

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as assertivas a seguir, levando em conta a Lei de Licitações e Contratos e as disposições da lei que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (arts. 42 a 49 da Lei Complementar nº 123/2006), que trazem alguns benefícios a esses tipos de empresas:
-
I. Nas contratações com prazo de vigência superior a um ano, para que as empresas usufruam dos benefícios referidos, o valor total do contrato não pode ser superior à receita bruta máxima admitida para fins de enquadramento como empresa de pequeno porte.
II. Nas licitações para contratação de serviços de engenharia, não se aplicam os referidos benefícios caso o valor estimado seja superior à receita bruta máxima admitida para fins de enquadramento como empresa de pequeno porte.
III. Para aquisição de bens em geral, aplicam-se os benefícios referidos, sejam quais forem a modalidade de licitação e o valor estimado do objeto a ser adquirido.
-
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Nas licitações públicas, a legislação prevê a possibilidade de ser estabelecida determinada margem de preferência para produtos ou serviços. É o caso, por exemplo, da margem de preferência para bens manufaturados e serviços nacionais que:
cumpram normas técnicas internacionais de acessibilidade ou de ESG.
gerem quaisquer avanços tecnológicos no País.
atendam a normas técnicas brasileiras.
possuam fornecedor exclusivo.
sejam de difícil fabricação ou execução.
Em uma licitação, em caso de empate entre duas ou mais propostas, será assegurada preferência aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que:
tenham até 100 funcionários
já tenham outros contratos com o poder público
sejam estrangeiras
invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país
Conforme dispõe o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (LC 123, de 2006, com alterações posteriores), será assegurada nas licitações, como critério de desempate, a preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte.
Para esse fim, entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até .................... superiores à proposta mais bem classificada. Tratando-se da modalidade pregão, o intervalo percentual entre as propostas será de até ..................... superior ao melhor preço.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
5% • 10%
5% • 15%
10% • 5%
15% • 5%
15% • 10%
No processo de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para bens manufaturados e serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras. De acordo com o §2º do Art. 26 da Lei 14.133/2021, para os bens manufaturados nacionais e serviços nacionais resultantes de desenvolvimento e inovação tecnológica no país, definidos conforme regulamento do Poder Executivo Federal, a referida margem de preferência poderá ser de até:
5% (cinco por cento)
10% (dez por cento)
15% (quinze por cento)
20% (vinte por cento)
O Município de Albendazol abriu licitação para aquisição de lote de medicamentos para suprir a demanda de seus hospitais e postos de saúde. Para garantir os interesses do Município, algumas disposições foram colocadas no edital de abertura, suscitando muitas críticas. Analise abaixo as disposições lançadas no edital de abertura da licitação de Albendazol e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As empresas sediadas em Albendazol terão preferência às localizadas em outros Municípios, e estas preferirão às estrangeiras.
II. Em caso de empate, haverá preferência aos medicamentos produzidos no Brasil. Em seguida, àqueles produzidos por empresas brasileiras. E, por fim, caso necessário, aos produzidos por empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no Brasil.
III. Esta licitação ocorrerá sob caráter sigiloso.
Apenas I está de acordo com a legislação aplicável.
Apenas II está de acordo com a legislação aplicável.
Apenas III está de acordo com a legislação aplicável.
Apenas I e II estão de acordo com a legislação aplicável.
Apenas II e III estão de acordo com a legislação aplicável.
Assinale a alternativa correta conforme a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133/2021).
Essa lei estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas e indiretas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Entre outras hipóteses, essa Lei aplica-se à concessão e à permissão de uso de bens públicos, bem como aos contratos que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo.
No processo de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência de até 20% (vinte por cento) para os bens manufaturados nacionais e os serviços nacionais resultantes de desenvolvimento e inovação tecnológica no País, definidos conforme regulamento do Poder Executivo federal.
O credenciamento, o diálogo competitivo e o sistema de registro de preços constituem procedimentos auxiliares das licitações e das contratações regidas por essa Lei.
O contrato que previr a operação continuada de sistemas estruturantes de tecnologia da informação poderá ter vigência máxima de 10 anos.
Conforme previsão legal, nos processos de licitação é possível estabelecer critérios específicos de desempate. Dentre os seguintes critérios listados, marque a alternativa que não seja contemplada pela legislação em vigor:
bens ou serviços produzidos no País.
produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.
produzidos ou prestados por empresas brasileiras.
produzidos ou prestados por empresas que possuam domicílio ou sede mais próxima do local da contratação.
produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência.
Segundo a Lei 8.666/93, em igualdade de condições, como primeiro critério de desempate, será assegurada preferência, aos bens:
Produzidos por empresas multinacionais.
Produzidos por empresas que invistam em desenvolvimento de tecnologia no País.
Produzidos por empresas brasileiras.
Produzidos no País.
No que se refere à licitação, é vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato, RESSALVADA a seguinte hipótese:
Em casos de decreto de calamidade pública ou estado de emergência.
Nas aquisições de bens e serviços de informática e automação.
Na adjudicação do objeto da licitação a mais de uma agência de propaganda.
Em casos de microempresas ou empresas de pequeno porte.
Não respondida.
Considerando a Lei de licitações e contratos administrativos (Lei nº 14.133/2021), analise as seguintes assertivas:
I- São exemplos de princípios aplicáveis ao regime das licitações e contratos administrativos a igualdade, o planejamento, a transparência, a eficácia, a segregação de funções, a motivação e a vinculação ao edital.
Il-Ressalvados os casos previstos em lei, ao agente público designado para atuar na área de licitações e contratos é proibido tolerar situações que estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou do domicílio dos licitantes.
Ill-Poderá participar da licitação ou da execução do contrato o agente público do próprio órgão licitante ou contratante, desde que as situações que possam configurar conflito de interesses sejam temporárias e se caracterizem após o exercício do cargo ou emprego público.
IV-A lei de licitações expressamente veda a observância, pela Administração Pública, do princípio da razoabilidade, que somente pode ser aplicado pelo Poder Judiciário mediante fundamentação específica ao caso concreto.
É correto o que se afirma em:
l e ll apenas.
I, Il e III, apenas.
l e III, apenas.
Il e IV, apenas.
IV, apenas.
Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para determinados produtos, bens e serviços. Tal margem será estabelecida com base em estudos revistos periodicamente, em prazo não superior a cinco anos, que levem em consideração: l. Geração de emprego e renda; lI. Efeito na arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais; lIl. Desenvolvimentos e inovação tecnológica realizados no País; IV. Custo adicional dos produtos e serviços; V. Em suas revisões, análise retrospectiva de resultados.
Dos itens, pode-se afirmar que está(ão) CORRETO(S):
Apenas 1 deles.
Apenas 2 deles.
Apenas 3 deles.
Apenas 4 deles.
Todos os 5.
Analise as afirmativas a seguir, relativas às regras específicas aplicáveis a itens relacionados à inovação e à pesquisa, conforme disposto na Lei nº 8.666/1993.
I. Nos processos de licitação, pode ser estabelecida margem de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.
II. Para os serviços nacionais resultantes de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no país, pode ser estabelecida margem de preferência adicional àquela prevista em lei.
III. Nos processos de licitação, pode ser estabelecida margem de preferência para bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos para pessoa com deficiência.
Estão corretas as afirmativas
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Analise as afirmativas abaixo:
I. É defeso aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato.
II. De acordo com a Lei, considera-se compra toda transferência de domínio de bens a terceiros.
III. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência: projeto básico; projeto executivo; e execução das obras e serviços.
as afirmativas I e II são falsas
as afirmativas I e III são falsas
as afirmativas II e III são falsas
todas as afirmativas são falsas
Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência, EXCETO para:
Produtos manufaturados.
Serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.
Bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da previdência social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.
Serviços nacionais e internacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.
Exceto nas hipóteses previstas em lei, é defeso aos agentes públicos estabelecer tratamento diferenciado, de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere à moeda, à modalidade e a local de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de agências internacionais.
Certo
Errado
Determinado Município abriu licitação para a compra de aparelhos de ginástica. Ao final, três empresas restaram empatadas. Observe abaixo a descrição das três empresas e, em seguida, assinale a alternativa correta, conforme os critérios legais de desempate:
I. Empresa A, empresa canadense que produz os equipamentos objetos de licitação no Brasil, na zona franca de Manaus.
lI. Empresa B, empresa brasileira que produz os equipamentos no interior de São Paulo.
IlI. Empresa C, empresa brasileira que produz os equipamentos na China e os importa ao Brasil.
A Empresa A é a vencedora.
A Empresa B é a vencedora.
A Empresa B ficará em 3º lugar.
A Empresa C e a Empresa B permanecerão em patadas em 1o lugar.
A Empresa C é a vencedora.
De acordo com a legislação sobre licitações, será utilizada como critério de desempate a preferência por bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras, de capital nacional.
Certo
Errado
Nos processos de licitação, poderá haver margem de preferência estendida, total ou parcial, aos bens e serviços originários dos Estados-partes do Mercosul.
Certo
Errado
Em igualdade de condições, como critério de desempate, aos bens e serviços produzidos no Brasil será assegurada a preferência.
Certo
Errado