

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A gestão de qualidade de uma organização consiste no conjunto de atividades que a dirigem e controlam, englobando o planejamento, o controle, a garantia e a melhoria da qualidade da gestão.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas é membro fundador da Organização Internacional de Normalização (ISO), sendo a responsável, no Brasil, por prestar consultoria de implantação da ISO e por certificar as empresas.
A gestão pela qualidade pode implicar a formalização de um modelo que releve as características próprias da unidade de informação, em dimensões distintas, relacionadas às qualidades técnica, funcional, física, corporativa e interativa.
Dessas qualidades, a qualidade corporativa é aquela relacionada à(ao)
Acerca da gestão da qualidade, assinale a opção correta.
De acordo com o conceito de qualidade total proposto por Ansoff, o departamento de qualidade da organização é responsável por assegurar a conformidade dos produtos e serviços.
De acordo com Deming, para a promoção da qualidade, é essencial a criação de slogans e metas para os colaboradores em que sejam estabelecidos níveis mais altos de produtividade e a não existência de defeitos.
Os princípios elencados por Deming incluem a elevação do nível de inspeção em massa da produção para auxiliar os mecanismos de controle de qualidade.
O método de administração da qualidade de Deming estimula um relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e confiança com um número reduzido de fornecedores.
O controle estatístico é um mecanismo que garante a qualidade dos produtos e serviços inspecionados.
O objetivo de qualquer atendimento é assistir o cliente, de modo que suas necessidades sejam atendidas.
O ciclo de Shewhart ou Deming, clássica ferramenta da escola da qualidade, proporciona ao programa de qualidade uma metodologia de caráter pontual sobre as atividades de planejamento, execução, checagem e correção.
A inspeção, uma das etapas do controle de qualidade, tem por finalidade melhorar o nível de confiabilidade da qualidade do produto, visto que, por meio desse procedimento, se previnem defeitos do produto, garantindo-se a produção de bens e serviços satisfatórios.
O planejamento e o controle da qualidade podem ser divididos em passos sequenciais.
Qual das atividades a seguir é a que melhor se enquadra como o primeiro processo, ou passo, do planejamento e controle da qualidade?
Definir as características de qualidade do produto ou serviço.
Diagnosticar as causas de má qualidade do produto ou serviço.
Estabelecer um fluxograma do processo de qualidade adotado.
Desenvolver melhoramentos no projeto do produto ou serviço.
Avaliar o histograma resultante dos testes realizados.
A observação direta do produto ou serviço ao final do processo produtivo, a inspeção com base em amostras e o surgimento dos departamentos de qualidade são as principais características da era da qualidade total.
Se todos os pontos de um gráfico de controle estiverem entre os limites superior e inferior de controle, o processo deverá ser considerado sob controle.
O controle de qualidade, cuja finalidade é garantir o atendimento das especificações do produto, contribui para a melhoria dos processos, proporcionando melhor economia, eficiência e produtividade.
Na gestão da qualidade, o fato de um cliente entrar em contato em qualquer momento com aspectos da organização e favorecer a capacidade de produzir uma imagem sobre a qualidade dos serviços está relacionado ao conceito de:
ciclos dos serviços
horas da verdade
atributos da qualidade
mapeamentos de interações
indicadores de desempenho
Pode-se definir qualidade como perfeição técnica, adequação ao uso e conformidade com as especificações, além do atendimento às necessidades e da satisfação do cliente.
Para a implantação da gestão da qualidade nas organizações existem técnicas que são utilizadas e que favorecem o desenvolvimento das ações de gestão da qualidade. Dentre as descrições de técnicas de gestão da qualidade, aponte a associada à técnica de grupo nominal.
Procedimento de tomada de decisão com base no consenso para estabelecimento de prioridades.
Procedimento de coleta de dados que incrementam o conhecimento e a experiência de outros funcionários.
Mapa conceitual que dá significado às ideias durante processo de planejamento e comunicação interfuncional.
Processo de auxílio na seleção de oportunidades de melhoria em função de impactos financeiros positivos.
Considerando os objetivos esperados pela implantação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), é INCORRETO esperar
universalização do acesso à moradia, ampliando o estoque de moradias e melhorando as existentes.
estímulo ao interrelacionamento entre agentes do setor.
coleta e disponibilidade de informações no setor e no Programa.
melhoria da qualidade das habitações, apesar do aumento dos custos finais da obra.
Toda a documentação que compõe o sistema da qualidade de uma empresa serve essencialmente para
promover o aperfeiçoamento da estrutura de elaboração e difusão de normas técnicas, dos códigos de práticas e dos códigos de edificações.
obter a qualidade requerida do produto, apoiar a avaliação de sistemas da qualidade e assegurar melhoria da qualidade.
apoiar a introdução de inovações tecnológicas e fomentar a garantia da qualidade de materiais.
estruturar e animar a criação de programas específicos, visando à formação e requalificação de mão de obra, em todos os níveis.
A padronização de processos se constitui como requisito para a obtenção de certificação de qualidade. Atualmente, as consultorias organizacionais, ao contrário da abordagem tradicional, enfocam a questão com base nos métodos de qualidade. Assinale a opção alinhada com a abordagem tradicional de se encarar o gerenciamento de processos.
O resultado depende das várias pessoas que atuam nas etapas do processo.
O resultado depende da pessoa que executa a última etapa do processo.
O resultado do trabalho depende de inúmeros fatores.
O padrão pode ser redefinido pelos envolvidos no processo.
O resultado do trabalho é o efeito de um processo.
A qualidade é sinônimo de excelência absoluta e universalmente reconhecível segundo a abordagem transcendental da qualidade.
Um restaurante preparou um conjunto de receitas na forma de processos de produção de pratos. Analisando o resultado de um dia de trabalho, o dono do restaurante chegou às seguintes conclusões:
• enquanto ele esperava atender 200 clientes por hora, atendeu apenas 190.
• de cada 1 kg de carne que ele planejou usar, 100 g foram jogados fora durante os cortes.
Com esses dados, o dono do restaurante calculou que a eficácia e a eficiência de seu processo foram, respectivamente,