Questões de Concursos Para APAC - Agência Pernambucana de Águas e Clima - PE

 
 
Disciplina
Assunto
Banca
Instituição 1
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
50 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O método de Penman-Monteith tem como vantagem, em relação ao método de Penman, a representação do controle do metabolismo e da fisiologia vegetal sobre a evapotranspiração, cuja equação corresponde à combinação das equações de quais métodos?


A

Métodos empíricos do tanque de evaporação classe A e de similaridade.


B

Métodos do déficit de saturação do solo e do balanço hídrico.


C

Métodos conservativos para condições adiabáticas do ar seco e para condições pseudoadiabáticas.


D

Métodos do balanço de energia de Bowen e o aerodinâmico.


E

Métodos dinâmicos definidos nas teorias geostrófica e quase-geostrófica.

A partir dos Modelos Numéricos de Previsão do Tempo se obtém uma melhor compreensão do funcionamento da atmosfera, sendo possível gerar direta ou indiretamente variáveis que descrevem a sua dinâmica. A esse respeito, analise as proposições a seguir.

1) A convergência do fluxo de umidade é essencial para a origem e o desenvolvimento de processos convectivos. Apenas a convergência de vapor d‟água nos níveis mais baixos apresenta efeitos significativos naquele processo, porque a quantidade de água acima do nível dos 500 hPa é desprezível.

2) A divergência serve para diagnosticar áreas com movimento vertical ascendente ou descendente do ar. Se o escoamento em uma região apresentar forte convergência em baixos níveis, deduz-se, pela equação da continuidade, que em tal região predomina movimento vertical ascendente na média troposfera e, na alta troposfera, divergência.

3) O campo de vorticidade relativa é útil para a localização de cavados e cristas nas circulações ciclônicas e anticiclônicas, respectivamente. A vorticidade relativa negativa (ζ>0) representa escoamento anticiclônico e a positiva (ζ<0) um escoamento ciclônicon quando ambos observados ao sul do Equador.

Está(ão) correta(s), apenas:


A

1 e 3.


B

1 e 2.


C

2.


D

3.


E

2 e 3.

Em um monitor de microcomputador sob controle do MS Windows, uma resolução de tela mais alta ocasionará:


A

redução do tamanho dos itens e da área de trabalho.


B

nenhuma alteração no tamanho dos itens, somente na qualidade da imagem.


C

aumento do tamanho dos itens e da área de trabalho.


D

aumento do tamanho dos itens e redução do tamanho da área de trabalho.


E

redução do tamanho dos itens e aumento do tamanho da área de trabalho.

De maneira caricatural, o Texto 3 objetiva retratar a possibilidade, cada vez menos remota, de um futuro em que:


A

as águas do planeta estejam disponíveis apenas para os ricos e poderosos.


B

as famílias do planeta tenham aprendido a sobreviver sem água.


C

a humanidade tenha encontrado, em outro planeta, um recurso que substituiu a água.


D

a escassez de água tenha sido estendida a outros planetas.


E

as fontes de água do planeta já tenham sido extintas.

A gestão sistemática dos recursos hídricos requer:


A

dissociação dos aspectos qualitativos e quantitativos relacionados ao uso da água.


B

adequação da gestão de recursos hídricos aos valores sociais e culturais da região, colocando em plano secundário os determinantes políticos e econômicos.


C

integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.


D

conversão de interesses de determinados segmentos da sociedade em interesses coletivos.


E

o acesso controlado à informação e à participação pública como complemento à democracia representativa.

Considerando o ambiente Windows, quando um aplicativo deixa de responder (ou trava), a primeira tentativa para solucionar o problema deve ser:


A

acionar o gerenciador de tarefas e reiniciar o computador.


B

desligar o computador.


C

reiniciar o computador através do botão RESET.


D

acionar o gerenciador de tarefas e finalizar o aplicativo.


E

reiniciar o aplicativo que não está respondendo.

Em relação ao MS Windows, analise as proposições abaixo.

1) Com o cursor do mouse posicionado em uma área livre do lado direito da janela do Windows Explorer, dentro de uma pasta específica, pode-se criar uma subpasta nova clicando no botão esquerdo do mouse e selecionando PASTA e depois NOVA.

2) Quando um atalho de arquivo é excluído da área de trabalho do Windows, exclui a cópia do arquivo associado.

3) Device driver de microcomputadores com sistema operacional Windows 2000 é software para que o dispositivo de hardware funcione corretamente.

4) O software Microsoft Windows tem como principal finalidade gerenciar todos os recursos de hardware e software do microcomputador.

5) Para alternar entre um programa em execução e outro devemos acionar as teclas Ctrl+Tab.

Estão corretas:


A

1, 2, 3, 4 e 5.


B

1, 3, 4 e 5, apenas.


C

1, 2 e 5, apenas.


D

1, 4 e 5, apenas.


E

3 e 4, apenas.

As informações presentes no Texto 1 autorizam o leitor a concluir que:


A

a busca pelo domínio de territórios em que a água seja um recurso disponível tem sido, ao longo da história, a causa exclusiva das constantes rivalidades entre as nações.


B

a busca pelo domínio de territórios em que a água seja um recurso disponível tem sido, ao longo da história, a causa exclusiva das constantes rivalidades entre as nações.


C

no que concerne ao tratamento dos recursos hídricos, nosso sistema jurídico, por ser ainda arcaico, não implementou normas internas de gestão e conservação da água.


D

o sistema jurídico brasileiro pode vir a ser um dos mais poderosos instrumentos de que o país dispõe para conduzir os avanços na preservação dos recursos hídricos.


E

o Direito Internacional teve um papel dos mais relevantes no sentido de levar o Brasil a ter uma atuação decisiva na conclusão dos tratados multilaterais de combate à poluição hídrica.

A medição da radiação solar é de grande importância para estudos das condições climáticas e da compreensão dos fenômenos atmosféricos. Sua medição requer instrumentos adequados, que estão descritos a seguir.

1) Piranômetros - Designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para medir irradiâncias numa superfície plana, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de todo um hemisfério (2 pi sr) no espectro solar. Uma vez instalado num plano horizontal e voltado para cima, fornece medições de irradiância global. Nessas mesmas condições, pode fornecer medições de irradiância difusa, caso o disco solar esteja sendo ocultado por algum dispositivo de sombreamento (anteparo, faixa, disco). Caso o plano de observação não seja horizontal, deve ser indicada sua inclinação.

2) Pireliômetros - Designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para irradiâncias numa superfície plana perpendicular à incidência do feixe solar direto, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de um “campo de visão” restrito, com ângulo sólido equivalente ao disco solar, no espectro solar. Fornece medições de irradiância direcional.

3) Heliógrafos - Instrumento que registra a duração do brilho solar. Composto por uma placa bimetálica que, com calor específico distinto, faz com que se mova uma pena sobre o heliograma, registrando conjuntamente a insolação e a irradiância direcional.

4) Actinógrafos - Instrumento usado para medir a radiação global. É composto de sensores baseados na expansão diferencial em um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.

Os instrumentos para medida da radiação solar estão corretamente descritos em:


A

1, 2, 3 e 4.


B

3, apenas.


C

1, 2 e 4, apenas.


D

1 e 2, apenas.


E

4, apenas.

Em relação aos dispositivos de E/S de um computador, analise as proposições abaixo.

1) O driver de um dispositivo é um programa específico que faz a comunicação entre o dispositivo e o sistema operacional.

2) A tecnologia Plug and Play permite a configuração automática dos novos dispositivos instalados no computador.

3) Quando um dispositivo está desabilitado no Windows XP, o gerenciador de dispositivos apresenta um X em vermelho sobre o dispositivo.

4) O monitor é o responsável pelo envio de dados RGB para o periférico padrão de saída, a fim de que o usuário possa visualizar instantaneamente o que está se passando no computador.

5) As placas de expansão IDE suportam o padrão do barramento DDR 2.

Estão corretas:


A

1, 2, 3 e 5, apenas.


B

1 e 2, apenas.


C

1 e 3, apenas.


D

3, 4 e 5, apenas.


E

1, 2, 3, 4 e 5.

Sejam (x, y) distâncias medidas ao longo de eixos coordenados nas direções zonal (oeste-leste) e meridional (sul-norte), e (u, v) as componentes zonal e meridional do vetor vento. Quais são as propriedades cinemáticas do escoamento descritas pelas equações u = y + x e v = x + y, respectivamente?


A

Deformação e vorticidade.


B

Vorticidade e divergência.


C

Translação e deformação.


D

Vorticidade e translação.


E

Deformação e divergência.

O processo convectivo associado à brisa marítima na região costeira do Norte-Nordeste do Brasil, estabelecido como linhas de instabilidades (LIs), influencia as condições de tempo no litoral e, frequentemente, progride em direção ao interior do continente com deslocamentos que alcançam centenas de quilômetros. Essas LIs apresentam as seguintes características:

1) ocorrem com menor frequência no invernoprimavera.

2) sofrem a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), no sentido de torná-las mais intensa quanto mais próxima a ZCIT.

3) mesmo com a entrada da brisa marítima, a partir de meados de junho até o final de novembro, não há nesse período formações de LIs naquela região.

4) confundem-se com a ZCIT, permanecendo ambas estacionadas sobre a região, no outono.

Está(ão) correta(s):


A

1, apenas.


B

1, 2 e 3, apenas.


C

2, 3 e 4, apenas.


D

3 e 4, apenas


E

1, 2, 3 e 4.

As condições mais favoráveis para a formação de nevoeiro de radiação são:


A

instabilidade atmosférica, céu nublado, umidade relativa baixa e ventos moderados.


B

céu claro, ventos fracos e temperatura da água do mar mais quente que a temperatura do ar.


C

céu claro, ventos fracos à superfície, presença de núcleos higroscópicos no ar, alta umidade relativa e temperatura do solo inferior à temperatura do ar.


D

céu nublado, ventos fortes à superfície, presença de núcleos higroscópicos no ar, alta umidade relativa e temperatura do solo superior à temperatura do ar.


E

céu nublado, ventos fortes à superfície, presença de núcleos higroscópicos no ar, alta umidade relativa e temperatura do solo superior à temperatura do ar.

Texto 1 trata, primordialmente:


A

dos iminentes conflitos territoriais que ameaçam a vida humana no planeta, motivados pela disputa por espaços nos quais há abundância de água.


B

do relevante papel que cabe ao Brasil desempenhar no cenário mundial, em relação ao tratamento e à preservação dos recursos hídricos.


C

da pífia atuação brasileira no que tange às questões que envolvem a água e de como essa atuação vem denegrindo a imagem do Brasil no exterior.


D

da defasagem do Brasil na área de Direito Internacional, evidenciada pela não conclusão de tratados multilaterais de combate à poluição hídrica.


E

da descrição das três áreas em que se verifica maior risco de haver grave escassez de água até o ano de 2025: o Oriente Médio, a Ásia do Sul e a África.

A participação da população no espaço público de gestão de recursos hídricos é assegurada legalmente através de:


A

representação dos usuários no Colegiado da Diretoria da ANA – Agência Nacional de Água.


B

audiências públicas periódicas junto às instâncias de poder político.


C

delegação dos órgãos executivos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


D

representação no Conselho Nacional, nos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e nos Comitês de Bacia Hidrográfica.


E

execução da Política de Recursos Hídricos nas diferentes instâncias político-administrativas.

Segundo a Lei Estadual 12.984, de 30 de dezembro de 2005, compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica – COBH:


A
aprovar as propostas para o plano de utilização, conservação, proteção e recuperação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica, promovendo a divulgação e debates.

B

fixar critérios e quantitativos para isenção de outorgas de direito de uso de recursos hídricos. C) discutir e aprovar o Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH.


C

discutir e aprovar o Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH.


D

dirimir quaisquer conflitos de competência entre os órgãos componentes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco - SIGRH/PE.


E

habilitar as organizações civis para participação na gestão de recursos hídricos do Estado de Pernambuco.

A respeito das características do armazenamento de dados, analise as proposições abaixo.

1) Partição é a porção de um disco rígido tratada como se fosse uma unidade independente.

2) O uso de partições garante a proteção dos arquivos em caso de defeitos no disco rígido.

3) Formatação é a operação que prepara o disco para ser usado. Cada sistema operacional tem seu método próprio de formatação.

Está(ão) correta(s):


A

1, 2 e 3.


B

1 e 3, apenas.


C

1 e 2, apenas.


D

2 e 3, apenas.


E

3, apenas.

Em relação ao aproveitamento das águas públicas, de acordo com o Decreto nº 24.643/34, analise as proposições a seguir.

1) O uso comum das águas pode ser gratuito ou oneroso.

2) Toda concessão ou autorização se fará por tempo fixo.

3) Se o interesse público o exigir, a navegação poderá ser preterida, sempre que ela não sirva efetivamente ao comércio.

4) Os utentes das águas públicas de uso comum são obrigados a se abster de fatos que prejudiquem ou embaracem o regime e o curso das águas, e a navegação ou flutuação, sem exceção.

Estão corretas:


A

1, 2 e 3, apenas.


B

2, 3 e 4, apenas.


C

1, 3 e 4, apenas.


D

1 e 2, apenas.


E

1, 2, 3 e 4.

Pode-se afirmar que, de forma poética, o autor do Texto 2 aborda seu tema na mesma perspectiva que o autor do Texto 1. O Texto 2 coincide com o Texto 1 na visão de que:


A

“a água tem sido o alvo de numerosas conferências e debates regionais, nacionais e internacionais.”


B

“o impacto de ações antrópicas localizadas tem ressonância mundial.”


C

“a crise da água ultrapassa os limites territoriais, pois a função ambiental desse recurso interfere nos processos em nível global.”


D

“a água representa recurso natural de imprescindível utilidade para a humanidade.”


E

“a toda a nação brasileira cabe lutar pelo aperfeiçoamento dos instrumentos de implementação do direito humano à água.”

 
 
Gerar simulado