Questões de Concurso de Usuários / Disseminação Seletiva - Biblioteconomia

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Questão de Concurso - 192228

Concurso TRE AL Analista Judiciário - Área Biblioteconomia 2004

Questão 107

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com referência à organização dos serviços de referência: serviço de disseminação seletiva da informação (DSI), serviço de alerta, entrevista e atendimento ao usuário, julgue os itens seguintes.

No estudo das necessidades informacionais dos usuários, as publicações, os serviços de alerta e a orientação à pesquisa referem-se aos dados sobre os serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 192229

Concurso TRE AL Analista Judiciário - Área Biblioteconomia 2004

Questão 108

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com referência à organização dos serviços de referência: serviço de disseminação seletiva da informação (DSI), serviço de alerta, entrevista e atendimento ao usuário, julgue os itens seguintes.

O usuário de bibliotecas está envolvido diretamente em quatro fases do processo de referência: seleção da mensagem, negociação da questão, seleção da resposta e renegociação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 192231

Concurso TRE AL Analista Judiciário - Área Biblioteconomia 2004

Questão 110

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com referência à organização dos serviços de referência: serviço de disseminação seletiva da informação (DSI), serviço de alerta, entrevista e atendimento ao usuário, julgue os itens seguintes.

A técnica do incidente crítico é o tipo de entrevista mais recomendável para se obterem informações dos usuários quanto ao uso dos catálogos, sejam manuais, sejam automatizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 189904

Concurso STJ Analista Judiciário - Área Biblioteconomia 2004

Questão 148

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens a seguir, relativos ao atendimento virtual prestado aos usuários de informação.

No contexto desse novo paradigma, as bibliotecas devem mudar seu foco nas seguintes direções: não se centrar em si próprias, como uma instituição, mas como provedora de informação; usar novas tecnologias de informática não apenas para automatizar atividades, mas especialmente para aumentar o acesso à informação; e tornar disponível para todos os tipos de fontes provedoras de informação a rede local de bibliotecas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 189905

Concurso STJ Analista Judiciário - Área Biblioteconomia 2004

Questão 149

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens a seguir, relativos ao atendimento virtual prestado aos usuários de informação.

O hipertexto, segundo Levy apud Levacov, é visto apenas como uma alternativa técnico-evolutiva de tratamento da informação e não como forma associativa de produção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 17647

Concurso

Questão 50

Nível

A disseminação seletiva da informação consiste:

  • A.

    Num serviço personalizado que canaliza para o usuário informações selecionadas correntes, de acordo com o perfil de interesse.

  • B.

    Num serviço de normalização de trabalhos científicos.

  • C.

    Num levantamento bibliográfico para aquisição de livros e periódicos.

  • D.

    Num serviço especializado para pesquisadores, relacionado a um assunto específico.

Questão de Concurso - 361700

Concurso INFRAERO Bibliotecário 2003

Questão 35

Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Nível Superior

A satisfação dos usuários, em um sistema de informação, pode ser medida por:

  • A. novidade, quantidade, rapidez;
  • B. motivação, novidade, rapidez;
  • C. lentidão, novidade, precisão;
  • D. interesse, novidade, rapidez;
  • E. exaustividade, precisão, rapidez.

Questão de Concurso - 15764

Concurso

Questão 24

Nível

Os cursos de treinamento de usuários, ou instrução bibliográfica, como são comumente chamados, têm por objetivo:

  • A.

    deixar de oferecer o serviço de referência;

  • B.

    treinar o usuário em técnicas de leitura;

  • C.

    treinar o usuário na elaboração de referências bibliográficas;

  • D.

    treinar o usuário na elaboração de fichas catalográficas;

  • E.

    tornar o usuário auto-suficiente na realização de buscas.

Questão de Concurso - 91785

Concurso

Questão 41

Nível

Segundo LANCASTER, as principais necessidades e demandas de usuários de serviços de informação se classificam em dois tipos:
  • A. a necessidade de ser cadastrado no sistema de informação; a necessidade de receber informação atualizada constante na coleção da instituição;
  • B. a necessidade de divulgar a sua produção intelectual; a necessidade de receber informações de acordo com o seu perfil cadastrado;
  • C. a necessidade de se localizar e obter a cópia de um determinado documento do qual se conhece o autor ou o título; a necessidade de se localizarem documentos tratando de assuntos determinados ou capazes de responder a uma questão específica;
  • D. a necessidade de se localizar e obter a cópia de um determinado documento do qual se conhece o autor ou o título; a necessidade de receber informações de acordo com o seu perfil cadastrado;
  • E. a necessidade de se localizarem documentos tratando de assuntos determinados ou capazes de responder a uma questão específica; a necessidade de obter informações impressas e eletrônicas de seus pares.

Questão de Concurso - 91805

Concurso

Questão 44

Nível

Entre os serviços oferecidos por uma Biblioteca, direcionados ao público, encontra-se a Orientação e auxílio ao usuário, que envolve as seguintes atividades:
  • A. registrar as atividades de divulgação realizadas pela biblioteca, tanto de suas coleções, como de seus serviços, orientação ao uso dos catálogos, orientação dos processos técnicos;
  • B. facilitar o acesso e o uso das coleções, orientação ao uso dos catálogos, orientação de leitura, os levantamentos documentais, a orientação quanto ao uso das normas em trabalhos escolares ou acadêmicos;
  • C. anotar atividades como palestras e/ou conferências, noites de autógrafos, debates, etc. Observar a freqüência dos usuários a este tipo de atividade;
  • D. levantar dados sobre a inscrição de usuários internos e externos da instituição, registrar as atividades de divulgação realizadas pela biblioteca, tanto de suas coleções, como de seus serviços, orientar no uso dos serviços oferecidos;
  • E. observar o comportamento do usuário, elaborar o perfil e oferecer atividades que venham a suprir as suas necessidades de informação impressa e eletrônica, treinar com objetivo específico.