

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Conforme Constituição Estadual do Amazonas, no que se refere à Educação, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção INCORRETA:
Ao aluno do ensino fundamental é garantido, por parte do Estado do Amazonas, material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
O plano estadual de educação terá como objetivo a preparação para o trabalho, entre outros.
O Estado e os Municípios deverão investir parte de sua receita (resultante de impostos) na manutenção e desenvolvimento do ensino público, tendo como exemplo, as obras de infraestrutura urbana ou rural que beneficiem a rede escolar pública.
A educação é um direito universal e contará com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa para a elaboração e reflexão crítica da realidade, a preparação para o trabalho e para o exercício da cidadania.
Todo o sistema educacional do Estado do Amazonas terá como preceito obrigatório o pluralismo de ideia e de concepções pedagógicas.
O servidor público civil do Estado do Amazonas NÃO poderá permanecer licenciado por mais de 24 meses consecutivos, salvo:
Para estudo ou missão no exterior.
Para participar em programa de pós-graduação stricto sensu.
Para tratamento de assunto particular.
Por motivo de doença em pessoa da família.
Para tratamento de saúde.
É indelegável a competência para editar atos de caráter normativo e para decidir recursos administrativos.
Certo
Errado
Ao afirmar que o estado do Amazonas, nos limites de sua competência, assegura, em seu território, a brasileiros e estrangeiros, a inviolabilidade dos direitos e garantias fundamentais declarados na CF, o constituinte estadual incorporou, na ordem constitucional do estado, os direitos e as garantias fundamentais constantes da CF, fazendo uso, para tanto, da chamada técnica de remissão normativa.
Certo
Errado
O Artigo 200 da Constituição Estadual do Amazonas estabelece que: O Estado e os Municípios aplicarão ...................., no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
Quinze por cento
Vinte por cento
Vinte e cinco por cento
Trinta por cento
Trinta e cinco por cento
Em 1946 foi criado pela Constituição Estadual do Amazonas, em seu artigo 123, o Órgão Superior do Sistema Estadual de Educação e Ensino. Com a lei 4024/61, o governo do Estado mediante o decreto nº 17 de 03.03.1962, por meio da Assembléia Legislativa o denominou Conselho Estadual de Educação, responsável pela política estadual de educação com atribuições:
Normativas, Consultivas e Punitivas
Deliberativas, Normativas e Administrativas
Normativas, Deliberativas e Consultivas
Consultivas, Administrativas e Normativas
Deliberativas, Punitivas e Normativas
No Estado do Amazonas, a Assembleia Legislativa aprova projeto de Emenda à Constituição estadual e encaminha o projeto para sanção, promulgação e publicação do Governador do Estado; o Chefe do Poder Executivo Estadual veta o texto aprovado por entendê-lo inconstitucional e contrário aos interesses da sociedade. Nesta hipótese
I – o projeto vetado deve ser devolvido à Assembleia Legislativa para que delibere sobre a manutenção ou derrubada do veto.
II – à similitude do que ocorre relativamente às Emendas à Constituição Federal, o projeto de Emenda Constitucional deverá ser promulgado e mandado publicar pela própria Assembleia Legislativa.
III – o poder constituinte decorrente atribuído aos Estados membros da federação brasileira, mesmo quando exercitado na modalidade derivada, considera-se insuscetível de subordinação ao Poder Executivo, por ele constituído, por força de estenderem-se naturalmente aos demais entes federados as normas atinentes ao processo legislativo contempladas na CF para a União Federal.
IV – o veto poderá ser derrubado nos termos do que esteja previsto na Constituição Estadual do Amazonas.
Quais das assertivas acima estão corretas?
Apenas a I e IV.
Apenas a II e III.
Apenas a III.
Apenas a IV.
Nenhuma.
Lei Municipal nº 7.777/2015, tendo em consideração que em torno de 78% (setenta e oito por cento) da população em idade escolar cursando o ensino fundamental habita a zona rural, e tendo em vista a escassez de recursos, determina que, a partir do ano letivo de 2016, não mais seja oferecido o transporte escolar, cuja efetivação e os respectivos gastos de custeio estarão a cargo das próprias famílias dos estudantes. Em face de tal norma, é correto afirmar que
I – existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento que compõe o direito à educação, sendo cabível controle difuso de constitucionalidade, que pode, inclusive, ser a causa de pedir em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público.
II – inexiste qualquer inconstitucionalidade em face da autonomia político-administrativa do Município, que, enquanto ente federado, pode livremente decidir sobre como disporá de seus recursos públicos hauridos da arrecadação de impostos e transferências federais e estaduais.
III - existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento que compõe o direito à educação, sendo cabível controle abstrato de constitucionalidade através de ADI estadual perante o TJ.
IV - existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento que compõe o direito à educação, sendo cabível controle difuso de constitucionalidade, além do controle abstrato de constitucionalidade através de ADI estadual perante o TJ e de ADI perante o STF.
Quais das assertivas acima estão corretas?
Apenas a I e II.
Apenas a I e III.
Apenas a II.
Apenas a IV.
Nenhuma.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas deve prestar contas anualmente de sua execução orçamentária, financeira e patrimonial
ao Tribunal de Justiça.
à Assembleia Legislativa.
ao Ministério Público de Contas.
ao Conselho Nacional de Justiça.
ao Governo do Estado do Amazonas.
As Comarcas Judiciárias do Estado do Amazonas são classificadas em duas entrâncias, denominadas
Comum e Especial.
Primária e Secundária.
Inicial e Final.
Inicial e Especial.
Comum e Final.
Nos termos da Constituição do Estado do Amazonas, a Assembleia Legislativa, diante de indícios de despesas não autorizadas poderá solicitar à autoridade responsável que preste os esclarecimentos necessários. Caso as informações requeridas não sejam prestadas ou se consideradas insuficientes, a Assembleia Legislativa solicitará ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas pronunciamento conclusivo sobre a matéria. No caso dos indícios de irregularidades serem atribuídos ao próprio Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, o pronunciamento conclusivo caberá
ao Poder Judiciário.
ao Governador.
à Assembleia Legislativa.
ao Ministério Público.
ao Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.
Após movimento paredista dos servidores públicos vinculados à Assembleia Legislativa, com o fito de conciliar os interesses em conflito procede-se à votação de projeto de lei reestruturando o funcionamento da referida Casa Legislativa, com a transformação de cargos e funções.
Tais atos, nos termos da Constituição do Estado do Amazonas, são de competência:
do Governador do Estado.
da Assembleia Legislativa.
do Ministério Público.
do Poder Judiciário.
do Tribunal de Contas.
Os Deputados Estaduais possuem determinadas garantias para exercer o seu mandato de forma independente. Assim, de acordo com a Constituição do Estado do Amazonas, assinale a afirmativa correta.
O parlamentar que for preso por crime afiançável será apresentado ao Presidente do Tribunal de Justiça imediatamente.
Caso ocorra a prisão do parlamentar por crime inafiançável em flagrante, os autos serão remetidos à Assembleia para votação sobre sua prisão.
O julgamento dos Deputados por crimes comuns ocorrerá perante o Tribunal do Júri Estadual
A atuação dos Deputados como testemunhas é obrigatória, sob pena de crime de perjúrio.
As imunidades dos Deputados não persistem durante o período de estado de sitio.
O Governador do Estado do Amazonas, nos termos da Constituição Estadual, possui poder de veto aos projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa.
A esse respeito, é correto afirmar que:
somente pode ser exercido quando atingir a totalidade do projeto de lei.
deve ser realizado no prazo de quinze dias, com comunicação imediata à Assembleia.
caso o prazo de quinze dias não seja observado, será considerada a lei sancionada.
o veto será apreciado no prazo de sessenta dias, a contar do recebimento pela Assembleia.
o Poder Legislativo não tem poder para rejeitar o veto aposto pelo Governador.
Em termos de iniciativa de proposta para emendar a Constituição do Estado do Amazonas, é correto afirmar que:
a proposta pode partir do Governador do Estado, apoiado pela maior parte dos municípios.
é possível a iniciativa popular reunindo dez por cento do eleitorado estadual.
é possível a iniciativa de cinco parlamentares, divididos pelos partidos de maior expressão na Assembleia Legislativa.
por iniciativa de um terço, no mínimo, dos membros da Assembleia Legislativa.
a proposta pode partir dos Senadores Estaduais, apoiados pelos Prefeitos.
Tem sido bastante intenso o debate sobre a atividade dos parlamentares fora daquelas inerentes ao mandato legislativo.
Sob tal perspectiva, a Constituição do Estado do Amazonas veda ao deputado, desde a expedição do diploma ou desde a posse, as ações relacionadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Patrocinar causas de sociedade de economia mista.
Ocupar cargo de livre nomeação e demissão em Fundações Públicas.
Realizar contrato extraordinário de prestação de serviços com pessoa jurídica de direito público.
Manter contrato especial de consultoria com concessionária de serviço público.
Presidir empresa privada de controle familiar sem vinculo com o Estado.
Na formação do Tribunal de Contas do Estado, nos termos da Constituição do Estado do Amazonas, compete à Assembleia Legislativa:
a escolha de três dos sete Conselheiros.
a escolha de cinco dos oito Conselheiros.
a escolha de quatro dos sete Conselheiros.
a escolha de dois dos sete Conselheiros.
a escolha de um dos oito Conselheiros.
A Assembleia Legislativa recebe, com frequência, postulação de consultas populares. Nos termos da Constituição do Estado do Amazonas, cabe à Assembleia:
organizar os referendos presidindo todo o processo.
convocar manifestações populares avulsas.
autorizar a utilização do espaço público para manifestações populares.
autorizar referendo e convocar plebiscito.
preparar plebiscitos propondo sua realização ao Governador.