


C

A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.


D

A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada oito meses.


E

só poderá ser aplicada quando tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa; por reiteração no cometimento de outras infrações graves; por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

Unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas de proteção social especial. A descrição apresentada se refere à(ao)


A

Abrigo Institucional.


B

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).


C

Casa de Passagem.


D

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


E

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O CREAS deve dispor de infraestrutura física adequada e equipe com capacidade técnica para a recepção e escuta profissional qualificada, orientada pela ética e sigilo e pela postura de respeito à degradação, homogeneidade e discriminação.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado