Questões de Concurso sobre Currículo

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
882 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Conforme a Diretrizes Curriculares de Arte para Ensino Fundamental II, da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), uma das orientações norteadoras para o ensino de Arte na escola é:


A

promover o contato dos alunos com manifestações culturais e artísticas.


B

contratar a apresentação de grupos teatrais, de dança e de música para os eventos escolares.


C

disponibilizar um espaço adequado para ensaios de dança, peças teatrais e apresentações musicais.


D

realizar visitas a exposições de Artes Visuais no intuito de adquirir vivências significativas no ensino de Arte.

Na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) encontra-se o ensino de Arte. Essa área do conhecimento apresenta as capacidades de representação e comunicação. Nesse sentido, os PCN analisam as implicações da relação entre os elementos ressaltando duas grandes áreas:


A

as diferentes manifestações da linguagem e o universo artístico.


B

as dimensões estética e cultural da humanidade.


C

as especificidades proporcionadas pela Arte através das experiências estéticas e o simbolismo nelas representadas.


D

o caráter interdisciplinar da Arte com outras áreas do conhecimento e o processo educativo.

Autores como Herbert Read e Victor Lowenfeld tiveram grande influência nas propostas utilizadas nas escolinhas de artes do Brasil. Qual das características abaixo está dissociada dos pressupostos da livre-expressão?


A

Exercícios de sensibilização e fluência criativa.


B

Ênfase nos produtos criados e realizados pela criança.


C

Respeito aos interesses e necessidades dos alunos pelo docente.


D

Utilização de materiais diversificados.

O papel da Arte na Educação está relacionado aos aspectos artísticos e estéticos do conhecimento. Expressar o modo de ver o mundo nas diferentes linguagens artísticas (teatro, música, dança, artes visuais), dando forma e colorido, é uma das funções da Arte na escola. A Arte é de igual valor no currículo escolar tanto quanto as demais áreas do conhecimento.


Com relação ao papel da Arte na Educação, leia as afirmações abaixo.


I. Em 1971, pela LDB, a Arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, considerada “atividade educativa” e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

II. Com a Lei n° 9394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (artigo 26, parágrafo 2°)

III. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, o componente Arte não é compreendido como área do conhecimento.

IV. A Lei 11.769/2008, de 18 de Agosto de 2008, altera a Lei 9.394/96 (LDB) e dispõe sobre o ensino de música nas escolas.

V. A partir da Lei 9394/96, a aprendizagem da Arte é obrigatória no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.


Marque a alternativa que apresenta as afirmações verdadeiras.


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II.


D

I, III e IV.


E

I, II, IV e V.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais / PCNs para o 3º e 4º ciclo do Ensino Fundamental apresentam uma fundamentação e orientação geral para a cada área de conhecimento. Considerando a área do ensino de artes ele traz propostas para cada linguagem específica e estabelece três diretrizes que se relacionam com a proposta triangular de Ana Mãe. Esse documento propõe quantas linguagens artísticas?


A

Duas.


B

Quatro.


C

Cinco.


D

Três.


E

Seis.

Analise as afirmativas abaixo.


I A primeira institucionalização sistemática do ensino de arte foi a Missão Francesa e um dos poucos modelos com atualidade no país de origem no momento de sua importação para o Brasil. Quase sempre os modelos estrangeiros foram tomados de empréstimo numa forma já enfraquecida e desgastada. A Missão francesa foi na realidade uma invasão cultural.

II A ditadura de 1964, que perseguiu professores e escolas experimentais, foram aos poucos desmontadas sem muito esforço. Era só normatizar e estereotipar seus currículos, tornando-as iguais às outras do sistema escolar. Até escolas de educação infantil foram fechadas. A partir daí, a prática de arte nas escolas públicas primárias foi dominada, em geral, pela sugestão de tema e por desenhos alusivos a comemorações cívicas, religiosas e outras festas.

III Desde a instauração da Academia Imperial de Belas Artes, primeira instituição pública e formal de formação para as Artes Plásticas no Brasil, até a formalização da Arte como área de conhecimento nos Parâmetros Curriculares Nacionais, passando pelas diferentes iniciativas do final do século XIX e por todo o século XX, os modelos de ensino da arte foram se tecendo e se sobrepondo, correspondendo às demandas políticas e culturais de cada época.


Das afirmativas acima:


A

somente II está correta,


B

somente I está correta.


C

somente II e III estão corretas.


D

somente I e III estão corretas.


E

todas estão corretas.

É possível afirmar que essencialmente a função da Arte perpassa pela:


A

comunicação e expressão.


B

informação e cognição.


C

cognição e contextualização.


D

comunicação e decoração.

Em que momento histórico o desenho geométrico, industrial e pedagógico foi inserido na educação brasileira?


A

Na Colônia.


B

No Império.


C

Na República.


D

No Regime Militar.

Estão de acordo com acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, EXCETO:


A

A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem.


B

A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas.


C

A criança se movimenta nas ações do seu cotidiano. Correr, pular, girar e subir nos objetos são algumas das atividades dinâmicas que estão ligadas à sua necessidade de experimentar o corpo não só para seu domínio, mas na construção de sua autonomia.


D

Para a criança, ação física não é forma de aprendizagem.

A alternativa que NÃO corresponde aos objetivos do ensino de Artes Visuais segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) é:


A

conhecer, relacionar, apreciar objetos, imagens, concepções artísticas e estéticas — na sua dimensão material e de significação —, criados por produtores de distintos grupos étnicos em diferentes tempos e espaços físicos e virtuais, observando a conexão entre essas produções e a experiência artística pessoal e cultural do aluno


B

refletir e desenvolver habilidades pessoais para trabalhar aquecimento, relaxamento e compensação, relacionando- as a noções de anatomia aprendidas, ampliando o domínio dessas ações


C

interagir com variedade de materiais naturais e fabricados, multimeios (computador, vídeo, holografia, cinema, fotografia), percebendo, analisando e produzindo trabalhos de arte


D

expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio da articulação de poéticas pessoais, desenvolvendo trabalhos individuais e grupais

“Em nossa vida diária estamos rodeados por imagens impostas pela mídia, vendendo produtos, ideias, conceitos, comportamentos, slogans políticos etc. Como resultado de nossa incapacidade de ler essas imagens, nós aprendemos por meio delas inconscientemente. A educação deveria prestar atenção ao discurso visual. Ensinar a gramática visual e sua sintaxe através da arte, tornar as crianças conscientes da produção humana de alta qualidade são uma forma de prepará-las para compreender e avaliar todo tipo de imagem, conscientizando-as de que estão aprendendo com estas imagens.” (BARBOSA, A. Mae - Arte, Educação e Cultura.)


O ensino de Artes Visuais nas escolas, antes das ideias disseminadas por Ana Mae, era por assim definido como:


A

o estudo da História da Arte e das teorias críticas.


B

a prática no livre fazer artístico e no estudo do desenho geométrico.


C

a decodificação das imagens e no fazer artístico.


D

o estudo da História da Arte e o estudo de desenho geométrico.


E

inteiramente no desenho geométrico.

A música tem várias interpretações. Pode ser arte, entretenimento ou a expressão de uma cultura. A música genuinamente brasileira teve destaque com a presença de Heitor VillaLobos. Destaca-se também o compositor Antônio Carlos Gomes, que fundou o Conservatório de Música do Rio de Janeiro e foi o autor do Hino Nacional Brasileiro. Outro exemplo de compositor com grande importância no cenário da música brasileira foi Alberto Nepomuceno, o qual presidiu a primeira associação brasileira dedicada a concertos sinfônicos públicos.


A Lei 11.769/2008, de 18 de agosto de 2008, altera a lei 9.394 (LDB) e dispõe sobre o ensino de música, nos seguintes termos:


A

A música deverá ser conteúdo obrigatório e majoritário no ensino da Arte.


B

A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo no ensino de Arte.


C

A música deverá ser disciplina opcional juntamente ao ensino da Arte.


D

A música deverá ser conteúdo obrigatório e exclusivo no ensino da Arte.


E

A música deverá ser conteúdo não obrigatório e não exclusivo no ensino da Arte.

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa, em relação ao ensino de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


( ) Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem do aluno significa não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte.

( ) O objetivo do trabalho com arte é tornar o aluno exigente e crítico em relação à própria produção, justamente porque nesse momento de seu desenvolvimento já pode compará-la, de modo mais sistemático, às do círculo de produção social ao qual tem acesso.

( ) A qualidade da ação pedagógica que considera tanto as competências relativas à percepção estética quanto aquelas envolvidas no fazer artístico pode contribuir para o fortalecimento da consciência criadora do aluno.

( ) Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem do aluno significa garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.


A

V V F V


B

V F V V


C

F V V F


D

F F V V


E

F V F V

Um passo importante para o ensino da música nas escolas foi dado com a Lei 11.769 de 2008. A Educação Musical deve estar presente no cotidiano da escola, promovendo o acesso a grupos sociais diferenciados, desenvolvendo habilidades e competências de apreciação, valorização e criação artística na linguagem da música. A Lei:


A

estabelece a equivalência da Licenciatura em Música e de Artes Visuais para fins de concursos públicos na área de educação musical.


B

institui a obrigatoriedade da inclusão da disciplina de Arte e Educação Musical nas escolas de todo o Brasil.


C

estabelece a obrigatoriedade do ensino da música, explicitando que a música passa a ser um conteúdo obrigatório, mas não exclusivo nas escolas de Educação Básica.


D

inclui a Arte na área "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias" e define as competências, habilidades e os conteúdos a serem articulados na Educação Básica.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 trouxe mudanças ao ensino de arte. Que mudanças foram estas?


A

Educação Artística (que inclui artes plásticas, educação musical e artes cênicas) passa a fazer parte do currículo escolar do Ensino Fundamental.


B

A partir dessa lei a arte passa a ser considerada como disciplina obrigatória da Educação Básica.


C

Os professores deveriam ser capacitados para ministrarem conteúdos de todas as linguagens.


D

Essa lei previa a criação dos primeiros cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de duração e voltados à formação de professores.


E

As alternativas C e D estão corretas.

Sobre os Parâmetros Curriculares em Arte‐Música sabe‐se da importância dos valores, normas e atitudes a serem aprendidos, e que, explicitando a consciência sobre eles, amplia‐se a área de ação da escola. Tais conteúdos não devem se tornar conteúdos de controle ideológico ou comportamental na escola. Ao contrário, são conteúdos e temas ligados à postura do aluno em relação a questões sociais, relações intersubjetivas na aprendizagem, primordialmente ligados aos sentimentos humanos que, articulados aos conceitos e demais conteúdos da área de Arte, humanizam as ações de aprender. Assim, alguns dos conteúdos gerais do ensino de Arte, os quais estão inseridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais são:


I. Prazer e empenho na apreciação e na construção de formas artísticas; interesse e respeito pela própria produção, dos colegas e de outras pessoas.

II. Disponibilidade para realizar produções artísticas, expressando e comunicando ideias, valorizando sentimentos e percepções; desenvolvimento de atitudes de autoconfiança e autocrítica nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais.

III. Sensibilidade para reconhecer e criticar manifestações artísticas manipuladoras, que ferem o reconhecimento da diversidade cultural e a autonomia e ética humanas.


Estão corretas as afirmativas


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.

Leia o fragmento a seguir.


Os PCNs estabelecem que os conteúdos em Arte devem ser articulados a partir de três eixos norteadores. O eixo _____ permite identificar os elementos expressivos e materiais que foram utilizados para uma obra de arte e a qualidade da produção artística em diferentes contextos. O eixo _____ situa o conhecimento do trabalho artístico, do outro e da arte no contexto social, histórico e cultural. O eixo _____ se refere à ação de criar e compreender os procedimentos técnicos e inventivos, de modificar e produzir novas formas nas diferentes linguagens.


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.


A

produzir – apreciar – contextualizar.


B

apreciar – produzir – contextualizar.


C

contextualizar – produzir – apreciar.


D

produzir – contextualizar – apreciar.


E

apreciar – contextualizar – produzir.

O aluno, ao tomar conhecimento do mundo musical, em seus aspectos históricos, sociais e étnicos, terá a oportunidade de conhecer a produção musical do ser humano em várias épocas e estilos. Sobre o estudo da música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos segundo o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. É importante que o professor foque o ensino apenas na sua experiência musical, levando os alunos a estilos clássicos musicais.

II. O professor deve ter conhecimentos gerais em música e relacionar esse repertório a seus respectivos contextos sociais.

III. Uma das formas de ensinar é relacionar as músicas ao meio social em que são produzidas, estabelecendo uma relação crítica com a música produzida para o consumo em massa.


Estão corretas as afirmativas:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

A fim de atingir os objetivos propostos pelos PCNs, o tema transversal da orientação sexual deve impregnar toda a área educativa do ensino fundamental e ser tratado por diversas áreas do conhecimento. O trabalho de orientação sexual deve, portanto, ocorrer de duas formas: dentro da programação, através de conteúdos transversalizados, nas diferentes áreas do currículo, e como extraprogramação, sempre que surgirem questões relacionadas ao tema.

ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais. Revista de. Estudos. Feministas. Florianópolis: vol.9, no.2, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2001000200014&lng=pt&nrm=iso > Acesso em: 27 out.2015.


Sobre as determinações explicitadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais acerca do tema da Orientação Sexual, é CORRETO afirmar que


A

o eixo “Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/AIDS” acentua a ligação entre sexualidade e doença ou morte.


B

o eixo “Relações de gênero” destaca que as diferenças entre meninos e meninas são determinadas social e culturalmente.


C

o tema deve ser tratado ao longo de todos os ciclos de escolarização, todavia deve ser intensificado a partir da segunda série.


D

um dos eixos dos programas de orientação sexual é “Mente: matriz da sexualidade”.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, o Ensino Fundamental deve privilegiar as seguintes linguagens:


A

Cinema, Dança, Teatro e Vídeo.


B

Artes Plásticas, Ópera, Dança e Teatro


C

Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.


D

Dança, Teatro, Cinema e Artes Visuais

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado