Questões de Concurso sobre Motivação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.142 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Se comparado com as normas, os sentimentos e a segurança do grupo, o dinheiro é um fator menor na determinação de resultados.


C

Certo


E

Errado

A gestão do desempenho surge como um conceito alternativo às técnicas tradicionalmente aplicadas para avaliação. O termo gestão dá, ao mecanismo de avaliação, a conotação de um processo que envolve atividades de planejamento, de acompanhamento e de avaliação propriamente dita.


C

Certo


E

Errado

Acerca de avaliação e gestão do desempenho, analise as afirmativas abaixo:


I. São métodos de avaliação do desempenho: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo, incidentes críticos e listas de verificação.

II. A avaliação de desempenho por escalas gráficas possui algumas vantagens, dentre elas, apresentar uma visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos e proporcionar a comparação dos resultados de vários funcionários.

III. O método listas de verificação é baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas as afirmativas I e III estão corretas


B

Apenas a afirmativa II e III estão corretas


C

Apenas as afirmativas I e II estão corretas


D

As afirmativas I, II e III estão corretas

Na pirâmide das necessidades humanas proposta por Maslow aquela que ocupa o nível mais elevado onde o indivíduo realiza seu próprio potencial incluindo-se o trabalho criativo desafiante e a participação no processo decisório é a:


A

Necessidade de estima.


B

Necessidade de autorrealização.


C

Necessidade primária.


D

Necessidade de segurança.

A teoria da hierarquia de necessidades baseia-se em alguns aspectos. Assinale o item que apresenta de forma correta um desses aspectos.


A

Cada pessoa possui uma única motivação.


B

Ainda que um nível inferior de necessidade não esteja satisfeito, níveis mais elevados surgirão.


C

Todas as pessoas chegam ao topo da pirâmide, assim satisfazendo plenamente suas necessidades.


D

A frustração da satisfação de certas necessidades passa a ser considerada ameaça psicológica.

(CONCURSO CRATO/2021) Sobre o Modelo de Cinco Fatores de Personalidade, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Indivíduos com altos níveis de agradabilidade tendem a demonstrar comportamentos mais empáticos e tolerantes.


B

Indivíduos com altos níveis de neuroticismo apresentam uma inclinação a lidar com situações estressoras de forma mais saudável e adaptativa.


C

Indivíduos com baixos níveis de extroversão demonstram uma propensão ao retraimento e evitação de situações de interação com outras pessoas.


D

Indivíduos com altos níveis de conscienciosidade tendem a apresentar comportamentos mais prudentes e ponderados.


E

Indivíduos com altos níveis de abertura para experiências demonstram inclinação a ser mais criativos e curiosos.

Relacione as colunas, considerando algumas das principais conclusões obtidas através da Experiência de Hawthorne, e assinale a alternativa com a sequência correta.


1 – As pessoas são motivadas pela necessidade de “reconhecimento”, de “aprovação social” e “participação” nas atividades dos grupos sociais onde convivem.

2 – Elementos emocionais, não planejados e mesmo irracionais do comportamento humano merecem atenção especial da Teoria das Relações Humanas.

3 – Cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantém contatos e é igualmente influenciada.

4 – A capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido.

( ) Relações Humanas

( ) Recompensa e Sanções Sociais

( ) Ênfase nos Aspectos Emocionais

( ) Nível de Produção é Resultante da Integração Social.


A

3 - 1 - 2 - 4


B

2 - 4 - 1 - 3


C

4 - 2 - 3 - 1


D

1 - 3 - 4 - 2

As Teorias de Motivação, via de regra, foram desenvolvidas com a finalidade de aumentar a produtividade dos colaboradores no ambiente organizacional. Apesar de objetivos semelhantes, cada teoria parte de premissas diferentes e utiliza métodos diversos para chegar a esse resultado.


Sabendo disso, sobre a Teoria da Autoeficácia, assinale a afirmativa correta.


A

Preconiza que quanto mais um funcionário acredita na sua capacidade de realização de determinada tarefa, mais ele tende a ficar motivado.


B

Acredita que a utilização de mecanismos intrínsecos de motivação possui um impacto mais evidente nos resultados, caso não sejam misturadas com os extrínsecos.


C

Interpreta o funcionário como um indivíduo determinado, que tende a evoluir quando assume novas responsabilidades e se depara com desafios.


D

Leva em consideração as diferenças individuais para desenvolver planos de ação com uma perspectiva hierárquica das necessidades a serem enfrentadas.


E

Assume que os funcionários estão sempre realizando comparações para avaliar a proporcionalidade das contribuições em relação às tarefas demandadas.

Do ponto de vista individual, a motivação consiste na busca pela satisfação de necessidades. Considerando-se a hierarquia de necessidades típica dos seres humanos, é correto afirmar que necessidades


A

de autorrealização são secundárias em relação às fisiológicas.


B

fisiológicas são secundárias em relação às de estima.


C

sociais são prioritárias em relação às fisiológicas.


D

de autorrealização são prioritárias em relação às sociais.


E

de estima são prioritárias em relação às de segurança.

De acordo com o proposto pela Teoria dos Dois Fatores, é correto afirmar que


A

os fatores motivacionais reduzem a insatisfação.


B

a ausência de atendimento a fatores higiênicos gera insatisfação.


C

os fatores higiênicos geram satisfação.


D

a ausência dos fatores motivacionais gera insatisfação.


E

os fatores motivacionais garantem a não-insatisfação.

Segundo Chiavenato (2020), a motivação é a tensão persistente que leva o individuo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades. Assim, assinale a opção que apresenta as etapas do ciclo motivacional, resultando em satisfação da necessidade.


A

Tranquilidade; estímulo ou incentivo; necessidade; tensão; comportamento; e compensação.


B

Homeostase; estimulo ou incentivo; necessidade, tensão; comportamento ou ação; e barreira.


C

Equilíbrio; estímulo ou incentivo; desejo; tensão; comportamento ou ação; e frustração.


D

Equilíbrio; estimulo ou incentivo; necessidade; tensão; comportamento ou ação; e satisfação.


E

Tranquilidade; recompensa percebida; boa vontade; euforia; atitude; e prazer.

Um país, com necessidade urgente de aumentar os estoques dos bancos de sangue, institui uma remuneração para cada bolsa de sangue doada pelos cidadãos. Entretanto, em vez dessa nova política funcionar como um incentivo para o aumento de doações, ocorre justamente o contrário do planejado, e o número de doadores diminui ainda mais.


A teoria que se mostra adequada para explicar o ocorrido na situação apresentada, é conhecida por


A

Teoria do comportamento de manada.


B

Teoria da matriz de sentimentos.


C

Teoria da avaliação cognitiva.


D

Teoria da causalidade limitada.


E

Teoria do caráter seletivo.

Promover a motivação das pessoas que atuam nas organizações nem sempre é uma atividade trivial, tendo sido, por isso, objeto de diversos estudos por especialistas.

Assinale a opção que se relaciona corretamente com a teoria motivacional dos dois fatores, de Frederick Herzberg.


A

A satisfação das necessidades dos empregados deve ser realizada respeitando a hierarquia.


B

Os comportamentos desejáveis devem ser incentivados por meio de reforços positivos.


C

O grau de atividade da valência é responsável por propiciar ou não a expectativa.


D

Os elementos higiênicos são responsáveis por evitar a insatisfação.


E

A comparação com os pares é a base para a análise de compatibilidade entre os esforços e as retribuições.

De acordo com Peter Senge, autor do livro A Quinta Disciplina, cabe aos gestores estimular e orientar a mudança para criar as organizações que aprendem. Para isso, defende a existência de cinco disciplinas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente tais disciplinas.


A

Modelos mentais, domínio pessoal, pensamento sistêmico, visão compartilhada, aprendizagem em equipe.


B

Domínio interpessoal, visão de futuro, pensamento racional, autoconhecimento, modelos de compartilhamento.


C

Sistemas de comunicação, interesses ocultos, foco nas experiências passadas, aprendizagem individualizada, padrões cognitivos.


D

Criatividade organizacional, gestão da documentação, compartilhamento da informação, cadeia de comando, divisão funcional do trabalho.


E

Estruturas organizacionais, integração de objetivos, domínio conceitual, comprometimento e autocontrole, relações humanas.

Sabe-se que a Pirâmide de Maslow, também conhecida como Teoria das Necessidades Humanas, consiste em um modelo de ferramenta que auxilia a entender o momento em que seu colaborador se encontra, baseado na ideia de que as pessoas possuem necessidades diferentes, umas mais básicas e prioritárias do que outras. Sendo assim, assinale a alternativa que contém a ordem correta das 5 fases/etapas da pirâmide estabelecida por Maslow, considerando da base ao topo.


A

Realização Pessoal, Estima, Amor/Relacionamento, Segurança. Fisiológicas.


B

Fisiológicas, Segurança, Amor/Relacionamento, Estima, Realização Pessoal.


C

Amor/Relacionamento, Realização Pessoal, Fisiológicas, Estima, Segurança.


D

Amor/Relacionamento, Fisiológicas, Estima, Segurança, Realização Pessoal.

A cultura da empresa e a sua realidade influenciará a metodologia da avaliação aplicada a seus colaboradores.


C

Certo


E

Errado

Dentro da hierarquia das necessidades de Maslow, é correto afirmar que


A

as necessidades sociais estão relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia.


B

as necessidades de autorrealização constituem o nível mais inferior das necessidades humanas.


C

a necessidade de associação e participação estão entre as necessidades sociais.


D

necessidades de segurança são as mais elevadas e estão no topo da hierarquia.

A alternativa que NÃO apresenta um Sistemas de Medição de Desempenho Organizacional – SMDO é:


A

PMQ – Performance Measure Questionnaire; e SMART – Strategic Measurement and Reporting Technique.


B

MQMD – Modelo Quantum de Medição de Desempenho; e SCD – Sete Critérios de Desempenho.


C

BSC – Balanced Scorecard; e IDPMSa – Integrated and Dynamic Performance Measurement System.


D

IDPMSb – Integrated and Dynamic Performance Measurement System; e PP – Performance Prism.


E

SMDG – Sistema de Medição do Desempenho Global; B2B- Business to Business.

De acordo com Maximiano (2000), a palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano. Portanto motivação pode ser definida como:


A

Fator psicológico, consciente, que predispõe o indivíduo a efetuar certas ações ou a tender para certos objetivos.


B

Um motivo que leva a ação é tudo aquilo que leva a pessoa a determinado comportamento.


C

Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano.


D

Sutilezas e complexidades que não podem ser desprezadas.

   
Gerar simulado