

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A EcoConstruções LTDA. é uma empresa de médio porte, sediada no Distrito Federal (região central do Brasil), cuja missão é “oferecer soluções em materiais de construções alinhado com o conceito de sustentabilidade”, e assim foca sua produção na reciclagem de materiais de construção (processamento de resíduos da construção civil), de forma ambientalmente correta. O Diretor Geral deseja fazer uma expansão da empresa. Considerando as ações realizadas nesse seu intuito, associe as colunas e marque a opção cuja correspondência apresente o maior teor de características, de acordo com o processo decisório.
A - Implementar de imediato as decisões da diretoria, produtos das conclusões comuns dos diversos diretores. | 1 - Decisão lógica. |
B - Manter as ações de captação de clientes já existentes, aumentando o contingente de pessoas envolvidas no processo. | 2 - Decisão criativa. |
C - Reunir antigos investidores da empresa com o objetivo de gerar ideias coletivas a partir de ideias individuais. | 3 - Decisão grupal. |
D - Firmar parcerias de longo prazo com outras empresas/ organizações, efetuando trocas dinâmicas de produtos e serviços oferecidos por elas, frutos de um pensamento sistêmico e proativo. |
A3, B1, C3, D2.
A1, B2, C2, D3.
A3, B3, C3, D1.
A2, B3, C3, D1.
A2, B1, C2, D3.
As decisões do tipo não programadas ou descritivas são aquelas preparadas uma a uma para tratar de problemas que não foram resolvidos mediante a aplicação de soluções padronizadas.
O modelo de tomada de decisões pode especificar etapas diferentes e, de acordo com cada pesquisador, costumam sobrepor-se bastante. Assinale a única opção que não representa uma etapa de tomada de decisão.
Esclarecer suas incertezas.
Criar alternativas.
Identificar os critérios.
Considerar decisões interligadas.
Escolher a alternativa racional.
A tomada de decisão compreende a escolha das alternativas mais favoráveis para a organização, com vistas ao atendimento das necessidades institucionais a curto, médio ou longo prazo.
Os atores influenciam o processo decisório de acordo com o sistema de valores que representam, bem como por meio das relações que estabelecem entre si.
A diretoria do Banco ABC tem tentado ampliar suas atividades de “linha de frente” (front office), aumentando o contato dos clientes com suas atividades bancárias. Uma vantagem para o Banco, dentre outras, advinda dessa decisão, é
a proposta de relacionamento menos próximo.
a liberação de tempo do front office para um relacionamento de melhor qualidade.
o menor conhecimento técnico exigido dos colaboradores.
a imagem de serviço personalizado e customizado.
a menor possibilidade de venda cruzada.
O processo de decisão fundado na heurística da disponibilidade ocorre quando os consumidores baseiam suas previsões na rapidez com que determinado exemplo de resultado vem à memória, ou seja, se esse exemplo é lembrado com muita facilidade, os consumidores podem superestimar sua probabilidade de ocorrência.
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original.
A presença de um ombudsman representante de cliente nos momentos decisórios sinaliza tanto o compromisso da empresa em aceitar a participação desse cliente como o acolhimento, a análise e a incorporação das reivindicações do cliente pela empresa.
Ao encontrar oportunidades nos negócios, as organizações devem tomar suas decisões com base nas informações disponíveis no momento e em tempo razoável, dadas as pressões inerentes ao mercado. Entretanto, ideias novas surgidas e avaliadas após a tomada de decisões podem modificá-las, o que evidencia a limitação do controle interno.
O processo racional de tomada de decisão pressupõe que o agente tenha conhecimento absoluto de todas as opções disponíveis para a ação.
A maioria das decisões organizacionais é tomada por meio de informações limitadas, o que satisfaz as primeiras soluções circunstancialmente aceitáveis para os problemas.
Certo
Errado
Tomar decisões é a essência do trabalho do administrador.
treinador.
negociador.
empreendedor.
administrador de recursos.
Julgue se os itens a seguir são verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a opção correta.
() Percepções de risco muitas vezes são interpretadas pelos tomadores de decisão como falhas, resultando em mau direcionamento dos esforços de redução de risco.
() Intuições sobre riscos rotineiros se desviam da racionalidade e podem levar o tomador de decisão a avaliar incorretamente a natureza da incerteza.
() Aceitar a incerteza e não pensar sistematicamente em ambientes arriscados ajuda na tomada de decisão.
() Entender os vieses motivacionais pode melhorar as decisões.
() É comum na tomada de decisão indivíduos fazerem premissas falsas sobre problemas, acarretando decisões ineficientes e viesadas.
V, V, V, V, V
F, V, V, V, F
V, V, F, V, V
F, F, V, V, F
F, V, F, F, V
Organizar é o processo de dispor de qualquer coleção de recursos (ou conjunto de partes) em uma estrutura, classificação ou ordem. Um conjunto de partes ordenadas ou classificadas é um conjunto organizado. O processo de organização compreende algumas etapas ou decisões principais. Leia abaixo algumas destas etapas dentro deste processo, e assinale a alternativa incorreta:
Desenhar a estrutura organizacional.
Adotar, preferencialmente em relação aos demais, o critério de departamentalização geográfica.
Dividir o trabalho de acordo com os critérios mais apropriados para a realização dos objetivos.
Definir as responsabilidades pela realização do trabalho, e os níveis de autoridade.
De acordo com o modelo racional, um dos fatores que afeta a tomada de decisão é a limitação cognitiva do agente, levando-o a tomar decisões satisfatórias, e não ótimas.
Um dos principais objetivos do processo decisório é incrementar constantemente a base de decisões programadas das organizações para economizar tempo e energia intelectual e evitar o desgaste de resolver problemas que já contam com solução definida.