Questões de Concurso sobre Protocolo e o ciclo vital dos documentos - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Protocolo e o ciclo vital dos documentos

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
449 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em uma unidade da Administração Municipal, o

protocolo recebeu uma correspondência oficial contendo requerimento, documentos comprobatórios e referência a expediente anteriormente apresentado pelo mesmo interessado. Após a conferência inicial, o documento foi registrado no sistema e encaminhado à unidade responsável pela matéria. Durante a análise preliminar, verificou-se que o conteúdo exigia a formação de processo administrativo e que havia documentos de natureza semelhante já vinculados a outro expediente.

Na conferência do fluxo, constatou-se ainda que a movimentação realizada entre as unidades não havia sido atualizada no sistema de controle e que a correspondência destinada a outro órgão permanecia registrada como se ainda estivesse pendente de expedição.

Considerando as atividades de protocolo e a necessidade de assegurar a identificação, o controle, a rastreabilidade e a adequada tramitação dos documentos administrativos, assinale a alternativa correta.


A

Deve-se autuar o expediente que requer formação de processo, classificá-lo conforme o instrumento adotado, verificar eventual vinculação com documentos anteriores e regularizar os registros de tramitação e expedição.


B

Deve-se manter o expediente como documento avulso até o encerramento da análise, para classificá-lo posteriormente e registrar as movimentações somente após a definição do encaminhamento administrativo.


C

Deve-se considerar a distribuição suficiente para o controle da movimentação, manter os registros existentes e providenciar a atualização do sistema apenas após a conclusão do processo administrativo.


D

Deve-se reunir os documentos de conteúdo semelhante em um único processo, pois assim será possível revisar os registros existentes, atualizar a tramitação e manter os expedientes sob o mesmo controle administrativo.

Um cidadão encaminhou, por meio do protocolo, alguns documentos a uma entidade pública. A atividade de protocolo de um órgão público é aplicada aos documentos de valor


A

corrente, intermediário e permanente.


B

corrente e permanente, apenas.


C

intermediário e permanente, apenas.


D

intermediário, apenas.


E

corrente, apenas.

O protocolo e o registro sistemático de documentos, embora facilitem o controle inicial de entrada e de saída de correspondências, tornam os fluxos administrativos mais burocráticos e lentos, reduzindo a agilidade na tramitação de processos e dificultando a rastreabilidade de informações devido ao excesso de registros e de carimbos exigidos.


C

Certo


E

Errado

O protocolo de determinado órgão ou entidade da administração pública, que adote sistema informatizado de gestão de documentos, ao receber mídia removível acompanhando documento, deverá


A

devolver a mídia removível e o documento ao remetente.


B

manter a mídia removível junto ao documento para envio ao destinatário.


C

imprimir, sempre que possível, o conteúdo da mídia e encaminhar ao destinatário.


D

inserir os documentos digitais no sistema e, por meio deste, os enviar ao destinatário.


E

manter a mídia removível para consulta no protocolo e enviar o documento que a acompanha ao destinatário.

Em um órgão público municipal, o assistente administrativo responsável pelo setor de protocolo recebeu diversos documentos encaminhados por diferentes departamentos. Entre eles, havia requerimentos de cidadãos, memorandos internos e processos administrativos já concluídos.

Durante o trabalho, o servidor precisou registrar a entrada dos documentos no sistema, encaminhá-los aos setores competentes e verificar, conforme a tabela de temporalidade documental, quais processos já poderiam ser transferidos para o arquivo intermediário ou eliminados após o prazo legal de guarda.


Considerando as noções de protocolo, controle e fluxo documental, bem como a finalidade da tabela de temporalidade documental, assinale a alternativa correta.


A

A tabela de temporalidade documental estabelece apenas a ordem em que os documentos devem ser distribuídos entre os setores da administração pública.


B

O protocolo tem como função principal apenas arquivar documentos recebidos, sendo dispensável o registro formal da entrada e saída de documentos no órgão.


C

O controle e o fluxo documental correspondem ao acompanhamento da circulação dos documentos dentro da instituição, desde o registro no protocolo até seu arquivamento ou destinação final.


D

Documentos administrativos podem ser eliminados a qualquer momento pelo setor responsável, desde que não estejam mais em uso no órgão.

Durante o recebimento de expediente encaminhado por órgão externo, a unidade de protocolo realizou procedimentos destinados à formalização da entrada do documento e ao controle de sua tramitação no âmbito institucional. À luz das atividades próprias do protocolo, assinale a alternativa correta.


A

O protocolo é um procedimento facultativo, utilizado apenas quando houver determinação expressa da autoridade competente.


B

O protocolo possui como finalidade exclusiva o arquivamento permanente dos documentos recebidos.


C

No âmbito do protocolo são realizadas atividades de recebimento, registro, classificação, distribuição, controle e movimentação de documentos.


D

O protocolo é uma atividade exercida apenas para os arquivos permanentes.


E

O protocolo destina-se exclusivamente à eliminação documental.

O protocolo administrativo apresenta regras para o recebimento de documentos e processos. Analise as afirmativas a seguir sobre o protocolo de recebimento e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. Para o recebimento de documento/processo, o usuário deve conferir fisicamente as informações do documento/processo como, por exemplo, número de páginas e destinatário.

II. Ao receber o documento/processo de origem externa, a unidade deve proceder à abertura do envelope e observar se está assinado pelo próprio remetente, por seu representante legal ou procurador, caso em que o instrumento de procuração deverá ser enviado em até 45 dias por e-mail.

III. O recebimento de documento/processo deverá ser precedido de conferência minuciosa de sua integridade apenas quando for documento físico, visto que o documento digital já dispõe de ferramentas de proteção.

IV. Ao receber o documento/processo de origem externa, a unidade deve proceder à abertura do envelope e observar se está acompanhado dos respectivos anexos, se for o caso.


A

I, II, III e IV estão corretas.


B

Apenas I, II e III estão corretas.


C

Apenas II e III estão corretas.


D

Apenas I e III estão corretas.


E

Apenas I e IV estão corretas.

QUESTÃO 36

No contexto da gestão de documentos e das rotinas de protocolo, o conjunto de operações administrativas que visa controlar o fluxo de documentos, garantindo a sua rastreabilidade desde a entrada até o destino, desempenha papel fundamental na administração pública. Quando um documento oficial ostensivo é recebido por uma organização, a atividade de protocolo responsável pela abertura, conferência, verificação, separação e identificação dos documentos recebidos é denominada:


A

classificação.


B

recebimento e triagem.


C

autuação.


D

distribuição e trâmite.

Em uma secretaria municipal, um cidadão protocolou um requerimento solicitando certidão administrativa. O documento foi recebido pelo setor competente, numerado, registrado no sistema, encaminhado ao setor responsável para análise e, posteriormente, acompanhado até a emissão da resposta ao interessado.


Diante da situação apresentada, assinale a alternativa correta.


A

O procedimento descrito caracteriza arquivamento definitivo do documento, finalidade exclusiva do protocolo.


B

Por se tratar de documento interno após o recebimento, não seria necessário o registro nem o acompanhamento de sua tramitação.


C

O protocolo tem a função de registrar, classificar, controlar e acompanhar a tramitação do documento até sua destinação final.


D

A responsabilidade pela distribuição e controle do documento é exclusiva da chefia imediata do setor solicitante.

O protocolo é a área responsável por gerenciar o fluxo de documentos em uma organização, incluindo a sua recepção, o seu registro, a sua distribuição e a sua expedição.


C

Certo


E

Errado

Ao receber uma correspondência oficial em uma recepção, o profissional deve proceder com conferência.


Assinale a alternativa que identifica corretamente a ação inicial recomendada.


A

Encaminhe imediatamente sem conferência para rapidez.


B

Registre apenas o remetente sem detalhes do conteúdo.


C

Confira apenas se o documento parecer danificado.


D

Peça assinatura do remetente no local de entrega.


E

Verifique integridade e registre entrada antes de encaminhar.

O protocolo de um órgão público refere-se:


A

À área responsável pela confecção dos documentos oficiais.


B

Ao setor responsável guarda dos documentos dentro do órgão.


C

Ao departamento encarregado criação e formulação de normas e procedimentos internos.


D

À área encarregada do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso.


E

Ao departamento encarregado pela eliminação dos arquivos do órgão.

No início do expediente, diversos documentos destinados a diferentes setores da Prefeitura foram entregues na recepção. Cabia ao Recepcionista conferir os documentos recebidos, realizar os registros necessários e encaminhá-los corretamente aos respectivos setores, preservando sua organização e rastreabilidade.

Considerando as noções de protocolo e arquivo, assinale a alternativa CORRETA.


A

O controle do recebimento e encaminhamento de documentos contribui para a organização administrativa, a localização das informações e a segurança dos registros oficiais.


B

Após o recebimento, os documentos podem ser encaminhados sem qualquer forma de registro.


C

Todo documento recebido deve permanecer definitivamente na recepção.


D

A classificação documental possui finalidade exclusivamente estética.

No que concerne à redação oficial de documentos e às etapas do serviço de protocolo nas organizações públicas, julgue os itens seguintes.


O setor de protocolo, ao receber um lote de recursos administrativos idênticos, deve realizar a classificação dos documentos com base na ordem cronológica de chegada física.


C

Certo


E

Errado

A gestão adequada de documentos em órgãos públicos requer compreensão dos procedimentos específicos de protocolo e distribuição. Considerando as etapas do processo de protocolo, a sequência adequada para tramitação de documentos oficiais compreende:


A

Separação dos documentos por ordem de chegada na instituição; classificação por grau de importância estabelecido pela chefia; numeração conforme disponibilidade no sistema; e distribuição conforme agenda dos destinatários.


B

Recebimento com conferência de autenticidade e procedência; organização cronológica por data de chegada na recepção; arquivamento temporário para controle de prazos; e liberação conforme disponibilidade dos destinatários finais.


C

Recepção e conferência da integridade dos documentos recebidos; classificação conforme tipologia e destinação institucional; registro em sistema de controle com numeração sequencial; e distribuição aos setores competentes com comprovante de entrega.


D

Triagem inicial para separação de documentos urgentes; classificação por setor de origem dos remetentes; cadastramento completo em banco de dados institucional; e distribuição através de malote interno eletrônico.


E

Conferência superficial para identificação do remetente e assunto; separação por tipo de correspondência recebida; registro simplificado para controle interno; e encaminhamento direto aos interessados mencionados nos documentos.

O controle adequado do fluxo de documentos na administração pública depende do cumprimento de etapas específicas no protocolo. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma prática correta no tratamento de documentos oficiais.


A

A expedição de documentos internos exige envelope lacrado e protocolo com aviso de recebimento, tipo AR, mesmo quando destinados ao mesmo órgão.


B

Na recepção, documentos recebidos devem ser abertos e avaliados apenas após a distribuição aos setores competentes.


C

A classificação documental é uma etapa opcional, utilizada apenas em casos de documentos sigilosos ou confidenciais.


D

A tramitação consiste no registro e acompanhamento dos deslocamentos dos documentos entre setores e unidades administrativas.

Durante o protocolo matutino, chegam simultaneamente uma correspondência urgente do Ministério da Saúde e um relatório informativo interno. O atendente opta por registrar primeiro o relatório, deixando a correspondência ministerial para o turno seguinte. A falha está relacionada ao descumprimento do critério de:


A

classificação por relevância e prioridade


B

hierarquia de origem administrativa


C

ordem cronológica de recebimento


D

temporalidade do documento

O serviço de protocolo é essencial na administração pública, pois recebe, organiza, registra e distribui documentos, contribuindo para a eficiência da gestão e o acesso dos cidadãos às informações governamentais. Tendo em vista as atividades de arquivo que envolvem o protocolo, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

No exercício de suas atividades, as unidades de protocolo asseguram que os documentos públicos cumpram as finalidades administrativas e legais para as quais foram produzidos.


B

O serviço de protocolo tem como principal função analisar o conteúdo dos documentos para embasar a tomada de decisões administrativas, sendo indispensável para a formulação de leis.


C

As unidades de protocolo atuam especialmente na produção, recepção, distribuição e controle de documentos correntes, que estão em curso, e que são ainda frequentemente consultados.


D

Ao registrar e controlar o trâmite dos documentos públicos, os protocolos cumprem uma função essencial para garantir a celeridade do processo decisório, bem como para viabilizar a avaliação e o controle interno e externo da administração pública.

A gestão de documentos é o processo que envolve a criação, classificação, arquivamento, busca e eliminação de documentos, tanto físicos quanto digitais, de acordo com as políticas e regulamentações da organização. Assinale a alternativa que faz a descrição correta do procedimento de protocolo e arquivamento de documentos em uma empresa.


A

O protocolo de documentos é aplicado apenas para documentos internos, enquanto os documentos externos não precisam ser registrados ou armazenados.


B

O protocolo de documentos abrange a recepção, registro e controle de entrada e saída de papéis, enquanto o arquivamento refere-se à organização e preservação desses documentos conforme critérios estabelecidos.


C

O protocolo de documentos diz respeito apenas à assinatura de documentos importantes, enquanto o arquivamento é feito exclusivamente de forma digital.


D

O protocolo de documentos é realizado unicamente pelo setor de recursos humanos, enquanto a responsabilidade pelo arquivamento fica com o setor financeiro.


E

O protocolo de documentos não é necessário quando o arquivamento é feito digitalmente, pois os documentos ficam acessíveis pela internet.

Qual é a principal função do protocolo em uma organização?


A

Elaborar relatórios financeiros e acompanhar balanços contábeis.


B

Controlar, registrar e acompanhar a tramitação de documentos e processos administrativos.


C

Supervisionar o atendimento ao público externo e realizar auditorias internas.


D

Monitorar a segurança patrimonial e o acesso de visitantes.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado