Questões de Concurso sobre Administração Hospitalar

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
396 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O servidor-chefe da divisão de farmacologia de um hospital universitário federal, consulta o gestor de recursos humanos de sua unidade sobre a concessão de licença para capacitação de seus servidores técnicos. Acerca dos requisitos que devem ser observados para a concessão de licença para capacitação, observa-se:


A

Deve-se conceder licença de capacitação ao servidor que completar cinco anos de exercício no cargo.


B

Deve-se conceder licença de capacitação ao servidor que desejar utilizá-la para redigir trabalho de pós-graduação stricto sensu, independentemente de seu objeto.


C

Para ser concedida a licença de capacitação, as ações de capacitação devem contribuir para o desenvolvimento profissional do servidor.


D

Deve-se obrigatoriamente conceder licença de capacitação ao servidor que desejar cursar estágio ou desenvolver atividade voluntária com atribuições relacionadas às funções do seu cargo.


E

Deve-se obrigatoriamente conceder licença de capacitação sempre que as ações de capacitação contribuam para o desenvolvimento profissional do servidor.

Para avaliar a qualidade do serviço de saúde em unidades hospitalares, a ANS mede o padrão da assistência prestada à população por meio dos seguintes indicadores de qualidade: segurança do paciente, índice de infecção hospitalar e índice de readmissão hospitalar.

C
Certo

E
Errado

Analise as afirmativas referentes aos indicadores de gestão, ao funcionamento hospitalar, à qualidade da atenção médica e à relação com a sociedade, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Indicadores que possibilitam a análise do nível de atividade, como prazo médio de recebimento de vendas, prazo médio de renovação de estoques, prazo médio do pagamento de compras e geração de caixa são indicadores classificados como econômico-financeiros.

( ) Ausência de dor e desconforto, grau de satisfação do cirurgião com o ato anestésico, grau de satisfação do paciente ou familiares com a pós-anestesia são indicadores relativos a clientes.

( ) Os indicadores de números de horas de treinamento, frequência e gravidade de acidentes de trabalho e indicadores de doenças atribuídas às atividades profissionais são indicadores ligados às pessoas ou recursos humanos.

( ) Médicos, funcionários, pacientes e acompanhantes, fornecedores, instituições conveniadas, mercado e comunidade podem ser definidos como as partes interessadas ou grupos de interesse de uma instituição hospitalar.


Assinale a sequência correta.


A

V F V F


B

F V F F


C

F F V V


D

V V V V

O desempenho hospitalar decorre da capacidade que a organização mantenedora tem de cumprir, com equilíbrio, a função assistencial e a de prestação de serviços; a função adaptativa, que se refere à capacidade de a organizadora adquirir recursos materiais, tem caráter eminentemente administrativo, razão pela qual não influi no desempenho hospitalar.

C
Certo

E
Errado
Entre as modalidades de auditoria hospitalar, encontra-se a auditoria operacional, que se destina a validar procedimentos antes mesmo de serem executados e está ligada ao setor de liberações de procedimentos ou guias de planos de saúde.

C
Certo

E
Errado
Na administração hospitalar, é comum a utilização de indicadores para medir e acompanhar o desempenho dos diversos setores que compõem sua estrutura, dos serviços prestados e das atividades desenvolvidas. O Centro Nacional para Desenvolvimento Hospitalar-CENAHOSP classifica as atividades hospitalares em: “acessórias”, “administrativas”, “meio” e “principais”. Outros autores classificam as acessórias e as administrativas como atividades de apoio, às quais estão diretamente relacionados os seguintes indicadores:

A
taxa de cesáreas e percentual de internações eletivas.

B
taxa de ocupação hospitalar e taxa de mortalidade hospitalar.

C
taxa de rotatividade de pessoal e índice de absenteísmo.

D
taxa de resolutividade e percentual de retenção de pacientes da urgência.
A avaliação do desempenho por meio dos programas de acreditação hospitalar tem sido uma prática pouco explorada e direcionada apenas para a satisfação do usuário.

C
Certo

E
Errado
O desempenho organizacional está vinculado a uma complexa organização de critérios, tais como eficiência, eficácia, qualidade, produtividade, qualidade de vida no trabalho, inovação e lucratividade; mas pode-se conseguir também uma medição por processos individuais, ou agrupando-os, ou interagindo-os com o ambiente.

C
Certo

E
Errado

Quanto à informação e aos sistemas de informação hospitalar com seus consequentes desdobramentos e responsabilidades, analise as afirmativas a seguir.


I. É comum, em muitas empresas e notadamente nos hospitais, as regras de confidencialidade serem incorporadas aos códigos de conduta dos funcionários, em cláusulas de contratos ou em classificações que incluem dados “somente para uso interno”, “confidencial”, “confidencial restrito” ou “confidencial registrado”.

II. A disponibilização das informações aos usuários não pode ter a característica de uma prestação de serviço interna, pois a complexidade varia de acordo com o perfil dos departamentos ou setores e com o próprio perfil da organização. Eventuais deficiências nesse fluxo comunicacional podem gerar problemas e até casos de paralizações nas atividades da empresa.

III. Para a integridade e exatidão das informações, é necessário ter o apoio de mecanismos para verificação de autenticidade de documentos no sistema de informação, checagem da consistência, integridade e exatidão de dados de entrada, controle de arquivos armazenados por qualquer meio, seja microfilmagem, eletrônico ou outros e inspeções de qualidade de relatórios e outros. No caso da área da saúde, a inexatidão de uma informação pode significar a morte de um paciente.


Estão corretas as afirmativas


A

I e II, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II e III.

Em relação aos métodos de seleção de pessoal, a entrevista bem construída apresenta bom grau de confiança e validade, proporciona interação direta com o candidato e permite avaliar como ele se comporta e reage, porém pode apresentar grande margem de erro.

C
Certo

E
Errado
Dados de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais constituem métricas utilizadas na construção de indicadores de saúde.

C
Certo

E
Errado
O coeficiente de mortalidade hospitalar mede a porcentagem dos pacientes que morrem após 48 h de internação com relação às saídas (altas + óbitos).

C
Certo

E
Errado

A gestão da informação é fundamental em função dos diversos atendimentos que ocorrem nas organizações hospitalares. Para implantação de sistemas de informação em saúde, no âmbito hospitalar, é necessária a gestão


I. do fluxo de pacientes e registro eletrônico de saúde.

II. do fluxo de pacientes e conexão entre os diversos atores que participam das atividades em saúde.

III. da inovação do conhecimento e sistema de referência e contrarreferência.


Está correto o que consta APENAS em


A

I.


B

II e III.


C

I e III.


D

I e II.


E

III.

A valorização da saúde e do emprego saudável, a consequente emergência do conceito de qualidade de vida no trabalho, a redução da importância dos sindicatos e a valorização da negociação interna entre empresa e colaboradores, a valorização da empresa social e ambientalmente responsável e a emergência do conceito de administração participativa são


A

normas institucionais vigentes nas empresas brasileiras.


B

tendências nas normas sociais impactantes no contexto da administração.


C

opiniões divergentes entre si, mas que estão sendo estudadas e transformadas em projetos de lei junto à Câmara Federal.


D

princípios jurídicos que norteiam a criação e a elucidação das leis relacionadas ao Direito Administrativo, Ambiental e Trabalhista.

A manutenção preventiva do sistema de abastecimento de gases e das capelas e dos sistemas de ventilação do estabelecimento de assistência à saúde deve seguir cronograma específico e conjunto, o que reduz custos e facilita o controle, dispensando o registro para cada sistema individualmente.

C
Certo

E
Errado
Nos locais onde exista a possibilidade de exposição a agentes biológicos, recomenda-se que as rotinas e demais procedimentos e as medidas de prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho sejam transmitidas aos trabalhadores oralmente, em linguagem acessível e de fácil compreensão. Essa forma de comunicação, pela sua eficiência, dispensa a burocracia de entregar ao trabalhador, mediante recibo, as referidas instruções.

C
Certo

E
Errado
Uma tendência dos atuais indicadores hospitalares para a avaliação de resultados é evoluir, passando-se dos indicadores de desempenho profissional para os indicadores de desempenho institucional, e dos indicadores de morbidade para os de mortalidade.

C
Certo

E
Errado
Para ser certificada, a instituição deve comprovar a existência de grupos de trabalho para a melhoria dos processos, integração institucional, análise crítica dos casos atendidos, melhoria da técnica, controle de problemas, minimização de riscos e de efeitos indesejáveis.

C
Certo

E
Errado

A verificação das especificações técnicas de medicamentos entregues em um hospital caracteriza-se como etapa de conferência quantitativa de materiais.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado