

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sistema pode ser entendido como um conjunto de partes interagentes e interdependentes em uma organização, que formam um todo unitário com determinado objetivo e que efetuam função específica. NÃO são componentes do sistema
os objetivos, que se referem tanto aos objetivos dos usuários do sistema quanto aos do próprio sistema.
as entradas do sistema, cuja função caracteriza as forças que fornecem ao sistema os materiais, as informações e as energias para a operação ou o processo de transformação.
os processos de transformação do sistema, definidos como funções que possibilitam a transformação de um insumo em um produto, serviço ou resultado.
as saídas do sistema, que correspondem aos resultados do processo de transformação, os controles e as avaliações do sistema, e a retroalimentação.
os estudos das relações entre os elementos componentes dos sistemas, em preferência aos estudos isolados dos elementos, com destaque para o processo e para as probabilidades de transição.
Para Lewin, toda vez que a satisfação é bloqueada por uma barreira ocorre frustração, impedindo que a tensão existente seja liberada.
Certo
Errado
O modo como estão distribuídos as funções, os níveis hierárquicos e as linhas de comando e de chefia dentro de uma organização pode ser visualizado em um organograma.
Certo
Errado
A ABNT NBR ISO 14.001 – Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso, descreve que a base para a abordagem que sustenta um sistema de gestão ambiental é fundamentada no conceito PDCA. O ciclo PDCA fornece um processo interativo empregado pelas organizações para alcançar a melhoria contínua, podendo ser aplicado em um sistema de gestão ambiental e em cada um dos seus elementos individuais. Sobre o significado da sigla PDCA em português, assinale a alternativa correta.
P (planejar) D (fazer) C (checar) A (agir)
P (projetos) D (dados) C (listas) A (autos)
P (plano) D (detalhes) C (chegar) A (atual)
P (projetar) D (detalhar) C (observar) A (atualizar)
P (conceber) D (especificar) C (analisar) A (autuar)
A Administração por Objetivos (APO) é um método no qual as metas são definidas e as responsabilidades são especificadas em função dos resultados esperados.
Sobre as características da APO, analise as seguintes afirmativas:
I – O gestor (superior) determina os objetivos a serem alcançados pela equipe subordinada.
II – Ênfase no passado para estabelecer os objetivos.
III – Os critérios da avaliação de desempenho são definidos em conjunto pelo gestor (superior) e pela equipe subordinada.
IV – Retroação frequente e contínua.
Constituem características da APO:
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Existem alguns documentos relacionados à organização que devem ser conhecidos pelo auxiliar ou assistente administrativo. Eles descrevem as funções, os processos, os cargos, o método de trabalho, e todos podem ser encontrados em um documento consolidado que se conhece como Manual de Processos e (ou) Rotinas Administrativas.
O documento que representa a estrutura diagramada da organização, mostrando funções e departamentos de determinadas posições, representados geralmente por retângulos e linhas, é o
fluxograma.
diagrama.
infográfico.
organograma.
gráfico de barras.
Em sua aplicação à gestão de pessoas, a função da administração denominada direção pode manifestar-se na tarefa de
gerir conflitos.
designar as tarefas de cada equipe.
estabelecer objetivos por projeto.
adotar ações corretivas para resultados não atingidos.
mensurar resultados parciais.
O arranjo das pessoas, dos recursos e das tarefas em uma organização é atividade típica da função administrativa de direção.
Certo
Errado
O Planejamento faz parte das funções administrativas (Planejar, Organizar, Direcionar e Controlar). Pode-se dizer que o Planejamento é executado no presente e seu resultado é focado no futuro. E isso requer um prazo para que seja colocado em prática pois, com isso, busca-se realizar o que foi planejado obtendo resultados esperados no futuro.
https://administradores.com.br/artigos/planejamento-conceito-e-tipos
Neste sentido, o Auxiliar Administrativo deve:
ser inflexível no momento de fazer as mudanças.
fazer somente o planejamento diário.
criar metas, porém sem buscar condições adequadas para que elas sejam realizadas.
deixar de prever possíveis imprevistos.
possuir equilíbrio e pulso firme na hora de planejar mostrando confiabilidade a seus colaboradores.
A direção, terceira função do processo administrativo, é a responsável por monitorar as atividades executadas no âmbito organizacional e fazer as devidas correções, visando ao alcance dos objetivos previamente estabelecidos.
Certo
Errado
Suponha que um administrador que trabalha no ITEP precisa motivar os membros de sua equipe de trabalho para a realização de seus objetivos organizacionais. Quais são os elementos-chave que ele precisa utilizar para motivar sua equipe visando alcançar os objetivos?
Remuneração, premiação e incentivos.
Individualidade, coletividade e participação.
Convencimento, adesão e atuação.
Intensidade, direção e persistência.
Cooperação, satisfação e trabalho.
Assinale a alternativa que melhor preenche a lacuna.
No estilo de liderança _______________ o líder impõe aos subordinados o que deve ser feito sem dar a eles a possibilidade de participação no processo decisório.
Participativa.
Laissez-faire.
Democrática.
Autocrática.
De acordo com Chiavenato (2014), a Administração é a ciência social voltada para as práticas administrativas de uma organização, ou seja, o gerenciamento de recursos materiais, financeiros, patrimoniais e humanos para atingir os objetivos almejados. A função administrativa cuja finalidade é conduzir os funcionários visando à adequada execução dos trabalhos, de maneira que os objetivos da organização possam ser atingidos, é:
Coordenação.
Organização.
Direção.
Estratégia.
Controle.
A função de direção trata da dinamização e da complementação daquilo que foi determinado na função de organização, por meio de orientação aos empregados.
Certo
Errado
De acordo com Minicucci (2001), grande parte do nosso trabalho é feita por meio do contato com os outros, quer como indivíduos, quer como grupo. Ao encontro dessa temática, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o conceito à sua explicação:
Primeira coluna: conceito
1- Estereótipo social
2- Percepção social
3- Sensitividade social
Segunda coluna: explicação
( ) Maneira pela qual as pessoas formam impressões e, espera-se que se compreendam mutuamente.
( ) Conhecimentos relativamente simples e sem análise de certos grupos sociais que cegam o indivíduo que observa.
( ) Extensão com a qual conseguimos compreender realmente os outros.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
3 – 2 – 1
1 – 3 – 2
2 – 1 – 3
3 – 1 – 2
2 – 3 – 1
Com base em Chiavenato (2020), analise as seguintes assertivas:
As assertivas acima estão se referindo ao:
Coaching.
Benchmarking.
Facilities management.
Outplacement.
Franchising.
A função de direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os funcionários da empresa, de modo a fazer as coisas acontecerem.
Certo
Errado
Carlos é um profissional recém promovido a um cargo de gestão. Em sua visão, para obter bons resultados, sua nova posição apenas contempla atividades direcionadas à definição de metas e objetivos a serem atingidos e, posteriormente, avaliar o desempenho da equipe para executar ações corretivas. Podemos notar que algumas das funções básicas da Administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle) não estão sendo executadas nesta gestão, sendo elas:
Direção e Controle.
Organização e Direção.
Planejamento e Controle.
Organização e Controle.
Em relação às funções administrativas, avalie as seguintes afirmações:
I- O controle consiste na operacionalização do trabalho manual a ser realizado.
II- As funções administrativas básicas são: planejamento, organização, direção e controle.
III- As funções administrativas são a base de atuação do administrador nas organizações.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.