Questões de Concurso sobre Administração Direta

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
626 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

“A estrutura e organização administrativa compreendem os órgãos, entidades e _____________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.


A

atos processuais


B

agentes públicos


C

recursos administrativos


D

processos administrativos

A Administração Pública é dividida em administração direta e indireta. A administração direta é composta pelos órgãos diretamente ligados aos entes da federação, que são:


I – União.

II – Estados.

III – Autarquias.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas III.


C

Apenas I e II.


D

I, II e III.

A organização administrativa brasileira divide-se em administração direta e indireta. Em relação a essa divisão, assinale a alternativa CORRETA.


A

A administração direta é composta por autarquias e fundações públicas.


B

A administração indireta inclui órgãos como ministérios e secretarias.


C

A administração direta é composta pelos órgãos diretamente ligados à União, Estados, Distrito Federal, Municípios.


D

A administração indireta é composta exclusivamente por empresas estatais.


E

A administração direta não tem nenhuma função no ordenamento jurídico brasileiro.

É o compartimento na estrutura estatal a que são cometidas funções determinadas, sendo integrado por agentes que, quando as executam, manifestam a própria vontade do Estado. O trecho se refere ao(à):


A

Poder Executivo.


B

Senado Federal.


C

Presidência da República.


D

Órgão Público.


E

Sociedade de Economia Mista.

Assinale a alternativa que indica um órgão da administração pública direta.


A

Ministério de Minas e Energia


B

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa


C

Caixa Econômica Federal


D

Petrobrás


E

Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz

A administração pública direta é composta por órgãos que estão diretamente ligados ao chefe do Poder Executivo, como ministérios e secretarias, e não possuem personalidade jurídica própria. Esses órgãos atuam em políticas públicas essenciais, como Defesa Nacional, Saúde e Educação, utilizando recursos provenientes de tributos arrecadados pela União.


C

Certo


E

Errado

Ano: 2024
Prova: Instituto Verbena - IFSE - Professor - Área: Direito - 2024

A atividade administrativa é exercida de forma centralizada pelos órgãos que integram a Administração Direta e de forma descentralizada pelas entidades que compõem a Administração Indireta. De quais desses âmbitos da Administração Pública são integrantes o Ministério da Educação e o Instituto Federal de Sergipe?


A

O Ministério da Educação e o Instituto Federal de Sergipe integram a Administração Pública Direta.


B

O Ministério da Educação integra a Administração Pública Direta e o Instituto Federal de Sergipe integra a Administração Pública Indireta.


C

O Ministério da Educação e o Instituto Federal de Sergipe integram a Administração Pública Indireta.


D

O Ministério da Educação integra a Administração Pública Indireta e o Instituto Federal de Sergipe integra a Administração Pública Direta.

A Administração Pública se refere ao conjunto de órgãos, entidades e servidores que exercem as funções do Estado, atuando na implementação e na execução de políticas públicas. Ela desempenha um papel crucial na gestão dos interesses coletivos, na promoção do bem comum e na prestação de serviços essenciais à sociedade. Sobre isso, analise as afirmações a seguir:


I- Na administração pública direta, os órgãos estão subordinados diretamente aos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, atuando de acordo com as competências e atribuições estabelecidas na Constituição e na legislação vigente.

II- Na administração pública direta, os órgãos são isentos do princípio da legalidade, o que lhes confere autonomia para agir de acordo com suas próprias interpretações das Normas.

III- Na administração pública indireta, as entidades possuem personalidade jurídica própria e autonomia administrativa, embora estejam vinculadas ao Estado, desempenhando funções específicas de forma descentralizada.


Está correto o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

II e III, apenas.


C

I, apenas.


D

I e II, apenas.


E

I e III, apenas.

Qual é a diferença entre administração direta e indireta, de acordo com a Constituição Federal de 1988?


A

Administração direta é o conjunto dos órgãos que integram as pessoas políticas do Estado (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado. Administração indireta é o conjunto das entidades dotadas de personalidade jurídica própria que, vinculadas a um órgão da administração direta, prestam serviços públicos ou de interesse público, de forma descentralizada.


B

Administração direta é o conjunto das entidades dotadas de personalidade jurídica própria que, vinculadas a um órgão da administração indireta, prestam serviços públicos ou de interesse público, de forma descentralizada. Administração indireta é o conjunto dos órgãos que integram as pessoas políticas do Estado (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado.


C

Administração direta é o conjunto dos órgãos que integram as pessoas jurídicas de direito público (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista), às quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma descentralizada, das atividades administrativas do Estado. Administração indireta é o conjunto dos órgãos que integram as pessoas jurídicas de direito privado (concessionárias, permissionárias, autorizatárias e organizações sociais), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado.


D

Administração direta é o conjunto dos órgãos que integram as pessoas jurídicas de direito privado (concessionárias, permissionárias, autorizatárias e organizações sociais), às quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado. Administração indireta é o conjunto dos órgãos que integram as pessoas jurídicas de direito público (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista), às quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma descentralizada, das atividades administrativas do Estado.


E

Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

No Estado brasileiro, a chamada administração pública direta


A

atua por meio de órgãos que possuem personalidade jurídica própria.


B

também é conhecida como administração descentralizada.


C

está presente nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


D

é formada por órgãos que são vinculados, e não subordinados, às pessoas políticas (União, estados, Distrito Federal e municípios).


E

realiza desconcentração administrativa ao extinguir órgãos.

Assinale a alternativa que contém um órgão da Administração Direta:


A

Eletrobrás.


B

Secretaria de Educação.


C

Embrapa.


D

Banco Central.


E

Banco do Brasil.

1º cenário: após a observância do procedimento licitatório, a sociedade empresária Alfa celebrou contrato administrativo com a União, visando ao fornecimento de produtos essenciais ao regular funcionamento do Poder Público.

2º cenário: a empresa pública federal XYZ pactuou uma avença de prestação de serviços com uma sociedade empresária sediada nos Estados Unidos da América.

3º cenário: a entidade ABC, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, foi qualificada como “OS” (Organização Social) e, na sequência, celebrou um contrato de gestão com a Administração Pública.


Considerando os entendimentos doutrinário e jurisprudencial dominantes, é correto afirmar que a sociedade empresária Alfa, a empresa pública federal XYZ e a entidade ABC integram, respectivamente, os seguintes setores:


A

1º Setor, 2º Setor e 3º Setor;


B

2º Setor, 1º Setor e 3º Setor;


C

2º Setor, 3º Setor e 1º Setor;


D

3º Setor, 1º Setor e 2º Setor;


E

3º Setor, 2º Setor e 1º Setor.

As secretarias dos governos estaduais e das prefeituras municipais são exemplos de órgãos da administração direta; para a execução dos serviços públicos nesses órgãos, não é necessária a criação de novas personalidades jurídicas.


C

Certo


E

Errado

Sobre a Administração Pública no Brasil, analise as afirmativas abaixo.


I. Administração Direta refere-se aos órgãos que integram diretamente o poder executivo, como os ministérios e secretarias estaduais e municipais.

II. Administração Indireta é composta por entidades que têm personalidade jurídica própria, como as autarquias e empresas estatais.

III. A Administração Direta refere-se a entidades com personalidade jurídica própria para executar atividades específicas.

IV. As entidades da Administração Indireta não possuem personalidade jurídica e estão subordinadas diretamente aos ministérios e secretarias que integram a Administração Direta.


Estão corretas as afirmativas:


A

I apenas


B

I e II apenas


C

II e IV apenas


D

I, II, III e IV

A respeito da Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.


A

Administração Indireta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas, aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado


B

A centralização é inerente à Administração Indireta do Estado e dela indissociável


C

Administração Direta do Estado é o conjunto de pessoas administrativas que têm o objetivo de desempenhar as atividades administrativas de forma descentralizada


D

A Administração Direta na esfera municipal é composta da Prefeitura, de eventuais órgãos de assessoria ao Prefeito e de Secretarias Municipais, com seus órgãos internos

Em relação à Administração Pública Direta, assinale a alternativa correta.


A

As sociedades de economia mista, quando pessoa jurídica de direito público interno, integram a Administração Pública Direta.


B

As fundações de direito privado integram a Administração Pública Direta quando sua atuação estiver relacionada à exploração da atividade econômica.


C

A Administração Pública Direta abrange tanto as funções executivas quanto as funções legislativas e judiciárias.


D

A Administração Direta constitui‑se dos serviços integrados na estrutura administrativa da presidência da República e dos ministérios.


E

A Administração Pública Direta é composta, exclusivamente, de empresas estatais que operam no mercado com autonomia administrativa.

O poder público pode repassar seus serviços a outras pessoas jurídicas, sejam elas de direito público (sujeitas as regras do direito público) ou de direito privado (sujeitas às regras do direito privado, em especial direito civil e comercial).


São características das pessoas públicas, entre elas, EXCETO:


A

Origem na vontade do Estado.


B

Fins não lucrativos.


C

Finalidade de interesse coletivo.


D

Sujeição a controle negativo do Estado ou simples fiscalização.


E

Impossibilidade de se extinguir pela própria vontade.

Ana, servidora federal, comentou com uma amiga a respeito de seus estudos sobre a Administração Pública direta e indireta, que estava fazendo para prestar um concurso público. Em seus estudos, Ana verificou que havia um tipo de pessoa jurídica, de direito público que era criada por lei específica para o desempenho de atividades típicas de Estado, como fiscalização, regulação, assistência social, seguridade social, poder de polícia. Que tipo de ente tem as características estudadas por Ana?


A

Municípios.


B

Autarquias.


C

Estados.


D

Órgãos Federais.


E

Distrito Federal.

Sobre a diferença entre a Administração Direta e Indireta, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (MV) ou falsas (F):


( ) Uma delegacia especializada em defesa da mulher é um exemplo da administração direta.

( ) Uma autarquia que administra os serviços de água e esgoto de certo município é um exemplo de administração indireta.

( ) Uma empresa pública que presta serviços de correios é um exemplo de administração direta.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja CORRETA:


A

F, F, F.


B

V, F, F.


C

V, V, V.


D

V, V, F.

   
Gerar simulado