Questões de Concurso sobre Ensino em Ciências e Biologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.068 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A retina é uma lente flexível que ajusta a própria forma para permitir que o olho foque objetos tanto próximos quanto distantes. Para objetos próximos, a retina se torna mais espessa a fim de aumentar a capacidade de focagem. Para objetos distantes, a retina fica mais fina.


C

Certo


E

Errado

Problemas de visão, como a miopia e a hipermetropia, estão relacionados à forma da córnea, que afeta o foco da luz na retina.


C

Certo


E

Errado

Leia o texto a seguir.


Cabe perguntar, neste momento, para que ou para quem servirá a educação sexual [...]. A educação sexual pode, por exemplo, limitar-se a transmitir unicamente informações de caráter biologicista, [...] pode também se restringir a uma abordagem meramente “preventiva”, [...] pode ainda ser o veículo apregoador de atitudes repressivas em relação ao sexo [...]. Mais importante, porém, é que a educação sexual seja discutida cientificamente nas escolas e que o professor seja o autor social responsável por legitimar esse conhecimento, de modo a estimular o respeito à diversidade de corpos.


CHAUÍ, M. et al. Educação sexual: instrumento de democratização ou de mais repressão?. Cadernos de pesquisa, v. 36, p. 99-110, 1991. [Adaptado].


Como desenvolver um ensino de educação sexual abrangente e inclusivo, adequando-o às diversas etapas da educação básica?


A

Abordar aspectos biológicos, sócio-históricos e culturais do tema.


B

Selecionar conteúdos clássicos como Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), métodos contraceptivos e puberdade.


C

Enfatizar o ensino sobre ciclo menstrual, gametas e fecundação.


D

Selecionar conteúdos clássicos como anatomia e fisiologia dos sistemas reprodutores e hormônios sexuais.

A BNCC propõe que, ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tenha um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico. Sobre o letramento científico, assinalar a alternativa CORRETA:


A

Compreender ciência é a finalidade última do letramento; em segundo plano, está o desenvolvimento da capacidade de atuação no e sobre o mundo e o exercício pleno da cidadania.


B

Envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), bem como de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências.


C

Letramento científico é promover o equilíbrio na natureza e na sociedade.


D

Envolve a manipulação de objetos ou a realização de experimentos em laboratório.

Ano: 2023
Prova: FUNDATEC - Prefeitura de Três de Maio - Professor - Área: Ciências - 2023

“Métodos contraceptivos têm a função de proteger homens e mulheres das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), bem como evitar uma gravidez indesejada. Existem os métodos de barreira, os hormonais, intrauterinos, cirúrgicos e os comportamentais”. Fonte: UFRRJ. Abaixo estão listados alguns dos métodos contraceptivos existentes. Sobre os métodos de barreira, analise as assertivas abaixo:


I. DIU.

II. Preservativos.

III. Vasectomia.

IV. Diafragma.

V. Espermicida.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II e IV.


C

Apenas I, II e IV.


D

Apenas II, IV e V.


E

Apenas III, IV e V.

O planejamento docente é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma coerente, mobilizando intencionalidades em favor da construção de conhecimentos que façam sentido para os estudantes.

No seu planejamento, o professor mobiliza uma série de elementos. A esse respeito, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona distintos elementos que compõem o planejamento do professor com a sua descrição:

Primeira coluna: elementos

1.Recursos didáticos

2.Avaliação

3.Objetivos

4.Metodologia

5.Conteúdos de ensino

Segunda coluna: descrição


(__)materiais físicos ou digitais utilizados para a mediação do processo de ensino e aprendizagem.

(__)metas traçadas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, podendo englobar uma aula, um projeto, uma sequência didática ou o que se espera alcançar ao longo de um dado período escolar.

(__)momento de reflexão sobre todo o processo de ensino e aprendizagem e que deve fazer parte do cotidiano da sala de aula, permitindo observações sobre o processo de construção de conhecimentos pelos estudantes e sobre a própria prática docente.

(__)saberes sistematizados numa dada área do conhecimento ou de forma inter/transdisciplinar.

(__)conjunto de métodos, processos, procedimentos utilizados na mediação da construção do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:


A

3 − 2 − 5 − 4 − 1.


B

4 − 5 − 1 − 2 − 3.


C

2 − 1 − 4 − 3 − 5.


D

1 − 3 − 2 − 5 − 4.


E

5 − 4 − 3 − 1 − 2.

Esse conceito faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Não é sinônimo de coito (relação sexual). Esse conceito relaciona-se a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. Esse conceito influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto a saúde física e mental.


Fonte: WHO TECHNICAL REPORTS SERIES, 1975 apud Portal vivendo a adolescência disponível em: http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br (modificado).


Qual é o conceito descrito acima? Marque a alternativa CORRETA.


A

Sexualidade.


B

Sensualidade.


C

Sexo.


D

Reprodução.


E

Gênero.

Leia as afirmativas sobre os sentidos e a saúde e assinale a alternativa CORRETA.


I) De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.

II) Todas as drogas interferem nos mecanismos de transmissão dos estímulos nervosos, agindo diretamente nas sinapses e produzindo efeitos que levam à dependência física e/ou psicológica, são chamadas de substâncias psicoativas ou drogas psicoativas.

III) O álcool é depressor do sistema nervoso central e sua ação sobre o organismo é muito rápida, podendo gerar dependência física e psíquica (alcoolismo) em algumas pessoas.

IV) Drogas estimulantes são substâncias que aumentam a atividade mental. Podem fazer com que o cérebro funcione de maneira acelerada.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II, III e IV.


B

II, III e IV.


C

I, II e IV.


D

I, III e IV.


E

I e III apenas.

As três populações de estrelas que compõem a Galáxia denominadas disco, bojo e halo – distinguem-se entre si na morfologia e em muitas outras propriedades. O halo, por exemplo, é o único que contém gás e poeira, enquanto o disco e o bojo não contêm esses elementos.


C

Certo


E

Errado

Ao observar uma ameba de vida livre ao microscópio, os alunos sempre ficam entusiasmados com suas estruturas e a emissão de pseudópodes. Uma dessas estruturas chama muito a atenção, pois nela observam-se movimentos de pulsação. Essa estrutura, denominada vacúolo pulsátil, é responsável pela eliminação do excesso de água presente na ameba, evitando o aumento de volume, o que poderia causar rompimento e morte da célula. Em protozoários parasitas, essa organela é reduzida ou ausente. Assim, a forma adulta da Entamoeba histolytica não apresenta vacúolo pulsátil. Ao colocar essa informação para seus alunos em uma aula prática, o professor solicitou que apresentassem uma explicação para essa diferença entre os dois tipos de amebas. Os alunos, corretamente, explicaram que


A

ambas as amebas absorvem água por um processo passivo denominado difusão; na ameba parasita, a água é eliminada por transporte ativo, e na ameba de vida livre, pelo vacúolo pulsátil.


B

ambas amebas realizam o mesmo processo de osmose para a entrada de água; nas amebas de vida livre, a água é eliminada por difusão, e na ameba parasita, por transporte ativo.


C

a ameba de vida livre não tem parede celular e precisa eliminar o excesso de água para evitar que o volume de sua célula aumente e ela se rompa; a ameba parasita possui parede celular que evita o rompimento de sua célula.


D

o meio interno da ameba de vida livre é mais concentrado que o externo, e a água tende a entrar: o vacúolo pulsátil elimina ativamente a água; a ameba parasita vive em ambiente de concentração igual ao seu meio interno.


E

amebas parasitas apresentam adaptação para viver no interior de um hospedeiro absorvendo nutrientes e causando prejuízo; a ameba de vida livre não depende da água do meio para sobreviver.

As plantas são seres necessários à ciclagem do oxigênio no ambiente, ocorrendo através do metabolismo fotossintético. Sobre esses organismos, é CORRETO afirmar que


A

a fase clara e a fase escura ocorrem pela intensidade periódica dos fótons de luz solar.


B

as avencas, as samambaias e as cavalinhas possuem germinação por sementes dispersantes.


C

todas as fanerógamas possuem o androceu e o gineceu separados, facilitando a germinação.


D

os vasos lenhosos transportam a seiva elaborada de forma descente para o sistema radicular.


E

as briófitas são as primeiras plantas traqueófitas que vivem em ambientes úmidos e sombrios.

Os ácidos graxos saturados são moléculas lineares que apresentam interações de Van der Waals, que favorecem aumento do ponto de fusão. Por outro lado, os ácidos graxos insaturados podem assumir configurações geométricas que dificultam as interações de Van der Waals, fazendo com que o ponto de fusão diminua.


C

Certo


E

Errado

Em uma solução aquosa com um pH próximo a 7, um aminoácido forma um íon dipolar, conhecido com Zwitterion, em que o grupo carboxila está desprotonado e grupo amino está protonado.


C

Certo


E

Errado

O diapasão é um pequeno instrumento sonoro utilizado para afinar instrumentos de corda. Se um diapasão vibrar ao lado de outro idêntico, este segundo também passará a vibrar na mesma frequência do primeiro, devido ao fenômeno conhecido como ressonância.


C

Certo


E

Errado

As Ciências da Natureza reúnem áreas de conhecimento que se propõem a explicar os fenômenos naturais a partir de diferentes bases epistemológicas, e que convergem em seus processos metodológicos e recursos de observação, registro, análise e divulgação.


C

Certo


E

Errado

As condições de sobrevivência na Terra são determinadas apenas pelas condições climáticas, ao passo que as camadas geológicas não têm impacto significativo na vida.


C

Certo


E

Errado

Um professor desenvolveu uma atividade acerca da propriedade de diferentes materiais. Ele selecionou diversos objetos do cotidiano dos alunos e pediu que a turma colocasse em ordem os objetos a partir de sua propriedade de permeabilidade. Assinale a alternativa que indica o objeto com menor propriedade de permeabilidade.


A

Guarda-chuva.


B

Papelão.


C

Guardanapo de papel.


D

Algodão.


E

Toalha de banho.

   
Gerar simulado