

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa correta, no âmbito da temática de grupos e equipes de trabalho.
A equipe é um conjunto de pessoas que interage essencialmente para compartilhar informações e tomar decisões.
O grupo é um conjunto de pessoas com habilidades e competências suplementares que buscam atingir um propósito comum, e pelo qual se consideram coletivamente responsáveis.
O grupo informal é o principal instrumento de trabalho do administrador em qualquer nível organizacional em que se encontre.
Um grupo é muito mais do que uma simples equipe por causa de dois aspectos: compromisso e engajamento em relação ao objetivo a ser alcançado.
Comunicação aberta e intensa, colaboração e ajuda mútua, são características presentes em uma equipe de elevado desempenho.
O fator de produção é o fator relacionado à avaliação e ao teste de aplicabilidade de novas abordagens.
Certo
Errado
À medida que as organizações decidem apostar em equipes multiculturais e políticas de pluralidade, essa demanda tende a onerar sua folha de pagamento.
Certo
Errado
Avalie, com base em estudos referentes a grupos e equipes, se são características particulares e necessárias das equipes:
I. Desenvolvimento sinergético neutro.
II. Junção de habilidades complementares.
III. Ênfase em objetivos individuais.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II.
II e III.
Um supervisor percebeu que uma pessoa de sua equipe não estava tendo suas necessidades atendidas pelo trabalho, encontrando-se frustrada. Como consequência da frustração, esse funcionário apresentou o comportamento de buscar atividade ou recompensa alternativa.
Essa consequência da frustração denomina-se
agressão.
fuga.
resignação.
retroalimentação.
sinergia.
O fator organização é relacionado à conclusão e à entrega de resultados.
Certo
Errado
Em uma equipe que tem uma liderança autocrática, o líder
tem participação mínima nas decisões.
discute com o grupo, mas o grupo decide.
orienta as decisões do grupo, mas não se impõe.
manifesta-se apenas quando é solicitado.
decide e estabelece as regras com base em seu próprio julgamento.
Equipes bem formadas e eficientes são fundamentais para o bom desempenho de uma organização. O ciclo de vida de uma equipe é composto pela formação, pela confusão, pela normatização e pelo desempenho.
Certo
Errado
O objetivo de uma equipe deve ser definido por meio da missão da empresa.
Certo
Errado
Considerando os tipos de equipe no contexto organizacional faça a correlação das colunas abaixo.
l. Equipes auto gerenciadas
ll. Equipes multifuncionais
III. Equipes virtuais
( ) | São formadas por indivíduos do mesmo nível hierárquico, de setores diferentes, que interagem e atuam em função de um objetivo em comum. |
( ) | Utilizam para a interação de seus membros discursos nas novas tecnologias de comunicação. |
( ) | Não somente apresentam soluções para os problemas e desafios do ambiente de trabalho como podem implementa-las. |
.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
ll, Ill, l.
l, ll, Ill
ll , l, III
III, l, ll
l, Ill, ll
Assinale a alternativa que apresenta qual a importância da equipe para o contexto organizacional.
Fundamental para o desenvolvimento profissional de cada indivíduo
O trabalho em equipe cria oportunidades de exercê-la com cooperação, comprometimento e aprendizagem
Fundamental para que as organizações tenham sucesso e alcance todos seus objetivos
Fundamental para criar oportunidades de sucesso do indivíduo
Fundamental para se obter sucesso na carreira profissional
Um dos maiores desafios do trabalho em equipe é a superação das tendências individualistas de seus membros. Por isso, para que um grupo se transforme em uma equipe, é necessária a definição da contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais, por meio de atitudes colaborativas dos membros.
Certo
Errado
Uma das características desejável em uma equipe de trabalho é a multifuncionalidade, o que significa dizer que a equipe de trabalho
tem objetivos claros e bem definidos.
funciona melhor se for proprietária de seus próprios recursos.
compartilha suas ideias com outras equipes.
combina vários tipos de especialidades e apresenta diversidade.
está concentrada em um único local, compartilhando todos os recursos.
Observe a imagem a seguir:

A Gerência de Recursos Humanos da organização acima representada enviou um memorando com um pedido de trabalho para a Gerência de Infraestrutura, que por sua vez atendeu prontamente o que foi solicitado. Nesta situação é evidente que:
Existe unidade de comando e a comunicação é descente.
Inexiste unidade de comando e a comunicação é lateral.
Existe unidade de comando e a comunicação é ascendente.
Inexiste unidade de comando e a comunicação é ascendente.
Stephen P. Robbins (Comportamento Organizacional, 2005) afirma que uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. O resultado desse esforço é um desempenho maior do que a soma das contribuições individuais e isso explica por que tantas organizações recentemente reestruturaram seus processos de trabalho em torno de equipes.
Em uma organização, as quatro formas mais comuns de equipes são:
Equipes de solução de problemas, equipes gerenciadas, equipes multifuncionais e equipes virtuais.
Equipes de trabalho, equipes gerenciadas, equipes multifuncionais e equipes de sinergia.
Equipes de solução de problemas, equipes autogerenciadas, equipes de sinergia e equipes de trabalho.
Equipes de solução de problemas, equipes autogerenciadas, equipes multifuncionais e equipes virtuais.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o papel da equipe diretiva e técnica diante do objetivo de formular, planejar, analisar e executar projetos estratégicos.
( ) Os planejadores precisam confiar no grupo, superar o controle, a vigilância, como se os demais participantes fossem irresponsáveis.
( ) É tarefa intransferível da equipe diretiva e técnica comprometer-se com a melhoria das condições objetivas de trabalho dos
profissionais envolvidos.
( ) A busca de coerência entre o que a equipe diretiva técnica prega e faz é uma realidade que facilita o trabalho de implantação/implementação de projetos.
( ) A implantação de projetos “de cima para baixo”, por imposição de alguns planejadores, é fundamental para que o espaço do debate, do confronto de ideias, de posições de cooperação e de decisões coletivas surja.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
F, V, V, V.
F, F, V, F.
V, V, V, F.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
A formação de equipes é apresentada como uma forte tendência no mercado de trabalho já que os líderes buscam equipes proativas e que sejam capazes de trabalhar de maneira autônoma. Independente do tipo de trabalho que as equipes desenvolvem, seu gestor deve ter alguns cuidados e a equipe de RH deve auxiliar, neste sentido o trabalho em equipe exige:
Habilidade gerencial.
Motivar equipe.
Modelar trabalho.
Dinâmica de grupo.
Retroação.
No que diz respeito à gestão de equipes, analise as proposições abaixo.
I. Uma das formas de influenciar positivamente a coesão da equipe é assegurar que todos os membros da equipe têm voz ativa na definição dos objetivos organizacionais.
II. Se na equipe um membro é negligente, todos os membros da equipe são responsáveis e são afetados pelos resultados.
III. Uma equipe, antes de Iniciar os seus trabalhos, deve planejar e organizar a sua atividade, a fim de que todos os seus membros compreendam os seus papéis e compreendam a forma como podem contribuir para atingir os objetivos da equipe.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
l e II, apenas.
Como explicita Moscovici (2003, p. 5), “A maioria dos especialistas indica, nos mais recentes livros de administração e gerência, que o futuro pertence a organizações baseadas em equipes. [...] Como distinguir entre grupos e equipes?”
NÃO se pode considerar que um grupo se transformou em uma equipe quando
há investimento constante no próprio crescimento e desenvolvimento do coletivo.
existe uma ampla compreensão dos objetivos e as pessoas se engajam para alcançá-los conjuntamente.
a disponibilidade de assumir riscos é baixa na medida em que o nível de confiança entre os membros não é suficiente.
a comunicação entre os membros é aberta a ponto de as posições divergentes serem estimuladas e respeitadas.
há a realização periódica de autoavaliação do próprio modo de funcionamento a fim de resolver possíveis problemas que afetam o coletivo.
O fator promoção é o fator relacionado à avaliação e ao teste de aplicabilidade de novas abordagens.
Certo
Errado